Multa durante a Provisória

01 Fev 2012 08:38 #1 por Bianca
Olá a todos!
Aconteceu o que eu temia, tomei uma multa no primeiro mês de carteira provisória.
Motivo: Andar na contramão (cidade nova, entrei 1 segundo, me toquei e retornei)
O guarda me parou e me multou, ao sair percebeu que eu e o carona estávamos sem viseira.
Resultado: outra multa!
Fui pra casa e só parei de chorar de noite, não sei como agir agora e conto demais com a ajuda de todos vcs.
O guarda disse que tem 98% de chance que em 30 dias o Detran entre em contato comigo para que eu entregue minha carteira.
Vai acontecer isso mesmo?

Bianca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 08:55 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Multa durante a Provisória
Olá Bianca seja bem vinda.Por acaso o guarda anotou seus documentos ou somente a placa da moto?
" http://carrocarro.com.br/2010/perde-a-carteira-de-motorista-provisoria/

A carteira de motorista provisória é uma espécie de licença monitorada em que o condutor de primeira viagem recebe e que fica em teste por um ano.

Passado este tempo e se o motorista não cometer nenhuma infração de trânsito, ele recebe a carteira definitiva.

Multas que levam a perda da carteira provisória:
2 multas de grau médio ou leve – que valem 3 e 4 pontos1 multa de grau grave ou gravíssima que valem 5 e 7 pontos[/list]
Quando o motorista perde a provisória, terá que refazer todos os exames do zero.

Podar pelo acostamento ou furar o sinal vermelho são multas gravíssimas e perde a carteira provisória no ato."




Eu estava falando com meu irmão que tirou a carta dele recentemente que se o policial não tomou sua carta na hora ele já errou, então é provável que chegue a multa em casa sim, mas como andar na contramão é infração gravíssima é provável sim que vc perca a carta.

Mas se fosse comigo iria até uma auto-escola para me informar melhor, ou aguardaria mais comentários.




Abraço.


Patriarca2012-02-01 10:56:59

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 09:03 #3 por ogaitnas
Respondido por ogaitnas no tópico Multa durante a Provisória
Sem querer parecer o chato, mas na contra-mão e sem viseira... feio hein.

Mas fato, se o guarda não anotou o número de sua carteira, vc pode pedir p/ qq outro conhecido que tenha carta de moto definitiva se apresentar como condutor e seguir com a vida.

Mais esperta nas placas e coloque uma viseira no capacete, se vc acertar um mosquito a 100 por hora vai doer bastante...

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 09:04 #4 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Multa durante a Provisória
Infração grave ou gravíssima durante a Provisória invalida o processo e ao vencer a Provisória perde-se o direito de dirigir. Tendo-se que iniciar um novo processo.
Viseira aberta e trafegar na contramão em via de mão única são infrações gravíssimas. Logo...
O silogismo é perfeito. O enunciado é autoexplicativo.
Mas.....
Se não foi lançada a autuação em seu nome (o guarda pegou sua CNH e você assinou autuação?), é só fazer como já foi dito: transfira para outra pessoa.
E só pra lembrar !!!




Jota Nunes2012-02-01 11:09:23

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 09:05 #5 por Bianca
Respondido por Bianca no tópico Multa durante a Provisória
Obrigada por responder.
Pois é, ele anotou sim tudo o que pôde, e me disse que dentro de 30 dias o Detran iria pedir a minha carteira.
Só que de tanto ler sobre o assunto (que cada um diz uma coisa) notei que cabe recurso, pois não cheguei a nem transitar na rua, só ia entrando e já fiz o retorno. E quanto as viseiras tbm posso recorrer, mas nao sei como.
Se alguém souber, me diga.

Bianca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 09:13 #6 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Multa durante a Provisória
Pelo que eu sei, a Provisória vale até a data que está escrita no documento. Se você cometeu infrações graves ou gravíssima com a Provisória você não poderá receber a definitiva quando a Provisória vencer, mas poderá continuar circulando com a Provisória enquanto ela estiver na validade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 09:18 #7 por Bianca
Respondido por Bianca no tópico Multa durante a Provisória
Sim, eu assinei a multa.
E mais um detalhe: o guarda colocou a infração X2 pq eu e o carona estávamos sem viseira, terei que pagar duas vezes o valor da multa??
E só pra ressaltar, apesar de saber que de nada adianta, eu estava em um local desconhecido e me enganei, mas foi apenas por um segundo e já retornei. Não estava trafegando pela contramão como uma louca como sugere a multa, e quanto a viseira eu a possuo mas nesse calor ela incomoda demais, pensei que pudesse evitar usá-la mas vou sentir no bolso o meu equívoco.

Bianca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 09:34 #8 por ogaitnas
Respondido por ogaitnas no tópico Multa durante a Provisória
Vou deixar a dica de quem já foi salvo de umas 10 pedradas fortes na estrada pela viseira, nunca ande sem viseira, calor passa com o vento, um corte no rosto ou machucado feio no olho não... fora a multa.

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 09:44 #9 por Bianca
Respondido por Bianca no tópico Multa durante a Provisória
Agradeço as dicas, mas preciso que alguém saiba responder as minhas dúvidas que ainda estão pendentes.

Bianca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 09:56 #10 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Multa durante a Provisória
Se vc assinou a multa, dificilmente ganhará em algum recurso. A assinatura funciona como uma confissão de culpa, que concorda com a multa que lhe foi aplicada.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2012 11:21 #11 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Multa durante a Provisória
Bianca, o problema é que foi logo no primeiro mês.

Eu tomei multa quando estava na provisoria e assinei a multa.

Mas consegui "reverter" a situação da seguinte forma:

Eu esperei até o prazo máximo para entrar com o recurso, e entrei. Pois durante o processo de julgamento, que é um pouco moroso, eu renovei a carteira e os pontos caducaram, sendo que apenas paguei a multa.

Claro, no meu caso faltavam poucos meses para a renovação. No seu caso, falta bastante tempo. E isso foi em 2001.

Aconselho a buscar um advogado para entrar com o recurso. No meu tempo usei um "despachante" que mexia com isso, mas andei ouvindo que a maioria dos despachantes não quer mexer com isso.

Sobre o Guarda, sei que ele cumpriu o papel dele, mas acho que no seu caso, uma bela "mijada" te educaria melhor do que tirar a tua carteira...

Boa sorte!

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Fev 2012 11:31 #12 por Cocomoto
Respondido por Cocomoto no tópico Multa durante a Provisória
Mas perai... Caso eu leve uma multa e não concorde com a mesma. Eu posso me recusar a assinar e tentar recorrer ?

Entendi certo ?

Por que em 2008, quando ainda tinha a provisória, levei uma multa por estar com uma sandália.
Mas ela não se encaixava somente no dedão como as havainas, era tipo uma Rider e as fivelas iam por todo o pé menos na parte de trás, mas ela era bem presa e não escapava fácil. Expliquei para o guarda, inclusive contei que um outro guarda tinha falo que aquela não teria problema. Mas não adiantou.Acho que a lei sobre o calçado correto é muito subjetiva e dependendo do guarda, se ele não for com tua cara, ele vai te multar se quiser a menos que você esteja com tênis.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.153 segundos