espricio escreveu: Ian, o garupa deve acompanhar o movimento da moto. Lembro de uma vez, um amigo apareceu com uma RD350 e fui dar uma volta com minha irmã. No meio da rotatoria, eu deitando a moto e nada de querer fazer a curva, com a frente já querendo ir para baixo de um caminhão estacionado. Quando olho pelo retorvisor esta minha irmã forçando o corpo no sentido contrario... berrei para ele dentar pro mesmo lado e dai a moto curvou... mas foi por pouco...
Entao acho que ate que me portei bem. Nas curvas eu meio que acompanhava o movimento do piloto e da moto. No comeco
ainda tinha que me corrigir pra nao tentar espiar a curva com a cabeca..
Assim que eu tiver minha moto vou treinar colocando bagagem na parte de tras da moto, aprender a lidar com essa diferenca
de peso antes de me arriscar a levar alguem na garupa.
a garupa deve ser magra, bonita, boa de cama, calada, não dar palpite nas conversas dos motociclistas, acompanhar todos os seus movimentos sem hesitação, gastar pouco dinheiro, fazer o que vc mandar sem perguntando porque, lavar a moto quando necessário....
e se não for assim não vale a pena levar....
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
diretor escreveu: a garupa deve ser magra, bonita, boa de cama, calada, não dar palpite nas conversas dos motociclistas, acompanhar todos os seus movimentos sem hesitação, gastar pouco dinheiro, fazer o que vc mandar sem perguntando porque, lavar a moto quando necessário....
e se não for assim não vale a pena levar....
Vixe Maria, aí tá mais para uma boneca inflável...
magra
boa de cama
calada
não dar palpite
acompanhar todos os seus movimentos.....
From Santo André - Brasil.
Honda CG150 Titan ESD 2007.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca
tipico porque?
vem me dizer que o sr. gostaria de viajar carregando uma gordona na garupa....
talves sua moto seja uma Gold wing, então não faz muita diferenca, mas pras motos mais esportivas é muito ruim...o peso extra muda muito o centro de gravidade da moto e prejudica nas curvas de alta...a parte trazeira abaixa muito mais que o normal...enfim...não presta!
reparei que seu nome tem cor diferente...alem disso, tem milhares de postagens neste forum...o sr é o chefe?
Ian Caio escreveu: Sei que a dica universal pra garupas eh "Nao leve garupas".
Desconheço esta regra. E se fosse verdade, só fabricariam motos monoposto.
Minha dica é: Se a pessoa tem medo de andar de moto, não a leve na garupa. Ela vai te desequilibrar e te jogar no chão.
Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
Desenterrando, mas hoje levei um garupa mais pesado que eu. Ainda estranho
a diferenca do centro de gravidade, nao tenho muita confianca nas curvas, entao
elas saiam mais abertas e as vezes eu colocava o pe pra fora. Fora que a mudanca
de marchas foi bem mais chata . Eu tenho costume de passar as marchas
em rotacoes mais baixas, quando sinto o menor sinal de esforco do motor mudo de marcha.
Acontece que acho que mudo com antecedencia, entao aconteceu varias vezes deu ter que
voltar a marcha por que aumentei ela, e saquei que a marcha tava alta mas precisava de mais
forca. Foi tranquilo ate o trajeto, mas acho que eu nao teria confianca ainda pra pegar trechos
mais movimentados e com curvas mais fechadas.
É mais fácil ensinar a ela como ser uma boa "garupa" do que ensinar você dicas de como levar ela.
A dica mais básica é perder o medo, se você tiver medo com certeza vai ter muito mais dificuldade nas manobras pela pressão.
Se ela é instrutora com certeza deve ter uma experiência boa em moto e sabe como se comportar principalmente em curvas.
Lembre-se se entrar em um curva nunca deixe o medo dominar você, a maioria dos acidentes acontecem justamente por "desistirem" da curva e passar direito.
Demorei de ver sua resposta..
A dificuldade era justamente essa que voce falou, entrar com confianca na curva..
As curvas saiam muito abertas, e acho que parte do medo era tambem pela responsa
que agente tem em cima da pessoa que ta na garupa..
Vou continuar praticando, um dia ainda levo garupa como se nao tivesse ninguem alem de mim
E foi muito estranho. Totalmente diferente de andar sozinho.
A Traseira abaixa muito, o centro de gravidade muda e a frente fica muito leve.
Logo que sai, a moto ficou fazendo zigue zague, rsrs, até que me acostumei mais ou menos.
Em relação ao peso não tive problemas, nem em relação a troca de marchas, ou paradas.
Notei também que o freio se usado como quando não estava com garupa, também ajuda a desestabilizar um pouco o equilíbrio. Deve utilizar mais suavemente o freio.
Tive medo na primeira curva, mas não tive problema quando passei por ela.
Em velocidades baixas no começo era difícil manter o equilíbrio, mas aos poucos no percusso, fui melhorando a condução.
Em resumo: É totalmente diferente andar com garupa em relação a andar sozinho.