Guidon aparentemete torto

20 Maio 2010 11:04 #1 por Fender
Buenas,


O Guidon da minha moto parece estar torto. Não torto no sentido de entortado se é que me entendem. Tordo no sentido de, se andar em linha reta o guidon parece estar fazendo uma leve curva para a direita. (minha moto é nova e veio desse jeito)


É fácil de alinhar isso ? ou só na oficina da HD mesmo ?


Abç


FeNdEr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2010 11:49 #2 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Guidon aparentemete torto
Pergunta difícil...Um lado mais baixo do que o outro ? Ou mais pra frente ou mais pra trás do que o outro ?





Não seria mera impressão ????


Caraca...não resisti !!!!!

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2010 12:02 #3 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Guidon aparentemete torto


Essa foi boa!

Acho que o Fender quis dizer "guidão desalinhado", como acontecem nas bicicletas. Roda dianteira certinha qdo andando, mas guidão mais virado para um lado ao invés de estar centralizado.

Não sei como, mas imagino que seja algo simples, talvez, na mesa?

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2010 12:25 #4 por Fender
Respondido por Fender no tópico Guidon aparentemete torto

Diniz escreveu:



Essa foi boa!

Acho que o Fender quis dizer "guidão desalinhado", como acontecem nas bicicletas. Roda dianteira certinha qdo andando, mas guidão mais virado para um lado ao invés de estar centralizado.

Não sei como, mas imagino que seja algo simples, talvez, na mesa?



Isto mesmo meu caro Diniz. Desse jeitinho. E agora.. a tal da mesa,, uma chave de boca resórve ?


Abç


FeNdEr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2010 12:43 #5 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Guidon aparentemete torto
Colado do Blog do Wolfmann:
O defeito na moto do Rogério trouxe várias dúvidas em relação à suspensão dianteira e o guidão das Fat Boys. Mais de um colega veio perguntar se era normal a mesa descer ou o retentor estourar e associavam ao guidão frouxo ou a moto não conseguir andar em linha reta.

Como diria Jack the Riper, vamos por partes. Inicialmente todas as FLST (Heritage, Fat Boy e Deluxe) tem o mesmo sistema de caixa de direção e suspensão e portanto o que acontecer com um modelo pode acontecer com os demais modelos.

É normal que guidão fique frouxo, principalmente se você procura uma posição mais adequada para a sua pilotagem. O guidão é preso na mesa por buchas, que com o passar do tempo acabam ficando frouxas e dando a imprensão de que o guidão está balançando. Muita gente associa isso a folga na caixa de direção, o que não é verdade. É uma vibração que pode acarretar em folga nas buchas, mas não é causa e efeito.

Outra coisa é a moto puxando para algum lado, que nas Fat Boys pode ser também por conta dos pneus maiores. Normalmente a caixa de direção apresenta folga e pode ser regulada quando você sentir a moto puxando e tiver certeza que seus pneus estão devidamente calibrados ou não estão furados (caso recente foi o furo no pneu traseiro da Fat Boy do Rodrigo, que inclusive estava achando que havia desaprendido a pilotar a moto quando na verdade vinha rodando com o pneu furado há pelo menos um mês - só calibrando o pneu sem se dar conta que podia estar furado).

E finalmente existe um terceiro sintoma (barulho ao passar em irregularidades) que aponta para a suspensão (defeito da moto do Rogério).

Dos três sintomas, com certeza o mais grave é o sintoma do barulho ao passar em irregularidades. Bem verdade que nossos escapamentos atrapalham na detecção desse sintoma, mas o barulho vem acompanhado por uma suspensão muito irregular e que quase não absorve as irregularidades do piso.

Portanto, se você sente seu guidão frouxo ou desalinhado sem perceber qualquer tipo de alteração no alinhamento da moto, provavelmente suas buchas estão necessitando de aperto ou troca.

