Olha, quanto a qualidade da moto, não dá para dizer que se iguala a
Bros, mas com certeza não fica longe, muitos dos componentes são os
mesmos, sendo até intercambiaveis entre as duas motos. Em razão do motor
de concepção mais antiga e alimentado por carburador, ela anda um pouco
menos e consome um pouco mais que a Bros, mas ainda assim está na média
das outras motos da categoria.
Na época em que trabalhei na Shineray, essa era, junto com a linha Max
(vulgo Titã cover), a moto que menos nos dava problema e ela ainda tem
uns agradinhos quando comparada à irmã mais famosa, como o protetor de
motor, os piscas de led e as alças do garupa emborrachadas.
Quanto a ciclística, não há muito oque falar, é idêntica a Bros, tem bom nínvel de agilidade e suspensões bem acertadas.
Só tem uma dica que eu acho importante dar para quem está interessado em
uma Shineray, fique muito atento à assistência técinica, eu dispensaria
o mecânico autorizado tão logo quanto possivel, a Shineray peca muito
na qualificação e fiscalização do serviço prestado no pós-venda, entãos
os caras fazem cagadas sem tamanho. É bom não esquecer de dar um
reaperto geral na moto, e ter isso como regra a cada revisão, se possivel, instalando arroelas de pressão, por
algum motivo a Shineray pensa ser viável economizar muito nos parafusos, e mais da metade dos defeitos das motos deles são causados por problemas na fixação de alguma peça.
O maior problema das chinesas são as peças de acabamento que além de serem fracas, não tem em todo lugar pra repor.
EEssa daí, sendo cópia identida da bros, qual o contra? Só se fundir o motor, e todos sabemos que apesar do desempenho inferior, os motores são até bons.
Por 6 conto é um ótimo negócio sim. E falta de peça não é desculpa.
O que não vale, é pagar 10 mil numa bros. Não há moto ai pra todo esse preço...
Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....
A Bros tem como o único pecado o preço. De resto é muito bem acertadinha.
O problema dessas Xing ling é que em menos de dois anos a moto tá com cara de ter mais de 10... dai o cabra resolve passar pra frente e ninguém quer...
Dai resolve ficar mais um pouco, mas o desempenho faz passar raiva...
Eu não pagaria 6 mil numa, pois a frustração seria grande.
Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.
Tem que considerar que a "concorrente" (nem gosto de usar essa palavra, dada a diferença de preço) é 65% mais cara, o sugeito que vai comprar tem que estar ciente que essa diferença de preço realmente aparece em algum lugar, montadora nenhuma faz milagre. No caso da Explore ("Enduro 150", aqui no Sul), vai aparecer na mecânica mais antiga, no pós venda, na confiança que a moto passa na hora da revenda (preço lá embaixo), e também na qualidade da montagem (as Shineray são famosas por não serem bem montadas, uma boa revisão logo após a compra, termina com esse problema)
Quanto a aparência, provavelmente irá depreciar na mesma velocidade da Bros, já que os componentes da carenagem são feitos pelo mesmo fabricante.
O fato é que a Bros não vale oque custa, quem pensa em dar 10 barões por ela, prossivelmente conseguirá, mesmo que com algum esforço, pagar 17% a mais em uma Lander. Nesse sentido, considero a Enduro 150 uma moto mais honesta em termos de custo/beneficio.
A XTZ também me atrai muito mais, além de ser mais barata que a Honda, é mais ágil que as Bros e Enduro, aguenta tanta surra que muita gente usa ela até para trilha, sobre a Enduro ainda se sobressai na confiabilidade que transmitem as motos Yamaha, além de, na minha opinião, ter um design mais agradavel que as concorrentes.