Curso básico anti-preconceito contra as m

20 Fev 2008 22:02 #1 por AceDaniel
Antes de mais nada copiei esse texto do forum Twister online, enderço do original: http://www.twisteronline.com.br/xForum/viewtopic.php?t=18464


Curso básico anti-preconceito contra as motos e usuários de motos

10/Jan/2008 por Daniel Ribeiro

Imagino que a maioria dos meus visitantes já saiba de tudo isso, mas vou postar de qualquer forma, assim se alguém achar no Google, já vai aprender muita coisa.

Primeiro, as definições:

1. Moto é PILOTADA, não DIRIGIDA. Você dirige seu carro, mas moto você pilota. E isso nada tem a ver com excesso de velocidade ou corridas e rachas.
2. Moto: Veículo motorizado de 2 rodas plenamente capaz de circular pelas ruas.
3. Motoqueiro: Pessoa que sabe colocar uma moto em movimento e acha que sabe pilotar.
4. Motociclista: Pessoa que sabe pilotar uma moto e pilota com prudência.
5. Cachorro-louco: Motoqueiro que anda desrespeitando o maior número possivel de leis de trânsito. Raramente para em um semáforo, sempre está acima do limite de velocidade da via, e muito acima do limite de velocidade segura da moto que está pilotando.
6. Motoboy: Pessoa que trabalha no ramo de transporte de mensagens e encomendas. É um trabalhador que usa uma moto como ferramenta de trabalho. Motoboys podem ser Motoqueiros ou Motociclistas, inclusive alguns são Cachorros-Loucos.
7. Bandido: Pessoa que subtrai os pertences (ou tenta) de outra pessoa, por meio de intimidação, coação ou violência.

Agora, os fatos:

1. Quem pilota moto não necessáriamente é motoqueiro.
2. Quem pilota moto não necessáriamente é motoboy.
3. Quem pilota a moto não necessáriamente é bandido.
4. Quem pilota moto raramente quer morrer (exceto se for Cachorro-louco ou Bandido)
5. Motociclistas trabalham, tem família, e usam a moto para ir e vir, ou passear, da mesma forma que você faz com seu carro.
6. Bandidos não trabalham, sua renda vem principalmente por meio da subtração dos pertences e dinheiro de outras pessoas.
7. Motos são pequenas e rápidas, por isso são muito usadas por bandidos, mas isso não faz com que toda e qualquer pessoa em cima de uma moto seja um bandido.
8. Motos tem os mesmos direitos que os carros.
9. Motos tem SIM o direito de andar pelos corredores. O Artigo 56 do CTB, que proibia as motos de circular pelos corredores foi VETADO pelo então Sr. Presidente Fernando Henrique Cardoso.
10. Motos NÃO são perigosas. Perigosos são os pilotos irresponsáveis e os motoristas irresponsáveis em volta.
11. Motos devem ser estacionadas a um anglo de 90 graus (ou próximo disso) em relação a guia. Desta forma, ela ocupará a mesma largura que um carro ocuparia se estivesse lá, com a vantagem de ocupar pouco espaço no comprimento. No espaço de um carro podem estacionar até 6 motos pequenas ou 4 grandes.
12. Existem motos de todos os tamanhos e preços, assim como carros. Motos podem estar em perfeito estado de funcionamento e conservação, ou quebradas, ou com problemas mecânicos, assim como carros. Motos exigem manutenção, assim como carros. Motos quebram, assim como carros. Motos são duráveis boas, assim como carros.

Agora, as dicas:

