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TÓPICO: XLX 250 R

XLX 250 R 13 Mar 2011 08:49 #1

primeiro de tudo, deixa eu me apresentar: podem me chamar de kuka, e como podem perceber, eu sou novato. Tanto no fórum, quanto no mundo de duas rodas. Após algum tempo lendo as novidades e postagens, sem poder dar pitacos ou pedir informações, resolvi me cadastrar. Só espero poder ser bem recebido!


Agora, o assunto principal, motos!

Eu estou precisando comprar uma moto para minha locomoção diária. Não seriam muitos quilômetros diários, acho que seriam por volta de 100 a 150 km semanais.

Mas os empecilhos começaram enquanto eu tentava filtrar alguns modelos para avaliação posterior. Comecei levando em conta minha altura (tenho 1,90m e sou meio gordinho), o que já impossibilitou o uso de streets 125 e 250, e eu realmente não quero parecer estar de velotrol por aí... Me sobraram Trails e Customs. Customs de qualidade e de cilindrada baixa/média, custam mais do que eu posso pagar. Só sobraram as Trails (também conhecidas como off-road, mas imagino não precisar explicar para os senhores conhecedores...).
Enquanto lia tudo que podia, e pesquisava pela internet, percebi que as Trails atuais não apresentam nem a aparência imponente, nem a durabilidade de modelos mais antigos.

Durante a pesquisa, me deparei com modelos que sempre via pelas ruas, e que sempre me agradaram muito: A XLX 250 R, e a 350. Para meu uso diário, imagino que a 250 esteja de bom tamanho, já que seria minha primeira moto e eu não gosto de forçar a barra e acelerar no talo, e o preço realmente decidiu a favor dela. E também pretendo pegar estrada de vez em quando, por volta de uns 700km (somando ida e volta).



Anyway... Eu preciso de algumas informações sobre o modelo, e sim, eu já usei a ferramenta de pesquisa do fórum, mas as informações (por incrível que pareça) são meio escassas e descentralizadas.



Eu gostaria de centralizar o máximo possível de informações sobre este modelo em um único tópico, para facilitar não só pra mim, mas para qualquer outro que fizer uma pesquisa.

Tenho muitas perguntas (espero não os estar irritando, após todo aquele relato lá em cima), e farei as que eu lembrar por agora:

-O famoso kick, como aliviá-lo? Eu sei que tem um truque, mas um iniciante ia pegar isso fácil?
-O modelo com descompressor faz tanta diferença assim?
-Qual o consumo médio?
-Nas revisões periódicas, quais os itens que devem ser olhados na moto?
-Na hora da compra, tenho que prestar atenção a quais itens?
-De quantos em quantos quilômetros tenho que fazer as trocas de óleo e outros fluidos? Qual o preço médio desses procedimentos, caso eu deixe com um mecânico para fazer?
-Quais as peças que tenho que prestar mais atenção ao desgaste? Quais os preços médios delas?
-Como é o painel da moto, é completo? (nunca prestei atenção...)
-Tem medidor de combustível? Uma pergunta meio boba: seria possível colocar um? (num sei se isso é possível em uma moto...eu sou tão acostumado com carro que imagino que esse seria o item que sentiria mais falta até me adaptar)
-Já me disseram que dá pra se adaptar a falta de medidor de combustível contando os quilômetros, mas se a pessoa resolve torcer o cabo, o consumo aumenta no mesmo ritmo, essa teoria foi por água abaixo?
-Eu vi que a primeira providência é melhorar a iluminação, já que a potência do farol é bem ridícula. Quanto fica pra fazer isso?
-Se eu quiser deixar num mecânico pra deixar a elétrica 100%, trocando a fiação, relês, lâmpadas, checando a bateria (trocando se for necessário), quanto vcs acham que ficaria?
-Atualmente estou morando em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Alguém conhece um mecânico bom na cidade?
-Falando em mecânico bom, o famoso carburador duplo é tão complicado assim de mexer? (Eu sou ruim de mecânica, e até aprender um pouquinho eu vou depender muito de mecânico...Mas não pretendo mexer sozinho no carburador, caso estejam pensando isso)Existe modelos sem a dupla carburação? Eu li uma vez sobre colocar o carburador da Falcon, que aparentemente é um plug-in. Fica caro pra fazer isso? Qual o preço do carburador? Como fica o desempenho?
-Pra melhorar o desempenho em estrada tem a tal redução de gomos na corrente e troca de pinhão e talz...Como é o procedimento? Quanto fica pra fazer? Quais as peças específicas a serem trocadas?
-Falando em desempenho e peças plug-in, existe ainda um bom estoque de peças originais dessa moto? Em São Paulo ou nas lojas grandes das cidades mais conhecidas no interior eu acharia peças com facilidade? Existem adaptações que possam ser feitas caso não se ache as originais, caso necessite de algum reparo ou troca?
-Ela tem tomada de 12V, para gps? (zueraa...eu sei que não tem, nem as de hoje em dia tem, apesar de ser possível) Eu sei que isso dá pra adaptar, vocês tem idéia de quanto fica a peça e a instalação?
-Muitas pessoas fazem um curso básico de mecânica de motos, para poder checar probleminhas e até fazer pequenas coisas sozinho, sem a ajuda do mecânico. Vocês sabem onde daria pra eu fazer um cursinho desses em Ribeirão Preto?

