ESCAPAMENTO: a novela continua + errata

27 Fev 2008 16:20 #1 por Elias Kfoury
Caros Colegas... depois da confusão que eu arrumei por causa do logo dos Biduzidos, estou aí, de volta, depois que a poeira baixou... heheheheh beeeeeeeem tranquilo e postando informações úteis.

Uns finais de semana atrás eu andei com dois amigos, e um deles tinha um par de SEII dos antigos (o que ainda prestava), e o outro tinha um Vance&Hines maravilhoso barulhento pra burro. Quando voltei pra casa cheguei à conclusão que não ia ficar mais nem 1 dia sem barulho na moto.

Enfim, peguei uns tutoriais na Internet e resolvi tirar o miolo das ponteiras da Orca, pq os caras lá dos EUA me convenceram. Eu só não sabia que as ponteiras dos tutoriais eram de motos 2006. E as 2007 pra cima vêm com catalisador.

A Epopéia foi assim: cortei a montagem do miolo com uma serra-copo e comecei a puxar o miolo conforme mostrado nas fotos do fórum gringo. Depois de muito custo, consegui puxa, mas chegou num ponto que PLEC - ela emperrou e não quis sair nem por reza. Tirei a ponteira da moto e descobri que o catalisador é soldado no miolo por dentro, e ele é do tamanho da parte maior do escapamento na largura, ou seja: não sai nem fu*&^%. Aí vcs deve estar se perguntando: pô, se entrou tem que sair, ou então como os caras fabricaram essa coisa? Exato: a fabricação das ponteiras de 2007 pra cima são feitas completamente diferente: elas não são tubos, são chapas curvadas, que são fechadas depois, com o miolo dentro, igual a um rocambole.

Isso torna impossível retirar o miolo. Pois bem, cortei um pedaço do miolo que estava pra fora, tirei a lã de vidro toda que fica abafando e beleza, consegui um sonzão beeeem legal. Ok, agora falta fazer na outra ponteira.

Aí veio a surpresa ruim: a outra ponteira é completamente diferente e você não consegue tirar nem 2 cm de miolo dela. Aí ferrou tudo: ficou um escape barulhento e o outro passando pouquíssimo ar. Daí fiz um furo na outra ponteira pra não sobrecarregar o fluxo de um só cilindro e quebrei o galho com isso durante uns dias... até rolar um $ e comprar um par de ponteiras decentes. Depois de muito pesquisar e tentar coisas difíceis, resolvi fazer a pior parte da novela: compra um par de Screamin'Eagles na HD...

Não vale nada. O barulho da ponteira estourada tava beeeem mais legal e eu fiquei p**** da vida quando o cara ligou a moto e parecia o som original, um pouquinho mais grave. Ele disse que dá pra aumentar o barulho se cortar um pedaço do miolo do SEII (o novo).

Enfim, vou ter que pagar 1200 contos em uma coisa que eu vou ter que abrir e adaptar de novo. :P ridículo. Como eu costumava fabricar essas coisas, vou fazer um miolo novo que produza um som melhor e colocar. A única vantagem do SE é que o miolo sai ao soltar 2 parafusos, então, fica fácil tirar e copiar o formato.

Moral da história 1: NÃÆ'O TIREM O MIOLO DO ESCAPAMENTO DAS 2007 e 2008.
Moral da história 2: NÃÆ'O COMPREM SCREAMIN'EAGLES NOVOS, optem por ponteiras mais legais pra não gastar grana demais e ficar frustrado...

Informou plantão do escape.

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Elias Kfoury

HD Softail Deluxe 2008

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27 Fev 2008 17:53 #2 por nachtzug
Aê, brimo, o meu escape é só cano, da L.A. Choppers, o barulho é maravilhoso, ainda mais que é carburada.
No e-bay tem uns Vance&Hynes curtos bem interessantes, e baratos, desde que se compre lá.
Salam Aleikum
Abrax!!

