Aquaplanagem

14 Dez 2011 18:14 #31 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Aquaplanagem



só para ilustrar e não confundir.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2011 06:14 #32 por heliorsilva
Respondido por heliorsilva no tópico Aquaplanagem

jboga escreveu: Existem uns caras que, mesmo não sendo tão carismáticos, criam uma empatia no meio onde circulam, pela humildade e simplicidade com que se expõem. O Helio é um desses. Tenho lido a opinião de varios motoqueiros "velhos de Guerra" que não têm o menor pudor em expressar isso a respeito dele. Ele nem sabe de que caminhão eu caí mas acompanho as viagens, dicas e textos dele faz tempo e, sem menosprezar as opiniões dos demais neste forum, no quesito aquaplanagem, e não só,fico com os conselhos dele.

jboga

Grande jboga, obrigado pelas palavras que encaro como estimulo para continuar estudando e pesquisando sobre o assunto, apenas uma pequena e importante correção: os conselhos na realidade não são meus, apenas repasso aquilo que aprendo e entendo ser de alguma utilidade para todos nós. Grande abraço,Helio

Hélio
Cabo Frio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2011 11:32 #33 por Desnickadu
Respondido por Desnickadu no tópico Aquaplanagem

heliorsilva escreveu: Por via
das dúvidas utilizo essa fórmula e não tenho do que reclamar. Quanto ao amigo
querer vir falar comigo, não tem nenhum problema é sempre um prazer trocar
idéias sobre essas máquinas maravilhosas e além disso estou sempre pronto para
aprender.



Grande
abraço,




Hélio


Yo o/

Cá estou, agora com tempo pra escrever, bora conversar?

Depois que tomei conhecimento [lendo seu comentario] que essa equação é para aeronaves, dei uma pesquisada. Encotnrei em um site [ www.airsafetygroup.com.br ] a mesma formula, porem com multiplicador 7,7 em vez de 9.

Ainda assim, não concordo com a formula [mesmo que nesse site digam que foi a Nasa qeu a fez], por conta dor outros fatores envolvidos [aquele que expus posts atraz nesse mesmo topico].


Eu não tenho experiencia nenhuma em motos, somente em carros, então é destes que falo.
É possivel aquaplanar [ou perder o controle do veiculo por conta da água na pista] em velocidades MUITO inferiores às declaradas pela formula, como no início da chuva, por exemplo. A poeira mais a água que fica na pista pode nos fazer perder o controle aa menos de 60km/h, enquanto depois que a pista é lavada ou em uma estrada por exemplo é bem dificil que vc aqueaplane nessa velocidade.
A formula é boa para dar uma ideia, mas acredito que todos que dirigem tem bem firme em suas mentes de que 100km/h na chuva é velocidade demais pra quem não esta no autodromo correndo...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2011 16:00 #34 por heliorsilva
Respondido por heliorsilva no tópico Aquaplanagem
Prezado Desnickadu, É como falei no meu texto, a fórmula serve como uma referencia e indica a velocidade em que existe a possibilidade de aquaplanagem. Por outro lado, quando você fala em poeira com água no início da chuva não se trata de aquaplanagem mas sim de falta de aderência devido a uma espécie de lama que se forma logo no início da chuva quando a pista está suja. Da mesma forma, se você estiver parado sobre uma superfície com limo a moto pode perder a tração e nem sair do lugar. Aquaplanagem é um fenomeno semelhante àquela brincadeira que quando crianças fazíamos na praia, atirando uma pedra rente a agua e ela deslizava sobre a água, em pequenos saltos, até afundar. Se a pista tiver óleo, areia e outros detritos a água só agrava a situação mas se você está em uma pista limpa e apenas molhada, sem lamina d'água e com pneus em bom estado, 95 km/h é uma velocidade compatível. A decisão de usar ou não a fórmula, volto a dizer, é pessoal. Andar a 60 Km/h numa pista cuja velocidade máxima seja 120 km apenas pelo fato dela estar molhada pode ser muito mais perigoso do que andar a 100 Km/h. Um grande abraço, Hélio p.s.: no site que você leu tem outro artigo que usa a mesma formula que mencionei, ou seja 9 vezes a raiz quadrada da pressão dos pneus.

heliorsilva2011-12-15 18:38:11

Hélio
Cabo Frio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2011 11:28 #35 por Desnickadu
Respondido por Desnickadu no tópico Aquaplanagem
Existem varios tipos de aquaplanagem, e esta que descrevi é uma delas, chama-se aquaplanagem/hidroplanagem viscosa. É causa justamente pela combinação de água e detritos na pista.

