MATUSA escreveu: Eu uso a "técnica" de ser invisível no trânsito.
Não confio em NINGUÉM nas ruas e estradas: Carros, motos, caminhões, ônibus, bicicletas, carroças, tratores, animais e principalmente pedestres.
E desconfio de mim também, em relação às condições de ruas, estradas, curvas, condições climáticas...
Pois é, sou muito atento a isso e ainda assim cometo barberagem, olho nos dois espelhos (não sei dirigir sem espelhos) e aainda assim só ultrapasso se tiver boa margem de segurança....
Com tanta gente sem o minimo de respeito nas ruas, o melhor a fazer eh dirigir
sem confiar em ninguem. Varias vezes ja aconteceu deu estar posicionado na esquerda
quando vou ir reto, ai olho pro carro da direita e penso "Quer apostar que o filho da mae
vai converter pro meu lado sem dar seta?", e fico parado esperando o cara sair antes de ir
em frente, e nao eh que o cara fez o que eu pensei? Melhor coisa eh desconfiar, pq se eu
tivesse confiado no bom-senso dele de dar a seta podia no minimo ter tomado um susto.
Excelente assunto para reflexão. Já me vi em situação parecida com o exemplo dado, mas tive "sorte" de frear a tempo.
Pra mim, essa questão passa por dois pontos fundamentais:
Primeiro, é preciso sempre respeitar uma margem de segurança. Então, as distâncias frontal e lateral sempre devem permitir alguma surpresa, mesmo que você acabe deixando espaços para as ultrapassagens dos mais estressados.
Depois, é preciso desenvolver a chamada "visão periférica", ou seja, nem só olhar pra frente, nem só para o retrovisor, mas é possível aumentar o seu ângulo de visão para ter mais domínio de "todo o cenário". Não é fácil, mas com treino vai ficando mais natural ...
Em tempo: Também gostei da idéia do "homem invisível".
acho que faltou distancia do veiculo da frente,mesmo quando vai fazer ultrapassagem só podemos ficar perto
se não vier ninguém atras,para acelerar e ir embora
F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Opa,
Acho que eu nao descrevi bem a situacao
Eu tava atravessando uma rua de duas maos. Como a primeira virada era a direita, me
pus a esquerda do veiculo, mas ele me acompanhou ate a segunda mao da via (onde
ele poderia agora ir reto ou virar a esquerda). Nessa eu iria reto, mas esperei ele ir
antes pq imaginei que tinha chances dele virar a esquerda e nao ter dado seta, que
foi o que aconteceu.
Agora essa visao periferica, nao sei se eh bem o que eu faco. Eu so tenho o costume
de alternar meu foco pra o retrovisor e pra frente no caso. Quando to sendo ultrapassado
foco tambem a minha esquerda, pra ver se o cara ta distante. Mas voce diz de treinar
pra conseguir ver o retrovisor ao mesmo tempo que a frente? Seria interessante
Ian,
Você acabou de tirar carteira, e mostra-se extremamente responsável !
A visão periférica no trânsito, você irá adquirir com o tempo e experiência, olhar rápidamente os retrovisores buscando diversas situações ocorrendo através dele, é a sua visão lateral, e um tanto de percepção.
da wikipedia:Visão periférica é a propriedade da visão de perceber o que está fora do foco principal de visão. Visão esta também conhecida como visão tangencial.
Quando vc escreve: "Mas voce diz de treinar pra conseguir ver o retrovisor ao mesmo tempo que a frente?" pense num siri!
Boa maneira para desenvolver visão periférica: Artes Marciais, Karatê, jiu-jitsu, taekwondo. Você aprende que seu adversário pode vir de qualquer lado. fiz uns 3 a 4 anos de karate quando era "criança" e realmente ajuda!
Ian Caio escreveu: Agora essa visao periferica, nao sei se eh bem o que eu faco. Eu so tenho o costume
de alternar meu foco pra o retrovisor e pra frente no caso. Quando to sendo ultrapassado
foco tambem a minha esquerda, pra ver se o cara ta distante. Mas voce diz de treinar
pra conseguir ver o retrovisor ao mesmo tempo que a frente? Seria interessante
Quando vi a foto também lembrei do que é comum de acontecer aqui na cidade.
Normalmente alguns carros param para dar passagem fora da faixa a pedestres e como normalmente usamos os corredores ou "cortamos" os carros isso é um sério perigo.
Já aconteceu de estar com minha mãe para entrar em uma rua à esquerda e o motorista do ônibus que vinha na outra mão parar para dar passagem, quando fui entrando um "Muleke Piranha Piloto de Fulga" cortou o ônibus pela direita e como tinha seu campo de visão limitado quase consegue o milagre de torar minha moto no meio.
A sorte é que usei um recurso simples, a sombra, vi a sombra dele vindo com a moto pela lateral do ônibus e consegui parar antes de acontecer o acidente.
Acho que uma das piores situações que já passei e as vezes ainda passo, é a do motorista de ônibus ou táxi parar fora do ponto (no caso do ônibus), para pegar ou largar passageiros, antes da faixa de pedestre com o sinal aberto para o trânsito, isso induz o pedestre que está esperando o sinal fechar para atravessar, a atravessar sem olhar para o sinal, para conferir se realmente o sinal abriu para ele, pois ele deduz que o veículo parou porque o sinal fechou.
Já aconteceu comigo, já vi acontecer várias vezes.
Acho até que esse "profissional" (não generalizando, é uma minoria) faz de sacanagem só para assistir a um atropelamento, pois não consigo entender como um profissional do trânsito não vislumbra que essa atitude é perigosa, por isso é proibido parar fora do ponto e pegar passageiros a distância inferior a 3 metros das esquinas.
Portanto, muito cuidado quando um veículo parar antes da faixa de pedestre com o sinal aberto para ele, é grande a possibilidade de alguém atravessar pela frente desse veículo.
Correa escreveu: Acho que uma das piores situações que já passei e as vezes ainda passo, é a do motorista de ônibus ou táxi parar fora do ponto (no caso do ônibus), para pegar ou largar passageiros, antes da faixa de pedestre com o sinal aberto para o trânsito, isso induz o pedestre que está esperando o sinal fechar para atravessar, a atravessar sem olhar para o sinal, para conferir se realmente o sinal abriu para ele, pois ele deduz que o veículo parou porque o sinal fechou.
Já aconteceu comigo, já vi acontecer várias vezes.
Acho até que esse "profissional" (não generalizando, é uma minoria) faz de sacanagem só para assistir a um atropelamento, pois não consigo entender como um profissional do trânsito não vislumbra que essa atitude é perigosa, por isso é proibido parar fora do ponto e pegar passageiros a distância inferior a 3 metros das esquinas.
Portanto, muito cuidado quando um veículo parar antes da faixa de pedestre com o sinal aberto para ele, é grande a possibilidade de alguém atravessar pela frente desse veículo.
Exatamente Correa, já presenciei isso algumas vezes tb. Hj em dia, até diminuo, qdo vou passar por um ônibus, parado onde estão desembarcando....