Acho que é isso por enquanto...Se eu lembrar de mais alguma coisa pra perguntar, eu volto. E como sei que vocês são muito gente-boa e vão enviar respostas (nem que seja pra me xingar depois de escrever uma mensagem desse tamanho), desde já eu agradeço. Flw galera, e pilotem com cuidado.
eterno novato...vivendo e aprendendo
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XLX 250 R 13 Mar 2011 09:11 #2

e mais uma: qual a diferença da XLX 250 r para a XL 250 R? a XL é mais simples para mexer?
eterno novato...vivendo e aprendendo
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XLX 250 R 14 Mar 2011 08:43 #3

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Fala Kuka, blz?


Caracas... Quantas perguntas... hehe..


Vou te dar a opinião pessoal de um ex-proprietário de uma XLX350 89:


Ela é um trator... é de ferro e feita pra durar... Praticamente uma atriz pornô.. guenta cacete e sem chorar! Passa em tudo que é buraco e lombada sem frear e vai que vai..


Eu fiquei 4 anos e 100 mil Km com a minha, tive que fazer a parte de cima do motor duas vezes e gastei uns $800 cada vez, também troquei o conjunto de embreagem dela direto na Honda, paguei $600. A primeira vez que fiz a parte de cima do motor foi burrice minha de andar muito com o mesmo oleo e a segunda foi necessário, acho que na primeira vez nao ficou muito bom. A embreagem troquei pq gastou mesmo.


A moto fazia seus 20 a 25km/L andando na boa (90~100) mas se judiasse e andasse no talo a 120 ela caía para uns 17km/L.


Peças de reposição são dificeis de achar, na Honda até tem mas somente sob encomenda. O bom é como ela nao quebra entao você nao precisa, óleo e filtro é padrão, mesmo preço de CG125.


você disse sobre o kick dela, eu me assustei no começo, mas depois, dava partida que nem uma 125, vc acostuma facil.. relaxa!


Sobre a 250 nao vou opinar pq nunca tive.. e noção de mecanica eu não tenho quase nada... não colocava a mao dela nunca, só levava no mecanico.


Boa sorte ae na sua escolha e muitos Kms pra você !


Edit:


Ps, esqueci de dizer a melhor vantagem dela.. ROUBO! simplesmente não há.. ninguem nem olha pra você numa XLX 89... eu estacionava ela na calçada durante os 4 anos que trabalhei numa movimentada avenida da minha cidade e durante esse tempo levaram 5 CGs, mas o tratorzão ficou lá... hehe
HenriqueGouvea40616.4896643519
DT 180 86
XT 225 97
XLX 350R 89
CG 125 KSE 03
Fazer 06
GS500E 01
Twister 06
XLX 350R 89
FXDC 11

Jundiaí/SP
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XLX 250 R 16 Mar 2011 07:07 #4

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Kukamacho,


Eu tenho uma XLX 90.


Com um monte de perguntas, eu posso dizer a moto é muito boa. Um trator, como costumo dizer, ela sobe em coqueiro.


O descompressor faz a diferença, o pedal fica mais leve. O painel é completo mas não tem marcador de combustivel. O que aconselho é procurar de 88 pra frente, motor nacional e carburador simples. todo mecanico mexe, alguns não gostam porque são carboradores sensíveis.


Vc pode trocar a coroa para ela ter mais torque na saída ou mais velocidade final.


Ela faz de 29 a 31 km/l depende do pulso.


As peças em SP não são dificeis de achar, e tem bastante coisa q pode-se adaptar. principalmente peças de Circuit.


Se te interessar eu pretendo vender a minha pq comprei uma twister. Me mande seu e-mail q mando as fotos da minha pra vc.