Então, Hélio, o que não concordo é usar a pressão dos pneus para ter uma idéia de quando existe a possibilidade de aquaplanagem.
Num carro/moto as condições do asfalto e do pneu fazem muito mais diferença na velocidade de aquaplanagem do que umas libras a mais ou a menos.
Sabe, isso soa como uma daquelas coisas que fazem pro povo ver e não tem utilidade real, além de abrir espaço pra asneiras do tipo: "vou por 40 libras no pneu da minha moto e andar a 80km/h que não aquaplanarei.".
Além disso, se deve-se levar em conta todas as outras variaveis [ponto em que concordamos] pra que serve a formula que leva apenas UMA variavel ? Ela se torna inutil no sentido em que não abrange nem a minoria das variaveis, portanto inconclusiva mesmo para que se de o titulo de "vaga ideia" pra ela. Uma variavel é uma amostra muito pequena para o universo da aquaplanagem. É nesse ponto que não concordo com o uso dessa formula, até porque no nosso caso, o resultado dela é o senso comum.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Dez 2011 10:07 #36 por jboga
Respondido por jboga no tópico Aquaplanagem
Moçada:

O Blog Motonline aborda quase que exclusimamente "MOTOS" e o forum aberto pelo autor da reportagem, deixa claro que o foco é "MOTO", postando inclusive uma foto de um "doidjão profiça" "esquiando" numa pista de corrida.

O meu "pai" Aurélio é curto e grosso na definição do termo:

Aquaplanagem:- s.f. Pouso sobre água. / Perda de aderência de um veículo em razão da presença de uma fina camada de água entre o solo e os pneus.

Todos são veículos, mas a grande, e certamente dolorosa, diferença é que num carro com pneu de nave espacial, vipal VJ90, maxxis ZR1 ou michelan pilot road, o pior que normalmente acontece é um sustão ou no máximo uma cueca ligeiramente borrada; já numa moto, como diz o SOUEU tem jeito não, bobeou, é chão ! E doi!!!!!
Doi e machuca pra cacete!!!!!!!

Seria interessante que recolhessemos os egos e baixassemos o facho, não tentando fazer prevalecer nosso ponto de vista, seja o meu, de fulano ou de beltrano e querer dar sempre a última palavra, mesmo que para isso tenha que se apelar para argumentos, no caso já um tanto disparatados.
Que tal evitar divagações e parar de "viajar na maionese"????.
Que tal nos focarmos na discussão primordial?
Ou seja: como se comportar técnica e dinamicamente numa MOTO quando surpreendidos num dos dilúvios de verão que estão por chegar e que, com formulas ou não, derrubarão muitos neguinhos, principalmente os que se acharem donos da verdade.
Nossas avós já diziam que prudência e caldo de galinha só fazem bem.

É isso. Podem bater que eu guento!!!!!!

jboga

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Dez 2011 10:59 #37 por Joca2011
Respondido por Joca2011 no tópico Aquaplanagem
Num tô intendenu mais nada. . . . .


Sampa - ZN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Dez 2011 14:34 #38 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Dez 2011 09:13 #39 por heliorsilva
Respondido por heliorsilva no tópico Aquaplanagem
Grande Jobga,

ok, por mim sem problema, até porque nem faço parte do Forum Motonline, registrei-me apenas para poder explicar de onde surgiu a fórmula que, claro, não foi criada por mim. A decisão de aceita-la ou utiliza-la como um dos elementos a serem considerados na pilotagem de motocicletas é pessoal. Não considerei, nem vou discutir TODOS os elementos que devem ser considerados na pilotagem visto que estaria desvirtuando o post que trata exclusivamente de aquaplanagem (deslizamento sobre agua). Também não tomo a velocidade de 95 Km/h como aquela em que deve , obrigatóriamente, ser conduzida a moto em pistas molhadas, claro que outros fatores devem ser observados, começando pelas placas de sinalização (velocidade máxima permitida), passando por uma série de outras. No meu caso, uso essa como uma das referencias para decidir a velocidade a ser adotada em caso de chuva. Quanto a discordar da formula, tanto a da NASA (7,7 x) quanto a da Associação de Pilotos (9 x) é um direito de cada um, eu pessoalmente não disponho de bagagem para tanto.
No mais é isso, cada um com suas escolhas e procurando fazer o melhor uso delas.
Um grande abraço,
Hélio

