Opinião sobre os motores das motos...

12 Fev 2008 04:45 #1 por Gaucho
Caras. Só a injeção Denso da Fazer já bastaria para o troféu de melhor motor. Nem precisaria citar pistão forjado (peça inteira, sem emendas), cilindro revestido com cerâmica, etc.


Tive uma Fazer ano passado e uma Twister em 2004. Sei bem as características de cada uma.
Nenhuma das duas é melhor. Ambas são boas e tem seus aspectos positivos e negativos.

Diria que a Fazer leva vantagem pela economia e pelo motor mais moderno, com algumas soluções emprestadas da R1 e da Fazer600.

A Yamaha testou a Fazer por 4 anos antes do lançamento e tem uma larga experiência em motos de maior porte.
Para motos maiores (600 cc acima) sem dúvida alguma sou muito mais Yamaha. E o resto do mundo também (basta citar a R1, FZ6, MT03, etc...

Fazendo uma comparação direta, a Twister só é melhor que a Fazer na estrada, levando uma certa vantagem com a 6º marcha, economia e velocidade final (10 km/h a mais).
Viajando com a Fazer vi que uma 6º marcha seria bem-vinda, mas não é essencial. Dá pra levar a 140 km/h tranquilo. Achei um pouco beberrona (fez 20-22km/l), mas aceitável, uma vez que andei no limite o tempo todo.

Achei a ciclística da Fazer muito superior à Twister. A moto é muito firme e comporta-se melhor nas curvas. O piloto sente-se mais seguro para deitar a moto até o limite (pode ser apenas pelos pneus Sport Demon, mais aderentes).

Não gostava do barulho da relação da Twister e do problema crônico no tensor da corrente (até hoje nao solucionado pela Honda).
Acho a Fazer muito mais silenciosa e confortável.

Um dos piores defeitos da Fazer é seu freio traseiro, que toda vez que molha vitrifica e faz barulho de moto velha, além de não frear nada. O freio dianteiro é muuuito, muito bom.
Como o uso do freio é 70% dianteiro e 30% traseiro, não fez muita diferença.
O farol da Fazer também é fraco. Apesar da mesma potência da lampada da Twister (35w), ele ilumina menos.

Na cidade a Fazer é incomparavelmente melhor. A injeção eletrônica realmente faz uma diferença absurda no consumo e aceleração. Enquanto a média da Twister ficava nos 24-25 km/l, com a Fazer fazia 30 km/l tranquilo, tendo mais fôlego nas retomadas e melhor aceleração.

Achei a manutenção da Fazer um pouco cara, mas imagino que com o tempo e o surgimento de peças paralelas o preço caia, como aconteceu com a Twister.

Gostei da facilidade em regular a injeção da Fazer . Troquei o escape e bastou conectá-la a um aparelho pra deixá-la afinada (na Twister levei várias vezes até acertar o ponto do carburador), sem contar as opçoes de regulagem da i.e (varia de +1 até +10).

No começo não gostava do painel da Fazer, mas acabei me acostumando. é funcional e tem uma boa iluminação noturna.

A decisão final realmente é difícil e fica a critério de cada um (apesar de achar a Fazer mais moderna).
Aconselho fazer um test-drive nas duas 0 km antes de comprar.
Se você puder esperar até o Salão Duas Rodas em outubro, pode ser que faça um negócio melhor. Há uma forte boataria do lançamento de uma Fazer sport e flexpower, uma 400cc da Honda com o motor derivado da Falcon, e modificações reais na Twister.


