Caras. Só a injeção Denso da Fazer já bastaria para o troféu de melhor motor. Nem precisaria citar pistão forjado (peça inteira, sem emendas), cilindro revestido com cerâmica, etc.
Tive uma Fazer ano passado e uma Twister em 2004. Sei bem as características de cada uma.
Nenhuma das duas é melhor. Ambas são boas e tem seus aspectos positivos e negativos.
Diria que a Fazer leva vantagem pela economia e pelo motor mais moderno, com algumas soluções emprestadas da R1 e da Fazer600.
A Yamaha testou a Fazer por 4 anos antes do lançamento e tem uma larga experiência em motos de maior porte.
Para motos maiores (600 cc acima) sem dúvida alguma sou muito mais Yamaha. E o resto do mundo também (basta citar a R1, FZ6, MT03, etc...
Fazendo uma comparação direta, a Twister só é melhor que a Fazer na estrada, levando uma certa vantagem com a 6º marcha, economia e velocidade final (10 km/h a mais).
Viajando com a Fazer vi que uma 6º marcha seria bem-vinda, mas não é essencial. Dá pra levar a 140 km/h tranquilo. Achei um pouco beberrona (fez 20-22km/l), mas aceitável, uma vez que andei no limite o tempo todo.
Achei a ciclística da Fazer muito superior à Twister. A moto é muito firme e comporta-se melhor nas curvas. O piloto sente-se mais seguro para deitar a moto até o limite (pode ser apenas pelos pneus Sport Demon, mais aderentes).
Não gostava do barulho da relação da Twister e do problema crônico no tensor da corrente (até hoje nao solucionado pela Honda).
Acho a Fazer muito mais silenciosa e confortável.
Um dos piores defeitos da Fazer é seu freio traseiro, que toda vez que molha vitrifica e faz barulho de moto velha, além de não frear nada. O freio dianteiro é muuuito, muito bom.
Como o uso do freio é 70% dianteiro e 30% traseiro, não fez muita diferença.
O farol da Fazer também é fraco. Apesar da mesma potência da lampada da Twister (35w), ele ilumina menos.
Na cidade a Fazer é incomparavelmente melhor. A injeção eletrônica realmente faz uma diferença absurda no consumo e aceleração. Enquanto a média da Twister ficava nos 24-25 km/l, com a Fazer fazia 30 km/l tranquilo, tendo mais fôlego nas retomadas e melhor aceleração.
Achei a manutenção da Fazer um pouco cara, mas imagino que com o tempo e o surgimento de peças paralelas o preço caia, como aconteceu com a Twister.
Gostei da facilidade em regular a injeção da Fazer . Troquei o escape e bastou conectá-la a um aparelho pra deixá-la afinada (na Twister levei várias vezes até acertar o ponto do carburador), sem contar as opçoes de regulagem da i.e (varia de +1 até +10).
No começo não gostava do painel da Fazer, mas acabei me acostumando. é funcional e tem uma boa iluminação noturna.
A decisão final realmente é difícil e fica a critério de cada um (apesar de achar a Fazer mais moderna).
Aconselho fazer um test-drive nas duas 0 km antes de comprar.
Se você puder esperar até o Salão Duas Rodas em outubro, pode ser que faça um negócio melhor. Há uma forte boataria do lançamento de uma Fazer sport e flexpower, uma 400cc da Honda com o motor derivado da Falcon, e modificações reais na Twister.
TWISTER CONTRA FAZER: TEST-RIDE, FUNDAMENTAL"
A principal concorrente da FAZER, a HONDA CBX 250 TWISTER, ainda tem cacife para encarar a nova YAMAHA. A TWISTER tem balança de alumínio, motor com quatro válvulas/dois comandos, acabamento mais esmerado e um painel belíssimo são alugns dos pontos altos da moto que já nasceu com vistas à exportação - há tempos faz sucesso até no exigente mercado europeu.
A HONDA pode se vangloriar de um desempenho levemente superior ao da desafiante. Aliás, fizemos um breve teste comparativo com a TWISTER de 24cv, e a FAZER, a despeito dos "modestos" 21 cv declarados, não saiu-se nada mal.
Visto que a maior vantagem da YS FAZER sobre suas concorrentes é a incomparável dirigibilidade (gosto estético à parte), as concessionárias Yamaha deveriam, sem medo, efetuar test-ride comparativo, como fazem muitas das revendas do concorrido mercado de automóveis. Sem dúvida a FAZER será considerada, na maioria dos casos, a mais agradável de pilotar no dia-a-dia.
TABELA COMPARATIVA:
TWISTER FAZER
Velocidade Máxima (real).......... 132 km/h 129 km/h
Aceleração 0 a 80 km/h............ 7,1 seg 7,3 seg
Retomada 40 a 80 km/h............ 8,9 seg 7,5 seg
Veloc final real da TWISTER: 132km/h
Veloc final real da FAZER: 129 km/h
Aceleração 0 - 80 km/h da TWISTER: 7,1seg
Aceleração 0 - 80 km/h da FAZER: 7,3 seg
Retomada 40 - 80 km/h da TWISTER: 8,9 seg
Retomada 40 - 80 km/h da FAZER: 7,5 seg