Estou reformando minha xlx350R 1988 e após o inicio do desmonte me deparei com alguns problemas.
1) o parafuso sextavado do pedal de apoio esquerdo não sai nem por reza brava e eu tenho chave de catraca apropriada. Já dei as batidinhas coloquei óleo e nada.....
2) alguns parafusos allen da tampa do alternador tambem estão redondos e não consigo tira-los
alguem pode me ajudar com sugestões. Conheço varios métodos mas gostaria de ouvir especialistas no assunto...
Infelizmente estou com o mesmo problema na minha 250! Seja qual for a tua escolha, a única certeza é que precisará substituir os parafusos por novos. E o meu conselho é que já substitua todos. Se conseguir achar zincados ou de inox melhor, mas senão, manda cromar os substitutos que fica muito bonitos e não enferrujam.
Agora, pra tirar, tenta com uma alicate de pressão ou então com uma ponteira (pode ser feita com uma válvula velha) e um martelímetro (ferramenta de precisão que não pode faltar na bancada de um bom "mechanico").
'Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento' Albert Einstein
" O prego que se sobressai é martelado!" ditado chinês!
Mete a serrinha e faz uma fenda no parafuso, e tira com chave de fenda. O máximo que pode acontecer é quebrar a cabeça do parafuso, aí a tampa vai sair por não ter a cabeça.
Aplica (WD40) no parafuso, deixe agir por alguns minutos e depois é só soltar.
Se vc quebrar a cabeça do parafuso, nem imagina a dor de cabeça que vai ter para tirar o corpo do parafuso da peça.
Outra coisa q vc pode fazer tbm e dar umas marteledas em cima da cabeça do parafuso com um martelo calma nao e ta o forte nao e pra estragar a cabeça da peça mas isso ajuda a desengripar quando esta mto tempo preso sem lubrificação
ok
Sugestão do pessoal que reforma clássicas: gaste um tubo de WD 40 ou equivalente em todos os parafusos, cubra a moto com uma lona ou plástico e deixe uns dois dias. Depois é só desmontar.
Ôpa!
Seguinte:
- ANTES de meterem chaves em parafusos, limpe-os com algum solvente não oleoso, tipo THINNER, para tirar qualquer vestígio de poeira e sujeira de óleo. Cuidado com as partes pintadas;
- Milímetros é Milímetros e Polegada é Polegada. Use somente chaves nas medidas corretas. É mais fácil gastar duas horas de ônibus para comprar UMA chave do que ter que tirar um parafuso espanado depois;
- Parafusos Allen: Coloque a chave no parafuso e faça uma força moderada enquanto bate com um martelo. Se ainda não estiver todo redondo por dentro, utilize outra chave 1 número maior, dando umas PANCADINHAS com um martelo para encaixar. Tire, jogue fora e um compre novo;
- Parafuso Sextavado: Coloque a chave no parafuso e faça uma força moderada enquanto bate com um martelo. Se for o caso de cabeça expanada, utilize uma lima para acertar a cabeça novamente e use uma chave 1 número menor ou o número necessário. Tire, jogue fora e um compre novo;
- Parafusos de Fenda: Coloque a chave no parafuso e faça uma força moderada enquanto bate com um martelo. Pode também dar pancadinhas na cabeça do parafuso para deixar a fenda acertada e use uma chave de fenda que encaixe perfeitamente para evitar expanar novamente, pois o material vai fadigar e não permitirá mais tração;
- Parafusos Philips: o mesmo procedimento da Fenda;
- Se os parafusos forem em lugares de difícil acesso para uso de limas, a única possibilidade é desbastar a cabeça do parafuso, desmontar as peças em volta, fazer um furo com broca fina (cuidado para não acertar a rosca da peça!) no centro e utilizar um prafuso de rosca invertida, pois quando apertá-lo estará desapertando o parafuso detonado. O Mesmo vale para parafusos COLADOS que não saem nem com aplicações de WD e batidas.
Para as roscas expanadas, só resolve com aquelas brocas para refazer as roscas. Mas atente ao seguinte: elas têm medidas e os novos parafusos deveram ter a mesma medida de rosca!
Uma dica: quando forem instalar os parafusos novamente, escovem o parafuso com uma escova de aço e limpem com um pano levemente umidecido com óleo de motor ou WD. Dê uma boa esfregada para limpar e coloque-o em seguida.
[]´s!
Mas se por acaso algum cidadão acabar jogando os parafusos velhos fora antes de comprar os novos, consultem o manual de peças da moto que lá tem as espceficiações de parafusos e porcas.