Passo a Passo: Compre sua primeira moto

15 Jan 2014 13:49 #1 por eduardoblu
Boa tarde amigos,
Comprarei essa semana minha primeira moto usada a vista. Dentro do meu orçamento e com muito esforço pagarei 4mil em uma CG 125 ES 2012.

Sou sozinho e não tenho com quem contar, e não sei por onde começar com a parte da transferência e da compra, quais documento e onde conseguir.

Em pesquisa apenas sei que preciso do CRV e ir a um cartório, mas nao sei aonde conseguir nem oque fazer, e gostaria de sugestões para como pagar. Estou com medo de perder dinheiro e vai fazer muita falta, agradeceria muito a ajuda de qualquer um que venha bem intencionado.

Boa tarde e muito obrigado!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2014 14:55 #2 por marceloe
Eduardoblu.
Primeiramente, seja Bem vindo ao MO!

Você está comprando a sua moto de loja ou particular ?
Se for de particular, peça o número da placa e do Renavan e consulte no site do Detran a existência de multas ou outros débitos, se for de loja, eles podem fazer esta consulta para você na hora e mostrar em tela.

O importante é o atual dono preencher o CRV e ir ao cartório reconhecer firma, após isso a moto (já seria) sua!
Só pague após a assinatura do CRV em cartório pelo atual proprietário.

Quanto aos demais questionamentos para transferência vejo duas opções, contrate o serviço de um despachante para tal, ou encare o site do detran do seu estado e leia com atenção tudo que eles solicitam e encare a fila no detran pelo menos umas 2 ou 3 vezes para concluir o processo de transferência.

Se o dinheiro está em conta corrente, você pode solicitar um cheque administrativo em sua agência, nominal ao proprietário, é garantia para você e para ele.
O Banco só emite o cheque se houver provisão de fundos, e apenas a quem estiver nominal poderá sacar ou depositar o cheque.

Desta forma, estando no cartório, CRV assinado, firma reconhecida, chave na sua mão, entregue o cheque ao ex (atual) proprietário.

Você tem 30 dias apenas para transferir a moto para seu nome, caso contrario será multado.

Se estiver comprando de loja, tente obter informações da idoneidade da mesma, mas geralmente quando compra em loja, eles mesmos lhe auxiliam com essas dúvidas.

OBS.: Deixe uma sobra para comprar EPI's (Jaqueta, Luva, Capacete, .....)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2014 15:05 #3 por eduardoblu
Obrigado Marcelo!

Sim estou comprando de um senhor que mora em vargem pequena, no estado do rio de janeiro. Eu não o conheço.

Tenho o Renavam e placa, fiz a consulta por multa, e o GRD só tem o IPVA 2014 que ainda não venceu. Existe mais alguma verificação que eu deveria fazer? Se estiver alienado por exemplo, ou antigos donos.

Fica aqui a minha dúvida e insegurança, como ele consegue o CRV? porque pelo telefone ele não sabia aonde encontrar o renavam e tenho medo de ser falsa modéstia ou malandragem aguçada de se fazer de bobo. Nos dois casos gostaria de saber como proceder caso ele nao saiba como conseguir o documento pois não quero passar a idéia que não entendo, pois eu realmente não entendo (nem da moto nem de docs).

Muito obrigado pela sua ajuda caro, sou muito grato!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2014 15:25 #4 por marceloe
Cara,

O Renavam consta no CRLV e no CRV (que é o que você tem de ter sempre que for utilizar o veiculo)

CRLV: O certificado de registro e licenciamento de veículo é um documento obrigatório que todo proprietário de veículo automotivo deve possuir no Brasil. Este documento fornece um número de registro do veículo. ...
pt.wikipedia.org/wiki/CRLV

CRV: Certificado de Registro de Veículo. É o documento expedido pelo Detran, que define a propriedade de um veículo à pessoa física ou jurídica. Por meio dele o vendedor formaliza a autorização para a transferência de propriedade.
dominiodesp.com.br/glossario.html

O CRLV é que você sempre deve ter quando for sair com um veiculo, renova anualmente

o CRV, é o de propriedade, este é que deverá ser assinado em cartório, que após assinado a moto/veiculo passa a ser sua propriedade.

Se ele não tem o CRV, ele deverá obter a 2a via para transferir para o seu nome.

Agora começo a concordar contigo, se ele diz não ter, que garantia você terá que ele fará a 2a via após o pagamento, passando a moto para você !


Outra coisa me chamou a atenção, você já verificou o valor na Fipe?
o valor de 4.000 está abaixo do valor referenciado.

Se acertei o modelo:
Marca: HONDA
Modelo: CG 125 FAN ES
Ano Modelo: 2012
Preço médio: R$ 5.153,00

Consulta feita em 15/01/2014 as 15:23 em fipe.com.br

Realmente acho que você está correto em estar preocupado, não quero lhe desanimar, mas verifique se talvez na região o valor realmente gire em torno dos R$ 4K,
Cobre se o Sr, possui os 2 "papéis" o de "andar" e o que "assina"

Abs.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2014 16:30 #5 por marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2014 17:17 - 15 Jan 2014 17:18 #6 por eduardoblu
Marcelo, ainda estou lendo este tópico que me indicou muito bom por sinal obrigado. Pouco antes da sua resposta, eu liguei a ele, e marcamos para sexta feira, eu pretendia fechar falei para ele levar os documentos e perguntei se ele tinha tudo.

