Amigos.
Fim dos problemas com a elasticidade no chassi da Dyna Super Glide, depois de passar alguns sustos com a moto importei (oficialmente) o True-Track, acessório que promete eliminar um problema com a Dyna 1600 que insiste em "shimar" nas curvas, irregularidades e acima de 140 kms.
O acessório foi comprado no site do próprio fabricante:
http://www.true-track.com
depois de um indicação de um amigo e da leitura deste artigo:
http://www.bikernet.com/garage/truetrack.asp
O problema como disse acima ocorria em curvas mais rápidas, irregularidades no asfalto e em situações normais acima de 140 kms, numa necessidade de ultrapassagem por exemplo a moto balançava muito e o guidão shimava (balançava) colocando o piloto numa situação de risco, tomei vários sustos até acostumar com o problema e perceber esta limitação. Tecnicamente o que ocorre é que as rodas dianteira e traseira perdem o alinhamento em situações que o quadro é submetido a algum esforço devido a falta de ancoragem no plano lateral. Com o True-Track os 2º e 3º links faltantes são instalados nas partes
frontal e traseira do conjunto do motor. O link superior do estabilizador atua para o conjunto do motor "ancorado" no plano lateral do quadro, mas não é suficiente. Agora, o conjunto do motor pode se mover somente para ci ma e para baixo (na vertical), da forma como foi projetado, e não na lateral.O resultado é um conjunto mais rígido contribuindo com a estabilidade da motocicleta em situações de esforço, desta forma o conjunto permanece alinhado evitando que a moto "shime".
Fiz a instalação hoje na oficina American-Garage em Campinas (
http://www.american-garage.com.br
), no caso da Dyna são duas peças uma instalada na parte dianteira da motocicleta e outra na parte traseira, na linha Softail é apenas uma peça (veja no site do fabricante). Abaixo algumas fotos que tirei durante a instalação feita pelo mecânico Thales.
Voltando de Campinas para Sampa fiz questão de vir pela Anhanguera para testar o acessório e posso afirmar com toda certeza que o comportamento da moto mudou radicalmente para melhor, logo na saída da oficina já percebi a diferença a moto parecia estar mais leve, mais na mão.
Já na rodovia Anhanguera fiz algumas ultrapassagens rápidas forçando bem a moto para os lados deitando bastante, a sensação agora é que estou pilotando uma naked e não mais uma custom tamanha a diferença na rigidez do chassi.
Foi o melhor investimento que fiz na minha moto, recomendo a todos que gostam de uma tocada mais esportiva em suas motos Harley Davidson.
Grande Abraço.
Sávio "Cupim"
Cupim39709,0188425926