Defeitos na Softail

07 Fev 2010 22:16 #1 por aviator
Defeitos na Softail foi criado por aviator
Olá pessoal,


Possivelmente graças ao meu de olfato aguçado estou vivo para narrar um incidente que poderia ter me custado a vida. Que sirva de alerta a todos os que tem a manutenção de suas motos feita nas concessionárias Harley-Davidson. Hoje a tarde, domingo, decidi sair com a Heritage para dar uma volta e quando sentei na moto, ainda na garagem do edifício onde moro, senti um cheiro de gasolina, antes de dar partida, disfarçado por uma corrente de ar que atravessava o recinto. Imediatamente desconfiei das duas Hornet pretas com caras de bandidas que estavam estacionadas ao lado da minha Heritage. Afinal de contas, a minha Harley era insuspeita, com apenas 650 km rodados e uma única intervenção mecânica para toca do instrumento pela concessionária do Grupo Izzo de Campinas, em garantia (o original entrou água na lavagem de entrega da moto, em dezembro de 2009). A última coisa que eu poderia admitir seria que o cheiro explosivo poderia estar saindo de uma moto Harley-Davidson praticamente "zero", de forma que sai cheirando os motores das Hornets (coisa ridícula ...). Nada identificando, e já com aquela sensação que se antecipa ao aborrecimento, dei uma cheiradinha no V-twin da Softail, que na mesma hora revelou ser o culpado pela situação. Na conexão esquerda da mangueira de crossover com o tanque (aquela mangueira que interconecta o lado esquerdo com o lado direito do tanque, e que passa por cima do cilindro dianteiro) havia um vazamento nada desprezível de gasolina, cerca de uma gota a cada dez segundos. O combustível fluia pelo lado externo da mangueira e gotejava em cima das aletas do cilindro dianteiro. Que belo cenário para uma explosão! Imaginem se eu não tivesse percebido o fato antes de sair com a moto da garagem. A gasolina iria gotejar em cima de uma superfície bem aquecida e provavelmente ignitaria, com potencial de provocar uma grande explosão do combustível dentro do tanque. Isso aconteceria no primeiro semáforo, com a moto parada ... Examinando a região do vazamento, verifiquei que a mangueira estava presa ao tubo que sai do tanque, através de uma abraçadeira Hellermann de nylon (mundialmente conhecida como tie wrap), e que a mesma havia deslizado sobre a mangueira, que estava com sua extremidade desfiada e bem danificada. Era por ai que a gasolina achava seu caminho para o exterior (leakage path). Curioso sobre a utilização desse tipo de abraçadeira em sistemas de combustível, visto que não é uma boa prática de projeto, fui verificar como estava feita a conexão equivalente do crossover no lado direito, e verifiquei que nessa posição a abraçadeira era metálica, apropriada para a função. Imediatamente retirei do tanque o máximo que conseguí de combustível, utilizando sifonamento, e, após desconectar a mangueira e acertar sua extremidade, salvei a situação colocando uma abraçadeira de inox aparafusada, que tinha na caixa de ferramentas. Inevitável alguns salpicos de combustivel, que neutralizei com água e sabão de côco. Após contornar a emergência e limpar tudo, fui consultar o catálogo ilustrado de peças das Softail 2009, verificando que o desenho chama duas abraçadeiras metálicas com p/n 10038A (clamp, fuel crossover hose) para essa função, e não abraçadeiras Hellermann de nylon.


Se alguem tiver alguma idéia (!) sobre como uma abraçadeira "tie wrap" de nylon, mal instalada, foi parar numa moto "zero" km fornecida por uma concessionária do Grupo Izzo, no lugar do p/n adotado pela fábrica, por favor me avise . Eu já pensei em várias hipóteses, mas todas elas indicam que isso ocorreu por culpa e negligência do Grupo Izzo, seja na fábrica em Manaus ou na concessionária em Campinas. Tirei fotos do que está anteriormente descrito, caso alguém duvide...

Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Fev 2010 23:37 #2 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Defeitos na Softail
Aviator, quem duvida que o Grupo Izzo faz isso é porque não conhece a "entidade - que, diga-se de passagem, é de esquerda".

Compre a braçadeira da sua Heritage e seja feliz. O importante é que nada aconteceu com vc e que o problema é relativamente simples (pelo menos foi isso que eu entendi).

Abs.,

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2010 03:13 #3 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Defeitos na Softail
Realmente, irresponsabilidade de quem fez tal serviço.

Curioso é que, conhecidamente, a tal "montagem" em Manaus não inclui esse quesito.

Acredito que deva ter ocorrido na ocasião da troca do velocímetro, na retirada do tanque de combustível.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2010 05:52 #4 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Defeitos na Softail
Tô com o Cele, não é à toa que fiquei extremamente satisfeito de ter aberto mão da garantia e entregue a EG para o Pimenta a partir da segunda revisão, não é um primor, mas pelo menos você não está sujeito a estes absurdos...

Atualmente a HD não me vê nem para comprar camiseta.

Abrx.

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2010 11:46 #5 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Defeitos na Softail
Isso é porque seu guarda roupa da HD tá completo.....agora só tá comprando vestuário BMW...



Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2010 15:13 #6 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Defeitos na Softail
nem ai, atualmente só uso OMD... o que me dão... rsrsrs

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2010 05:51 #7 por Celestino Gomez

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2010 21:37 #8 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Defeitos na Softail

Celestino Gomez escreveu: Realmente, irresponsabilidade de quem fez tal serviço.

Curioso é que, conhecidamente, a tal "montagem" em Manaus não inclui esse quesito.

Acredito que deva ter ocorrido na ocasião da troca do velocímetro, na retirada do tanque de combustível.

Abraços,



voto com o relator.

Um amigo, que é vizinho aqui no prédio, passou por esse problema, mas foi com óleo lubrificante... trocaram a mangueira e prenderam com tie wrap que acabou soltando e causando o vazamento.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.150 segundos