Peças usadas para motocicletas

26 Jul 2012 11:10 #1 por Soueu
Considerei muito importante a observação do motociclista internauta Leonardo 13 sobre o comercio de peças usadas para motos publicado do XT660net.

xt660.com.br/showthread.php?3153-Aten%E7...Pe%E7as-usadas-leiam ...

"Só mais uma alerta aos amigos que estão começando aqui no forum !!!!
Pessoal não comprem peças usadas, ao contrario das pessoas aqui do forum que vendem peças das suas proprias motos, nas ruas muitas das peças usadas vendidas nas lojas de peças usadas (Desmanches, bocas etc...) são de procedencia duvidosa, ou na maioria são peças retiradas de motos roubadas. Agora explico; o que todos podem ter culpa, comprem uma merd@ de peça dessas, que vc irá incentivar o vagabundo a roubar outra moto, somente para revender as peças novamente, alias, se tem gente para comprar, eles podem continuar roubando que sabe que a procura nunca acaba, e quem sabe a proxima pode ser a sua ja que vc não deixa a moto sem nenhum detalhe faltando, mesmo que seja peça de outra moto né ?!
Sei que muitos iram dizer, mais isso nunca acaba, se eu não faço outros irão comprar!!
Então faça pelo menos a sua parte.....
Que isso sirva para aqueles que não tem dinheiro para comprar as peças da sua moto e partem para o usado (Duvidoso)......

Minha opinião pessoal, eu não tenho muito dinheiro, não sou nenhum boy, e muito menos tenho um "Pai"trocinio , então se não tenho dinheiro para comprar as peças, deixo a moto parada até arrumar ela com peças de procedencia e ando de "onibus" , alias não vou morrer por causa disso..... Compro peças originais, paralelas de boa qualidade, e se tiver sorte em achar alguém vendendo (Que não seja no ML da vida) as peças que necessito, melhor ainda, por muitas vezes compro de alguém daqui do forum.... mas o duvidoso nunca. "

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2012 11:43 #2 por Soueu

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2012 11:52 #3 por aliciomf
Respondido por aliciomf no tópico Peças usadas para motocicletas
Meu amigo Soueu, concordo com vc sobre o comercio de peças usadas incentiva o roubo de um modo ou de outro. Mas te pergunto, o que fazer? Nao comprar peças usadas? Ou cobrar maior fiscalização de quem as vende?
Abração

Alicio Macedo

Paracatu MG
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2012 13:06 - 26 Jul 2012 13:10 #4 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Peças usadas para motocicletas
Alicio, a resposta está no texto do Leonardo :
"...Sei que muitos iram dizer, mais isso nunca acaba, se eu não faço outros irão comprar!!
Então faça pelo menos a sua parte....."


Evidente que os agentes públicos de segurança sabem onde e como a "coisa " acontece.
Notório também é a fraca legislação que acaba agindo a favor da criminalidade... enfim, acho que realmente cabe a cada um procurar fazer a sua parte.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2012 13:15 - 26 Jul 2012 20:36 #5 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Peças usadas para motocicletas
Vejam que interessante a resposta do BARBA do xtnet no referido tópico :

