Na teoria, quanto mais aberto o escape, mais vc facilita
o fluxo de ar, e por consequencia mais oxigenio (e menos
gasolina, proporcionalmente) haverá na mistura a ser
queimada, tornando-a pobre. O motor esquentando mais
poderia ter sua vida útil diminuída. Acho que é essa a
ordem das coisas.
Agora, cá entre nós, se a vida útil do motor for 200 mil
km, e vc reduzir isso pra 150 mil... não vai fazer muita
diferença, vai?
Tenho uma DYNA FXD e gostaria de trocar o escape original por outro
com o objetivo de alterar o barulho do ronco do motor...
Muitas pessoas me aconselham a não fazer isto, pois tal ação poderá
diminuir a vida útil do motor.
O que vcs tem a dizer? Qual escape (melhor relação custo x beneficio x
vida do motor) vcs indicam?
Muito obrigado e um grande abraço a todos!
Se você fizer a alteração apenas do escape e do filtro ou apenas de um deles, com certeza terá probelmas com temeperatura, pois a moto ficará com a mistura mais pobre ainda do que a mistura de que sai de fábrica que já é miserável...
Se trocar o escape, o filtro e colocar um regulador de injeção (COBRA, DFO, FUELPACK...) não haverá redução de vida útil do motor, a moto trabalhará na temepratura exata e não terás mais "buraco" nas médias rotações!
Tenho em minha moto um COBRA FI2000, um escape 2 em 1 bem curto e filtro de ar HYPERCHARGER da KURYAKYN e assim a moto trabalha "fria" e redonda em todas as rotações!
Muuuuuuito melhor do que quando estava toda "stok"!!!
Quanto a emissão de poluentes, não saberei palpitar a respeito!
Algumas pessoas me falam pra eu deixar a moto amaciar com o escape
original antes de trocar... mas minha moto já esta com 5000km com tudo
original. Mais do que amaciada não é mesmo?
pode considerar que o motor já está amaciado, quanto ao escape prejudicar ou não o motor dependerá muito do que é feito, se o escape for muito aberto há uma tendência a bater pino, você equilibra com uma melhor entrada de ar com a troca do filtro, mas ai pode acontecer da moto dar falta e ai será necessária a instalação de algum dispositivo para ajustar a mistura, seja um race tunner, um sert, interceptor ou algo do genero.
Sua moto é 2008 e portanto já está adequada ao som e emissão de gases, se vc trocar o escape simplesmente, há possibilidade de vc sair fora dos parâmetros legais de emissão e agora estão verificando isto, pois com excessão do original os demais escapes eliminam o catalizador.
A HD não comercializa mais escapes, então você terá de encomendar qualquer modelo HD que hoje acho que só tem o Scream Eagle III ( street legal ), o som é mais grave e não é tão alto.
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Andre Miranda escreveu: Valeixo e demais colegas, muitissimo obrigado pelas dicas...
Outra questão é a seguinte, como funciona a vistoria aqui no RJ? Alguem
teve problemas com o escape aberto???
Vou dar uma olhada no site eBay Valeixo... obrigado irmao!
Braxxxxx
Aqui no Paraná não existe, ainda a tal vistoria! Apenas para veículos movidos a GNV!
Até onde sei - possuia uma caminhonete com o tal gás - a questão mais importamte é sobre a esmissão de poluentes, pois o barulho não era medido, até pq acho q só a delegacia da ordem social possui o aparelho para medir níveis de ruído, no caso um decíbilimetro!
A questão do escape aberto é que vc precisrá de um filtro mais aberto e tbém de um carburador ou de uma injeção "mais aberta"!
Tanto num caso como no outro a solução é simples:
Basta voltar a regulagem do carburador oou da injeção a posição "stock" de modo a empobrecer a mistura ar/combustível!
Acreditem, mas essa é a tecnica que a própria H-D usa nos EUA para conseguir fazer suas motos circularem por lá, principalmente na Califórnia - onde inclusive existe um COBRA F12000R só para esse Estado!
Por isso que mesmo com escape original e filtro original o motor ainda assim trabalha fora dos padrões normais de temperatura, e com a nossa gasolina por cima, não sobra muita coisa!