No caso de sentir que a moto não consegue trafegar alinhada, provavelmente seu problema está na caixa de direção, que pode ser regulada no parafuso por baixo da mesa que fica em posição central na frente da moto. Lógico que você pode ter uma consequencia desse defeito que redunda em aperto das buchas do guidão.

E se você vem sentindo a frente da moto muito boba, recomendo verificar e trocar o óleo da suspensão, que ao desmontar a suspensão para essa verificação você pode se deparar com um dos parafusos que prendem a mesa quebrados (aconteceu comigo na revisão de 24000 km sem que chegasse ao extremo pelo que passou o Rogério na subida para Teresopólis). A substituição é rápida e você vai sentir uma diferença brutal no comportamento da moto.

Geralmente o aperto da caixa de direção e buchas do guidão é feito nas revisões periódicas, mas parece que você precisa reclamar isso no momento da abertura da OS porque senão essa verificação não é feita.

A troca do fluído hidraúlico da suspensão dianteira é feita a cada 16000 km (eu me precavi e mandei fazer isso fora de época e achei o parafuso quebrado), mas também recomendo que seja pedido essa troca no momento da abertura da OS como forma de precaução.

A moto do Rogério teve esse problema reclamado na revisão de 1600 km, parece que ele não foi atendido e o parafuso estourou aos 4000 km (cerca de dois meses depois). Certo que tudo foi feito em garantia (é por isso que se recomenda que as revisões dentro do período de garantia sejam feitas na autorizada), mas sempre fica a sensação de mal estar pelo acontecido, ainda mais quando se havia reclamado o defeito na revisão e mesmo assim nada foi feito até o momento em que a quebra ocorreu.

É chato ficar reclamando, mas se você tem algum problema e sua moto ainda está em período de garantia, não deixe passar em branco e faça valer o seu direito a garantia de fábrica.

Manutenção periódica é uma garantia de que a sua moto terá menos chances de parar em uma viagem.

(Colado do Blog do Wolfmann)
Leoclima40318,6562615741

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2010 15:24 #6 por Hot Chopper
Respondido por Hot Chopper no tópico Guidon aparentemete torto
Legal..boa a explicação do Wolfmann....


agora, convenhamos, andar um mês com o pneu furado?????como este artista conseguiu isso???


coisas doutromundo

Hot Chopper

FLSTNI DELUXE TC88 06

JOINVILLE - SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2010 15:34 #7 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Guidon aparentemete torto
Pneu sem câmara ajuda muito ao motorista/motociclista distraído... a pressão do pneu cai muito lentamente e você vai calibrando, calibrando até se mancar que tem alguma coisa erra.

No caso em questão era um prego enterrado na banda de rodagem... consertado com "macarrão" e rodou até ficar careca.


No caso do guidão torto, vale o jeitinho da bicicleta: esterça completamente para o lado contrário ao lado que está fora de alinhamento e empurra o guidão um pouco até voltar ao alinhamento. O problema é afrouxar novamente e aí não tem jeito... tem de apertar o riser.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2010 16:15 #8 por Fender
Respondido por Fender no tópico Guidon aparentemete torto

wolfmann escreveu: Pneu sem câmara ajuda muito ao motorista/motociclista distraído... a pressão do pneu cai muito lentamente e você vai calibrando, calibrando até se mancar que tem alguma coisa erra.

No caso em questão era um prego enterrado na banda de rodagem... consertado com "macarrão" e rodou até ficar careca.


No caso do guidão torto, vale o jeitinho da bicicleta: esterça completamente para o lado contrário ao lado que está fora de alinhamento e empurra o guidão um pouco até voltar ao alinhamento. O problema é afrouxar novamente e aí não tem jeito... tem de apertar o riser.



Caro Wolffman,


Agora tu me deixou animado. Estava querendo ir até a HD em Porto Alegre,, sao 160 km, aqui no sul ta um frio daqueles e chuva pra variar. Como costumo ser metódico com algumas coisas (a Harley que sempre foi meu sonho de consumo desde que assisti ao filme Harley Davidson e Malboro Man, isto em mil novecentos e tchápili) te pergunto..


