Eu gosto de ir na feira.

16 Set 2008 08:44 #1 por neumar
Sabem, toda quinta-feira me esforço para ir na feira aqui do lado de casa. Adoro comer o pastel, e comprar verduras e frutas frescas para meu lar.

Lá tem tomates, todos 100% brasileiros, custando desde R$ 1,00 o kilo, até R$ 5,00 o kilo. Os de 1 real só servem pra fazer catchup (já vem amassados e possivelmente fermentando ), os de 5 reais pode-se cortar uma fatia igual de mortadela e decorar as saladas, pois tem uns 20 cm de diâmetro e são mais firmes que siliconadas! Vale lembrar que os tomates de 1 real possuem muito mais acessórios, como rachaduras, fendas, bichos, furos, fungos, etc..., são completíssimos!

Ambos produzidos no mesmo país, no mesmo solo, pelo mesmo agricultor.

Nas motos, agora surgiu uma mania maravilhosa (parece que alguns só descobriram agora) de demonstrar como produtos consagrados e bem vistos no mercado, são produzidos as vezes até pelas mesmas empresas que produzem outras motos extremamente criticadas.

As "novidades" nacionais em motos são quase tudo da China, e muitas velharias também tem produção lá sim, sem falar em peças de reposição. E provavelmente mais um monte de coisas dentro da sua casa também é feito na china.

O que me pergunto é, como descobrir quais destes produtos foram produzidos nos padrões iguais tomates de 1 real, e quais foram iguais os tomates de 5?

Poderia deixar o preço dizer, os mais caros são os bons, os mais baratos são os que só servem pra molho. Mas existem os tomates de R$ 3,00 também. Estes, muitas vezes parecem externamente iguais os tomates de 5, mas quando agente corta eles descobre que por dentro ta mais parecido com o de 1 real.

Na feira eu posso então usar o critério "preço". Os fabricantes, digo, produtores, sabem certinho como está cada tomate, e os que custariam R$ 8,00 o kilo ganham uma caixa especial escrito "For Export". Agente nem vê.

Quero é descobrir se não estão colocando os tomates de R$ 3,00 em caixas "For Brazil", os vendedores comercializam como os de R$ 4,00, e por dentro valem R$ 2,00. E os de R$ 8,00 agente nem vê, pois aqui seria como comprar uma moto 250cc por R$ 30,000 (Kawasaki por exemplo?).

Ou seja, não adianta nada saber que um agricultor cultiva tomates de R$ 5,00 ou R$ 8,00, quero saber é como são estes tomates no cesto a minha frente com uma plaquetinha R$ 4,00.

Conforme a feira vai passando, algumas barracas mudaram a plaquetinha colocando R$ 4,50. Outras colocaram plaquetinha R$ 3,00. E o tomate no começo da feira era o mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2008 09:01 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Eu gosto de ir na feira.
MULHER BONITA NÃO PAGA MAS TAMBÉM NÃO LEVA!!!!

Gostei da comparação!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2008 09:04 #3 por Bigulino
Respondido por Bigulino no tópico Eu gosto de ir na feira.
bom texto, cara!

acho que teoricamente os tomates seriam encontrados, segundo seus preços, em lugares diferentes: os de $1 na chepa da feira, os de $5 no "hortifruti" do Extra, ou seja, feitos pra públicos diferentes.

só que temos que lembrar que estamos no Brasil, aí o feirante resolveu usar a tática do "se colar" e empurrou alguns tomates de $1 pra banca dos de $3 e o povo comprou e nem viu... aí ele fez de novo, e de novo, até que extinguiu a banca de $1 e passou seus tomates pra banca de $3. Além disso, passou a vender os tomates fiado, com um "acréscimo", saindo os tomates de $3 (que na verdade eram os de $1) pelo preço dos tomates de $5, e como o consumidor tava com muita fome na hora, aceitou assim mesmo...

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2008 09:10 #4 por RobLeo
Respondido por RobLeo no tópico Eu gosto de ir na feira.
SENSACIONAL!!!