"Pessoal,
realmente, muito oportuno o tópico do do Leonardo13 ... ninguém aqui é criança ou ingênuo prá não saber distinguir o certo do errado ... porém existem pessoas q, muitas vezes não tem condições financeiras de ter uma moto ou um carro, mas, por STATUS insistem em ter. Comprar uma moto ou um carro hoje, qualquer um pode ... O verdadeiro PERRENGUE começa a partir daí ... LICENCIAMENTO, IPVA, DPVAT, acessórios, manutenção, combustível, e por aí vai ... a moto/carro ficar parada, nem pensar ... aí surge a dúvida ... PÔ, a mesma peça por menos da metade do preço ... NINGUÉM precisa saber q foi comprada nessas condições ... o IMPORTANTE é o veículo andando ... aí FXXXU ...
Que vai ter neguinho e branquinho, do bem e do mal, com loja ou sem loja vendendo a peça, com certeza vai ... o IMPORTANTE É QUEM VAI COMPRAR fazer a diferença ...
É a lei da oferta e da procura ...
Considerando os altos preços de peças nas lojas, é até tecnicamente (in)compreensível (???) q as motos pequenas, muito usadas até prá trabalho sejam muito visadas ...
o q me deixa P. DA VIDA é saber q, quando se trata de moto grande, o filho da égua q compra as peças, num tem nem onde cair morto, mas quer "pagar" de BOY ...
resumindo ... louvável a iniciativa do Leonardo ... tem q enfiar na cabeça da mulecada mesmo, q o verdadeiro MAIOR CRIMINOSO não é o q rouba ou o q intermedia ...
É O ANIMAL Q COMPRA !!!
abraços "

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2012 14:23 #6 por cros
Respondido por cros no tópico Peças usadas para motocicletas
Já comentei isso num dos vários tópicos sobre peças usadas.

O problema nem é o valor da peça, mas achar a peça.

O principal fomentador do roubo de veiculos (carro, moto, trator, bicicleta) é o governo que obriga a montadora a manter um estoque de reposição por pouco tempo, e da fabricante que se aproveita disso e nem mantém a reposição pelo temponecessaŕio, até porque elas retiram da linha de montagem em menos de 2 anos.

Mas esse problema deve acabar pois a obolecencia é tamanha que vamos ter que abandonar o veiculo numa estrada qualquer e comprar outro novo, assim como é hoje com os celulares, antes de vencer a garantia já estão comprando um mais novo.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2012 22:17 #7 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Peças usadas para motocicletas
Um delegado hoje na tv dizendo sobre o aumento de roubos de veículos na capital paulista, citava que o erro (que nós já sabemos disso) está em os governos autorizarem leilões com veículos de numeração eliminada e ai... ... ...

Todos falam e sabem disso, mas nenhum desses parlamentares id107@6 fazem nada a respeito para alterarem a legislação. Quando se trada em legislar para endurecer com o que notoriamente errado os f1l405 d@ p#7@s amolecem. Até parece que são financiados pelo sub mundo... Fala aí Cachoeira !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 01:25 #8 por vagner.abreu
Respondido por vagner.abreu no tópico Peças usadas para motocicletas
Muito genérico o ataque a compra de peças usadas.

Deixe-me eu dar o meu ponto de vista e discordar de algumas coisas, a ponto de saber diferenciar o que é "a cadeia do crime" e o "comércio legal". E o porque de existir a necessidade de comprar peças usadas.


Há alguns anos, as motos roubadas acabam não exatamente indo parar em desmanches, mas sim em motos de trilha, atravessando a fronteira, usando em locais onde a pobreza é maior (aqui não tem como eu usar outro termo), ou onde o braço do Estado não alcança. Justamente por causa da numeração das peças e do risco de ser pego em flagrante, muitos "desmanches" agora adotam comprar motos de leilão para evitar problemas. Muitas vezes uma moto é roubada apenas para ser "fruto de troféu" em uma comunidade por aí.

Claro, não nega-se o fato de que existem meios de burlar a lei e usar notas frias para motos roubadas. Neste caso, uma boa pesquisa na base policial e bastante informação ajudam a evitar maiores pepinos.

Outros casos mais atuais são de pessoas que não pagam totalmente a parcela da moto, que está vinculada à empresa de financiamentos. Resultado: moto acaba indo para a busca e apreensão. E o cara acaba vendendo pedaços da moto por aí antes da polícia ir buscar.

Então, consideramos "cumplicidade" quando a pessoa compra uma peça usada (ou moto usada):
- sem procedência (ou seja, sem uma nota de leilão ou documento de baixa no Detran)
- sem controle (recibo, identificação, compra em lugar que não é uma loja de motos).

