Amaciamento de pneu. Como, e quantos km?

12 Nov 2007 08:36 #1 por Verbeno
Senhores, recentemente li no manual de minha moto que os pneus tb passam pelo período de amaciamento. Sendo assim, com a experiência dos senhores, qual seria a melhor forma de fazer um bom amaciamento? Normalmente, com quantos km se faz o amaciamento do pneu de uma superesportiva?

Srad 1000, e ponto!

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12 Nov 2007 09:25 #2 por Ander
nao tem amaciamento, o q tem q cuidar é com a cera q vem no pneu, por isso andar devagar sem abusar nos primeiros km pra nao levar um chao, depois q a cera saiu pode andar normalmente, mas nunca me preocupei muito com isso, tem nego q é paranóico com a cera, lixa, passa querosene, etc, baita besteira

Sítio-PR

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12 Nov 2007 11:56 #3 por Verbeno
No manual da motoca eles usam esse termo: "amaciamento de pneu".


Tb achei estranho, mas o fato é que os pneus têm mesmo pouca aderência, nos primeiros km. Já em duas freiadas leves, o traseiro lixou no asfalto.

Srad 1000, e ponto!

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12 Nov 2007 12:01 #4 por _AL_
Para armazenar o pneu ele vem coberto com esta cera, uma espécie de parafina.

Realmente é bom tomar cuidado enquanto estiver com esta cera.

O que remove a cera é a temperatura do pneu que esquenta e ela sai. Mas não sai tudo de uma vez. Sai devagar.

Por isto os fabricantes aconselham que se tome cuidado nos primeiros 160 a 200 Km.

O ideal seria pegar um trecho de estrada, pois aí o pneu aquece e permanece aquecido por um bom tempo.

Rodando só na cidade, no anda um pouquinho, para um pouquinho, pode demorar um pouco mais para sair.





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

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14 Nov 2007 18:14 #5 por hcviana
Caramba, não sabia dessa cera! Troquei o pneu traseiro da Virago e nem me preocupei... e nessa sexta, vou trocar o dianteiro.... muito bom saber dessa cera!

Lendo e aprendendo...

Abraços parafinados

Henrique Silva

CBR 450 SR 1990

Citycom 300i 2011

Sao Paulo/SP

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01 Jan 2010 21:50 #6 por Fox RS
Tá aí a prova do que acontece...


http://www.youtube.com/watch?v=Q9zNUPDmnz4


Abrass!

Suzuki Bandit 650S - 2010 - Azul

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02 Jan 2010 06:41 #7 por Patriarca
A primeira do ano!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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02 Jan 2010 12:14 #8 por Fox RS


Valeu Patriarca!

Suzuki Bandit 650S - 2010 - Azul

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02 Jan 2010 21:16 #9 por Zizo Mendel
Parabéns Fox_RS não pela pá... mas, pelo vídeo que está ótimo... ou melhor, pelos dois.....

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

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02 Jan 2010 21:24 #10 por Fox RS



Obrigado Zizo!

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03 Jan 2010 06:07 #11 por Velcy
Sabe o que precisa "acontecer" pra "amaciar" o pneu?


Andar normalmente se você for um cara iniciante, é que, a medida que vc vai "pegando" pratica, a cera vai desaparecer e vc nem vai perceber.


O mais experiente já sabe o que tem que fazer, começar a "deitar" devagar, um pouco mais a cada curva e qdo vê já tá lizinho.


Aconteceu comigo, nunca me preocupei com "cera" mas tbm nunca exagerei, pois a cada moto diferente era um "aprendizado" novo e daí até o momento de dominar a fera, a cera já era.


Segredo, não tem é só não exagerar.

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

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23 Jan 2010 18:53 #12 por Rmacs
Valeu!!!
Tb nao sabia desse "detalhe".

Ex - MT-03, CB 500.
Acelerando: Hornet 08 ABS
Montes Claros-MG
"Matar quem compra peças roubadas é legítima defesa!!"

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08 Fev 2010 20:04 #13 por dinho.al
Comprei o pneu traseiro novo e já vow tomar cuidado...

Anderson Henrique
-strada 2001
-titan esd 2008
- cbx twister 205cc 2008
-fazer 250cc 2013
-xj6 2013
Atual: cb 1300 super four 2007

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09 Fev 2010 00:19 #14 por Fox RS
Isso aí! Primeiros 150Km vá com calma nas curvas!

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