Fluído de freio

13 Mar 2011 16:40 #1 por Isaú
Fluído de freio foi criado por Isaú
Amigos,


Fiz a revisão de 8000 km e, na troca do fluído de freio, foi colocado o DOT5. O mecânico garantiu que este é muito melhor que o DOT4 que vem na moto de fábrica. Alguém tem informação sobre a diferença de qualidade entre esses dois tipos de fluídos?

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2011 04:02 #2 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Fluído de freio
Com certeza o DOT 5 é superior.

Ele tem ponto de ebulição bem mais alto, o que evita a degradação do mesmo por proporcionar uma vida útil maior ao óleo.

Tem tb a vantagem (principal, diria eu) de nao permitir a formação de água no recipiente e, por consequencia, menos sujeito à formação de bolhas no sistema.

Uso em todas as motos aqui de casa há bom tempo.

Fica a dica de que nunca devem ser misturados....se por qualquer motivo precisar completar, indispensavel que seja com DOT 5.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2011 04:23 #3 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Fluído de freio
Obrigado pela informação, Celestino.


Aproveitando a oportunidade te faço outra pregunta: tb, nessa revisão, na troca do óleo do motor, foi retirado o óleo motul 5100 15w50, sintético, pelo motul 3000 20w50 mineral. O mecânico esclareceu que o 5100 é muito fino e só se deve usar nas V-Rod que têm outro tipo de motor. Me mostrou, inclusive, uma Electra que estava sendo trocado o motor - na garantia - que havia fundido o motor, por excesso de aquecimento devido ao uso do óleo 5100. Pergunto, vc tem conhecimento de fatos semelhantes? Qual óleo que vc tem usado?


Abraços


Isaú

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2011 17:21 #4 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Fluído de freio
O óleo Motul 5100 é semi sintético. Uso na Strom desde que completou 100km (Aos cem quilometros troquei óleo e filtro) hoje ela está com 19.500km. Uso na Electra, que está com 6500km, e usava na minha ex FXST, que vendí a um amigo, que hoje está com 17 mil km e continua usando o Motul 5100 até hoje sem problemas.

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2011 18:45 #5 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Fluído de freio
Caro Isaú,


Acho que a opinião do mecânico não tem embasamento.


De qualquer forma, eu parei de por óleo sintético.


Prefiro trocar o mineral a cada 4.000 kms.


Abç


JF





p.s. Tem muita gente que usa óleo para motores diesel na Harley. Argumentam que ele é bom porque suporta altas temperaturas mantendo a viscosidade necessária...

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2011 19:23 #6 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Fluído de freio
O próprio manual da Harley diz que se for necessário completar o nível deve-se usar óleo para motor diesel. Vai entender...

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2011 02:54 #7 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Fluído de freio
Ou o mecanico é desconhecedor de causa ou mal intencionado....

Ambos os óleos (assim como muitos outros) cumprem a expectativa de lubrificação, sem "chances" de se fundir um motor por efeito deles.

Com certeza o problema foi outro....baixo nivel, bomba de óleo, "piloto esportivo"....confesso ser a primeira vez que ouço falar de TROCA DE MOTOR HD por ter fundido....é heróico e digno de registro!!!!

Uso MOTUL 3100 pois desde o inicio de vida a EG vinha com esse óleo (está com 100.000 Km), mas nao existe problema em se trocar para sintético ou semi sintético.

Os mais cuidados recomendam que se troque tb o filtro por ocasião da migração.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2011 02:56 #8 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Fluído de freio
Em tempo e complementando.....

A especificação 15W50 (motul 5100) é superior ao 20W50 (motul 3100).....portanto, se o motor fundiu por causa do 5100, avise ao proprietário que usando o 3100 ele vai fundir com menos Km.....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2011 04:35 #9 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Fluído de freio
Eu uso na EG o 5100 e ela já está com 30.000, só não está com mais km por que não uso só ela, mas a BMW ( a anterior ) só usava o 5100, a RT atual está com 3100 mas por que veio com este de fábrica.

Inclusive falando disto, a BMW aconselha Castrol.

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2011 04:43 #10 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Fluído de freio
Isau, onde realizou essa revisão e troca de óleo? Já foi no novo dealer da H-D?

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2011 04:45 #11 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Fluído de freio
Eu tb sempre usei o motul 5100: 8000km na RK e 4500km na Dyna. A Primeira está com 2 anos de uso e a 2a. está com um ano de uso. Pra mim que o 5100 é melhor. Mas já vi informação que o 20w50 é mais apropriado para nossas temperaturas que são mais altas, diferentemente dos EUA. Em todo caso, como vocês mencionaram, o próprio manual recomenda o óleo de motor diesel que é o 20w50.


Mais uma vez, obrigado pelas opiniões.

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2011 10:09 #12 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Fluído de freio
Renato696,


A revisão e troca de óleo foi feita na 00GARAGE de Curitiba-PR, que é a oficina autorizada pela Harley-Davidson para dar manutenções até que entre em funcionamento a concessionária (deverá ser inaugurada nos próximos dias). Mas, adianto que essa oficina é muito respeitada pelos harleyros de Curitiba. Inclusive, antes mesmo de a H-D me autorizar a entregar a harley lá, eu já havia tido contato com o representante do HOG local que elogiou bastante o pessoal dessa oficina e recomendou que eu levasse a moto lá.


Abraaços.


Isaú

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2011 11:05 #13 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Fluído de freio
então... minha Fat está com Motul sintético (15w50), mas acho que ela esquenta um pouco mais do que quando estava com o motul 5100, tbm 15w50, mas é semi sintético.


se a H-D disse para você utilizar oleos com especificacoes mais baixas, então, seria interessantante voltar para o motul 5100.


com relação aos fluidos de freio, tema do tópico, o que recomenda a oficina de curitiba? pode usar o dot5?

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2011 17:32 #14 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Fluído de freio
Renato, foi essa mesma oficina - 00GARAGE - que colocou o Dot5 em substituição ao Dot4, nessa revisão de 8000km, e informaram que o Dot5 é superior, que aguenta temperatura mais elevada etc. Isso bate com a informação do Celestino Gomes, de que o Dot 5 é realmente superior.

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.194 segundos