Posso mesmo forçar o guidon como tu falou ?,, sem afrouchar nada eu consigo alinhar o bendito guidon ?


Desde já agradeço a dica, Valeu.


Abç


FeNdEr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2010 19:00 #9 por Romulo
Respondido por Romulo no tópico Guidon aparentemete torto
Se não alinhar, desalinha pro outro lado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2010 02:57 #10 por Celestino Gomez
Boa dica!!!!



Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2010 04:41 #11 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Guidon aparentemete torto
Eu já fiz isso com a minha Fat e tá rodando sem problemas. É o famoso jeitinho que a "sindrome do plec" (a gente força, escuta o plec e fica pensando: caramba, que lambança foi essa que eu fiz...) muitas vezes não deixa fazer.

A primeira vez que reclamei do guidão na HD RJ, o atendente foi lá é mandou ver no guidão. Arrumou e nunca mais me aporrinhei com a sindrome do plec. Ajustar altura do farol é a mesma coisa... pega o danado e abaixa fazendo uma forcinha...

Pequenos ajustes milimétricos na base do jeitinho são práticos e normalmente funcionam sem qualquer problema.

Vai ajustando na base da tentativa e erro. Não vai sair torcendo o guidão dando uma pancada de cara. Esterça até o batente e empurra de leve... mexeu? Acertou a intensidade da força... não mexeu? Aumenta um pouco.. até pegar o "jeitinho".

O Rômulo por exemplo, deve ter dado logo um pancadão no guidão para desalinhar....

Jeitinho, crianças... não é pancadaria....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2010 05:22 #12 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Guidon aparentemete torto
Eita!!


Problema resolvido.


que venha o próximo!!!!





Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2010 05:30 #13 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Guidon aparentemete torto
Fender:


Nas Dynas e Sportsters as mesas ficam expostas e basta afrouxar um pouco os quatro prafusos torks , prender a roda num lugar qualquer e aplicar força levemente, ajustando e depois apertar os parafusos. Nas Softails, acho eu que a chapa de inox que cobre as mesas teria que ser removida...mas aí teria que tirar farol, etc. Como o Wolf falou fica meio estranho, pois eu sou da opinião que não se deve forçar nada. Vc não conhece algum mecânico de moto bom ?











Veja pelas fotos sua mesa desmontada Vc vai ter que tirar o farol, as duas orelhas e a capa que encobre as mesas ;Depois afrouxe os 4 parafusos que prendem a mesa nas bengalas, faça o ajuste e reaperte. Não deve ser difícil.


Abraços.
Leoclima40319,375

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2010 07:34 #14 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Guidon aparentemete torto
Fender, vc me perguntou lá em cima como proceder. Não respondi porque realmente não sei.

Contudo, acho que lendo os posts do Wolf e do Leo já da para termos uma idéia de que a solução não é nada difícil. Se vc tiver as chaves Torx que encaixam na mesa vc mesmo poderá fazer em casa.

Acho um sacrifício muito grande percorrer 320kms só para arrumar um guidão desalinhado. A não ser que a idéia seja passear, aí é diferente.

Em tempo; só agora vi a foto da sua Deluxe com o filhote em cima. Parabéns pela moto e mais parabéns ainda pelo loirinho. O muleque é lindo, limpo (vai que a mãe tem acesso ao fórum) e malvadão!
Diniz40319,4410416667

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2010 07:44 #15 por Fender
Respondido por Fender no tópico Guidon aparentemete torto
Que maravilha esse Fórum. Para um cara inexperiente como eu, aqui é um poço de dicas e soluções. Já tirei várias dúvidas aqui graças a presteza de todos vcs.


Obrigado a todos.


Vou tentar forçar o guidon e dpois falo se deu certo ou se fiz mer..


.. E valeu Diniz,, o meu muleque é figura.. como tu diz,, lindo, sujo e malvadão.. ( a mae nao tem acesso ao fórum )


Abçs


FeNdEr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.137 segundos