Shimmy (vibração) no guidão da Dyna

23 Ago 2008 20:07 #1 por Vander
Oi pessoal. Meu nome é Vander e sou novo por aqui. Gostaria de saber se vcs já experimentaram ou conhecem alguém que percebeu “shimmy” (vibração no guidão) da Dyna em altas velocidades (acima de 140km/h). Estou perguntando isso, pois li algo a respeito em duas revistas nacionais especializadas que fizeram road test da Dyna.

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 08:51 #2 por bmaiabhe
Na minha opinião falta embasamento técnico nesses comentários dos pilotos de testes nessas revistas. Nenhuma moto apresenta isso sem ter algo errado na equação. Se a 883 se mantém estável a 160km/h, não vejo porque uma Dyna não irá também.

Já quanto ao "kick back", aquela porrada que acontece quando você passa em uma irreguraridade muito ruim na pista, aí sim posso entender. O guidon da Dyna é muito estreito enquanto o da 883, em especial a "R" te permite mais alavanca para segurar nessas situações. Nunca passei susto muito grande não.

Pewter Pearl 2007 883R

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 17:33 #3 por Vander
Ok, bmaiabhe, obrigado por sua resposta.


Às vezes percebo também alguns comentários em testes de motos custom nestas revistas que são típicos de pilotos acostumados com motos esportivas e que nunca pilotaram uma moto custom. Daí saem alguns comentários do tipo "com esta moto, nem pense em freiar no meio da curva". Tenho uma Marauder 800 que está longe de ser uma moto considerada ágil e nunca tive nenhum susto em freiar em curvas. Logicamente eu não devo estar freiando tão intensamente como eu poderia talvez fazer com uma esportiva em curvas, mas do jeito que falam dá impressão que se tocar nos freios de uma custom na curva é chão na certa, e sabemos que não é assim.


Portanto concordo contigo que muitas vezes temos que relevar algumas coisas que são escritas em reportagens.


Valeu pela troca de idéias.

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 18:27 #4 por Cupim
Respondido por Cupim no tópico Shimmy (vibração) no guidão da Dyna
Vander.


Você está certo, a Dyna tem um chassi muito "molenga" ela balança um bocado acima dos 140 e mesmo em velocidades mais baixas em curvas um pouco mais radicais ela nos dá alguns sustos.


Tenho uma 2008 que está com quase 5.000kms e desde o começo em uma viagem a Serra Negra fiquei meio decepcionado com a Dyna neste sentido, problema que não ocorria com a 883 que tive, um amigo do Fórum Biduzidos (desculpa não me lembro quem neste momento) me indicou este acessório: http://www.true-track.com comprei semana passada e estou aguardando chegar, me parece que resolve este problema de forma bem satisfatória.


Outro problema que tenho é em relação aos escapes, nas curvas mais radicais à direita o suporte insiste em bater no chão é irritante e perigoso pois uma hora dessas a roda perde o contato com o chão, também já vou resolver instalando este escape: http://www.vanceandhines.com/a101_bigradius_stl.html


Fora isso meu amigo, a motoca é show!!!


Abraço.


Sávio "Cupim"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2008 18:41 #5 por Cupim
Respondido por Cupim no tópico Shimmy (vibração) no guidão da Dyna
Só para complementar, tive as duas a 883 e a Dyna este ano. Apesar da aparência semelhante são duas motos totalmente diferentes. Não há nada igual, a 883 é arisca esperta, a Dyna é forte mas não tão ágil. A suspensão traseira da 883 é competente mas desconfortável, a da Dyna é confortável e competente mas o chassi da Dyna é muito flexível o que não ocorre com a 883, ambas freiam muito bem. Curiosamente o consumo é idêntico mesmo sendo a Dyna 1600cc contra 900 da Sportster.


Abraço.


Sávio "Cupim"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2008 17:29 #6 por Vander
Olá, Cupim! Legal ter o parecer de quem teve as 2 motos.


Pessoalmente me preocupa comprar uma moto já imaginando que vou ter que instalar um kit para minimizar um problema (ou "característica") que ela tenha. Mas toda moto tem suas vantagens e desvantagens, e imagino que esta vibração não chegue a desmecercer a moto pois caso contrário ela não estaria sendo bem vendida.


Mas aproveitando, por curiosidade, como vc está comprando estas peças? O fabrincate vai lhe enviar para o Brasil e vc vai pagar todos os impostos na retirada no correio, ou alguém voltando dos EUA vai trazer para vc? Sabe como é, sempre é bom saber dos macetes de importação porque eu me interesso em comprar acessórios importados pra customização.


No mais, obrigado pelas suas impressões de pilotagem da Dyna. Acho uma moto muito bacana.


Um abraço!

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2008 07:47 #7 por wbugno
um PS : Vander dê um pulo no forum dos biduzidos, www.biduzidos.com.br que continuaram esta mesma discussão por lá...

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2008 11:22 #8 por Vander
Oi Wbugno, vi a discussão lá no biduzidos. Bastante técnica e esclarecedora. Muito bom!


Obrigado!

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.338 segundos