conscientizar os mais jovens

27 Mar 2008 07:10 #1 por Betopts
Tenho 41 anos e aprendi a pilotar muito jovem, mas em uma época bem diferente.Com vários diferenciais. Ex: o capacete não era obrigatório e as 125 cc eram artigo de luxo.
Sei que tenho telhado de vidro, reconheço que o calor da sangue adolescente as vezes fala mais alto, porém tenho plena convicção que foi protegido, e nunca me aconteceu algo de mais grave.
Aprendi em motocicletas de amigos, pois os mesmos não tinham onde guarda-las e eu deiava que o fizessem na garagem de minha casa.
Me lembro como se fosse hj, uma 125ML, 125CG a alcool e meu sonho de consumo na época, uma Turuna super sport.
Depois que voltei a fazer faculdade estou em contato com os mais jovens e sempre procuro adverti-los, mas acho que teriamos que fazer alguma coisa para evitar acidentes desnecessarios, falo isso por que a cada nova vitima fico realmente triste. E o motociclismo tem essa vantagem, o companheirismo ainda esta presente. Diferente do que a muito não acontece com os motoristas, infelizmente por diversas razões.
Bom coloquei este tópico, não para repreender ninguém ou ditar regras de como cada um deva se comportar no comando de sua motocicleta, minha intensão alertar a todos, principalmente o juventude que o perigo existe, e pode ser contornado. Hoje em dia temos lugares apropriados para todos os tipos demonstrações de habilidade sobre duas rodas, então podemos deixar as vias publicas somente para nos locomover com mais rapidez e segurança.
Um grande abraço a todos, BETO.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2008 10:09 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico conscientizar os mais jovens
Betopts, eu apóio sua atitude, mesmo antes de ler o texto já tinha a resposta na ponta da língua.
Que tal criar um tópico no Offtopic, chamando os jovens (e nós também) a entrararmos numa campanha de conscientização sobre duas rodas?

Abraço!!!
PARABÉNS!!!!!


"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Abr 2008 06:49 #3 por mocoh
Respondido por mocoh no tópico conscientizar os mais jovens
Apoio a ideia!!

tenho 23 anos, estou começando cm motos agora (em breve compro minha moto), ja dirijo carro faz uns 4 anos, e sempre fui muito (tiozão)!!! fui apelidado assim, por ser mt cautelozo!!! entre os maiores detalhes é que não saio cm o carro sem que TODOS estejam cm o cinto de segurança!!! não só os da frente!!!

sendo assim, apoio tudo o que for feito para que tenha uma concientização!!!!

se conseguimos ajudar 1 pessoa, ja vai valer e mt!!!!

parabens pelo post e pela iniciativa!!!

C> Moto, só nao sei qual =/

duvida: Super 100 ou Speed (dafra), Intruder (suzuki), [ SAI -> Kansas (dafra)] ENTRA -> YES (suzuki)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Abr 2008 08:39 #4 por clear
Respondido por clear no tópico conscientizar os mais jovens
Apoio a Iniciativa do Beto,
Tenho 19 anos, e em breve ja estarei somando 20mil km rodados de moto

Acho que em primeiro lugar devemos concientizar as pessoas a andarem dentro da lei: placa, retrovisor, farol, setas, painel...
Por incrivel que pareça aqui na minha cidade tem gente que só n tira a roda pq a moto n anda sem ela!

Não tem como conversar sobre direção defensiva e cuidados com a preservação do veiculo com pessoas que retiram painel e farol por n acharem esses importantes!clear39540,4860532407

Clear

Ex: Suzuki Yes 07/07 Prata

Ex: YS 250 Fazer 07/08 Azul

Atual: GS500E 08/09 Azul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 20:17 #5 por bvinicius
Respondido por bvinicius no tópico conscientizar os mais jovens
Apoio completamente a iniciativa.
Tenho 19 anos e tirei a minha carteira, categoria A e B, em dezembro do ano passado e desde esse dia já vi vários absurdos acontecerem e hoje quase que um motoqueiro morre do meu lado. Todo dia alguém faz algum erro de maior ou menor grau, 95% das vezes tem aparência de uns 20 anos, cortando pela direita, fica andando em ponto cego do carro ou tenta se espremer onde não deveria.

Hoje, quando eu estava em um semáforo na pista mais a esquerda (uns 40cm do meio fio aproximadamente) um motoqueiro veio tentar me cortar pela esquerda entre o carro e o canteiro central, mas invés de ir na frente do carro como normalmente se faz ele ficou num ponto praticamente cego, e o sinal abriu e eu arranquei.
Eu costumo arrancar com o carro rapidamente, não suporto quem leva 2 minutos para ir de 0 a 40KM/h, junto ou até na frente das motos. Provavelmente o cara se assustou e, nem ele sabia como, acabou perdendo o controle da moto passando por cima do canteiro central e invadiu a pista contrária. Nessa hora tinha um caminhão vindo e por muita sorte o caminhão pegou na roda da frente da moto e apenas derrubou ela, mais alguns centímetros e adeus.

Eu amo motos mas acima de tudo amo a minha vida. Já quase perdi dois amigos por gostarem de "viver perigosamente" sobre duas rodas por andarem completamente errados. Um foi para embaixo de um ônibus e por muita sorte não debaixo da roda e o outro voou por cima de um carro tentado ultrapassar pela direita.

