Ingenuidade ou falta de técnica?

14 Ago 2012 07:02 #2 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?
Eu uso a "técnica" de ser invisível no trânsito.

Explico, se eu fosse invisível, teria que tomar todas as precauções para não bater ou ser abalroado.

Não confio em NINGUÉM nas ruas e estradas: Carros, motos, caminhões, ônibus, bicicletas, carroças, tratores, animais e principalmente pedestres.

E desconfio de mim também, em relação às condições de ruas, estradas, curvas, condições climáticas...

Só confio no meu garupa: ELE
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Harada, Soueu, cros, marceloe, Ian Caio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 08:00 #3 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?
Gostei da técnica do Homem invisível ! É uma ótima estratégia de sobrevivência.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 12:52 #4 por cros
Respondido por cros no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?

MATUSA escreveu: Eu uso a "técnica" de ser invisível no trânsito.

Não confio em NINGUÉM nas ruas e estradas: Carros, motos, caminhões, ônibus, bicicletas, carroças, tratores, animais e principalmente pedestres.
E desconfio de mim também, em relação às condições de ruas, estradas, curvas, condições climáticas...


Pois é, sou muito atento a isso e ainda assim cometo barberagem, olho nos dois espelhos (não sei dirigir sem espelhos) e aainda assim só ultrapasso se tiver boa margem de segurança....

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 15:24 #5 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?
Realmente,

Com tanta gente sem o minimo de respeito nas ruas, o melhor a fazer eh dirigir
sem confiar em ninguem. Varias vezes ja aconteceu deu estar posicionado na esquerda
quando vou ir reto, ai olho pro carro da direita e penso "Quer apostar que o filho da mae
vai converter pro meu lado sem dar seta?", e fico parado esperando o cara sair antes de ir
em frente, e nao eh que o cara fez o que eu pensei? Melhor coisa eh desconfiar, pq se eu
tivesse confiado no bom-senso dele de dar a seta podia no minimo ter tomado um susto.

Triste como falta educacao nas pessoas.. :dry:

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 16:08 - 14 Ago 2012 16:11 #6 por alcides.pasqualini
Excelente assunto para reflexão. Já me vi em situação parecida com o exemplo dado, mas tive "sorte" de frear a tempo.

Pra mim, essa questão passa por dois pontos fundamentais:

Primeiro, é preciso sempre respeitar uma margem de segurança. Então, as distâncias frontal e lateral sempre devem permitir alguma surpresa, mesmo que você acabe deixando espaços para as ultrapassagens dos mais estressados.

Depois, é preciso desenvolver a chamada "visão periférica", ou seja, nem só olhar pra frente, nem só para o retrovisor, mas é possível aumentar o seu ângulo de visão para ter mais domínio de "todo o cenário". Não é fácil, mas com treino vai ficando mais natural ...

Em tempo: Também gostei da idéia do "homem invisível".
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe, Ian Caio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 16:32 - 14 Ago 2012 16:33 #7 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?
acho que faltou distancia do veiculo da frente,mesmo quando vai fazer ultrapassagem só podemos ficar perto
se não vier ninguém atras,para acelerar e ir embora

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 18:01 #8 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?
Opa,
Acho que eu nao descrevi bem a situacao :lol:
Eu tava atravessando uma rua de duas maos. Como a primeira virada era a direita, me
pus a esquerda do veiculo, mas ele me acompanhou ate a segunda mao da via (onde
ele poderia agora ir reto ou virar a esquerda). Nessa eu iria reto, mas esperei ele ir
antes pq imaginei que tinha chances dele virar a esquerda e nao ter dado seta, que
foi o que aconteceu.

Agora essa visao periferica, nao sei se eh bem o que eu faco. Eu so tenho o costume
de alternar meu foco pra o retrovisor e pra frente no caso. Quando to sendo ultrapassado
foco tambem a minha esquerda, pra ver se o cara ta distante. Mas voce diz de treinar
pra conseguir ver o retrovisor ao mesmo tempo que a frente? Seria interessante :)

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 19:33 #9 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?
Achei, simplesmente ótimo!
Tentarei me tornar (mais) invisivel !!!!!

MATUSA escreveu: Eu uso a "técnica" de ser invisível no trânsito.

Explico, se eu fosse invisível, teria que tomar todas as precauções para não bater ou ser abalroado.

Não confio em NINGUÉM nas ruas e estradas: Carros, motos, caminhões, ônibus, bicicletas, carroças, tratores, animais e principalmente pedestres.

E desconfio de mim também, em relação às condições de ruas, estradas, curvas, condições climáticas...

Só confio no meu garupa: ELE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 19:53 #10 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?
Ian,
Você acabou de tirar carteira, e mostra-se extremamente responsável ;) :cheer: !
A visão periférica no trânsito, você irá adquirir com o tempo e experiência, olhar rápidamente os retrovisores buscando diversas situações ocorrendo através dele, é a sua visão lateral, e um tanto de percepção.

da wikipedia: Visão periférica é a propriedade da visão de perceber o que está fora do foco principal de visão. Visão esta também conhecida como visão tangencial.

