Mistura rica/pobre
Para os que não conhecem o termo: A mistura
é fluido composto por gasolina vaporizada e ar atmosférico que entra na
câmara do motor para a queima. Uma mistura rica é aquela com muito
combustível e pouco ar. A pobre é a com excesso de ar e carência de
combustível. Tanto uma mistura muito rica como uma muito pobre são
prejudiciais tanto para a moto. O ideal é a mistura ideal: Aquela que
não é nem rica, nem pobre.
1.2-Sintomas de mistura rica ou pobre
Pobre:
Dá falta na subida de giro (como se o combustível estivesse acabando).
Dispara na arrancada. Motor dificil de partida. Giro alto demais em
marchas curtas. Consumo muito abaixo do normal. Vela esbranquiçada ou
seca. Em alguns casos pipocos no escapamento ao reduzir, e a já
conhecida perda de força nas marchas maiores indicam mistura pobre, que
pode até causar superaquecimento.
Rica: Embrulhadas na subida de
giro. Faz a moto apagar em marcha lenta. Fumaça no escapamento e cheiro
de combustivel nas acelerações. Consumo muito alto. Perda constante de
torque em marchas curtas.
1.3-Dicas de regulagem de carburador[/b]
O
ideal é que a moto saia no movimento meio "gorda", e mantenha sua força
em todas as marchas, sem precisar enrolar demais o cabo do
acelerador.Isso se consegue com um carburador[/b]
em boas condições, limpo e bem regulado conforme o manual de serviço da
moto, ou o mais proximo disso. As quatro regulagens fundamentais:
1-
Regulagem da marcha lenta - Ajuste o parafuso que retém a válvula de
aceleração. (apenas o parafuso de ar (regula o ar) e o parafuso da
marcha lenta (regula a gas.) fazem diferença quando a moto está na
marcha lenta).
2- Regulagem de baixa média aceleração - Ajuste o parafuso de ar, ou troque a válvula de aceleração (pistonete).
3- Regulagem em média alta aceleração - Regule a posição do clips da agulha.
4- Regulagem em alta aceleração - Troque o giclê de alta ou principal.
1.4-Compressão da câmara e sistema de escapamento
A
mistura queima na câmara, e lá ela é comprimida. Esse é um conceito dos
motores a explosão que temos nas motos. Sobre o sistema de escapamento,
muita gente acha que a função do escapamento é apenas silenciar o som
da explosão, o que não é verdade.
Em baixas rotações, visto que
pouca mistura é injetada na câmara, os resíduos da explosão anterior
presentes ainda na câmara ajudam na compressão da mesma. Já em situações
de aceleração/rotação máxima, o ideal é que toda a mistura anterior
seja expulsa, para dar lugar à nova mistura que é injetada para a
próxima queima a seguir.
Creditos a
ClubeYBRFactor.com