Eu tb custei a acostumar com a roda fina na dianteira, mas hj acho q isso é um dos ítens de "charme" da FX, é o q deixa ela mais parecida com as choppers. Com a frente lançada como ela tem, acho q ficaria estranho uma roda menor e mais larga. E a roda mais fina deixa ela mais fácil de manejar em baixas velocidades e parado.
Eu nunca reparei se existe chopper com roda larga na dianteira, alguém já viu ou tem fotos?
Pneu fino na frente é melhor na chuva. E no seco não faz diferença. Só vai afetar a aderência em curvas depois de passar o limite de
inclinação e raspar tudo.
Pneus largos na frente exigem extrema cautela na chuva. Alguns testes por aí e por aqui dizem isso.
Claro, estou falando de andar no limite. Quem tem Harley raramente anda no limite, acho eu...
Rodrigo_Roraima escreveu: ...Eu nunca reparei se existe chopper com roda larga na dianteira, alguém já viu ou tem fotos?
Rodrigo, pelo menos até hoje de todas as motos choppers tradicionais que eu vi, todas tinham roda mais fina na frente. Deve existir algum maluco que já fez alguma loucura e deixou uma roda larga em uma chopper, porém acho que devido ao garfo longo e pelo ângulo de inclinação deste, ficaria muito complicado manobrar com a moto e fazer curvas.
Abs
Diniz e amigos,
Ao comparar o acabamento da minha Sportster 883 Custom com o da Dyna Super Glide, achei o acabamento da primeira superior ao da Super Glide, porém equiparado ao da Dyna Custom. Quanto aos pneus dianteiros da Sportster Custom e da FX faço os seguintes comentários: 1) roda de aro 21 é melhor para enfrentar a buraqueira das ruas e das estradas brasileiras, devido, obviamente, ao seu grande diâmetro; 2) pneu fino deixa a frente mais leve, o que aumenta a maneabilidade (por isso o comportamento no trânsito pesado melhora bastante); 3) as curvas são realizadas com mais segurança. Este meu comentário não é técnico. Os colegas poderão complementá-lo e explicá-lo melhor do que eu.
Abraços
Na verdade, não são pneus finos que dão maior aderencia, mas sim o fato de que, em movimento, todo o peso da moto está "jogado" para trás, forçando o pneu traseiro à agarrar a menina.
Se vc tiver uma frente pesada (como é o caso da Shadow), vc terá vibrações e instabilidades na dianteira que atrapalham....não derrubam, mas a impressão não é agradável.
Daí, a opção por pneus mais finos na dianteira, valido para todos os segmentos, sendo nas SPEED menos pronunciada a diferença pois esse estilo privilegia o uso das suspensões.
Celestino, ok, mas o Roberto disse que na chuva o pneu dianteiro mais fino é melhor... isso que eu viajei.
Minha linha de raciocínio: quanto mais largo o pneu, obviamente mais atrito gerando maior aderência. Neste caso ainda, contando com um pneu mais largo, teoricamente haverá mais espaço nele para mais sulcos para o escoamento (pô, esqueci o nome agora
) de água, o que também daria maior contato do pneu ao solo. Aqui que mora a dúvida...
Sobre o pneu traseiro ter um "maior trabalho", isso se deve ao equilíbrio de peso na moto (o que eu entendi e concordo), mas me diga aí: por que a Fat Bob tem aquele "imenso" e alto pneu dianteiro se é na traseira que está o maior peso? Até acho que ele sai dos "padrões" para uma custom...
A aderência do pneu ao solo depende, dentre outros fatores, do peso que esse exerce sobre a superfície.
Quanto maior a largura da banda de rodagem, maior a área de contato do pneu com o solo e, em consequência, menor a pressão exercida pelo pneu contra o solo por centímetro quadrado.
Assim, em havendo uma lâmina de água sobre a superfície do solo ( ou leito carroçável...), a menor pressão exercida pelo pneu favorece o surgimento do fenômeno da aquaplanagem...
Por isso, como regra, os pneus para chuva, além das ranhuras destinadas ao escoamento da água, possuem largura menor que seus equivalentes para pista seca.
Abraço
JF-GI
p.s. Num carro de corrida, aumental a largura do pneu a partir de um determinado ponto somente é interessante quando apêndices aerodinâmicos conseguem gerar "downforce" para aproveitar a maior superfície de contato com o solo.
JF-HD/FAT39487,7034606481
A aderência do pneu ao solo depende, dentre outros fatores, do peso que esse exerce sobre a superfície.
Quanto maior a largura da banda de rodagem, maior a área de contato do pneu com o solo e, em consequência, menor a pressão exercida pelo pneu contra o solo por centímetro quadrado.
Assim, em havendo uma lâmina de água sobre a superfície do solo ( ou leito carroçável...), a menor pressão exercida pelo pneu favorece o surgimento do fenômeno da aquaplanagem...
Por isso, como regra, os pneus para chuva, além das ranhuras destinadas ao escoamento da água, possuem largura menor que seus equivalentes para pista seca.
Abraço
JF-GI
p.s. Num carro de corrida, aumental a largura do pneu a partir de um determinado ponto somente é interessante quando apêndices aerodinâmicos conseguem gerar "downforce" para aproveitar a maior superfície de contato com o solo.
JF, matou a pau na explicação! Agora eu entendi a parada...