Como vocês se sentem com o relacionamento pós-venda na concessionária H-D da sua cidade?
Aqui em BH eu tive uma(s) experiência(s) meio(s) chata(s).
Paguei trinta reais para lavar minha moto porque as aletas do cilindro dianteiro estavam encardidas de minério e a correia de transmissão também. Mostrei antes da lavagem e disse que era por isso que estava deixando a moto lá e pagando trinta reais que é o absurdo que eles cobram pra lavar a moto (detalhe que quando comprei a moto me disseram que eu teria uma lavagem grátis por mês).
Resultado: as aletas continuam sujas e a correia também. Eles sequer usam um produto mais específico para lavar. Usam querozene mesmo e jato d'água. E não tiveram o trabalho de tirar o banco (ficou sujeira lá também) ou simplesmente atender a um solicitação minha (cliente) e dar uma atenção especial àqueles dois detalhes que eu pedi. Fiquei muito decepcionado. Se o preço da lavagem fosse dez reais tudo bem mas, por trinta reais você espera um serviço de ALTÍSSIMO NÍVEL.
Outra coisa chata foi que eles tentam te empurrar o que querem vender e não o que você quer comprar. Eles tinham recebido um carregamento de peças e estavam com umas ponteiras Screaming Eagle. Me ofereceram e perguntei qual era o Part Number para que eu pudesse olhar no catálogo. A ponteira era uma que no catálogo dizia "fits XL 04-05 models" ou seja, na minha XL 07 eles iriam fazer alguma gambiarra pra instalar aquilo porque não serve de acordo com a fábrica. Quando indaguei sobre isso a pessoa se fez de boba e parou de tentar me empurrar o mico. Ví outras 883R 2007 com o escapamento screaming eagle correto alguns dias depois. Ou seja, venderam os certos e os que sobraram para as 04-05 que a essa altura do campeonato não tem mais demanda porque os donos ou já trocaram o escapamento ou já decidiram por não trocar nunca, tentaram desovar nos trouxas.
Concomitantemente a isso, eu disse que não queria o escapamento agora mas sim a sissy bar destacável por causa da minha esposa que se sente insegura em subidas e acelerações porque fica escorregando para fora do banco.
Foi uma novela. Tentando resumir ele me disse que ia pedir, que ia chegar em uma semana, que não ia poder segurar pra mim porque assim que chegasse tinha mais gente interessada, etc, etc, etc.
Eu disse que estava com o dinheiro na mão pra pagar à vista e que assim que chegasse ele podia me ligar que eu fechava negócio. Só não quis pagar adiantado pra não ficar na mão deles. Bom, ele não me ligou mas um dia precisei ir lá para pegar minha carteira do HoG ou outra coisa, não me lembro, e perguntei para ele se tinha recebido. Ele me disse que sim mas que estava reservada para um cliente que pediu pra segurar uns dias. Fiquei putíssimo mas não demonstrei
.
Aí então acho que ele se lembrou da conversa que teve comigo quando falou que não poderia segurar e ficou meio sem graça e quis me passar a peça. Como eu não estava com cheque ou dinheiro e, como sou um eterno bom samaritano (no Brasil isso significa trouxa) disse:
"Façamos o seguinte: Para não sermos injustos com esse seu cliente, ligue pra ele e diga que se ele não passar aqui amanhã para comprar essa sissy bar você irá vendê-la para mim. Amanhã então você me liga e me diga o que ficou acertado."
Não sei o que se deu depois disso porque não me ligaram de volta. Também fiquei de saco cheio e não liguei mais pra lá. Essa semana tem uma pessoa voltando dos EUA que vai me trazer o Rider's Essentials Kit completo (a que a H-D BH estava me oferecendo não tem bagageiro) por metade do preço.
Quando não for assim vou fazer minhas compras com a Zanoti como o Paulo Couto faz. Cansei de passar raiva com o pessoal daqui. Só volto lá agora para as revisões.
Outra mudança que senti, embora mais sutil, foi meu relacionamento com o vendedor que fechou negócio comigo. Ele se distanciou um pouco depois da venda. Quando eu aparecia lá me deixava falando sozinho. Mas com o tempo fomos nos aproximando de novo. Não sei se tem algo a ver com o fato de eu ter trazido dois clientes novos da marca para ele. Mas não o culpo porque ele tem que ocupar seu tempo é com vendas e não mimando os clientes que já compraram a moto. O cara é bacana e não fez nada de errado.
Mas não deixa de ser uma lição para aproveitarmos o momento da compra para impormos nossas condições porque nessa etapa o vendedor faz tudo por você. Depois meu amigo, se vira!