1. Procure não chamar qualquer pessoa que usa uma moto de Motoqueiro. Você pode acabar ofendendo esta pessoa.
2. Procure não demonstrar pena, raiva, ódio, ira ou preocupação ao saber que alguém de seu meio usa uma moto. Isso não faz sentido. Se for uma boa pessoa sobre os dois pés, será também sobre uma moto.
3. Procure não falar sobre os perigos de andar de moto. Acredite, ele ouve isso o tempo todo, já está cansado de tanta perseguição e provavelmente ele nem se importa com a sua opinião sobre isso.
4. Procure não fechar uma moto no trânsito, da mesma forma como não faria se fosse um carro.
5. Procure manter o corredor entre a primeira e a segunda faixas da esquerda livre para que as motos passem. Você está de carro e já está preso no transito, não há o que fazer a não ser esperar, seja paciente. Fechar o corredor não vai fazer o transito andar mais rápido. Pelo contrário, acabará por piorar a situação.
6. Se você precisar trocar de faixas com seu carro, olhe no retrovisor antes, para ver se vem vindo uma moto. Se vier, aguarde que a moto passe antes de trocar de faixa. Dê a seta para sinalizar a sua intenção. Quando for trocar, faça-o rapidamente, evite demorar e ficar entre uma faixa e outra. As motos se aproximam muito rapidamente. Lembre-se da dica número 5 – Mantenha o corredor livre.
7. Em auto-estradas, motos podem andar na mesma velocidade dos carros. Motos não precisam custurar os carros para fazer ultrapassagens. Se uma moto pedir passagem, dê. Não espere que ela desista e o ultrapasse pela direita, afinal, isso é proibido de acordo com o CTB.
8. Se uma pessoa de moto bater em seu carro, ela deve pagar seu prejuizo. Você tem todo o direito de anotar a placa e procurar uma delegacia. Se você danificar uma moto, o proprietário também tem o direito de procurar uma delegacia e exigir ressarcimento. Não resolva nenhum problema deste tipo na rua. A polícia existe para isso.
9. Se você derrubar uma pessoa em uma moto, ou se uma moto simplesmente aparecer e bater em seu carro, PARE E PRESTE O SOCORRO. Por pior que seja a situação, ainda é melhor do que fugir sem prestar socorro. Sua obrigação é prestar socorro em qualquer situação, e não apenas quando você é o errado na história. Se preciso, peça ajuda a outros motoristas. Eles também são obrigados a ajudar, e se eles se omitirem, anote a placa e denuncie.


Créditos: www.motosblog.com.br
www.motosblog.com.br/2008/01/10/curso-basico-anti-pre conceito-contra-as-motos-e-usuarios-de-motos/

http://www.twisteronline.com.br/xForum/viewtopic.php?t=18464

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2008 22:27 #2 por Patriarca
Dá licença, Acedaniel, de que CFC saiu essa pérola?
Ah!!! não saiu de nenhum órgão do governo também!!!!
E cadê a rede globo que não divulgou esse texto ainda?!!!
cadê o Sr késsabê? (pref de sp)?
pois é turma acho que o negócio agora é com a gente.
Vamos divulgar!!!
e parabéns, acedaniel, por encontrar e dividir essa maravilha com a gente moisespatriarca39499,0611458333

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2008 05:56 #3 por drpj
AceDaniel: belo achado. Todas estas ponderações/observações já foram ditas ou escritas, porém reuní-las e organizá-las foi um belo trabalho.

Problema: motoqueiros e cachorros loucos talvez não saibam ler e a maioria dos motoristas não sabe nem p/ que serve a seta do carro, quanto mais noções de direção defensiva.
Quanto a dar passagem em estradas: existe uma geração de motoristas 1.0 que simplesmente não consegue imaginar o que é velocidade (portanto não imaginam quão rápido vc pode estar chegando); segundo, geralmente eles consideram um ataque à sua masculinidade (as meninas geralmente sequer olham no espelho) serem ultrapassados...
Finalmente: especialistas, policiais e os de bom senso sabem que o direito de ultrapassar é de quem vem mais rápido (com segurança) e orientam a sair da frente, sinalizando e com antecedência...
Escutei outro dia o Sr Cyro Vidal Soares falar na CBN, que vc estar na esquerda, no limite de velocidade, não precisa dar passagem... . Dê passagem, não atrapalhe e se o outro estiver acima do limite, ele que se entenda com o radar ( pois achar policial fiscalizando em estrada tá difícil).

Abraços,

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2008 06:04 #4 por rjmartins

drpj escreveu: Escutei outro dia o Sr Cyro Vidal Soares falar na CBN, que vc estar na esquerda, no limite de velocidade, não precisa dar passagem...

. Dê passagem, não atrapalhe e se o outro estiver acima do limite, ele que se entenda com o radar ( pois achar policial fiscalizando em estrada tá difícil).

Abraços,



Então, como vc pode saber se está realmente no limite se todo velocimetro tem margem de erro? quem garante que o cara mais rápido não está no limite e vc está um pouco abaixo por causa disso?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2008 06:54 #5 por MATUSA
Belíssimo!! Texto fenomenal!! Pena que só nós estamos lendo. Isso devia ir em rede nacional. E não digo isso só porque sou motociclista, pois também sou motorista.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2008 08:50 #6 por Richbr2007
Gostei muito do texto... está corretissimo...

Quem falha em planejar está planejando falhar...



Quer asinha, seja uma boa pessoa que quando morrer vc vai ganhar 2



Gsx650f "Black Dragon" Guarapari-ES

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2008 13:53 #7 por Gadz

rjmartins escreveu:

drpj escreveu: Escutei outro dia o Sr Cyro Vidal Soares falar na CBN, que vc estar na esquerda, no limite de velocidade, não precisa dar passagem...