Como dito, hoje os antigos desmanches de moto que viviam à margem da lei ganharam um pouco com as regras de leilão, no caso comprando motos sinistradas que podem ser aproveitado peças para outras motos. Isso é completamente dentro da lei.

Outro caso é a pessoa que tem uma moto parada, não consegue mais conserto (ou não quer mais mexer nela), então ela "dá baixa de documentos" no Detran. Outro caso completamente dentro da lei.

Existem também os casos dos "caducados", motos antigas que não fizeram atualização de seus cadastros, e provavelmente o próprio Detran deu baixa na mesma. Alguém que entende de leis pode verificar se isso é verídico.

Nestes casos, também isso ajuda no comércio de peças antigas de motos. Motos que não estão mais em produção muitas vezes não tem uma peça equivalente. O jeito é apelar para peças usadas. Isso se também as peças usadas não acabam sendo caras devido ao velho "oferta e demanda". Já que peças antigas são raras, no final o que comanda o preço é a procura da mesma...

Então podemos dizer que casos dentro da lei são:

- Motos sinistradas vendidas em leilão (com nota original do leiloeiro e tudo o mais conforme al ei)
- Motos com baixa no Detran
- Motos com documentos "caducados" (à averiguar).

O comércio de peças usadas acaba atendendo a todo o tipo de pessoas. Como dito, ajuda tanto o pessoal que recupera motos antigas, assim recuperando parte da história do motociclismo; quanto ajuda o pessoal que comprou uma moto importada ou cuja fabricante ou montadora não dá mais suporte com facilidade (Sundown por exemplo). E também o fator "preço", já que o preço de um escapamento acaba sendo o preço da parcela da moto. Compensaria mais trocar de moto do que comprar só o escapamento, o que aí é meio equivocado.

Claro que há o fator que peças usadas JÁ FORAM USADAS, a qualidade e durabilidade não é a mesma de uma peça nova. Mas quem compra peça usada sabe disto também. Muitas vezes compra uma peça apenas para andar mais um tempo com a moto até ter a oportunidade ou de arruma-la com mais calma e com peças de boa qualidade ou de troca-lá.

Enfim, acho que ficar pregando "não compre peças usadas" é meio ruim. E meio "Admirável Mundo Novo" também (melhor jogar fora do que consertar). O melhor é "Não comprar peças sem procedência".

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 06:37 #9 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Peças usadas para motocicletas
Discordo em partes:

As motos roubadas, são na sua grandíssima maioria, novas de baixa cc (para trabalhadores):

Pelo preço de uma peça paralela não justifica a compra de uma "roubada" quase de graça e sem nota.

Ou novas de média / alta cc e caríssimas (para quem pode pagar):

Aí vem a sacanagem! O cara compra uma moto cara e não tem grana para comprar peça original / paralela ???????

Daí o suposto "endinheirado" vai procurar os Robautos da vida...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 01:32 #10 por vagner.abreu
Respondido por vagner.abreu no tópico Peças usadas para motocicletas
Tenta fazer uma conta de cabeça. Se uma peça vale a prestação de uma moto (e sabemos que muitas motos hoje caras são pagas via financiamento), o que fazer? Largar a moto e comprar uma nova? Ou consertar e engolir o sapo do preço alto? Existe a terceira via, que é comprar uma peça usada. Se não fosse este mercado, teríamos mais sucatas por aí lotando pátios. Veja que não falo de pessoas que roubam motos para desmanchar.

No caso de motos mais comuns, de baixa cilindrada, nem todas tem peças paralelas. E muitos implicam com a qualidade das paralelas, preferindo peças originais usadas. Quanto a preço, lembremos que muitos tem suas "prioridades" econômicas. Economizam nas peças pois tem outras coisas para pagar, no caso mais prioritários que a peça em si. Admita: todos gostam de barganhar, de comprar ou ganhar de graça. Só que a moral fala mais alto muitas vezes. "Cavalo dado não se olha os dentes".