Conscientização é tudo e infelizmente alguns apenas percebem isso tarde demais.

Londrina - PR
Atuais: Dafra Citycom 300i "jukebox" e Dafra Apache
Ex: Honda Twister 2006

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 20:23 #6 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico conscientizar os mais jovens
bvinicius, bem vindo ao grupo!!!!
Parabéns pelo primeiro post

qual é a sua moto?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 20:29 #7 por bvinicius
Respondido por bvinicius no tópico conscientizar os mais jovens
Obrigado . Por enquanto tenho uma Twister 2006/2007 vermelha que está com apenas 1600km ,ninguém tinha carteira quando compramos e ficou meio que estocada em casa .
Mas pretendo comprar uma só para mim, uma Dafra ou uma Suzuki Yes, porque agora tem 2 com carteira disputando a moto.

Londrina - PR
Atuais: Dafra Citycom 300i "jukebox" e Dafra Apache
Ex: Honda Twister 2006

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 21:11 #8 por JAL.
Respondido por JAL. no tópico conscientizar os mais jovens
Betopts, muito legal o tópico .
Mas me permita uma sugestão, inclua na lista os "jovens" de mais de 40, pois conheço alguns pra lá de irresponsáveis e com um agravante... poder aquisitivo para andar em foguetes de mais de 170hp. To longe de ser santo pois também já dei minhas aceleradas... mas é necessário que se faça mesmo uma campanha para desacelerar, sem que ao falarmos isso nos tornemos chatos.
Enfim, legal sua iniciativa.
Abs!!

CB1300SF

CBR600RR



Brasília - DF e Itaipava - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 22:07 #9 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico conscientizar os mais jovens
Jal , na verdade já está rolando um projeto sobre conscientização dos pilotos, não importando idade ou cilindrada, logo vamos por a ideia em prática moisespatriarca39553,0467476852

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2008 06:17 #10 por JAL.
Respondido por JAL. no tópico conscientizar os mais jovens
moisespatriarca. É isso

CB1300SF

CBR600RR



Brasília - DF e Itaipava - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2008 13:50 #11 por fmnsp
Respondido por fmnsp no tópico conscientizar os mais jovens
Colegas,
Trabalho numa empresa multinacional e aqui sempre promovem cursos de direção preventiva. Já fiz uns 4 cursos e na minha penúltima vez fiz a direção preventiva com aulas práticas. O exemplo foi com automóveis, mas no cursos aprendemos como frear em situações de chuva, como "simular ABS" no automóvel, sair e evitar situações de sequestro ou assalto. Enfim, este ano completo 20 anos de carteira de motorista (carro) e graças a deus eu nunca bati o carro. Há dois anos tirei minha carta de moto e também nunca tive nenhum tipo de incidente. Nunca ninguém me ensinou a andar de moto, acabei aprendendo na Auto Escola e tive a felicidade de participar do curso de pilotagem da Honda promovida pela STR motos em Osasco. O curso foi interessante e descobri que no dia a dia eu já utilizava muitas das técnicas de pilotagem segura sobre 2 rodas. Outras acabei aprendendo e foi muito legal. Resumindo, creio que o alto índice de acidentes envolvendo motos aqui em Sampa é principalmente devido a negligência da maioria de nossos colegas motociclitas. Eu tinha 2 carros na garagem e agora possui 1 carro e 2 motos. Utilizo minha Fazer para o dia a dia para fazer meus cursos de pós, faço pequenas viagens para clientes no Interior, vou nos laboratórios fazer testes em vários bairros em Sampa e a moto é um veículo incrível. Quando ando de moto parece que meus problemas desaparecem. E olhe que estou falando de andar de moto em Sampa. Vou bem tranquilo trabalhar, volto feliz pra casa. Nos dias de chuva redobro minha atenção, olho muito pros retrovisores e sempre procuro ser visto pelos outros motoristas e o mais importante de todos, sempre doso o punho direito, isto é, o acelerador. Aqui em Sampa nos horários de rush, andar a 50 por hora nos corredores já é uma grande vantagem em relação a estar de carro. E ainda tem gente que anda há mais de 100Km/h no meio dos corredores... Tem muita gente que ainda não tem consciência e maturidade. Eu tenho uma moto de 250cc para o dia a dia e tem gente que anda feito louco com motos de 100cc, 125cc e 150cc. Parece até um comentário radical, mas como permitem máquinas extremamente fracas nas rodovias? Imagine um caminhão carregado rodando a 120Km/h na rodovia bandeirantes e como eles conseguem frear? A própria construção dessas motos pequenas rodando em rodovias não é propícia, pois a moto tem que aguentar turbulência, entre outros... Enfim... Bom resumindo, já que as empresas vendem as máquinas que podem se tornar mortíferas, elas deveriam obrigatoriamente promover cursos de direção defensiva para a população. Nada sofisticado, apenas apresentação, dicas de pilotagem, ouvir dicas e experiências das pessoas, etc. Isso talvez traria um pouco mais de consciência tanto nos mais jovens quanto nas pessoas mais experientes.

fmnsp

Suzuki Bandit 650Sie

Honda Sahara NX350

Ex-Yamaha Fazer YS250ie

Ex-Virago XV535S

Ex-Suzuki Yes EN125 2008

Ex-Kawasaki Vulcan 500LTD

Ex-Kymco Manboy90

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.150 segundos