Teste completo da XTZ 125X!

17 Mar 2008 10:31 #1 por Jujuba
Bem amigos, como a XTX é uma moto nova no conceito motard e uma boa opção para enfrentar nossas ruas esburacadas, vou postar os números e análises desta moto, que retirei da revista MOTO! deste mês para aqueles que tem curiosidade neste novo nicho de motos.

Estilo: Recebeu elogios da revista no quesito acabamento dos plásticos, painel e pintura, mas faltou um pouquinho de ousadia no desenho, como retrovisores mais bonitos, lanterna traseira e rodas de aluminio ou pintadas de preto no lugar das rodas cromadas de ferro.

Desempenho: O motor da da XTX é um dos mais modernos 125 do mercado, com baixa vibração, bom torque e muito economico. Mas a velocidade de cruzeiro ideal para ser economico é de 80/85 km/h, acima disto nas rodovias, chega a consumir até mais do que a Lander. Rodando só na cidade é uma das motos mais economicas do mercado, chegou a fazer 42,4km/h! A velocidade final não passou dos 107,1 km/h reais.

Consumo: Como é uma moto super leve, pesando somente 105kg, usa pneus radiais não tão largos, motor com taxa de compressão elevada(10:1) e moderno, ela consegue autonomia de até 450km! Se acelerar tudo, e rodar com ela gritando na estrada, sua média cai para 23,3km/l, agora se maneirar no ritmo, ela consegue 42,4km/l.

Motor: Seu propulsor é um OHC de duas válvulas, leve e moderno, que usa um eixo balanceador, taxa de compressão alta, angulo entre biela e pistão que reduz atrito e possui válvulas e dutos pequenos, que oferece bom torque em baixa rotação. Enfim, o motor sem detalhes negativos na categoria 125cc.

Freios: Excelentes, muito elogiado pelos pilotos que a testaram, nesta moto os freios sobram. Ajuda na frenagem os pneus esportivos da Pirelli.

Estabilidade: Os bons pneus Pirelli M75 brilharam na moto, deu muita estabilidade na moto, as suspensões foram recalibradas em relação a XTZ, ficando mais dura, o quadro não apresentou torçoes indevidas, e foi tão elogiável a motinha que sugerem que podem brincar a vontade com ela, onde a habilidade do piloto é o limite!

Conforto: A posição ereta do piloto neste tipo de moto, comandos de mãos bem posicionado fáceis de usar e mais a borracha na pedaleira para reduzir as vibrações, fazem o piloto não se cansar ao andar na cidade.

Custo-benefício: A XTX tem ao seu favor o pouco custo de manutenção e vasta rede de assistencia tecnica e terá um bom mercado na revenda, o que pega é o preço de aquisição elevadíssimo, sendo pouca coisa mais barata do que a STX 200 Motard. Mas é uma moto estritamente urbana, em rodovias apenas por breves percursos. Então deve ser pesado o que o futuro dono irá querer da moto. Se for pegar muita estrada ou andar muito com garupa, é preferível investir um pouco mais e ir de Lander ou Tornado(que serão até mais economicas no consumo), ou então pelo preço optar por uma destas 250 semi-nova que irá sair basicamente o mesmo preço.

Dados de desempenho:

ACELERAÇÃO:
0-60 km/h  7s60
0-100km/h: 16s94
RETOMADA:
60-100 km/h: 21s31
CONSUMO:
máximo:    23,3 km/l
médio: 42,4 km/l
mínimo:    .61,5 km/l
FRENAGEM:
60-0 km/h: 8,8 metros
100-0 km/h: 25,5 metros



* teste extraído da revista MOTO! de março/08.

PS: Passei apenas um resumo da matéria que aliás era um comparativo entre XTX 125 e STX 200 SM. Na média final da avaliação a XTX conseguiu média ligeiramente melhor que o da STX. Em dados de desempenho da moto da sundown foi superiora, mas no conjunto da motos, a XTX se saiu melhor.Jujuba39524,6619907407

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2008 10:53 #2 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico Teste completo da XTZ 125X!
Faço objeções!

Fiz umas viagens com a minha XTX, e esse consumo de 23km/l é uma piada...

Fui pra Campinas na média de 100km/h e a moto fez 39km/l.

A velocidade vai ser mais baixa mesmo pois a relação é mais curta, no estilo trail, acho que cabe umas experiencias pra dar uma alongada e pegar uma final um pouco maior se a pessoa pegar estrada direto.