Abraço, George
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XLX 250 R 19 Mar 2011 08:35 #5

Ge_xlx escreveu:

Kukamacho,


Eu tenho uma XLX 90.


Com um monte de perguntas, eu posso dizer a moto é muito boa. Um trator, como costumo dizer, ela sobe em coqueiro.


O descompressor faz a diferença, o pedal fica mais leve. O painel é completo mas não tem marcador de combustivel. O que aconselho é procurar de 88 pra frente, motor nacional e carburador simples. todo mecanico mexe, alguns não gostam porque são carboradores sensíveis.


Vc pode trocar a coroa para ela ter mais torque na saída ou mais velocidade final.


Ela faz de 29 a 31 km/l depende do pulso.


As peças em SP não são dificeis de achar, e tem bastante coisa q pode-se adaptar. principalmente peças de Circuit.


Se te interessar eu pretendo vender a minha pq comprei uma twister. Me mande seu e-mail q mando as fotos da minha pra vc.


Abraço, George


Eu me interesso sim, caso ainda esteja a venda. manda umas fotos no meu e-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

manda o preço também, vamos tentar negociar um pouco. Ok?




eu tinha feito uma perguntinha sobre a diferença da xlx para a "xl". Alguém sabe a diferença? Parece ser só o carburador e o ano de fabricação. É só isso mesmo? A XL é mais simples nos reparos?
eterno novato...vivendo e aprendendo
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XLX 250 R 11 Jul 2011 14:08 #6

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Kuka, a diferença da XL pra XLX é que a primeira foi fabricada de 1982 a 1984 e possuia peças importadas do Japão... se não me engano o modelo 1985 já veio com o outro "X" na sigla e a partir desse ano a moto começou a ser fabricada com 100% de componentes nacionais... o carburador duplo durou pouco, acho que até 1987, apenas na XLX (a XL tinha carburador simples) e a partir de 1988 ela veio com o descompressor... a XLX 350 tem o pedal mais pesado ainda, então pra quem tá começando é melhor deixar essa moto mais pra frente, senão haja pomada pros "roxos" na canela heheheh... eu mesmo pilotei hoje uma XL 250 R (ah, esse "R" faz parte da nomenclatura de todas as XL's acima mencionadas) que está à venda e a moto está muito boa de pilotar, aceleração e embreagem super macias e responde super bem aos comandos, sem contar que reformada vale uma boa grana... eu estou tendendo a comprar essa moto, até o fim de semana eu decido, e se fosse vc eu compraria também... no começo vc pode "apanhar" um pouco dela, mas é questão de acostumar...
"não preciso de asas para ser livre, eu tenho duas rodas"

YBR 125 ED 2005
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XLX 250 R 11 Jul 2011 14:11 #7

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ah e uma coisa também que é bom tomar cuidado, todas as XL e XLX de 250cc não possuem freio a disco, e sim a tambor nas duas rodas, se vc estiver acostumado com freio a disco é bom andar bem "na manha" até acostumar... se bem que eu acho que é possível adaptar o disco da 350 nela, a mecânica é basicamente a mesma...
"não preciso de asas para ser livre, eu tenho duas rodas"

YBR 125 ED 2005
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XLX 250 R 12 Jul 2011 11:40 #8

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A xlx 250r é boa e econômica.O problema é o pedal de partida. Para não sofrer lesões deixe sempre o guidão virado para a esquerda na partida(evita o joelho bater no gudão caso de contra). Para dar a partida, não acelere, desça o pedal com calma (para descomprimir), deixe ele votar e aí dê uma vigorosa "patada". Caso ela afogue fica difícil pegar. Aí feche a torneira da gasolina, deixe a ignição desligada, acelere tudo(vire totalmente o acelerador) e dê umas 10 pedaladas. Isso faz o excesso da câmara ser expelido... Aí de a partida.
Elas são ruins de freio, mas pilotando sabendo disso não há problemas.Com a coroa da sahara ela anda mais na final e é mais econõmica, passa fácil dos 30km/l desde que não ande a mais de 80.O cdi digital da servitec ou outro deixa ela melhor tanto na partida como no rodar.A corrente de comando não dura muito e quando fica ruim faz muito barulho, mas a substituição não é cara.
Com esta eu rodei perto de 100 mil km... só alegrias.

soueu2011-07-12 14:40:35
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
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XLX 250 R 14 Jul 2011 18:11 #9

Quanto será o valor para adaptar um kit de freio dianteiro nela????
Lead 110 Bege - "Pororoca"
CB 450 DX 88 - "Mafalda"
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