Um dia desses com a moto parada mas ligada na garagem apertei a embreagem e passei todas as marchas até a 5ª sem dificuldade, quando coloquei na sexta marcha ela entrou, quando fui baixar, a marcha travou e não quis voltar, desliguei a moto e consegui voltar pro ponto morto, ontem saindo com a moto senti dificuldades com as marchas inclusive pra colocar no ponto morto com a moto parada.
Será algum problema, no manual está falando que é normal a marcha não funcionar direito com a moto parada.
Tbm não sei, mesmo assim o câmbio da HD não é um primor de precisão, além do barulho característico quando engata, mas aguenta um bocado de tranco, não ouvi ninguém reclamar de câmbio até hoje...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
É isso aí JF-HD/FAT. Como as marchas são sequenciais, uma sempre depois da outra, o mais certo é ir diminuindo-as a medida que reduz a velocidade. Aliás, é muito mais fácil colocar em Neutro com ela ainda andando do que depois de parada. A caixa de câmbio de carros manuais não é sequencial, você pode passar direto da 5ª para 1ª sem passar por nenhuma outra marcha.
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Celestino Gomez escreveu: Qual a necessidade de que as marchas entrem de 1ª até 6ª com a moto parada?
Abraços,
Nenhuma necessidade...mas oq acontece comigo é de chegar perto do pedagio...segurar a embreagem e ficar escolhendo a cabine...pensando no dinheiro do pedagio e so lembrar de reduzir a marcha a hora q parou a moto.
Não é necessidade, é acaso, hehehe, mas depois q percebi isto ja venho reduzindo antes.
Galera, num é por nada não, mas acho que não é uma boa prática colocar o neutro com a moto andando não viu?! Mas tb não sei se é fato, estou apenas passando o que me disseram! E como é uma prática fácil de evitar, só ponho o neutro após parar a motoca!
DanielAlvares escreveu:
Galera, num é por nada não, mas acho que não é uma boa prática colocar o neutro com a moto andando não viu?! Mas tb não sei se é fato, estou apenas passando o que me disseram! E como é uma prática fácil de evitar, só ponho o neutro após parar a motoca!
Vlw!
Daniel: Não disse que se deve passar neutro com a moto andando. Disse que é muito mais fácil colocar neutro com a moto "ainda" andando. Na verdade ela deve estar quase parada e estando em 2ª, basta um leve toque no pedal que ela entra fácil fácil no neutro. Assim que o neutro entrar, pare. Andar em "banguela" nunca!
C.Maia
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Natal, RN
O baixar as marchas ao se reduzir a velocidade da moto deve ser um procedimento automatizado, isto é, que se faz praticamente sem necessidade de pensar, por reflexo.
É isso que permite que vc. imprima velocidade adequada, na marcha adequada, enquanto escolhe, conforme foi o exemplo, a cabinme de pedágio melhor, etc.
No que toca à colocação do câmbio em ponto morto, o Cesário está certo.
Com a moto andando, quase parando, fica muito mais fácil fazê-lo.
Com o tempo e conhecendo a moto, nem a luzinha verde de "neutro" é necessário olhar, pois você percebe no tato do pedal que a moto está desengatada.
eu até hoje, mesmo depois de 6 anos de HD, mais de 100.000 kms rodando com elas, ainda não tenho este "tato"...
Apanho para colocar no neutro, é um tal de baixar para primeira, pisar na calcanheira e olhe lá se acerto, isto quando não tenhom que repetir isto 2 ou 3x....
rsrsrs
Abrx
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