TWISTER CONTRA FAZER: TEST-RIDE, FUNDAMENTAL"
A principal concorrente da FAZER, a HONDA CBX 250 TWISTER, ainda tem cacife para encarar a nova YAMAHA. A TWISTER tem balança de alumínio, motor com quatro válvulas/dois comandos, acabamento mais esmerado e um painel belíssimo são alugns dos pontos altos da moto que já nasceu com vistas à exportação - há tempos faz sucesso até no exigente mercado europeu.
A HONDA pode se vangloriar de um desempenho levemente superior ao da desafiante. Aliás, fizemos um breve teste comparativo com a TWISTER de 24cv, e a FAZER, a despeito dos "modestos" 21 cv declarados, não saiu-se nada mal.
Visto que a maior vantagem da YS FAZER sobre suas concorrentes é a incomparável dirigibilidade (gosto estético à parte), as concessionárias Yamaha deveriam, sem medo, efetuar test-ride comparativo, como fazem muitas das revendas do concorrido mercado de automóveis. Sem dúvida a FAZER será considerada, na maioria dos casos, a mais agradável de pilotar no dia-a-dia.
TABELA COMPARATIVA:

TWISTER FAZER
Velocidade Máxima (real).......... 132 km/h 129 km/h
Aceleração 0 a 80 km/h............ 7,1 seg 7,3 seg
Retomada 40 a 80 km/h............ 8,9 seg 7,5 seg


Veloc final real da TWISTER: 132km/h
Veloc final real da FAZER: 129 km/h

Aceleração 0 - 80 km/h da TWISTER: 7,1seg
Aceleração 0 - 80 km/h da FAZER: 7,3 seg

Retomada 40 - 80 km/h da TWISTER: 8,9 seg
Retomada 40 - 80 km/h da FAZER: 7,5 seg



Atual:FAZER 2008

RS Porto Alegre

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 09:18 #2 por Richbr2007
Cara vc ta meio perdido nos numeros né não?


Aonde que a fazer tem menos arrancada que a twister e anda menos?? aff...


E outra to cansado ve ver videos de nego deixando a twister para traz, meu colega de trab tem uma fazer 2008 e não paga pau pra twister nenhuma, mas como o Tite bem disse cada moto tem um comportamento distinto.


Só pra finalizar a twister é inferior a tornado em todos os sentidos, até nas velocidades...


Eu mesmo na minha lander ja dei pau em ambas...

Quem falha em planejar está planejando falhar...



Quer asinha, seja uma boa pessoa que quando morrer vc vai ganhar 2



Gsx650f "Black Dragon" Guarapari-ES

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 09:17 #3 por Gaucho
cara concordo contigo meu camarada tem uma twsiter, e dei um pau na retomada nele que até agora o cara nao acreditou, esse comentario que fiz eu busquei na net, esperava alguem se manifestar.



Atual:FAZER 2008

RS Porto Alegre

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 19:59 #4 por madnando
Como a discussão é sobre motores


Minha sundown é cansada, perde pra qualquer honda Fan, mas me deixa feliz da vida. Não passa de 105 km/h e faz 31 a 32 km por litro uma vez que só ando nas marginais pra ir e voltar do trabalho e isso exige uma maior rotação do motor.


Max 2008 preta 125 cc SED completa!!

Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 20:37 #5 por #skymind#
essa historia mostra que eletronica embarcada faz milagre sim pq sem a ajuda da eletronica o motor mais potente da twister faria a diferença agora ja pensou se a honda tivesse injeção ahh antes de me chamar de defensor da honda ja adianto que o proximo passo da briga seria quem tivesse a injeção com maior poder de prossesamento de dados e que ia vencer

cair e uma arte que não demanda nenhum dom por isso cuidado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 05:06 #6 por Richbr2007
Concordo com vc skymind...

Quem falha em planejar está planejando falhar...



Quer asinha, seja uma boa pessoa que quando morrer vc vai ganhar 2



Gsx650f "Black Dragon" Guarapari-ES

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 07:15 #7 por kekosam
Bom... achei que era para falar de motores... mas vamos lá...

125 cc - Motor da YBR/XTZ. Compacto, durável, econômico e sem vibração. Já ví mototaxistas fazerem 160.000 km com o motor aqui em CBA... gastar R$ 500,00 pra retificar e, provavelmente, andará outro tanto.