Hélio
Cabo Frio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Dez 2011 12:24 #40 por jboga
Respondido por jboga no tópico Aquaplanagem
Caro Hélio:

Você deu o arremate no assunto, que eu tentei mas não tive habilidade suficiente.
Digo arremate e não epílogo porque o assunto, pode, deve e é interessante que continue sendo explorado.
Partindo das informações que você disponibilizou, acrescidas de um ou outro dado lembrado pelos demais, estão postos os fatores de uma equação.
Caberá a cada motociclista, ao enfrentar uma situação de AQUAPLANAGEM, ser suficientemente "velhaco", para resolver solitária e adquadamente a tal equação.
Ou, novamente, como disse o SOUEU: "Tem jeito não, bobeou, é chão !"

Um grande abraço e obrigado pelos "toques".

jboga

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Dez 2011 17:57 #41 por heliorsilva
Respondido por heliorsilva no tópico Aquaplanagem
Caro Jobga,

é isso, o assunto é extenso, como todo aquele que envolve pilotagem de motociletas. Pode ter vários enfoques mas, em última análise, aquele cara solitário que está em cima da moto é que vai avaliar a situação, decidir por uma ação e finalmente executa-la, num lapso de tempo curtíssimo onde falhas não são perdoadas. Alguns dizem que resolvem o problema na hora em que ele surgir, já eu, conhecedor das minhas limitações, prefiro adiantar-me e descobrir parametros que possam me auxiliar a evitar o problema. No caso de chuva a primeira providencia que tomo é estabelecer a velocidade máxima em que posso conduzir a moto nessa situação. Para isso utilizei a fórmula da aviação e defini 95 km/h para minha moto atual. Diferentemente dos dados que me levaram a esse número, que são imutáveis na minha moto, os demais componentes da equação variam muito e devem ser analisados para se chegar à velocidade de cruzeiro para aquela situação específica, por exemplo: estado da pista (lavada ou inicio da chuva), estado dos pneus da moto, folhas no chão (comum no outono), sinalização da estrada, fluxo do transito, visibilidade (motos não tem limpadores de parabrisas), noite ou dia, meu estado físico, garupa ou não, etc. Assim é que, no meu caso, a velocidade de cruzeiro estará entre zero e 95 Km/h. Sei que é difícil estabelecer a velocidade segura considerando todas as variáveis possíveis mas se eu souber qual a máxima permitida já me ajudará bastante.
Bem, essa é a forma como trato o problema e não significa que seja A FORMULA, simplesmente é aquela que utilizo nas minhas viagens mas nem por isso estou fechado a novas idéias. Toda e qualquer sugestão será sempre muito bem vinda, afinal motocicletas são veiculos apaixonantes que, diferentemente de automóveis, devem ser pilotadas com o corpo e a alma.
Abraços

Hélio
Cabo Frio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2011 09:31 #42 por Bod@o
Respondido por Bod@o no tópico Aquaplanagem
São n variáveis. Não dá pra ficar calculando. Mas vamos lá.
Profundidade do sulco dos pneus.
Desenho da banda de rodagem.
Pressão dos pneus.
Estado de conservação do piso.
Tipo do asfalto.
Expressura da lâmina d'agua.
Peso exercido sobre as rodas.
Velocidade.

Mas pra mim o que importa mesmo é a questão da leitura que cada um tem. Se você se sente REALMENTE seguro, você está muito provavelmente em uma velocidade segura!!!

La garantia soy jo!

Suzuki Burgman 07/08 - Aprendiz de motociclista! 2011 - ???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.155 segundos