Leoclima escreveu: Mas pra tirar o miolo não tem que mexer na entrada de ar, mistura, etc ? Ou é só tirar e um abraço ?
como diz Jack, vamos por partes: o ideal é, quando trocar escape e filtro, enriquecer a mistura e modificar as regulagens da injeção (leia-se remapear).
Isso é o ideal.
Eu troquei ponteiras e filtro com apenas três dias que a Fat estava comigo e não tinha a menor idéia (apesar do pessoal na Izzo ter tentado vender o SERT) do que seria remapear e o SERT.
Rodei sem alterar a injeção por um ano e meio, e como tinha tido muito pouca experiência com a moto original, achei que havia melhorado. Não tive nenhum problema mecânico, o consumo era razoável (sempre na casa dos 14 km/l no circuito urbano), mas na estrada sentia que a moto não rendia o que as outras rendiam.
Por conta disso comecei, depois de seis meses, a procurar razões para isso. Reclamei na Izzo e eles trocaram os bicos injetores por outros de leque maior ainda em garantia e disseram que ia colocar nova regulagem na ECU (remapear). Se fizeram isso, não dá para saber ao certo, mas a moto melhorou e embora o consumo tivesse aumentado um pouco (caiu para a média de 13 km/l que é mantida até hoje), o rendimento melhorou...continuava esquentando pra bagaraio, mas melhorou de maneira geral.
Em conversas com alguns mecânicos que estavam saindo da Izzo, comecei a ter conhecimento como era feito remapeamento, quando era feito e porque era feito. Na época (abril de 2007 - lembro bem porque estava preparando a moto para a viagem para o evento do HOG Rallye procurando sissy bar e bolsas para viajar com a Silvana na garupa) eles me mostraram o digital technician funcionando e como era feito o remapeamento: download de mapa em substituição do mapa existente.
O DT é ferramenta exclusiva da oficina do dealer e pode sim remapear a ECU... não sei se eles continuam fazendo isso, mas eles tem a ferramenta para tal.
A opção para o proprietário da HD era o SERT. Nisso fui entender o que era mapa, ferramentas alternativas e comprei o SERT em final de 2007, na Izzo em 10x no AMEX por um valor bem razóavel, mas a versão estava sendo descontinuada (por isso o valor razóvel. Como a moto já era antiga (havia sido totalmente remodelada em julho de 2006 com a entrada do motor 96) não me importei com isso.
O remapeamento que eu fiz (preparar mapa, testar, corrigir) com o meu SERT foi muito superior, deixando inclusive a moto com uma lenta abaixo dos 1000 rpms.
Portanto, se você quer tirar o miolo depois de já ter feito vários kms com a sua moto stock, posso te garantir que você vai sentir perda de torque em baixa e vai pensar em enriquecer a mistura para compensar.
Retirar o miolo implica em aumentar a vazão de saída e isso vai implicar na perda do torque. Como uma coisa puxa a outra, o próximo passo é um filtro de maior vazão e um enriquecedor ou uma ferramenta mais completa.
Por isso todo cara que modifica o escape acaba adotando a "receita" padrão de filtro/escape/remapeamento.