Atenção aos preços

08 Fev 2008 17:31 #46 por Rodrigo_Roraima
Respondido por Rodrigo_Roraima no tópico Atenção aos preços
Eu tb custei a acostumar com a roda fina na dianteira, mas hj acho q isso é um dos ítens de "charme" da FX, é o q deixa ela mais parecida com as choppers. Com a frente lançada como ela tem, acho q ficaria estranho uma roda menor e mais larga. E a roda mais fina deixa ela mais fácil de manejar em baixas velocidades e parado.
Eu nunca reparei se existe chopper com roda larga na dianteira, alguém já viu ou tem fotos?

Rodrigo - Roraima

Ex-Boulevard M800

Próxima? HD, com certeza!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2008 17:41 #47 por Roberto
Respondido por Roberto no tópico Atenção aos preços
Pneu fino na frente é melhor na chuva. E no seco não faz diferença. Só vai afetar a aderência em curvas depois de passar o limite de
inclinação e raspar tudo.

Pneus largos na frente exigem extrema cautela na chuva. Alguns testes por aí e por aqui dizem isso.

Claro, estou falando de andar no limite. Quem tem Harley raramente anda no limite, acho eu...

Abraços

HD XL 883C 2007

Florianópolis - SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2008 18:27 #48 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Atenção aos preços
Roberto,

O povo aqui deste fórum, independente da marca ou modelo da moto, anda sempre no limite....DA SANIDADE!!!

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2008 19:08 #49 por LMAD
Respondido por LMAD no tópico Atenção aos preços
Grbocuzzi,
A linha Softail é uma "Softail" na funcionalidade, e "Hardtail" na aparência. Capisce?
Abraços,

HD Softail Deluxe

"Live to Ride, Ride to Live!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2008 19:48 #50 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Atenção aos preços

Rodrigo_Roraima escreveu: ...Eu nunca reparei se existe chopper com roda larga na dianteira, alguém já viu ou tem fotos?


Rodrigo, pelo menos até hoje de todas as motos choppers tradicionais que eu vi, todas tinham roda mais fina na frente. Deve existir algum maluco que já fez alguma loucura e deixou uma roda larga em uma chopper, porém acho que devido ao garfo longo e pelo ângulo de inclinação deste, ficaria muito complicado manobrar com a moto e fazer curvas.
Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2008 20:15 #51 por Olney
Respondido por Olney no tópico Atenção aos preços
Diniz e amigos,
Ao comparar o acabamento da minha Sportster 883 Custom com o da Dyna Super Glide, achei o acabamento da primeira superior ao da Super Glide, porém equiparado ao da Dyna Custom. Quanto aos pneus dianteiros da Sportster Custom e da FX faço os seguintes comentários: 1) roda de aro 21 é melhor para enfrentar a buraqueira das ruas e das estradas brasileiras, devido, obviamente, ao seu grande diâmetro; 2) pneu fino deixa a frente mais leve, o que aumenta a maneabilidade (por isso o comportamento no trânsito pesado melhora bastante); 3) as curvas são realizadas com mais segurança. Este meu comentário não é técnico. Os colegas poderão complementá-lo e explicá-lo melhor do que eu.
Abraços

Heritage Classic Dark Blue Pearl

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2008 23:01 #52 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Atenção aos preços
Olney, valeu pela explicação também.


Nossa, estou aprendendo muito sobre pneus... quando que eu ia imaginar que um pneu dianteiro mais fino dá maior aderência numa moto?!?! Nunca!


É isso aí rapaziada, muito bom o papo!


Abs a todos!

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2008 05:11 #53 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Atenção aos preços
Diniz,

Na verdade, não são pneus finos que dão maior aderencia, mas sim o fato de que, em movimento, todo o peso da moto está "jogado" para trás, forçando o pneu traseiro à agarrar a menina.

Se vc tiver uma frente pesada (como é o caso da Shadow), vc terá vibrações e instabilidades na dianteira que atrapalham....não derrubam, mas a impressão não é agradável.

Daí, a opção por pneus mais finos na dianteira, valido para todos os segmentos, sendo nas SPEED menos pronunciada a diferença pois esse estilo privilegia o uso das suspensões.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2008 13:13 #54 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Atenção aos preços
Celestino, ok, mas o Roberto disse que na chuva o pneu dianteiro mais fino é melhor... isso que eu viajei.


Minha linha de raciocínio: quanto mais largo o pneu, obviamente mais atrito gerando maior aderência. Neste caso ainda, contando com um pneu mais largo, teoricamente haverá mais espaço nele para mais sulcos para o escoamento (pô, esqueci o nome agora ) de água, o que também daria maior contato do pneu ao solo. Aqui que mora a dúvida...


Sobre o pneu traseiro ter um "maior trabalho", isso se deve ao equilíbrio de peso na moto (o que eu entendi e concordo), mas me diga aí: por que a Fat Bob tem aquele "imenso" e alto pneu dianteiro se é na traseira que está o maior peso? Até acho que ele sai dos "padrões" para uma custom...


Valeu, Celestino!


Abs!

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2008 14:50 #55 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Atenção aos preços
Caro Diniz,


A aderência do pneu ao solo depende, dentre outros fatores, do peso que esse exerce sobre a superfície.


Quanto maior a largura da banda de rodagem, maior a área de contato do pneu com o solo e, em consequência, menor a pressão exercida pelo pneu contra o solo por centímetro quadrado.


Assim, em havendo uma lâmina de água sobre a superfície do solo ( ou leito carroçável...), a menor pressão exercida pelo pneu favorece o surgimento do fenômeno da aquaplanagem...


Por isso, como regra, os pneus para chuva, além das ranhuras destinadas ao escoamento da água, possuem largura menor que seus equivalentes para pista seca.


Abraço


JF-GI


p.s. Num carro de corrida, aumental a largura do pneu a partir de um determinado ponto somente é interessante quando apêndices aerodinâmicos conseguem gerar "downforce" para aproveitar a maior superfície de contato com o solo.
JF-HD/FAT39487,7034606481

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2008 18:46 #56 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Atenção aos preços
No pdf que eu postei da motociclismo explica em detalhes a aquaplanagem e o que acontece com a moto, deêm uma olhada que é um artigo muito bom...

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Fev 2008 15:29 #57 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Atenção aos preços

JF-HD/FAT escreveu:
Caro Diniz,


A aderência do pneu ao solo depende, dentre outros fatores, do peso que esse exerce sobre a superfície.


Quanto maior a largura da banda de rodagem, maior a área de contato do pneu com o solo e, em consequência, menor a pressão exercida pelo pneu contra o solo por centímetro quadrado.


Assim, em havendo uma lâmina de água sobre a superfície do solo ( ou leito carroçável...), a menor pressão exercida pelo pneu favorece o surgimento do fenômeno da aquaplanagem...


Por isso, como regra, os pneus para chuva, além das ranhuras destinadas ao escoamento da água, possuem largura menor que seus equivalentes para pista seca.


Abraço


JF-GI


p.s. Num carro de corrida, aumental a largura do pneu a partir de um determinado ponto somente é interessante quando apêndices aerodinâmicos conseguem gerar "downforce" para aproveitar a maior superfície de contato com o solo.



JF, matou a pau na explicação! Agora eu entendi a parada...


Valeu pelo empenho (e paciência ) para sanar minha dúvida!


Abs!

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.153 segundos