Night Train Bandidaça Carburando Direto

Sampa/SP

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27 Fev 2008 19:16 #3 por Romulo
Elias, tem um problema com o seu teclado? Tem palavra que eu não consigo entender,

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27 Fev 2008 20:17 #4 por usuario1
Elias, acho que no curto prazo , pelo menos no meu caso tinha duas opções:
1) colocar o escape S.Eagle, com um som um bem melhor que o original, porém não igual ao de HD tradicional, porém ficando com a garantia da moto por 1 ano e meio e pagando um preço mais acessível;
2) colocar um escape V&H, pagar R$3mil + R$2mil de filtro e Power Commander, perdendo a garantia Rizzo, e ganhar um problemas relacionados a injeção (a luz da injeção não apaga), tudo isto para ter um som clássico da HD.
No meu caso, a opção 2) hoje em dia é totalmente incoerente. Acho que não vale a pena gastar mais de R$5mil para ter um som de Harley semi-carburada (semi-carburada, pois a injetada infelizmente nunca vai ter o som clássico da carburada).
Um dia, se for viajar para o EUA, aí sim compro um escape legal da V&H mais filtro e P.C, economizando um bela grana.
Abs

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27 Fev 2008 21:47 #5 por nachtzug
Godoy, se eu fosse você, nesta possível viagem aos EUA, comprava logo um kit e carburava a máquina, aí sim vc ia desacreditar no som do seu V&H...
Logo mais vc ouve o som da minha e vai entender do que estou falando.
Abrax!!

Night Train Bandidaça Carburando Direto

Sampa/SP

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27 Fev 2008 22:12 #6 por grbocuzzi
não entendo muito, mas ouvi o som do Godoy e achei bem legal... bem diferente da ponteira original...

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28 Fev 2008 03:10 #7 por Celestino Gomez
Godoy,

O ronco foi aprovado!!! Ficou legal, encorpado e sem exageros!!

Abraços,


PS.: Aliás....chega de acessórios....põe a Gisele na estrada, seu chato!!!

Celestino e Marcela
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andandoeobservando.blogspot.com
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28 Fev 2008 04:40 #8 por LMAD
Respondido por LMAD no tópico ESCAPAMENTO: a novela continua + errata
Pessoal,
Coloquei o V&H e o som ficou... do jeito que eu queria!
Godoy, com relação ao filtro e ao power commander ou coisa que o valha, eu não coloquei ainda. E pra ser sincero, acho que não tem necessidade. Tô há uma semana andando com ela só na cidade e não tive nenhum problema. A moto não falha, e ainda ficou mais "solta" nas arrancadas e retomadas. Se for conversar com mecânicos, cada um fala uma coisa (geralmente quem vende fala que precisa, quem não vende fala que não precisa).
Com relação à luz de injeção, todos que eu vi trocarem até hoje (totalmente abertos) sempre acenderam a malfadada luz. Quando coloquei o meu, a luz continuou totalmente normal. Meu mecânico disse que tava com algum problema, porque o certo era ficar errado, entendeu? Depois de passar trocentas vezes pelo remapeador e checar o manual, resolvemos que o "certo estava certo". No manual não fala nada sobre ficar acendendo luz de ignição, e acho que a Vance & Hines pelo menos faria uma advertência caso fosse ocorrer, uma vez que o manual é pra "leigos" instalarem (Mesmo assim só montando fiquei com meu mecânico uma manhã inteira).
Abraços,

HD Softail Deluxe

"Live to Ride, Ride to Live!"

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28 Fev 2008 04:42 #9 por LMAD
Respondido por LMAD no tópico ESCAPAMENTO: a novela continua + errata
PS.: PACKING MY STUFF AND HEADING TO DAYTONA!!!

HD Softail Deluxe

"Live to Ride, Ride to Live!"

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28 Fev 2008 13:27 #10 por Elias Kfoury
Faaaala Lucas! E aí? Vai trazer aquele bacanão?!

Eu coloquei o SEII e fiz uns testes. Comparei com uma Sporster 1200 carburada com escape direto (2")
Tirei os miolos do SEII e ficou um som demoníaco. Maravilhoso, som de Harley anos 70, MAS... ficou muito alto. Daí eu vou chegar num meio termo, que é fazer um miolo melhor, com fuors mais abertos.
Achei o som muito parecido com a carburada, só que um pouco mais uniforme. Ficou bacana mesmo!
O lance é que o Screamin'Eagle que tá sendo vendido é quase o StreetLegal, que é o som original um pouco mais forte. A vantagem é que eles vêm com miolo removível exatamente pra gente fuçar.
Esse fim de semana vou produzir uns abafadores e depois eu posto o estudo pra vocês em audio. :)