. Dê passagem, não atrapalhe e se o outro estiver acima do limite, ele que se entenda com o radar ( pois achar policial fiscalizando em estrada tá difícil).

Abraços,



Então, como vc pode saber se está realmente no limite se todo velocimetro tem margem de erro? quem garante que o cara mais rápido não está no limite e vc está um pouco abaixo por causa disso?


E aquele que está acima do limite de velocidade por uma questão de emergência??? Como faz? Ultrapassa pela direita?

Esse Cyro Vidal só fala m...

F800GS - 2011 - Branca
Brasília - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2008 16:37 #8 por kado
Discordo da classificação... Para mim, motociclista e motoqueiro são a mesma coisa, sinônimos, uma definição para pessoas que pilotam motos...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2008 16:48 #9 por Patriarca
Detalhes, detalhes.....

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Fev 2008 20:10 #10 por AceDaniel
Ai galera que bom que vcs gostaram e concordam com o exposto, façam o seguinte: copiem e madem por e-mail para todos seus contatos, vamos fazer uma corrente que valha a pena ler, se conseguirmos concientizarmos 5% dos leitores estamos no lucro...

abraços...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2008 11:39 #11 por kekosam
É isto ai... vamos mandar por e-mail...

Daí seremos odiados no trânsito por andar rápido e na internet por fazer spam...

PS: Eu já fiz a minha parte... mandei por email e estou andando rápido...

Escove os dentes.
Baixe a tampa do vaso após usá-lo.
Dê sinal antes de virar.
Não pise na grama.
Não beba antes de pilotar.

Não vote em corruptos.

Não seja um corruptor.



Cuiabá - MT

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2008 13:03 #12 por LeandroLP
eu mudaria UMA coisa ai: eu não falaria pra trocar de faixa rápido. É nessas que pegam o motociclista e mandam pra bem longe, já com o joelho quebrado.

"Potência, segurança e confiança. Tudo o que as mulheres procuram nos homens, os homens procuram em uma moto"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2008 07:34 #13 por AceDaniel
O que falta no Brasil é uma campanha educativa, o transito brasileiro so tem animal, ja vi mto cara falar que fecha o corredor pq se ele ta parado preso no engarrafamento os "outros" tem qe ficar tb...
da vontade de pegar uns caras desses e espancar... mas fazer oq? ne... estamos no lisarb...

falow...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2008 16:28 #14 por wipsilon

LeandroLP escreveu: eu mudaria UMA coisa ai: eu não falaria pra trocar de faixa rápido. É nessas que pegam o motociclista e mandam pra bem longe, já com o joelho quebrado.


[QUOTE=AceDaniel ] 6. Se você precisar trocar de faixas com seu carro, olhe no retrovisor antes, para ver se vem vindo uma moto. Se vier, aguarde que a moto passe antes de trocar de faixa. Dê a seta para sinalizar a sua intenção. Quando for trocar, faça-o rapidamente, evite demorar e ficar entre uma faixa e outra. As motos se aproximam muito rapidamente. Lembre-se da dica número 5 – Mantenha o corredor livre. [/QUOTE]

DESCULPE, LEANDRO, MAS EU DISCORDO DE VC!

SE A GENTE LER O TEXTO COMPLETO VEREMOS QUE ESTÁ CORRETO, POIS O MOTORISTA ANTES DE MUDAR DE FAIXA DEVE OLHAR PRIMEIRO PELO RETROVISOR SE VEM ALGUMA MOTO, E SINALIZAR A INTENÇÃO, CERTO? PORQUE SE ELE NÃO OLHAR, TANTO FAZ MUDAR DE FAIXA RÁPIDO OU DEVAGAR, VAI CAUSAR ACIDENTE!! CONCORDA? [/b]

Abços...

Virago 535 - 2000 verde/bege (desde julho)

NÃO PATROCINO O CRIME: NÃO COMPRO PEÇAS USADAS!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Abr 2008 17:11 #15 por wcbotelho

kado escreveu: Discordo da classificação...

Para mim, motociclista e motoqueiro são a mesma coisa, sinônimos, uma definição para pessoas que pilotam motos...


Correto Kado!

Motoboy é um sinônimo de MOTOFRETE, uma profissão, exercidada por bravos motociclistas, ou motoqueiros, como quiserem.

Em toda profissão existe o mal e o bom profissinal, no caso do motofrete, o mal profissional é apelidado de cachorro loko.

A respeito do texto, vou ser bem sincero;

NÃO MUDOU NADA NA MINHA VIDA, MAS UMA BOBAGEM DA INTERNET!




wcbotelho39566,8493402778

Ys Fazer 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.197 segundos