Quando vc escreve: "Mas voce diz de treinar pra conseguir ver o retrovisor ao mesmo tempo que a frente?" pense num siri! :whistle: :whistle:



Boa maneira para desenvolver visão periférica: Artes Marciais, Karatê, jiu-jitsu, taekwondo. Você aprende que seu adversário pode vir de qualquer lado. fiz uns 3 a 4 anos de karate quando era "criança" e realmente ajuda!

Ian Caio escreveu: Agora essa visao periferica, nao sei se eh bem o que eu faco. Eu so tenho o costume
de alternar meu foco pra o retrovisor e pra frente no caso. Quando to sendo ultrapassado
foco tambem a minha esquerda, pra ver se o cara ta distante. Mas voce diz de treinar
pra conseguir ver o retrovisor ao mesmo tempo que a frente? Seria interessante :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2012 06:55 #11 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?
Valeu mesmo Marcelo! :)

Vou comecar a treinar a visao periferica entao, tentar reparar nos retrovisores sem
olhar direto pra eles.

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2012 12:59 #12 por WesleiC.Santos
Quando vi a foto também lembrei do que é comum de acontecer aqui na cidade.

Normalmente alguns carros param para dar passagem fora da faixa a pedestres e como normalmente usamos os corredores ou "cortamos" os carros isso é um sério perigo.

Já aconteceu de estar com minha mãe para entrar em uma rua à esquerda e o motorista do ônibus que vinha na outra mão parar para dar passagem, quando fui entrando um "Muleke Piranha Piloto de Fulga" cortou o ônibus pela direita e como tinha seu campo de visão limitado quase consegue o milagre de torar minha moto no meio.

A sorte é que usei um recurso simples, a sombra, vi a sombra dele vindo com a moto pela lateral do ônibus e consegui parar antes de acontecer o acidente.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2012 16:28 - 11 Set 2012 16:32 #13 por Correa
Respondido por Correa no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?
Acho que uma das piores situações que já passei e as vezes ainda passo, é a do motorista de ônibus ou táxi parar fora do ponto (no caso do ônibus), para pegar ou largar passageiros, antes da faixa de pedestre com o sinal aberto para o trânsito, isso induz o pedestre que está esperando o sinal fechar para atravessar, a atravessar sem olhar para o sinal, para conferir se realmente o sinal abriu para ele, pois ele deduz que o veículo parou porque o sinal fechou.
Já aconteceu comigo, já vi acontecer várias vezes.
Acho até que esse "profissional" (não generalizando, é uma minoria) faz de sacanagem só para assistir a um atropelamento, pois não consigo entender como um profissional do trânsito não vislumbra que essa atitude é perigosa, por isso é proibido parar fora do ponto e pegar passageiros a distância inferior a 3 metros das esquinas.
Portanto, muito cuidado quando um veículo parar antes da faixa de pedestre com o sinal aberto para ele, é grande a possibilidade de alguém atravessar pela frente desse veículo.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2012 16:44 #14 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?

Correa escreveu: Acho que uma das piores situações que já passei e as vezes ainda passo, é a do motorista de ônibus ou táxi parar fora do ponto (no caso do ônibus), para pegar ou largar passageiros, antes da faixa de pedestre com o sinal aberto para o trânsito, isso induz o pedestre que está esperando o sinal fechar para atravessar, a atravessar sem olhar para o sinal, para conferir se realmente o sinal abriu para ele, pois ele deduz que o veículo parou porque o sinal fechou.
Já aconteceu comigo, já vi acontecer várias vezes.
Acho até que esse "profissional" (não generalizando, é uma minoria) faz de sacanagem só para assistir a um atropelamento, pois não consigo entender como um profissional do trânsito não vislumbra que essa atitude é perigosa, por isso é proibido parar fora do ponto e pegar passageiros a distância inferior a 3 metros das esquinas.
Portanto, muito cuidado quando um veículo parar antes da faixa de pedestre com o sinal aberto para ele, é grande a possibilidade de alguém atravessar pela frente desse veículo.


Exatamente Correa, já presenciei isso algumas vezes tb. Hj em dia, até diminuo, qdo vou passar por um ônibus, parado onde estão desembarcando....

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2012 17:04 #15 por FernandoDF
Respondido por FernandoDF no tópico Ingenuidade ou falta de técnica?
Onibus parado e bola atravessando a pista é pé no freio na certa..... certeza que vem criança correndo atrás.

Ajude-me em meu treinamento Jedi vwdarkside.com/pt/jedi/fernando-braz-307780

FAZER 250CC 12/13 PRETA -
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.285 segundos