sábado á tarde um amigo (Carlão) teve problema no cavalete da moto, que arriou após passarmos em uma depressão em local não pavimentado e não mais ficava suspenso.
Procurando no meu bauzinho de sissybar, encontrei um cadeado do tipo SHENA com aquele cabinho de aço espiral revestido de plástico.
Bueno, com essas "ferramentas" deu para prendr o cavalete na posição recolhido e, inclusive, baixá-lo nas paradas simplesmente soltando o cadeado que prendia o cabinho de aço.
Fiquei pensando, então, nas ferramentas que possam ser úteis numa pequena emergência mecânica mesmo para pessoas que, como eu, não possuem nenhum conhecimento.
Cheguei à seguinte lista de coisas uteis:
rolo de silver tape;
cabinho de aço com laço na ponta;
cadeado
cintas hellerman
jogo básico de chave torx e allen
jogo básico de chaves de fenda e de boca
reparador instantâneo de pneus
lanterna.
O que mais?
Lembrem-se que precisa ocupar espaço mínimo na moto...
A HD vende um jogo de ferramentas com as medidas utilizadas na moto, no meu caso eu recebi este jogo junto com a moto quando comprei, acho que as Electras e Ultra já tenham vindo com o tal jogo.
Aí é uma questão de complementar com os "itens básicos" sugeridos.
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Na Sportster, ou eu ou esse P E Q U E N O kit de ferramentas. Melhor um celular no bolso e o 0800 do guincho, foi a ferramenta que usei quando tive uma pane elétrica na Raposo.
Abç
Já tivemos alguns casos que um kit destes quebrou um galho, o Chacon ( não se ele passa por aqui ) teve um problema com o escape em uma vicinal indo para Capitólio, fomos salvos por pedaços de arame que arranjaram em uma fazenda e tira de pneus perdida pelo asfalto.
Se não fosse isto teria acabado com o passeio do grupo todo, pois não iriamos abandonar um do grupo aguardando guincho no meio do nada, sem contar que nem sei se tinha sinal por lá.
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Conforme disse, minha preocupação é para gambiarras que resolvam problemas triviais, como o cavalete que cedeu e não recolhe mais, ou um escape solto, ou coisa que o valha.
No caso do sábado, se não tivesse com o que amarrar o cavalete, o passeio teria acabado ou sofreria atraso muito grande, pois eu teria que ir em busca de algo para solucionar o problema enquanto o Carlão ficasse parado na estrada.
mas certamente que em caso de uma pane maior o celular continua a ser a grande pedida, conforme disse o Kaká.
Abç
JF
p.s. aquele joguinho de ferramentas apoontado por mim deve ocupar espaço pouco maior que uma marmita, hehehheehhe
JF-HD/FAT40597.4759375
Jota, eu não carrego ferramenta... prefiro ser rebocado para um posto e tentar a gambiarra lá.
Ou, ser rebocado direto para uma oficina.
Nas rodovias pedagiadas, e em SP é difícil ver uma que não tenha uma concessionária prestando serviço, você será rebocado para qualquer posto. De lá em diante, é por conta do seguro.
wolfmann escreveu: Jota, eu não carrego ferramenta... prefiro ser rebocado para um posto e tentar a gambiarra lá.
Ou, ser rebocado direto para uma oficina.
Nas rodovias pedagiadas, e em SP é difícil ver uma que não tenha uma concessionária prestando serviço, você será rebocado para qualquer posto. De lá em diante, é por conta do seguro.
Wolf,
O problema e que as vezes e uma coisa boba que da para resolver com um kit de ferramenta basico e nao estraga o seu passeio...
se chamar o seguro e mandar rebocar a moto ja era o passeio... e nao adianta
No causo acontecido no sábado, se tivessemos um mísero arame o problema seria solucionado em 2 minutos sem nenhuma complicação.
Levamos uns 5 minutos procurando algo para amarrar e depois conferindo se a amarração tinha ficado boa.
Com reboque, seguro, etc., o passeio teria acabado...
Agora, se for coisa séria ( ou qualquer coisa que não seja de simplicidade gigante) , eu pelo menos não tenho a menor capacidade de resolver, de forma que a melhor ferramenta será o celular.
Outro exemplo: um dia voltando de Campos do Jordão um amigo numa Suzuki ficou com a seta direcional traseira ( famoso pisca-pisca) pendurada no fio.
Como ninguém tinha um prosaico rolo de silver tape ou um clip de papel ou pedacinho de arame, veio batendo e acabou estragando desnecessariamente...
senhores, o que estou dizendo é que se esperar o reboque da concessionária (e na Dutra eles tem uma média de 20 minutos de espera), provavelmente vocês vão encontrar todo o tipo de material para fazer uma gambiarra.
Acho importante manter os telefones das concessionárias nos celulares.
Posso até ajudar a criar a gambiarra, mas não ando com ferramenta na moto porque a HD não tem esse bom costume(bons tempos niponicos que vinha um joguinho de ferramenta vagabundo amarrado debaixo do banco).
Um item importantissimo a ser incluído nesse Kit, seriam
as presilhas plásticas. Prendem bem e não estragam o
cromado, uma grande vantagem em relação ao arame.
Prendi o escapamento da Ultra com arame num local sem
recurso e sem sinal de telefone e acabei por arranhar o
escapamento.
A Ultra veio com um kit de ferramentas próprio onde só
acrescentei algumas coisinhas: um alicate de bico e
reparo de pneu.
Abs
Obsolescência programada?? Tô fora, tenho uma Harley....
Wlad escreveu: Um item importantissimo a ser incluído nesse Kit, seriam
as presilhas plásticas. Prendem bem e não estragam o
cromado, uma grande vantagem em relação ao arame.
Prendi o escapamento da Ultra com arame num local sem
recurso e sem sinal de telefone e acabei por arranhar o
escapamento.
A Ultra veio com um kit de ferramentas próprio onde só
acrescentei algumas coisinhas: um alicate de bico e
reparo de pneu.
Na falta da cinta Hellerman (sim eu sabia que precisava e sim eu esqueci de comprar), eu improvisei numa borracharia da Rod dos Bandeirantes, utilizei a tesoura do borracheiro e um pedaço de câmara de caminhão, cortando uma tira de 20 cm por 0,5 cm e amarrei a tampa lateral da bateria com 4 bons nós cirúrgicos.
Levo um reparador de pneu, uma Leatherman, arame e celular.