Técnicas de utilização defensiva do freio dianteir

25 Mar 2012 14:14 #2 por CarlosAmaral
Galera, sempre admirei pilotos que dominam as frenagens. Vamos compartilhar experiências? Abraços a todos.

Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com

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25 Mar 2012 17:38 #3 por Lauri
É importante ressaltar que ao acionar o freio dianteiro primeiro que o traseiro ocorre um maior afundamento das suspensões dianteiras, dificultando o controle da motocicleta. O ideal é tocar levemente o traseiro e ai sim partir para o ataque ao manete dianteiro, pois assim diminuimos esse efeito indesejado. Abraços a todos.

Ame a sua moto, trate-a com respeito: assim essa relação resistirá a todas dificuldades.

Agrale STX 27.5 96, Falcon 05, twister 07, finalmente a Busa 10/10

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26 Mar 2012 08:50 #4 por CarlosAmaral
Boa! Muito bem lembrado!

Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com

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26 Mar 2012 19:15 #5 por LVC
Boa noite cloegas do M.O.
Uma vez vi uma entrevista do Bruno Corano em um programa na BAND e ele falou sobre frenagem. Disse que é comprovado que usar os três últimos dedos da mão (médio, anular e mínimo) traz os melhores resultados de frenagem.
Já faz um bom tempo que faço dessa forma e o que eu percebi logo que comecei (antes usava indicador e médio) é que a sensibilidade aumenta consideravelmente e você consegue um domínio maior na intensidade da frenagem. Alguém já ouviu falar sobre essa técnica?

Abraços!!

Andar de moto é um vício, você arruma um monte de motivos para pegar sua máquina e ir "trabalhar".

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26 Mar 2012 19:20 #6 por Patriarca
Essa técnica não seria para pilotagem esportiva?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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26 Mar 2012 19:39 #7 por LVC
Então, não me lembro dele especificar isso, mas acredito que sim, sabendo que ele é piloto. Por isso que perguntei se alguém já ouviu falar sobre.

Andar de moto é um vício, você arruma um monte de motivos para pegar sua máquina e ir "trabalhar".

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27 Mar 2012 08:00 #8 por CarlosAmaral
Bom dia a todos.

Sim, é uma técnica esportiva e não defensiva. Esse posicionamento dos dedos não
é praticado, por exemplo, por Valentino Rossi. Ele posiciona com o indicador e
anelar. Hoje em dia vendem-se manetes curtos exatamente para este tipo de
posicionamento dos dedos. Porém, dependendo da moto que possua: uma esportiva
ou naked de alto desempenho, estes dois dedos já são suficientes para dar força
no manete. Como eu disse no artigo, não é errado usar dois ou três dedos. O
errado, na pilotagem defensiva, é frear e acelerar ao mesmo tempo. Esta técnica
de frear e acelerar, junto com "tocada" na embreagem, chama-se
"punta-taco" (termo "aportuguesado"). Amigos, frenagem
emergencial.



Abraços a todos.



Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com

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27 Mar 2012 11:40 #9 por LVC
Caramba, indicador e anelar?
Deve ser complicado de acostumar com isso, hehe.
Muito obrigado pelas dicas Carlos, certamente serão muito úteis, pelos menos para minha pessoa!
Abraços!

Andar de moto é um vício, você arruma um monte de motivos para pegar sua máquina e ir "trabalhar".

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27 Mar 2012 11:43 #10 por MATUSA
Acho que são o indicador e dedo médio...

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27 Mar 2012 13:45 #11 por bokomoko

LVC escreveu: Caramba, indicador e anelar?


Deve ser complicado de acostumar com isso, hehe.
Muito obrigado pelas dicas Carlos, certamente serão muito úteis, pelos menos para minha pessoa!
Abraços!


Já pensou se ele vai ao proctologista e pede uma "segunda opinião" ? Quaid dois dedos ?

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

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27 Mar 2012 16:18 #12 por CarlosAmaral
Caracas! Desculpe-me. Quando eu era criancinha minhas professorinhas não me ensinaram contar nos dedos. Você tem razão. Valeu!

Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com

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10 Abr 2012 06:28 #13 por Arthur_Caldeira
Pessoal, bom dia...



Ontem eu passei por uma situação um tanto quanto perigosa e graças as dicas e
conselhos sobre utilização dos freios da moto estou aqui para contar a
historia...



Trabalho na Avenida Paulista e moro em Santo Andre - SP... Na volta para casa
resolvi ir pela Via Anchieta já que passar em São Bernardo para pegar a minha namorada
que estava na casa de uma tia dela...



Peguei a Anchieta no km 0 e como o transito não estava ruim
era possível andar na faixa da esquerda (para evitar os ônibus e caminhões) em
velocidade normal (60 km/h)... Eis que quando estou chegando ao final do trecho
urbano um Gol preto que estava a menos de 5 metros a minha frente simplesmente
sai da faixa do meio para a faixa a esquerda a 10 km/h sem dar seta e
atravessando o carro no meio da faixa que eu estava... Na hora eu pensei “já
era! Primeiro tombo!”... Mas graças as dicas e conselhos que eu sempre leio no fórum
e no site (e procuro treinar sempre que possível!!) consegui evitar o acidente...



Então galera to aqui
só pra agradecer!!! Valeu mesmo!!!

Moto: Intruder 125 09/10 (Soraya)

Santo André - SP

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10 Abr 2012 08:09 #14 por Jean_SP
Arthur, o segredo está realmente em praticar.... treinar. Viu alguma dica, começa a treinar, para que numa situação real, agirá naturalmente.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

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10 Abr 2012 08:27 #15 por CarlosAmaral

Carlos Amaral
amaralinstrutor.blogspot.com

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