Eita, é uma grande honra ser respondido por uma lenda como o Amaral. Realmente tenho devorado os artigos do blog do Amaral, a teoria está bem compreendida, o que resta é a prática mesmo para vencer o medo
Acredito também que dá pra fazer um 8 de raio de 2,50m com uma moto de 1,40m de entre-eixos (ER-6N 2011, a minha).
Olhando aqui:
en.wikipedia.org/wiki/Bicycle_and_motorcycle_dynamics#Turning
encontrei algumas fórmulas matemáticas que ajudam a estimar os raios de curva e inclinação da moto. Por exemplo, tomando como base a ER-6N 2011, com uma inclinação de 10 graus o raio fica em 2.489mm; a 30 graus, raio de 2.188mm, e a 45 graus, raio de 1.787mm. Essas fórmulas não levam em consideração a largura dos pneus e aderência, mas me pareceram um modelo bastante realista.
(todos os valores acima são com o guidão totalmente virado, "travado" à esquerda ou à direita; a Kawasaki informa que na ER-6N o ângulo é o mesmo dos dois lados).
Ainda usando essas fórmulas, para se fazer uma curva de raio de 2 metros com 10º de inclinação, precisaremos andar a 6,7 km/h; para 30º, 12 km/h, e para 45º, 15.9 km/h (o povo do MotoGP faz curvas de alta velocidade inclinando a moto até 60º; inclinando 60º para fazer a curva de 2 metros, estaríamos a 20.9 km/h).
O duro é realmente ter coragem de inclinar a moto a 45º a apenas 15,9 km/h, ou ter senso de equilíbrio suficiente para andar a 6,7 km/h em 10º.
Isso é um monte de número, de teoria, mas acho que dá pra ter uma idéia do que é fisicamente possível e do que não é. Confere, mestre Amaral?
Grande abraço.