Será que seremos eternamente refens da lei de mercado!!! Mas dessa lei meio que "made in Lisarb" com peças made in China, ainda tô perdido!!!


Mas esse tomate não é do pessoal de R$1? É mas é inspecionado da mesma forma do de R$5...!!!


E vamos paras as analogias xingling/suzuki125 etc...!!!


Mas e o pastel com caldo de cana hein...!!! Vê um de palmito por favor!!!

Niterói-RJ
XT600E - 2001

EX:
Intruder 125 07/08
Mirage 250 09/09
Burgman 400 04/04

Motonliners: O que a Geografia separou a tecnologia uniu!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2008 17:34 #5 por cros
Respondido por cros no tópico Eu gosto de ir na feira.
Sim, se tiver quem compre terá mercado
diferente da Honda, Yamaha ou Suzuki que deve ter uma meta pra atingir e talvez por isso se limita a vender 125cc.

Me lembro que antigamente ia numa loja Yamaha comprar peça de moto importada e sai na hora com a peça na mão seja ela qual for.

Acredito que a meta dos atravessadores que vendem xingling está bem abaixo das grandes, então se venderem o pouco estoque pros incautos compradores lisarbianos, tudo bem.

Antigamente agente ia numa loja comprar Panasonic, Technics, Marantz, Yamaha, JVC, quem lembra dessas marcas??? Ou mesmo algumas nacionais de peso Gradinete que comprou a inglesa Garrard...

Agora o que tem no mercado??? Alguém lembra de uma grande marca japonesa?? ou Americana??

Não, enquanto o povo comprar xingling, vai ter mercadoria pra desovar, e olha que vai ser pela demanda, não ter moto pronta entrega...

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2008 18:09 #6 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Eu gosto de ir na feira.
Cros o negócio é que hoje "só" temos xing ling no mercado, desde motos, passando por roupas e até alguns alimentos. (frisei o "só" não por que estou generalizando, mas sim dizendo que existem muito mais do que outors...)
então não tem essa de enquanto continuar comprando, as opções são essas, e aí o que vamos fazer?
Vi no jornal que o aumento de fabricação/venda de motos ditas populares aumentou 30% em relação ao mesmo período do ano passado, e quem aumentou essas vendas? Honda, Yamaha, Suzuki? Acho que não, pelo menos pra grande maioria que não tem tantas informações quanto a gente aqui (cadê a tal inclusão digital? se bem que eu acho que o povão infelizmente só vê inclusão digital no orkut ) que se informa e tem um senso de qualidade mais apurado, se bem que eu até me arriscaria com "alguma" dessas marcas, claro que depois de muiiiiito pesquisar

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2008 19:45 #7 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Eu gosto de ir na feira.
Excelente Neumar, como vc disse só nos resta escolher bem os tomates...


E Moisa, infelizmente vc está certo, povão só conhece inclusão digital no Yorcut e MSN... Esses dias fecharam uma lan aqui no sul que era usada como boca de fumo...É A INCLUSÂO DIGITAL...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2008 04:22 #8 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Eu gosto de ir na feira.
Já falei..volto à repitir.
Não dá para competir com a CHINA quando o assunto é preço baixo.
Quando se procura qualidade e tecnologia, eles até oferecem, mas...não tem preço para o produto que vendem.
Eu tenho isso claro pois a empresa que trabalho concorre com produtos chineses e as montadoras preferem pagar por tecnologia a ter que fazer recall de seus automóveis.
Onde a China é forte??? Em produtos onde o consumidor esta somente se preocupando em preço. O Brasil é um pais carente e precisa ter...se vai durar?...são outros 500´s. .
Então...ajude um Chinês a comer um prato de arroz (ao menos) todo dia... comprem produtos chineses.
Vc. esta colaborando para uma família BRASILEIRA a passar fome pelo desemprego e ajudando nossas criancinhas a irem para as ruas aprenderem o "ofício" do assalto, do roubo, da contravenção, da prostituição, do tráfico.
Também... comprem produtos piratas. Com isso vc. estará ajudando a indústria do tráfico, do sequestro, do roubo organizado e dando emprego a muitos meliantes que a polícia não consegue dar jeito.

