Amigos;
Ontem quando fui abastecer em um posto aqui próximo de minha casa encontrei um senhor trocando óleo de uma HD (Heritage Softail), rapidamente fui ao encontro do mesmo para conhece-lo, sujeito muito simpático e educado por sinal, mas fiquei surpreso com o que vi ele fazendo???
Ele levou o óleo para trocar no posto, para colocar no motor óleo para motores a diesel (lubrax top turbo classificação API CI-4) até aí tudo bem, no manual da minha indica esse classificação caso não se utilize óleo HD, agora vem o que me deixou intrigado??? Bardahl B12 (500ml). Ele afirmou categoricamente que utiliza o tal aditivo sempre e que é muito bom para a vida útil do motor.
O que vocês acharm???
Eu achei meio estranho, já que nunca tinha ouvido nada a respeito...
sou cético em relação ao uso de aditivos, seja na gasolina, seja no óleo.
Se a gasolina usada é Podium, Teckron, V-Power etc., já está aditivada, de forma que das duas uma: ou o gasto é totalmente supérfluo ou a mistura de diferentes aditivos não fará bem ao motor, uma vez que pode ocorrer excesso de efeito detergente.
Em relação ao óleo, o mesmo pode ser dito, uma vez que ele é aditivado de fábrica, pois o óleo mineral puro, pela classificação API para motores a gasolina, por exemplo, seria o SA, ao passo em que as motos usam SH etc.
wolfmann escreveu: B12 só serve para adiar retífica em motor cansado.
Dá umas pantufas e uma poltrona que ele descansa, ora bolas!
Sabem, a mecânica não é tão exata quanto pensamos que seja. Depende muito de muito fator, externo ou interno. Até de fé.
Se este senhor crê que vai ser melhor usar o B12, no dia que ele não usar é perigoso acontecer algo e ele vai atribuir a falta do B12...
Pessoas mais antigas tem uma visão de mecânica muito diferente da nossa. Falo porque meu pai é mecanico a uns 40 anos, ja cansou de desmontar desde motor de Jawa350 até trator Fordson.
Igual a questão de dar uma acelerada antes de desligar, porque era uma maneira de jogar mais oleo para o cabeçote para a partida no dia seguinte não ser no "seco". Com a tecnologia de hoje isso é impensavel...
Pode parecer ridículo mas, as vezes, pode parecer uma questão de fé, de ser ritualístico, sobrenatural ou superstição.
Motörhead, do jeito que você fala, além das pantufas, vamos colocar um altarzinho também...
Mas, veja bem, mesmo que seja só uma questão de ritual, o Bardahl B12 não acrescenta nada à lubrificação de um motor que seja mantido conforme as recomendações técnicas.
O problema maior, é que, devo pegar a moto na quarta feira. A principio na quinta eu estou de folga, mas trabalho sexta e sabado, folgando novamente no domingo.
Sei que o gilson nao vai abrir no feriado.
Como estou ha um mes e meio sem andar de moto, estou louco para coloca-la na estrada.
Sendo assim, vou trocar eu mesmo. Pelo que andei pesquisando, os filtros de oleo, a fram fabrica, achei a numeração do mesmo, relativa a somente no maximo o ano de 2003 (mas acho que nao tem diferença para o 2008 - pois o filtro é igual desde a 98).
Com relação ao oleo, estou mais perdido que cego em tiroteio. Ja nao sabia se colocava mineral ou sintetico. Agora inventaram mais essa do oleo de caminhao
Vou pensar em algo, e qualquer coisa, vou encher seu saco para que compre o filtro ai em sampa (caso nao ache por aqui).
Gde abraço.
PS - ja encomendei o manual de serviço da softail. Vou fazer eu mesmo a manutençao da minha moto (mais garantido que o grupo Izzo)