Nos radares o painel da minha marcava cerca de 6km/h a mais apenas, então considero a velocidade média bem próxima da realidade.

Já quanto aos retrovisores, é sempre questão de gosto, eu adoro o retrovisor modelo da DT, tanto é que até na Hunter 90 eu coloquei esses retrovisores, então pra mim é perfeito ter ele de serie na moto. Já a roda poderia ser preta mesmo... :S

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2008 11:12 #3 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Teste completo da XTZ 125X!
Manta, este consumo de 23 km/l é o consumo máximo rodando no talo. Se vc rodou a 100 km/h de média, vc estava a 93 km/h, já que o erro do velocímetro dela é da ordem de 7%. Lembrando que a velocidade máxima dela é de 107 km/h reais. Se vc rodar nesta velocidade, que dará no painel uns 114/115 km/h, aí o consumo se eleva mais. Só que tem uma série de fatores a serem levados em conta no consumo de uma moto, sobretudo as pequenas: Relevo da estrada, peso do condutor, altura, acelerações bruscas, reduções desnecessárias de marcha...tudo isto altera a a média.

Pra vc ter uma idéia, já consegui incríveis 28 km/l na Falcon! Lógico que não é uma média real desta moto, consegui isto por que andei na casquinha. Para andar no jeito que a moto pede é 20 km/l.

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2008 11:31 #4 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico Teste completo da XTZ 125X!
Jujuba, na ida e na volta ontem de Santos voltei com punho colado, ponteirinho no painel entre 110/120, fazendo esses 107 reais aí... Só andei mais devagar na serra, na baixada e no planalto era moto gritando...
O relevo é um retão no estilo colinas, onde voce sobe e desce (aclive e declive de baixa angulação), e a serra pra descer e depois pra subir (15km de serra). Total de 50km de estrada.

Abasteci e deu 38km/l


Indo e voltando pra campinas o relevo é de muita subida e descida, umas já bem mais acentuadas, quase pedindo uma redução no final da subida. Um trecho de estrada de cerca de 90km.

Peso cerca de 80kg, tenho 1,73m e não deito no tanque, ando de peito aberto na motoca.

Continuo achando o peste de consumo de 23km/l irreal...

Parece que colocaram aí pra ter um ponto negativo forte pra encorajar o pessoal que pega trechos de estrada a comprar a moto maior... (no caso as citadas Lander e Tornado)

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2008 12:37 #5 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Teste completo da XTZ 125X!
manta, não foi querer botar ponto negativo por que andei relendo a matéria e vi que o consumo mínimo dela foi de incríveis 61,5 km/l!! Eu na hora de repassar os dados de consumo, acabei postando que o consumo mínimo seria de 42 km/h, quando na verdade seria a média da moto. Até já arrumei o post, dei uma editada, repare.

Acho que na revista, no caso da MOTO, eles aferem o consumo máximo com base no uso "mais violento", no estilo "moer a biela". E o consumo mínimo andando a 60 km/h constantes. VC em sua viagem, rodou algum tempo de acelerador todo aberto, mas vc aliviou tb em muitos trechos, cortou cidades, no geral não forçou desnecessariamente a moto.

Quando consegui aquela média incrível com minha Falcon, rodei exatos 100km em pista calma, rodando entre 80/90 km/h sem oscilações, rodei direto assim. Aí deu aquela média maravilhosa, mas vai andar a 120 km/h direto com a Falcon, é 20 km/l no pau véio! Jujuba39524,6940162037

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2008 13:12 #6 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico Teste completo da XTZ 125X!
Jujuba, o trecho de estrada pra santos é punho colado direto, moro ao lado da Anchieta, só ando 2 quarteirões e estou na pista de limite máximo 110km/h, com pista vazia e só eu e a moto :P

Aliás, sensacional viajar assim! :)

Ó que eu saliento é que esses testes de revistas são meio bizarros, pois conseguem uns extremos fora da realidade!

Se eu fosse um zumbi eu tentaria reproduzir esses 61km/l indo um dia a 60km/h...

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2008 14:13 #7 por Lute
Respondido por Lute no tópico Teste completo da XTZ 125X!
O motor da XTZ é tão difernte assim do da YBR??

O Manta já me explicou que a relação é mais curta, pra dar mais torque e menos final...

Pergunto pq olhando "por fora" parece igualzinho

Sei lá... também acho esses 23 km/L meio forçados.. mas vai saber.... faz o teste pra gente Roger... manda ver um tanque inteiro com o cabo enrrolado

*edit* agora que vi os 60km/L.. fala sério.. é impossível.. talvez se andar a uns 40km/h..