250 cc - Pelos mesmos motivos anteriores, o da Fazer/Lander. Sem falar no pistão forjado e camisa revestida.
Mensão do honra para o motor da Intruder 250, que parece ser indestrutível. Com 80.000 km caiu o parafuso de drenagem do óleo (o FDP da oficina não apertou direito na hora da troca, e voltando pra casa ele caiu) e ele andou uns 4 km sem óleo. Foi colocar o parafuso e o óleo e o motor já tá chegando nos 90.000 km sem problema algum.

Daí pra cima, não posso dizer, mas já ouvi bons comentários sobre o motor da Sahara (350) e da XT/Tènerè (600).

My Winamp is playing: 33. Point Blank - Wrong To Cry (Live)

Escove os dentes.
Baixe a tampa do vaso após usá-lo.
Dê sinal antes de virar.
Não pise na grama.
Não beba antes de pilotar.

Não vote em corruptos.

Não seja um corruptor.



Cuiabá - MT

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 12:03 #8 por vegasus
Motor da GS500 (original sem modificações)

Potencia 48cv a 9200rpm
torque 4,9 a 7500rpm
0 a 100 em 5,5 segundos
final 190km/h (no painel)

Motor da GS500 mechido
Filtro de ar k&n
velas de iridium
kit de carburação dynojet stagio 1
escape esportivo

Potencia 59 cv a 9000 rpm
torque 5,2 a 7200 rpm
0 a 100 em 4,9 segundos
final 210km/h no painel

dados de potencia e torque estraidos no dinamometro

Sozinho vou mais rapido, com vcs vou mais longe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 14:40 #9 por kekosam
Caramba!!! A potência subiu bem. Já o torque, nem tanto...

Escove os dentes.
Baixe a tampa do vaso após usá-lo.
Dê sinal antes de virar.
Não pise na grama.
Não beba antes de pilotar.

Não vote em corruptos.

Não seja um corruptor.



Cuiabá - MT

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 15:21 #10 por luidhi
Vou ficar nas brasilianas...

Meu trofeu de motores vai para :

Categoria "use sem dó": CG 125;

Categoria "Anos Luz na frente": Fazer 250;

Categoria "Estão tentando me igualar": Burgman 125;

Categoria "Trator": XT-600;

Categoria "Música": CBX 750;

Categoria "Furada": XT e TDM 225 (problema de lubrificação);

Categoria "Adrenalina": RD 350;

Categoria "Só o criador entende": Cagiva 30.0 (agrale);

Categoria "Britadeia": Buell CityCross.

MCCR
BMW G 650 GS
Anteriores:
CITYCOM 300i
Fazer 250
Yamaha XTZ 250 X -
Kawasaki Vulcan 500
Suzuki Burgman 125
Agrales: SXT 16.5/Explorer 27.5/Elefant 16.5
Honda CB 400 Custom(izada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 15:50 #11 por rjmartins
bom, um motor que me impressiona é o da R6 nova.. 135cv em uma 600cc... se nao me engano, faixa vermelha nos 18000rpm...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 05:30 #12 por Richbr2007
Pow luidhi, não vamos esquecer da lander né...

Quem falha em planejar está planejando falhar...



Quer asinha, seja uma boa pessoa que quando morrer vc vai ganhar 2



Gsx650f "Black Dragon" Guarapari-ES

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 05:50 #13 por Bigulino
categoria "motor que deve ser banhado a ouro": POP

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 08:09 #14 por RONALDCB400
Categoria "Versatilidade": CB400... 9 a cada 10 transformações usa-se o bicilíndrico da Honda. Ou o mono da XT600.

CBR450!!!!



Cataguases-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2008 08:31 #15 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Opinião sobre os motores das motos...
Categoria força e economia: CG 150.

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.161 segundos