Tá chegando a hora de eu pegar a minha Dyna... se tudo der certo, mês que vem já!
Mas aí bateram algumas dúvidas... vejam se vocês podem me ajudar:
Correia dentada: qual o período de ajuste da mesma?? Sei que isso depende de muitos fatores, tocada, peso, alinhamento, até condições das estradas em que se anda, mas eu queria uma idéia mesmo que só por cima, tipo 500km? 5.000km? ou 50.000km??
E a durabilidade?? quantos km vocês tem rodado com as suas?
E quanto as revisões?? Já vi falarem (acho q aqui no fórum mesmo) de revisões de rotina de mais de R$700,00
... é por aí mesmo??
Quando começo a pensar nesses pontos começa a dar um pouco de medo de pegar uma HD...
esqueça a correia, na revisão eles farão os ajustes necessários.
Quanto a revisão, fizemos ontem na Tenesse a revisão de 8.000km nas nossas Dynas. Custo da revisão R$ 521,00 por moto - em 3X no cartão hehehe.
A revisão foi feita na Tenesse, nova concessionária da H-D em Campinas. Estrutura muito maior e melhor que a antiga loja do Izzo. Agora eles usam o óleo da marca Harley Davidson, e as trocas são feitas a cada 8.000km, ou seja, apenas nas revisões. Não é mais necessário fazer trocas a cada 4.000km, como recomendava o Izzo.
Mais um detalhe que notei: eles fazem apenas o que é necessário. não tem mais aquela de ficar trocando peças sem necessidade.
Vale e apena fazer as revisões nos novos concessionários e manter a garantia da moto. Alias, mesmo que tenha acabado a garantia, devo continuar a fazer as revisões da minha fat na concessionaria.
Quanto a correia tem muita gente com mais de 100.000 que nem pensa em trocar, portanto não tem com o que se preocupar com isto, normalmente só fará algum ajuste se houver a troca do pneu, caso contrário nunca vi mexerem para regular.
A não ser que a HD tenha alterado o padrão de trabalho a concessionária vai trocar peças de acordo com o plano de manutenção, por exemplo as velas se eles retirarem para examinar eles vão trocar e tenho amigos que caixas de velas semi-novas, que por sinal não sei nem por que guarda... rsrsrs
As revisões que normalmente costumam passar a casa dos R$ 1.000 são as multiplas de 16.000 onde se faz a troca de todos os óleos, velas, normalmenye pastilhas e etc, são as revisões mais completas.
Uma correção, a Izzo não recomendava a troca a cada 4.000, somente se o proprietário solicitava a colocação de óleo mineral, que alguns saudosistas cismam em utilizar, as concessionárias usam normalmente o sintético ( ou semi-sintético ) e a troca é com 8.000.
Isto acontece com a BMW também, se quiser manter o mineral a troca é com 5.000 se for sintético é na revisão a cada 10.000.
Abrx
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Renato, não dá pra esquecer a correia pq com revisões a esse preço vou acabar fazendo só a 1a na concessionária, e depois as outras farei eu mesmo...
Mas se daria pra esquecer a correia entre as revisoes significa que com menos de 8.000km nao precisa ajustar... então tá tudo certo!!
correias dentadas nos TC96 tem esticadores automáticos... pode esquecer disso.
O manual recomenda a troca na revisão de 50000 milhas (80000 kms), mas como já disseram conheço algumas HDs com mais de 100000 kms e que não trocaram correia dentada.
Valor inicial da revisão é sempre R$ 500,00.. seja onde for...para fazer mais barato, só fazendo você mesmo.
A minha Dyna (não confundir com Harley Davidson) NÃO tem esticador nehum na correia de transmissão secundária (Correia flexível dentada que transmite a força do motor à roda traseira).
wbugno escreveu: Posso estar enganado Wolf, mas como eu troquei o meu esticador ( por sinal é caro para burro ) faz umas 2 semanas acho que posso chutar sem medo...
O esticador automático é para a corrente da primária, a correia permanece e mesma coisa ( eu acho... rsrsrs )
Abrx
faz sentido.. a gente ouve o galo cantar e não sabe aonde e acaba passando vergonha... hehehehehehe
Liga não, Wolf.
Na verdade a correia secundária tem sim esticadores: Eles ficam um de cada lado da balança, são parafusos com cabeça sextavada, que são usados pra vc regular a tensão da correia milimetricamente, bem como a centralização da roda traseira. Só que são mecânicos, e não automáticos, e só podem ser folgados ou apertados com a porca do eixo da roda folgada.
Na regulagem da correia deve-se pedir pra alguém do seu peso sentar na moto na finalização da regulagem, pois a folga da mesma dá uma diferença de alguns milímetros quando em "descanso", ou seja, sem peso.
A regulagem da folga correta da correia é importantíssima para a longevidade (ou não) da mesma.
Quanto aos custos, de fato, paguei R$ 1.000,00 na revisão de 16.000km da Fatboy quando ainda era izzo... mas d qqr modo, se dividir custo por km rodado, vai ter um custo de manutenção mais baixo que de uma Citycom300 da Dafra
Manter a garantia é sempre melhor. Sobre a correia, vi uma vez um cara com uma HD com a correia muito frouxa, e que mesmo assim funcionava .Ou seja, ela aguenta esse tipo de descaso do dono.