Carburador desregulado? com saber?

13 Dez 2010 09:34 #1 por mdubeux
Pessoal como saberei que meu carburador esta desregulado? ou melhor como saber que ele esta regulado na melhor posição possivel ou situação possível? No caso seria para uma XTZ 125 XE 2010/2011.?

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17 Jan 2011 13:45 #2 por BPMW20
Respondido por BPMW20 no tópico Carburador desregulado? com saber?
Mistura rica/pobre

Para os que não conhecem o termo: A mistura
é fluido composto por gasolina vaporizada e ar atmosférico que entra na
câmara do motor para a queima. Uma mistura rica é aquela com muito
combustível e pouco ar. A pobre é a com excesso de ar e carência de
combustível. Tanto uma mistura muito rica como uma muito pobre são
prejudiciais tanto para a moto. O ideal é a mistura ideal: Aquela que
não é nem rica, nem pobre.

1.2-Sintomas de mistura rica ou pobre

Pobre:
Dá falta na subida de giro (como se o combustível estivesse acabando).
Dispara na arrancada. Motor dificil de partida. Giro alto demais em
marchas curtas. Consumo muito abaixo do normal. Vela esbranquiçada ou
seca. Em alguns casos pipocos no escapamento ao reduzir, e a já
conhecida perda de força nas marchas maiores indicam mistura pobre, que
pode até causar superaquecimento.

Rica: Embrulhadas na subida de
giro. Faz a moto apagar em marcha lenta. Fumaça no escapamento e cheiro
de combustivel nas acelerações. Consumo muito alto. Perda constante de
torque em marchas curtas.

1.3-Dicas de regulagem de carburador[/b]

O
ideal é que a moto saia no movimento meio "gorda", e mantenha sua força
em todas as marchas, sem precisar enrolar demais o cabo do
acelerador.Isso se consegue com um carburador[/b]
em boas condições, limpo e bem regulado conforme o manual de serviço da
moto, ou o mais proximo disso. As quatro regulagens fundamentais:

1-
Regulagem da marcha lenta - Ajuste o parafuso que retém a válvula de
aceleração. (apenas o parafuso de ar (regula o ar) e o parafuso da
marcha lenta (regula a gas.) fazem diferença quando a moto está na
marcha lenta).
2- Regulagem de baixa média aceleração - Ajuste o parafuso de ar, ou troque a válvula de aceleração (pistonete).
3- Regulagem em média alta aceleração - Regule a posição do clips da agulha.
4- Regulagem em alta aceleração - Troque o giclê de alta ou principal.



1.4-Compressão da câmara e sistema de escapamento

A
mistura queima na câmara, e lá ela é comprimida. Esse é um conceito dos
motores a explosão que temos nas motos. Sobre o sistema de escapamento,
muita gente acha que a função do escapamento é apenas silenciar o som
da explosão, o que não é verdade.

Em baixas rotações, visto que
pouca mistura é injetada na câmara, os resíduos da explosão anterior
presentes ainda na câmara ajudam na compressão da mesma. Já em situações
de aceleração/rotação máxima, o ideal é que toda a mistura anterior
seja expulsa, para dar lugar à nova mistura que é injetada para a
próxima queima a seguir.

Creditos a ClubeYBRFactor.com

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12 Dez 2011 10:10 #3 por viniciusbaumhardt
Pessoal, preciso de uma ajuda!

Deixei minha Twister para revisão na Concessionária Via Porto Honda (Porto Alegre / RS) funcionando perfeitamente.

Na retirada, ela foi entregue com o motor totalmente desregulado, oscilando muito no arranque (mesmo com o afogador em 100%), dando pequenas engasgadas nas acelerações e morrendo depois de quente, ao baixar de rotações altas para a lenta.

Confiram o vídeo que fiz dela hoje pela manhã:


Segundo a equipe da Via Porto Honda, o problema é NAS VÁLVULAS, que devem estar carbonizadas e devem ser limpas ou trocadas!!! Eles negam veementemente que o problema seja no carburador e estão totalmente desinteressados com o problema que criaram.

O que vocês acham? Válvulas definitivamente não são o problema. Alguém identifica como carburador?

Valeu!

Twister 2007 (07 - atual)

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14 Dez 2011 09:15 #4 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Carburador desregulado? com saber?
Isso é carburação.

Leve de volta lá e mande os caras fazer tudo de novo.

Se teimarem, você pega a nota fiscal do serviço, liga para o 0800 da Honda e reporta o problema inclusive passando o link do vídeo que você fez.
O bom dos japinhas da Honda é que no caso de serviço mal feito pela concessionária, eles não deixam barato, a Honda é famosa pela marcação cerrada nas revendas.
Só que a Honda não tem visão sobre tudo que ocorre, então, aí que entra nossa tarefa de reclamar para a gerência da oficina. Se não deu resultado, reclamar para a própria Honda.

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14 Dez 2011 10:10 #5 por viniciusbaumhardt
Valeu, Piccoli!
Bem que desconfiei que fosse mesmo. Vou fazer mais uma tentativa levando ela lá. Se seguirem se isentando do problema, bora partir pro 0800!
Obrigado mais uma vez.
Abraços

Twister 2007 (07 - atual)

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14 Dez 2011 12:54 #6 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Carburador desregulado? com saber?

Piccoli escreveu: Isso é carburação.

Leve de volta lá e mande os caras fazer tudo de novo.

Se teimarem, você pega a nota fiscal do serviço, liga para o 0800 da Honda e reporta o problema inclusive passando o link do vídeo que você fez.
O bom dos japinhas da Honda é que no caso de serviço mal feito pela concessionária, eles não deixam barato, a Honda é famosa pela marcação cerrada nas revendas.
Só que a Honda não tem visão sobre tudo que ocorre, então, aí que entra nossa tarefa de reclamar para a gerência da oficina. Se não deu resultado, reclamar para a própria Honda.


É isso aí !

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