Ele falou que teria que ir no banco primeiro quitar a moto que ainda não está quitada. Sei pelo que li, que a moto que acaba de ser quitada precisa ter seu documento atualizado pelo banco e precisa pagar uma taxa depois de uns 80 reais.

Não me senti a vontade e falei que só iria ver a moto na sexta, e não mais fechar o negocio, que antes consultaria alguém que tivesse mais conhecimento sobre o assunto. Se você ou alguém que estiver lendo tiver alguma coisa a acrescentar, por favor.

Você tem razão, essa moto está com o preço abaixo do mercado sim, eu acredito que ela tenha rodado bastante já, o hodômetro marca 10mil, mas acredito que esteja adulterado como todos os que ja encontrei. De todo modo ele pediu 4.300 mas falou que quer vender logo e que faz por 4mil. Já encontrei algumas do mesmo modelo sem a partida elétrica por 4.1~4.3mil.


Obrigado pelo seu conhecimento e boa vontade!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2014 08:39 #7 por Correa
Eduardoblu.

Se a moto não estivar quitada o dono tem que quitar a mesmo e pagar um DUDA de Baixa de Gravame, levar a moto no DETRAN, vistoriar e pegar o documento de compra e venda no nome dele, sem restrições.
Se ela estiver nesta situação, vai demorar um pouquinho até você tê-la nas mãos, pois não aconselho comprar moto com documento enrolado.
Feito isso pelo proprietário, e já estando no nome dele sem restrições, o passo seguinte é o descrito abaixo.

Aqui no Rio de janeiro você deve fazer o seguinte:
Depois de verificar todas as possíveis pendências, conforme o Marceloe falou, você deve fazer o seguinte:
Pegar o recibo de compra e venda com firma reconhecida pelo vendedor e ir no cartório onde você tem firma e reconhecer sua firma também.
A partir do ano de 2006, incluíram o item "C" no recibo de compra e venda que obriga o reconhecimento de firma, também do comprador.
Se você não tiver "firma aberta", procure um cartório perto da sua casa e abra uma firma. Abertura de firma 15,00 reais. Reconhecimento de firma 6,00 Reais.
Após feito isso, tire uma cópia para guardar, será útil na declaração do Imposto de Renda.
De posse do CRLV preenchido e autenticado, você deve tirar uma cópia da sua carteira de motorista, uma cópia do comprovante de residência (alguma conta em seu nome, com no máximo três meses de expedição) para apresentar no DETRAN e compor o processo de transferência.
Entre no SITE do DETRAN ou BRADESCO e expeça e imprima um DUDA de Transferência de Propriedade de Veículo no seu CPF. ( www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=1412 ), Valor (Duda): (cod.:014-0) R$ 107,72.
Feito isso, pague o DUDA no seu CPF e após três dias úteis você já pode agendar a transferência no posto mais próximo de você, que deve ser o Cebolão da Barra.
Leve todos os documentos citados com originais e cópia, pois as cópias comporão o processo de transferência.
Se possível pague logo o DPVAT e IPVA, assim ela já sai vistoriada 2014, não sendo preciso voltar para licença anual, porém, acredito que para fazer a baixa do gravame o proprietário terá de pagar o IPVA e DPVAT.
Pela experiência que tenho, acho que essa transação vai demorar um pouco e se o atual proprietário tiver que pagar o DPVAT e IPVA para baixar o gravame, ele vai querer aumentar esse valor.
Esteja preparado para renegociar, pois essas taxas soma o total de 600 Reais.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2014 12:07 #8 por eduardoblu
Correa, boa tarde!

É possível que ele saiba disso e por esse, está tentando forçar a venda logo e baixando o preço.


Caso alguem queira falar alguma outra coisa que não tenha relevância ao tópico mas que seja de igual importância, fique a vontade. Qualquer dica é bem vinda amigos.

Obrigado pelas dicas, já imprimi tudo isso que o Marcelo falou, o outro tópico e agora seu post também.

Muito obrigado pelo apoio.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jan 2014 22:48 #9 por eduardoblu
Amigos boa noite!


Conferi a moto que falo acima. Chegando a lá a moto estava em boas condições de um modo geral, saquei a listinha e fui conferindo. Realmente muito útil obrigado Marcelo. Tive apenas um problema, eu não consegui ligar a moto, ela morria quando eu começava a acelerar, o mesmo não aconteceu com o rapaz, que alegou ser um jeitinho da modo já com uso. Depois de quente, o mesmo não ocorreu.

Visitei também hoje, esse um senhor de fato. Moto execelente mesmo modelo - só que preta - bastante nova a moto, 2mil rodado parece realmente zero, o pneu e toda a moto estão como novas. Porém novamente tive o mesmo problema, não consegui ligar a moto. Antes que pense ser culpa minha, o senhor alegou que a moto não estava com a bateria carregada porque estava muito tempo parada e o alarme tinha arreado a bateria, oque é plausível, como também podemos ter o motor de arranque queimado correto? liguei a moto no tranco e propus fechar negócio.

Devo fechar com ele na quarta-feira agora dia 22. Estarei sempre checando novas postagens por favor qualquer sugestão, dica postem!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.149 segundos