É assim no mundo inteiro. Protecionismo, bem medido, com ponderação, não faz mau algum.

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2008 05:05 #9 por Jeff Bogard
Respondido por Jeff Bogard no tópico Eu gosto de ir na feira.

neumar escreveu: Quero é descobrir se não estão colocando os tomates de R$ 3,00 em caixas "For Brazil", os vendedores comercializam como os de R$ 4,00, e por dentro valem R$ 2,00. E os de R$ 8,00 agente nem vê, pois aqui seria como comprar uma moto 250cc por R$ 30,000 (Kawasaki por exemplo?).



Ou seja, não adianta nada saber que um agricultor cultiva tomates de R$ 5,00 ou R$ 8,00, quero saber é como são estes tomates no cesto a minha frente com uma plaquetinha R$ 4,00.



Conforme a feira vai passando, algumas barracas mudaram a plaquetinha colocando R$ 4,50. Outras colocaram plaquetinha R$ 3,00. E o tomate no começo da feira era o mesmo.




Muito bom o seu blog

Meio OFF:


Preço pro produtor de tomate deve ficar uns 30 centavos o kilo

8 reais vc compra um caminhão de tomates direto do produtor, sei bem como funciona esse mercado

Sabe akela armação de oculos na vitrine q custa 180 reais pro lojista? custou 10 reais, tinha um conhecido q vendia armação de oculos.
Ele vendia por 10 reais e na semana seguinte tavam na vitrine por mais de 100!!

Porisso q akela lenda q o J Toledo traz moto 125cc por 300 dolares e vende por mais de 5mil pode ser verdade, kkkkkkkkkkk

Culpa dos impostos? Nem tanto...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2008 16:20 #10 por cros
Respondido por cros no tópico Eu gosto de ir na feira.

moisespatriarca escreveu: Cros o negócio é que hoje "só" temos xing ling no mercado, desde motos, passando por roupas e até alguns alimentos. (frisei o "só" não por que estou generalizando, mas sim dizendo que existem muito mais do que outors...)


Sim eu sei disso, quando eu fazia parte do grupo de consumidores, sempre olhava a procedencia dos produtos, uma vez na C&A fui comprar cuecas samba canção e olhei a etiqueta Made in China, poxa, nem cuecas se fabrica aqui??

Mas mesmo assim sempre que compro algo (ando posso) olho a procedencia se existe outro similar nacional ou europeu mesmo custando mais, eu compro, pois sei que pago mais, mas pago por algo que vai durar mais tbm.

Posso ser uma andorinha só, mas faço minha parte. Ano passado fui comprar uma serra marmore, e tinha Bosh e Black & Decker made in china, optei por uma Makita made in brazil. Outra vez fui no BIG comprar um micro ondas acho que era COnsul, made in china, ai achei um Eletrolux made in brazil, e o preço é praticamente o mesmo, é spo pesquisar. E assim vou indo, quando não tem similar ai claro ou compro ou fico sem.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2008 16:36 #11 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Eu gosto de ir na feira.
Posso te dar uma péssima notícia?
Sabe da onde vem a maior parte das peças da Makita, do micro ondas, a matéria prima (Tecido) da peça de roupa da europa?


O RESTO do mundo hoje fabrica muito pouca matéria prima, ou material de base em comparação à China, a maior parte é linha de montagem com peças ou matéria prima advinha d´onde?
Não estou falando que isso é exclusivo deles, mas que ao menos 1 peça de computador, de carro, roupa, eletrodoméstico, material de consumo em geral tem um dedinho lá na china!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2008 16:50 #12 por cros
Respondido por cros no tópico Eu gosto de ir na feira.

moisespatriarca escreveu: Não estou falando que isso é exclusivo deles, mas que ao menos 1 peça de computador, de carro, roupa, eletrodoméstico, material de consumo em geral tem um dedinho lá na china!!!