Abraços Lute39524,7193055556





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2008 14:27 #8 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Teste completo da XTZ 125X!
O motor da YBR é o mesmo da XTX Lute. Já fizeram o teste na YBR mesmo uma vez e deu esta média de 60 km/l. O Tite deve lembrar. Mas são testes irreais, apenas para mostrar do que o motor é capaz, não dá para se conseguir estes números no dia-dia.

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2008 10:58 #9 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Teste completo da XTZ 125X!

mantabodyboarde escreveu: Jujuba, na ida e na volta ontem de Santos voltei com punho colado, ponteirinho no painel entre 110/120, fazendo esses 107 reais aí... Só andei mais devagar na serra, na baixada e no planalto era moto gritando...
O relevo é um retão no estilo colinas, onde voce sobe e desce (aclive e declive de baixa angulação), e a serra pra descer e depois pra subir (15km de serra). Total de 50km de estrada.

Abasteci e deu 38km/l


Indo e voltando pra campinas o relevo é de muita subida e descida, umas já bem mais acentuadas, quase pedindo uma redução no final da subida. Um trecho de estrada de cerca de 90km.

Peso cerca de 80kg, tenho 1,73m e não deito no tanque, ando de peito aberto na motoca.

Continuo achando o peste de consumo de 23km/l irreal...

Roger, mesmo vc andando no limite de rotação de sua XTX, vc estava a 107 km/h reais, é diferente de vc rodar em 2ª, 3ª marcha forçando(40km/h), que terá uma velocidade menor, logo consumirá mais levando em conta a pouca quilometragem percorrida.Jujuba39536,584375

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2008 21:24 #10 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Teste completo da XTZ 125X!
Jujuba, se rodar com a Falcon entre 80 e 100 ela faz mais de 20 ? Então ela não é tãaaao gastona assim, se rodar a 120 se ela fizer 20 tá melhor do que a Tornado, que rodando nessa faixa de velocidade faz o mesmo tanto.


Gente, se essa XTZ X for tão econômica assim é melhor do que a comum, será que a Lander X será mais econômica do que a comum?


Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2008 08:24 #11 por Jujuba
Respondido por Jujuba no tópico Teste completo da XTZ 125X!
Monteverdi, a Falcon a 90km/h tá com o motor rodando silencioso, om os giros lá embaixo, logo vai economizar. Não estou exagerando, consegui 28km/l nesta faixa de velocidade. Mas lembrando que durante todo o percurso em rodovia predominantemente plana, percorri todo o trajeto em 5ª marcha sem oscilações significativas de rotação. A vantagem é que mesmo alguma subidinha, a moto vai sem precisar buscar marcha. Se fosse numa moto mais fraca, teria de usar reduções de marchas para manter a velocidade de cruzeiro. Agora com garupa, na mesma média de velocidade em viagem cheia de curvas e subidas e algumas vez aumentando a velocidade para ultrapassagens rápidas, consegui 24 km/l. Rodando gostoso na estrada esnobando as 250cc, a média caia para 20/22 km/l. Era legal ver os caras de motos menores nas descidas deitados no tanque me passando, eu ia a 110/120km/h, nas subidas mantinha a mesma velocidade e ia alcançando com o corpo ereto e tranquilo. A Falcon não é nenhuma XT 600E, mas é gostosa de torque. Se a Honda tivesse tido um carinho com ela durante este quase 10 anos em linha, seria uma lendária moto nacional.

Agora quanto a XTX 125, ela é economica como a YBR ou XTZ.

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2008 13:21 #12 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Teste completo da XTZ 125X!
Humm.... Bem, minhas experiências com Fazer tem sido às vezes o contrário das suas com a Falcon.


Outro dia fiz uma viagem com garupa por estrada cheia de curva onde 100 foi o máximo que fiz, a motoca fez 32/ litro. A fazer tem a vantagem de não precisar reduzir marchas muitas vezes, nas subidas o motor chega a 4 mil giros e sobre na boa, se precisar de retomar é só acelerar um pouco mais que ela empurra , acho que é por isso que gastou pouco.


Numa outra ocasião viajando sozinho andando no máximo a 100 ela fez 30. Normamente quando estou com garupa gasto menos combustível.


Mas 24/l na Falcon é muito bom não acha? Fiquei surpreso.


Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.177 segundos