Uma Honda Shadow zero está por volta de R$29.000, o que, em dólares dá US$16.695,45 (Yahoo moedas, dia 12/01). Levando em conta que uma Honda Shadow Aero custa US$6.999,00 nos EUA (site da Honda americana) achei a diferença muito grande!
Uma Dyna Super Glide sai por volta de R$26.000, sendo o equivalente em dólares US$14.968,33. No entanto, ao contrário da Honda, em que a diferença de preço é enorme, no site da HD a Dyna sai por US$11.999,00!
Apesar das empresas não utilizarem essa cotação do dólar (e sim uma cotação mais favorável) há alguma razão específica pras japonesas venderem tão mais caro as motos?
Interessante notar que a mesma situação se repete nos outros modelos como VTX1800, Yamaha Midnight Star, Suzuki BM1500 e Kawasaki Vulcan 900.
Misfit escreveu: Fazendo alguns cálculos, surgiu uma dúvida:
(...)
Uma Dyna Super Glide sai por volta de R$26.000...
Misfit, meu chapa, de onde vc tirou esse valor para as Dynas? Nem a mais básica, a Super Glide, ficou abaixo dos 31/32 (mais ou menos) desde seu lançamento por aqui.
Acho que vc está confundindo com as Sportster, não?
Senhores, no caso das HDs posso te dizer que os preços acompanham a necessidade de terminar o estoque 2009.
O revendedor da HD já tem todo o estoque vendido aos bancos e como precisa vender para os consumidores acaba fazendo promoções onde se pode encontrar Fat Boy por 50K quando o preço de tabela beira os 62,5k.
Nessa ciranda quem acaba pagando o pato é o consumidor que acaba se aborrecendo com a não entrega do bem já pago exatamente porque o autorizado não repassou os valores recebidos aos bancos que financiaram a operação.
É bem comum escutar que a moto ainda não foi entregue porque o banco x não baixou o gravame enquanto o consumidor fez um financiamento com o banco y.
A HD não vende ao autorizado em consignação desde antes do ano 2000 exatamente por conta de problemas no pagamento das consignações. Como a matriz mantém uma fábrica aqui no Brasil para as linhas HDI fica mais fácil para o autorizado conseguir financiar as motos que deveriam ser consignadas com diversos bancos e girar com os valores recebidos dos bancos e dos consumidores antes de pagar à matriz.
Como as metas propostas são cumprida não se mexe nesse trato, mas para manter o cumprimento das próximas metas é preciso terminar o estoque 2009. Duvido que você encontre uma Electra Glide Ultra Classic zero km a venda. O estoque previsto foi vendido antes de setembro por conta das inúmeras modificações e também por conta da falha na previsão feita no momento da meta... Ultra hoje, só 2010.
Já as Deluxe você encontra em promoção, assim como as Fats e Heritage Classic. A Heritage Custom já precisa de mais procura (e talvez não encontre) e você vai perceber que o valor do desconto é proporcionalmente menor em relação aos demais modelos softails.
Dynas parecem ter sido uma aposta mal feita, pois entraram em promoção em novembro último e continuam até este momento. Hoje é com certeza o melhor custoxbenefício dos modelos HDs. As Sportster estão sofrendo um pouco exatamente no momento em que o consumidor compara as duas e opta pela Dyna por conta da pequena diferença (talvez por isso seja o único modelo que teve uma baixa no preço desde as "promoções" para desovar o estoque).
Na verdade a mudança do motor ou chassis ( tourings ) não afeta significativamente o preço das usadas, se você acompanhar a evolução de preço das usadas vai ver que acompanha o preço das 0Km, sendo que nos 2 primeiros anos a queda é mais acentuada e vai caindo percentualmente menos nos anos seguintes, desde que o modelo não saia de linha.
Conversando com um pessoal que compra e vende moto, eles aplicam a seguinte regra : saiu da concessionária já perde 10%, primeiro e segundo ano perde 10% e a partir dai 5% ano...
Conta boba, OKm = 60.000, saiu da concessionária foi para 54.000, 2009 = 49.000, 2008 = 45.000, 2007 = 43.000...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
tem muita moto BMW/HD e outras de maior cilindrada com muito pouco uso, algumas chegam a ter 1500 km em 4/5 anos...
Comprei a minha RT 2005 com 15.000kms por menos na metade do preço de uma 0km e neste caso não há diferença nenhuma entre os modelos novos e usados e o mesmo se aplica à HDs que só quem conhece sabe qual é 2002 e qual a 2008 ou 2009
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
E tem casos que é até melhor comprar uma mais antiga, como quem curte as Sportsters carburadas e não quer ter o trabalho de arrancar a injeção.
Pra motos que duram 999 mil quilómetros (procura um vídeo no Youtube de uma Electra em seu último passeio de 1 milhão de quilómetros) 15 mil não é nada!