Dyna - Fim do Shimy

17 Set 2008 21:12 #1 por Cupim
Dyna - Fim do Shimy foi criado por Cupim
Amigos.


Fim dos problemas com a elasticidade no chassi da Dyna Super Glide, depois de passar alguns sustos com a moto importei (oficialmente) o True-Track, acessório que promete eliminar um problema com a Dyna 1600 que insiste em "shimar" nas curvas, irregularidades e acima de 140 kms.


O acessório foi comprado no site do próprio fabricante:


http://www.true-track.com depois de um indicação de um amigo e da leitura deste artigo: http://www.bikernet.com/garage/truetrack.asp


O problema como disse acima ocorria em curvas mais rápidas, irregularidades no asfalto e em situações normais acima de 140 kms, numa necessidade de ultrapassagem por exemplo a moto balançava muito e o guidão shimava (balançava) colocando o piloto numa situação de risco, tomei vários sustos até acostumar com o problema e perceber esta limitação. Tecnicamente o que ocorre é que as rodas dianteira e traseira perdem o alinhamento em situações que o quadro é submetido a algum esforço devido a falta de ancoragem no plano lateral. Com o True-Track os 2º e 3º links faltantes são instalados nas partes


frontal e traseira do conjunto do motor. O link superior do estabilizador atua para o conjunto do motor "ancorado" no plano lateral do quadro, mas não é suficiente. Agora, o conjunto do motor pode se mover somente para ci ma e para baixo (na vertical), da forma como foi projetado, e não na lateral.O resultado é um conjunto mais rígido contribuindo com a estabilidade da motocicleta em situações de esforço, desta forma o conjunto permanece alinhado evitando que a moto "shime".


Fiz a instalação hoje na oficina American-Garage em Campinas ( http://www.american-garage.com.br ), no caso da Dyna são duas peças uma instalada na parte dianteira da motocicleta e outra na parte traseira, na linha Softail é apenas uma peça (veja no site do fabricante). Abaixo algumas fotos que tirei durante a instalação feita pelo mecânico Thales.


Voltando de Campinas para Sampa fiz questão de vir pela Anhanguera para testar o acessório e posso afirmar com toda certeza que o comportamento da moto mudou radicalmente para melhor, logo na saída da oficina já percebi a diferença a moto parecia estar mais leve, mais na mão.


Já na rodovia Anhanguera fiz algumas ultrapassagens rápidas forçando bem a moto para os lados deitando bastante, a sensação agora é que estou pilotando uma naked e não mais uma custom tamanha a diferença na rigidez do chassi.


Foi o melhor investimento que fiz na minha moto, recomendo a todos que gostam de uma tocada mais esportiva em suas motos Harley Davidson.


Grande Abraço.


Sávio "Cupim"



















































































































































































































































































































































































































































Cupim39709,0188425926

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Set 2008 18:41 #2 por Vander
Respondido por Vander no tópico Dyna - Fim do Shimy
Oi Cupim,

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Set 2008 23:22 #3 por VALEIXO-MARCEL
Respondido por VALEIXO-MARCEL no tópico Dyna - Fim do Shimy
Vander,

Achas razoável a Harley saber que os freios e seus flexiveis, suas suspensões e seu sistema de injeção "closed loop" (mistura paupérrima de fábrica) não prestam e mesmo assim os incomodados é que gastem mais e se virem???

Na minha opinião deve ser por isso que muitos querem H-D (principalmente os que não sabem desses detalhes) e outros não querem nem de brinde!!!

Não que eu concorde com isso, mas vai ver que é aí que esta a graça do negócio!!!

"MEXER"!!!

Brax!!!

VOTE CERTO!

VOTE NULO!

NÃO REELEJA NENHUM CANDIDATO!

REFORMA POLÍTICA JÁ!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Set 2008 10:27 #4 por Vander
Respondido por Vander no tópico Dyna - Fim do Shimy
Olá Valeixo,

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Set 2008 16:20 #5 por VALEIXO-MARCEL
Respondido por VALEIXO-MARCEL no tópico Dyna - Fim do Shimy
Sem dúvida Vander...

Mas no caso do colega Cupim, creio não se tratar de modificação estética ou mecâncica, mas sim de correção de defeito crasso!!!

Coisa mal elaborada mesmo e que ainda bem que existe conserto, como nos casos que citei na mensagem anterior!!!

E na minmha opinião:

Mais de 130 Km/h na H-D é besteira, não foi definitivamente concebida pra isso!!!

Lembre-se dos rigorosos controçes de velocidades que existem nos EUA!!!

Se for pra andar mais que isso, acho que tem que partir pra outro estilo, algo mais bem projetado e que confira mais segurança!!!

Brax!!!

VOTE CERTO!

VOTE NULO!

NÃO REELEJA NENHUM CANDIDATO!

REFORMA POLÍTICA JÁ!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Set 2008 07:39 #6 por Cupim
Respondido por Cupim no tópico Dyna - Fim do Shimy
Vander. Não julgo um defeito de fábrica, acho que tudo isso depende do estilo de pilotagem de cada um, eu particularmente não gosto de moto com ABS, não significa que seja ruim mas eu prefiro ter o controle da situação. Já um controle de tração na Dyna por exemplo seria maravilhoso pois como a moto é muito forte já tomei alguns sustos com saídas de traseira em acelerações mais bruscas.


Quando ao problema de alimentação pobre é um problema na nacionalização das motos e é claro da nossa gasolina de pouca qualidade, não culpo a HD por isso.


As motos não foram feitas para andar a mais de 130 kms, concordo com isso, mas pegue uma Rodovia dos Bandeirantes e tente andar a 120 kms, você se põe numa situação de risco, imagine você ali na faixa da esquerda ultrapassando uma fila de caminhões e vem um imbecil de Vectra e gruda na sua bunda... não há nada melhor que um motor de 1600cc que vai de 0 a 100 em 5 segundos para te para levar longe... he he he...


Fui!


Sávio "Cupim"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.121 segundos