Pesquisa do DETRAN-ES

22 Abr 2012 14:53 #1 por Sidious
Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2012/04/espirito-santo-tem-quase-400-mil-motos-registradas-pelo-detran.html


22/4/2012 às 9h8 - Atualizado em 22/4/2012 às 9h8
Espírito Santo tem quase 400 mil motos registradas pelo Detran
Folha Vitória
Folha Vitória
Redação Folha Vitória

DivulgaçãoO número de motos registradas no Espírito Santo cresce a cada dia e já chega a marca de quase 400 mil. Até fevereiro deste ano, o Detran registrou 398.271 motocicletas. O problema é que esse aumento é acompanhado por altos índices de acidentes.

Pensando nisso, o Detran/ES intensifica as ações educativas em pontos estratégicos. Durante o ano passado, foi desenvolvida a campanha "Você pode não ter uma segunda chance". Em 2012, o objetivo é realizar abordagens principalmente no interior do Estado.

No final de 2011, o Detran divulgou uma pesquisa que revelou os motociclistas sabem dos perigos representados pela condução da moto, sobretudo quanto ao ponto cego e à dificuldade de ser visualizado pelos outros motoristas. Os dados apontam que 79,9% deles sabem da existência do ponto cego.


De acordo com a pesquisa, em geral os motociclistas conhecem as leis de trânsito, mais reconhecem a irresponsabilidade de muitos companheiros, sobretudo os motoboys. Entre as reclamações se sobressai a queixa de perseguição pelos agentes de trânsito e das constantes fechadas, alvo de 67% das reclamações dos condutores de motos, seguido dos motoristas que não sinalizam as manobras pretendidas, com 42,3%.


As informações coletadas pela pesquisa demonstram ainda que os motociclistas consideram que as leis atuais não refletem os usos e costumes vigentes da categoria, mas têm ciência dos problemas advindos do aumento da frota de motos nas cidades.


Para serem percebidos pelos outros condutores, eles utilizam métodos como o uso constante da buzina: 64,8% usam a buzina para serem "vistos" e 35,4% tentam posicionar a moto na direção do retrovisor. Nesta etapa da pesquisa, foi constatado um problema de interpretação por parte dos motoristas. Enquanto os motociclistas tentam ser vistos, e mostrar que estão ali por meio da buzina, os motoristas encaram o sinal sonoro como uma implicância ou arrogância.


Quando perguntados sobre o uso do corredor os motociclistas consideram que tal prática é proibida, porém, pelas características do veículo, tais como agilidade, velocidade e tamanho, o corredor seria um espaço de direito da categoria. Por isso, 51% dos entrevistados disseram que o corredor deveria ser regulamentado por lei.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Abr 2012 16:06 #2 por Giovani.rio
Respondido por Giovani.rio no tópico Pesquisa do DETRAN-ES
Falta uma politica de concientização dos motoristas e motociclistas durante o processo de habilitação.
O cara entra na auto escola pra tirar habilitação e sai de lá sem saber como se comportar no transito junto aos motociclistas.
Já os motociclistas não sabem (em sua maioria) se comportar junto aos carros.
Eu acredito que todo motorista deveria ser obrigado a fazer um cusro de motociclista.
Mas quem vai fazer isso ? Nem adianta falar nada ...

Filhos da Rebeldia - Brasil
- Softail Deluxe - 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Abr 2012 16:45 #3 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Pesquisa do DETRAN-ES
Acabo de postar em um tópico, onde, acredito que o colega seja neófito em motos. Pela postagem não sei da idade dele, nem se já é motorista habilitado. http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=21778&title=podese-comear-com-uma-600

Mas ele pretende começar por onde se termina e esse acredito ser um dos motivos que levam à fatalidade de muitos motociclistas.
Embora tenha habilitação C/A, não me atrevo a dirigir um veículo comercial leve, sem antes me adaptar a ele e conhecer os macetes dessa condução.Muitos meninos perdem o medo com facilidade ... e a vida também !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.084 segundos