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Elias Kfoury

HD Softail Deluxe 2008

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28 Fev 2008 18:55 #11 por usuario1
Zug, com certeza...quero ouvir esse som da "pesada" hehehe.
Abs

Lmad, tudo beleza...com certeza o escape aberto deixa a moto mais solta e a injeção deve fazer o trabalho dela para tentar compensar a maior vazão...No site da V&H, obviamente, eles recomendam colocar o kit ($$$), para ajustar a entrada e saída , porém não é obrigatório...
O que me deixa preocupado é o lance da luz da injeção...também já escutei de tudo...aparentemente todo mundo tem uma solução diferente.... fico meio preocupado, por exemplo, se um dia a luz tivesse que acender devido a um problema na injeção e a porcaria da luz não acende...sei lá. A questão é que o escape da V&H foi feito para a moto americana que tem algumas diferenças em relação ao modelo internacional...Vou esperar mais alguns anos até os mecânicos estarem bem adaptados a possíveis problemas ou tentar falar futuramente com o pessoal da V&H sobre esta questão.
Agora o escape deve estar animal...ficou igual ao do filme que você havia enviado?
Abs

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29 Fev 2008 00:20 #12 por KaKa
Respondido por KaKa no tópico ESCAPAMENTO: a novela continua + errata
Amigos,

Em sem Harley dando pitaco...

Qualquer escapamento, que não o original, deixa um som bonito. O motor harley tem esse som, que nos originais é abafado. Li num site outro dia a explicação técnica para o som e é muito interessante, tem a ver com o ângulo do virabrequim.

O atual SE tenta cumprir os limites legais de decibéis. Li em alguns fóruns que em Curitiba a polícia pega pesado com sons muito altos.

Agora, gosto é gosto. Dos mais abertos aos mais "comportados" é sempre um som bonito. Acho que ninguém sabe bem o que se deve fazer nas injetadas, concordo com o Godoy, daqui uns anos haverá posição mais certa a respeito.

Na minha humilde opinião de ouvinte, gosto muito dos Vance § Hines, adoro sons altos e fortes. Mas também acho quew não valem 5K. Nese caso vale pagar a passagem até Miami, de menos de 2K e trazer na bagagem.

Elias, parabéns pelos novos escapes e pela coragem de mecher numa De Luxe zerada.

Abraços,

Kaka Desbrousses

Sportser 883R Laranja 08 "The Beauty"

HD XL 883 STD 97 "Classic Harley" (ex)

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01 Mar 2008 09:37 #13 por LMAD
Respondido por LMAD no tópico ESCAPAMENTO: a novela continua + errata
Galera Biduzida,
To aqui em Daytona, pro Bike week, e voces nao tem ideia do que e isso aqui!!! Loucura, loucura, loucura!

Elias, o escape eu ja coloquei, amigos levaram pro Brazil pra mim. Ficou muito doido, quando chegar no Brazil posto um video e fotos. A galera de Vitoria ta perguntando quando que voce volta! A gente vai pra Rio das Ostras - RJ em marca. Se der, apareca.

Godoy, a luz de injecao continua funcionando normalmente, quando ligo ela acende, fica uns segundos e apaga. Passei o remapeador, tudo legal. Vou ver se hoje encontro algum expert em escapes aqui em Daytona para perguntar. Cara, a visao de centenas de HD's na estrada vindo pra Daytona foi das coisas mais lindas que ja vi...

HD Softail Deluxe

"Live to Ride, Ride to Live!"

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01 Mar 2008 10:28 #14 por usuario1
Caraco LMAD...Daytona...não dá nem para falar...Curte pacas e tira umas fotos de umas motos para nós ficarmos babando...
Abs e bom passeio..
PS: Boa idéia...se alguém entende de Harley são os americanos..hehehe..Eles devem saber o que é esse problema da luz...

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03 Mar 2008 08:48 #15 por Elias Kfoury
Pô Lucaaaaas! Que sucesso, cara! Sensacional!
Sobre o V&H eu dei uma pesquisada e fiquei sabendo que é super tranquilo, o pessoal dá uma repameada e a própria injeção eletrônica se encarrega de fazer o resto. Procede? Legal, cara! aproveita bastante!

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Elias Kfoury

HD Softail Deluxe 2008

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