Aos poucos, a prática de roubo para desmanches vai se matando, graças a legislação. Lembremos disto também.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 11:33 #11 por Karas
Respondido por Karas no tópico Peças usadas para motocicletas
Querem ter uma ideia?
Passe algumas horas na região da General Osório.
Tem algumas entradinhas em que fica um cara na porta perguntando: é peça? é peça?
Como pode ter tantas peças iguais em estado de novas nessas "lojas" com motos adquiridas em leilão e que as mesmas estão a séculos na porta da loja? Essas carcaças de moto são colocadas na rua quando as lojas abrem e depois são guardadas quando as lojas fecham.

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 14:44 #12 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Peças usadas para motocicletas
Então tá na cara para qualquer um ver. Pô, as autoridades se fazem de segas e surdas.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 14:53 #13 por espricio
Respondido por espricio no tópico Peças usadas para motocicletas
Também sou contra a compra de peças usadas. Realmente dependendo da peça, uma nova original ou mesmo paralela é caro. Mas peça usada, a maioria vem do mercado de roubo. Como disse o karas, será que existe tanta moto em leilão assim para abastecer o mercado de peças usadas, só da Gal. Osório ??? Só compraria uma usada em caso extremo e tento o maximo de garantia de que a procedencia é de moto de leilão.

Wagner, não concordo com o que você disse que nas motos de baixa cilindrada nem todas tem peças paralelas. Creio que essas motos, pelo baixo custo, e portanto compradas por quem possui menos grana são as que mais tem mercado para peças paralelas.
E olha que pessoalmente não sou fã de peças paralelas. Custam menos que a original sim, mas muitas tem vida uitl muito menor, o que, no final das contas acaba saindo mais caro, apenas que em vez de gastar uma vez, você paga em prestações por assim dizer. Na scooter, como ainda é nova, não tive que comprar nenhuma peça, mas no meu carro (ano 2000) já troquei algumas, na maioria por tempo de uso mesmo e não por quebra prematura e posso dizer de 90% delas preferi pegar original.

Alguns falam que sou meio radical, mas em relação a carro e moto, penso assim: Se não tem condições de manter a manutenção minima, melhor não ter. Sei que muitos irão me apedrejar, mas é meu modo de pensar. Porque já vi muitos casos da pessoa fazer as contas e ve que consegue pagar aquelas 1000 prestações, mas esqueçe que todos os outros custos alem de combustivel. Dai logo o carro/moto fica sendo consertado com gambiarras, que quebram na rua a aumentam ainda mais os engarrafamentos, isso quando não causam acidentes...

Suzuki Burgman i (2011/2012)

Ex-motos (decada de 90 !!!)
Honda CG-125 79
Yamaha DT-180 82

Tatuapé (ZL) - São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 16:48 #14 por Karas
Respondido por Karas no tópico Peças usadas para motocicletas
Hoje o cara compra peça de moto do amigo dele, amanhã um outro amigo está comprando peça da moto do cara. O seguro fica caro e algumas motos nem fazem seguro.
Quando querem "levar" a moto não pensam duas vezes e se piscar, levam a vida também.

www.roubadosbr.com.br/mais_roubados.php

Pra onde vão todos esses veículos?

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2012 20:06 #15 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Peças usadas para motocicletas

MATUSA escreveu: Aí vem a sacanagem! O cara compra uma moto cara e não tem grana para comprar peça original / paralela ???????

Daí o suposto "endinheirado" vai procurar os Robautos da vida...


E ser "boy" !!!!!
ostenta o carro, a moto, mas e a moradia como vai ......
Já vi bmw e audi em casa precisando de pintura, não entendi, ou melhor interpretei assim: O cara mostra que é F pq tem carrão, motão, mas não tem $ para cuidar da casa !!?
Esse com certeza vai para robauto!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.239 segundos