Recall que nao foram feitos....

19 Nov 2009 11:41 #1 por Fubeka
Com o recente recall da yamaha para substitução de componentes da suspensao trazeira das Fazer 250 anos 2006 - 2008, desconfiei que a Yamaha so chamou os propietarios para fazer reparos preventivos devido a problemas ja ocorridos e por sentenças judiciais, que creio eu, milionarias devido a danos fisicos, etc... nao pode ter por ter sido testes pela fabricante, muito menos a preocupação da Yamaha pelo consumidor... (oh... coitadinho... pode acontecer um acidente com ele...)
Essa minha desconfiança vem do fato de somente apos quase quatro os propietarios de Fazer 2006 serem chamados....
Tenho percebido que praticamete todas as montadoras de veiculos, talvez pela pressa de lançar um produto no mercado, ou na tentativa de baratear custos, permitem que sejam lançados e vendidos no mercado, produtos cuja determinadas peças se tornam vulneraveis... sucetiveis a quebra antes do tempo... mas que nunca realizou-se Recall... Gostaria de citar dois exemplos...

1 - Motor das primeiras Honda cg 150 (acredito que so tenha sido com as primeiras mesmo...): Nao duravam mais que 60.000 km... (isso é comprovado por varios proprietarios que tomavam devidos cuidados)

2 - Sistema de buchas da balança trazeira da Suzuki Yes 125: Cria folga com menos de 3000 km e as vezes nem mesmo 2000 km. Eu ja senti na pele.... e tenho conversado com todos os usuarios de Yes que ja conheci e todos eles sao unamimes. Ah e detalhe... Fiz o reparo tres vezes... e todas em consecionarias suzuki.

Bom, como estes exemplos nao colocam em risco a "saude" humana... (mas nos deixam com muita raiva), nao ha ações judiciais para indenizações e por isso nao ha Recall...

Acredito que isso nao ocorre em mercados realmente serios... achar que recall é respeito ao consumidor... nao vejo bem por este lado.. vejo mais como market e para evitar problemas maiores, como pagamentos de indenizaçoes etc... onde so quem ganha mesmo é a propria Marca....

Tai minha opniao... deixem as suas!

Recado dado, peixe vendido, Cambio, desligo!!!

FAZER 250 2009 / 2008 Azul

Ex: Suzuki Yes 07/07

Brasilia - DF

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19 Nov 2009 14:04 #2 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Recall que nao foram feitos....
A alguns anos, eu trabalhava com um cara que exportava peças de Escort para a inglaterra. Ele sempre trabalhou no ramo automobilistico de auto peças e me disse que, quando tinha uma pequena fábrica de auto peças (acho que parafusos), uma montadora regeitou um lote de peças por estar fora do padrão. Outro lote foi confeccionado e entregue, mas a montadora fez outro pedido de urgência e ele não tinha o material para atender. Foi quando a montadora pediu para ele entragar o lote regeitado mesmo, o que foi feito. Algum tempo depois, veio outro pedido que também não podia ser atendido por falta de material, e a montadora pediu desesperada que entragasse qualquer coisa. Foi quando ele ofereceu um lote de peças que a própria fabriqueta tinha regeitado, de tão ruim que estavam. A surpresa foi que a fabrica aceitou assim mesmo


Agora eu pergunto. Onde está a qualidade???


Ou é mais fácil entregar qualquer coisa, e depois, se der problemas, convocar um recall??????

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

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20 Nov 2009 22:04 #3 por Neto Itu
Respondido por Neto Itu no tópico Recall que nao foram feitos....
O processo de Recall não é tão simples quanto parece.
O mesmo ocorre em outros mercados, tais como o mercado americano, ou europeu. Falo isso com a experiência de quem fornece peças para estes mercados, e já sentiu na pele, o processo de um "quase recall" nos EUA.

O recall só é obrigatótio em caso de problemas que podem colocar em risco a vida do condutor do veículo ou pedestres, ou seja, problemas no motor, por exemplo, não são passíveis de recall, já que não coloca em risco o condutor, o motor para e pronto.

Realmente, a pressa de colocar um produto no mercado, cumprimento de prazos insanos faz com que estes problemas venham a tona, porém o problema só é descoberto um bom tempo depois, devido a periodicidade com a qual os componentes são testados. Cada componente de um veículo deve ser testado periodicamente, e este período pode variar de 6 meses a até 2 anos, o que provoca este atraso na detecção do problema.

O recall também envolve a imagem da marca (não deveria mas acontece), o que provoca um atraso ainda maior da implantação do recall.
Os custos de um recall, são absurdos, e geralmente são pagos pelo causador da falha, ou seja, se for um componente, o fornecedor do componente paga os custos de publicidade, e ainda os custos necessários para a troca da peça, revisão de estoques, horas de linha da montadora parada, custos que são extremamente onerosos, e que podem causar a quebra de um fornecedor, e que se for um fornecedor estratégico da montadora, isso passa a ser pouco interessante para montadora.

Uma montadora brasileira está enfrentando um problema sério no seu motor, o virabrequim cisalha após 13.000Km, com uma ocorrência de 1 carro em cada 1000 (se não me engano). Este caso, ainda que problemático, não é passível de recall, já que não causa risco com a segurança dos usuários, cabe a montadora resolver o problema, apenas isso.

