A saga para trocar de placa se você já fez a vistoria anual e sua placa Outdoor quebrar.

08 Maio 2013 20:26 #1 por andre.gerbassi
A Saga para a troca de uma placa.
Fiz a vistoria de 2013 de minha motocicleta logo no inicio do ano e tive que trocar a placa para um outdoor que o Detran convencionou como o novo modelo de placa para motocicletas.
Já sabia que a placa além de feia iria me gerar problemas... O que não sabia é que seria tão cedo... 2 meses após colocar a placa, ela quebrou devido a vibração na rabeta e daí começa minha saga que gostaria de compartilhar com meus colegas motociclistas para que saibam o que lhe espera e o que você pode fazer para evitar entrar nesta cilada.
A placa não tinha quebrado, e em um banco encontrei um cara com a roupa do Detran e perguntei qual seria o procedimento para trocar a placa. Ele me falou que eu deveria pagar um DUDA sob o código de receita 708-0 para troca de placa, tarjeta e lacre e agendar a troca da placa.
Paguei o Duda e no site do Detran não encontrei o agendamento para a troca da placa. Entrei em contato com o Detran e fui informado de que não havia agendamento para isto, e que era somente para eu me dirigir a um Detran apresentar o DUDA pago e solicitar a troca da placa.
Então assim o fiz. Dirigi-me ao Detran e um funcionário me disse que a informação estava errada e que eu deveria além de pagar o DUDA para placa, tarjeta e lacre, eu deveria preencher um formulário de 2a. Via de CRLV, pagar mais um DUDA sob o código de Receita 003-5 para 2a. via do documento (que eu tinha em mãos), me dirigir a um cartório, autenticar a firma do formulário que ele me deu e aí sim eu poderia trocar a placa que estava quebrando.
Fiz o maior barraco dentro do Detran, que era um absurdo que eu tivesse que pagar mais um DUDA ainda mais da 2a via de um documento que estava nas minhas mãos e não havia sido perdido e ainda mais a burocracia do famigerado formulário.
Voltei para casa liguei mais uma vez para o Detran que mais uma vez informou que eu fiz o procedimento correto e se caso eu quisesse, poderia apresentar uma queixa formal sobre o ocorrido na ouvidoria. E assim o fiz.
Ao ser transferido para ouvidoria, minha nova surpresa, onde me informaram que o procedimento passado no Detran estava correto e que para haver a troca da placa eu deveria realmente seguir todos os procedimentos que haviam sido passados. Com a alegação de que como o lacre deverá ser rompido para colocar uma nova placa, deverá ser gerado um novo documento...
Ou seja, um total desencontro de informações dentro deste órgão com um monte de gente despreparada onde a cada momento você recebe uma informação diferente.
O mais revoltante, é que eles sem pensarem em absolutamente nada, visando somente a facilidade em visualizar a placa para aplicarem suas multas, aumentam o tamanho da placa sem pensar que na rabeta da moto existe muita vibração e ainda o efeito aerodinâmico onde a roda empurra constantemente a placa para dentro. Sendo a placa presa somente por dois pontos acima e ainda com o arrebite da tarjeta a placa rapidamente trinca e se você não estiver atento ela pode quebrar e algo mais sério pode acontecer, como por exemplo ela ir para dentro do para-lama e ocasionar um travamento da roda traseira ou na melhor das hipóteses arranhar a pintura.
Logo, se você trocar de placa e colocar este Outdoor na sua rabeta, ao chegar em casa, cole pelo menos umas tiras de alumínio com araldite transversais pegando da parte superior (onde entram os parafusos) até uns 3 cm abaixo de onde é arrebitada a Targeta, para que assim a placa fique reforçada e não quebre com tanta facilidade.
Estou indignado com a burocracia que é imposta para quem quer fazer a coisa certa neste país, e é claro que não vou gastar e me desgastar mais para fazer o certo... Vou guardar este DUDA que será valido para a vistoria do ano que vem e na vistoria de 2014, terei minha placa trocada sem custo ou burocracia adicional.
Lembrando que andar sem a placa, pode gerar multa e apreensão do veículo. Logo não dê mole...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2013 21:10 #2 por Patriarca
Eu uso um desses aqui:


Na minha cidade fui ao ciretran, apresentei a placa quebrada, paguei a taxa de emplacamento e lacração lá mesmo e em menos de uma semana a moto estava com a placa nova.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2013 08:32 #3 por Soueu
Por aqui, o suporte de placas é proibido ! é mole ?
Querem que trinque mesmo, pois sabem da porcqria que é e que como cordeiros temos de ir lá e sofrer para adquirir outra ! :angry:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2013 09:15 - 09 Maio 2013 09:16 #4 por ezenecon

Patriarca escreveu: Eu uso um desses aqui:



Na minha cidade fui ao ciretran, apresentei a placa quebrada, paguei a taxa de emplacamento e lacração lá mesmo e em menos de uma semana a moto estava com a placa nova.

Pelo que eu saiba, esse suporte é proibido, pois segundo as "ôtôridades" podem mascarar placas adulteradas!!!!!!

Pode dar multa e apreenção do veículo!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2013 11:50 #5 por Patriarca
Engraçado, eu perguntei pro cara que estava lacrando se poderia colocar e ele disse que sem problema.
Esse país é uma bagunça mesmo!!! :angry:

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2013 12:29 #6 por Jean_SP
é proibido sim, tanto para motos como carros.
Aí pergunto, se é proibido pq deixam comercializar legalmente???

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2013 13:01 #7 por Patriarca
Eu pergunto a mesma coisa pro tal do insul-film.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2013 13:02 #8 por ezenecon

Jean_SP escreveu: é proibido sim, tanto para motos como carros.
Aí pergunto, se é proibido pq deixam comercializar legalmente???



Porque é proibido USAR, mas não é proibido VENDER!!!!!!!!!!!!!! Só este País mesmo!!!!!!!!!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.116 segundos