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21 Nov 2009 12:30 #4 por Stardust Cowboy

Neto Itu escreveu: Uma montadora brasileira está enfrentando
um problema sério no seu motor, o virabrequim cisalha
após 13.000Km, com uma ocorrência de 1 carro em cada 1000
(se não me engano). Este caso, ainda que problemático,
não é passível de recall, já que não causa risco com a
segurança dos usuários, cabe a montadora resolver o
problema, apenas isso.


Mais uma do VHT???


Levei a Fazer hoje para fazer uns reparos e perguntei
sobre o recall: na concessionária onde levo só tem vaga
para janeiro! Vou deixar para fazer quando levar na
revisão dos 15000km, afinal, todas as revisões periódicas
foram feitas direitinho, com a lubrificação das tais
buchas que dão problema. E não acho que buchas bem
lubrificadas vão romper assim do nada.

Bandit 650S 2008/2009

São Paulo / SP

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22 Nov 2009 11:01 #5 por Neto Itu
Respondido por Neto Itu no tópico Recall que nao foram feitos....
Sim, mais uma do VHT!!!

Com relação a resposta do usuário Ezenecon, realmente, é complicado a entrega de peças para as montadoras, e os custos envolvidos na parada de uma montadora, são da ordem de R$ 1000 o minuto de uma linha parada, agora imaginem uma linha dessas paradas durante 3 horas para uma fábrica de parafusos. É o suficiente para fechar a fabrica. Por isso, essas atitudes de envio de peças sem qualidade, que as vezes são rejeitadas pelas montadoras, apenas por estarem com o revestimento galvânico fora do padrão de cor, nada mais que isso (isto é apenas um exemplo do que as montadoras rejeitam) são utilizados normalmente.

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23 Nov 2009 13:08 #6 por Heverton FZ
Respondido por Heverton FZ no tópico Recall que nao foram feitos....
Vou fazer o reccal da minha so daqui uns dois meses, com a revisão dos 5mil.....

Suzuki 125Yes 06/07 - Yamaha Fazer 08/08 - Honda CB600F Hornet 07/07 -Yamaha XTZ 125 10/10 - Honda CBX250 Twister 07/08 - Yamaha XTZ 125 09/09
Atuais: Yamaha Fazer250 11/12 - Yamaha FZ6 07/08

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23 Nov 2009 13:56 #7 por Fubeka
Respondido por Fubeka no tópico Recall que nao foram feitos....
A fiat executou um recall para a linha UNO, PREMIO e ELBA 1986-1988.

Peça: Tampa do Carburador.
Motivo: Soltava limalhas de ferro no carburador, ocasionando falhas.

E nao tem nada a ver com risco de vida... mas defeito de projeto mesmo... ocasionando somente falha mecanica. Isso indica que nao se faz recall somente por falhas que podem causar risco de vida e sim defeitos de projetos...

Estou Certo?

** Meu pai tinha uma Elba em 1992 e participou desse recall.

Recado dado, peixe vendido, Cambio, desligo!!!

FAZER 250 2009 / 2008 Azul

Ex: Suzuki Yes 07/07

Brasilia - DF

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30 Nov 2009 21:06 #8 por Neto Itu
Respondido por Neto Itu no tópico Recall que nao foram feitos....
Desculpe a demora na minha resposta.
Realmente, neste caso, vc tem razão, porém em 1992, a FIAT vivia um período que misturava ascenção e disconfiança do consumidor.
Um recall, por incrível que pareça, pode trazer o retorno da confiança do cliente na marca. ainda mais para uma marca que não é líder de mercado.
Existem os dois lados da moeda.

Abraço a todos.

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01 Dez 2009 07:05 #9 por Pena
Respondido por Pena no tópico Recall que nao foram feitos....
Estava vindo pro trampo e pensando exatamente nisto que você pensou, Neto!


É lógico que uma substituição de peças demanda um custo violento pra montadora mas será que isto não pode ser uma jogada da Yamaha pra ganhar mais credibilidade no mercado???


Teoria maluca mas com tanta gente doida neste mundo...

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

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01 Dez 2009 11:11 #10 por Fubeka
Respondido por Fubeka no tópico Recall que nao foram feitos....
Posso citar outro Recall que nao foi realizado (pelo menos ate agora)

SUZUKI JTOLEDO
Yes 125 (todas)
Lampada da lanterna queima todo mes... as vezes queima duas vezes no mes a casa 15 dia. Coisa mais dificil é ver suzuki Yes com esta lampada funcionando.

* Pode causar perigo ao codutor, pois a noite, numa estrada pouco iluminada é um perigo a lanterna apagada. Mesmo porque eu ja sai a tarde para trabalhar estava funcionando e quando eu cheguei em casa a noite ja estava queimada... você nem ve, parece que queima de uma hora pra outra, nem da tempo de trocar.

Recado dado, peixe vendido, Cambio, desligo!!!

FAZER 250 2009 / 2008 Azul

Ex: Suzuki Yes 07/07

Brasilia - DF

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01 Dez 2009 15:03 #11 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Recall que nao foram feitos....
nossa, eu andava com 2 lâmpadas reservas ali no kit de ferramentas.. rsrrsr.. até q coloquei um pedaço de papel comum entre o soquete e a parte plástica do suporte. a lâmpada parou de queimar, e eu parei de carregar lâmpadas extras.

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



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