No caso de informatica tudo vem da china... uma vez perguntei no forum GDH qual placa mãe eu poderia achar made in USA, nada, simplesmente até as antigas made in USA são chinesas... nisso não jeito, tem que comprar deles...

É o que eu digo, se não fizermos nada logo, logo vamos comer arroz empapado da china, banana da china etc.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2008 17:32 #13 por neumar
Respondido por neumar no tópico Eu gosto de ir na feira.
Não é tudo da china não! Tem Coréia, Taiwan (já sei, é considerado República da China), Malásia, México... é de onde for mais barato produzir.

Bem vindos à GLOBALIZAÇÃO. Já viram o custo de um funcionário nos EUA? Aqui no Br mesmo? Os daqui recebem uma merreca, mas o patrão paga ainda uma penca de impostos, inss, sindicato, porcentaem do VT, e o funcionário ainda fica comprando atestado, no orkut em hora de trabalho, se engraçando com funcionários(as) do sexo posto, passando a perna no que trabalha melhor, etc... Olha uma linha de produção oriental: mal pagos, trabalham 12+ hrs/dia, mudos, em ritmo de robô, direitos quase zero. Até ia falar mais disso, mas deixa pra lá...

E lembrem-se: a maioria das vezes "Produzido na Zona Franca de Manaus" = Peças vieram num navio, 99% já montadas, montam o 1% restante e colocam numa caixa lá.

Se não me engano a CCE tomou um processo gordo anos atrás porque não tava nem montando o 1%, nem desembalava, só grudava o selo da ZFM e mandava pras lojas. Nas motos o 1% = colar os adesivos e, em algumas, aqueles olhos de gato e (talvez) uma churrasqueira. Montar o guidão e colocar 250ml de gasolina sei que já é na loja.

Agora, experientes no assunto, me corrijam se me informaram errado: estas motos tem sido entregues literalmente 0km? O hodômetro tá 00000,0? Não deveria ter rodado pelo menos uns 2kms em teste? A minha veio marcando 3,7kms. 0km real explica o cara pegar a moto já com problemas, e a falha é 100% nacional, provavelmente pq o funcionário que devia testar tava no orkut, ou tá com atestado, tomando café com a recepcionista...

E reclamam que o país não vai pra frente, só tem político corrupto "que não trabalha"... Ninguém aqui quase anda querendo "trabalhar", tão é querendo se encostar, por isso as loterias faturam tanto! (Vide tb o post do Jeff Bogard).

Aposto que até as coisas mais inúteis e simples, como casinha de cachorro, já tem "Made in China"!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2008 17:35 #14 por Barao51
Respondido por Barao51 no tópico Eu gosto de ir na feira.
parabéns pela forma como fez a comparação, interessante

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2008 17:51 #15 por cros
Respondido por cros no tópico Eu gosto de ir na feira.

neumar escreveu:
Se não me engano a CCE tomou um processo gordo anos atrás porque não tava nem montando o 1%, nem desembalava, só grudava o selo da ZFM e mandava pras lojas. Nas motos o 1% = colar os adesivos e, em algumas, aqueles olhos de gato e (talvez) uma churrasqueira. Montar o guidão e colocar 250ml de gasolina sei que já é na loja.

Agora, experientes no assunto, me corrijam se me informaram errado: estas motos tem sido entregues literalmente 0km? O hodômetro tá 00000,0? Não deveria ter rodado pelo menos uns 2kms em teste? A minha veio marcando 3,7kms. 0km real explica o cara pegar a moto já com problemas, e a falha é 100% nacional, provavelmente pq o funcionário que devia testar tava no orkut, ou tá com atestado, tomando café com a recepcionista...


Acho muito dificil as concessionarias montrem as motos (as poucas peças que faltam) e sair pelas ruas da cidade pra testar, deve ser controle de qualidade mesmo.

Se olhar no notipo da Kasisnki coloquei 3 fotos de uma GTR na loja, dentro do engradado, elas vem semi montada de algum lugar, não acredito que eles montem testem e desmontem pra engradar elas novamente.

Mesmo na asia as motos chegam nas lojas semi montadas, tenho fotos de uma scooter nessa situação e eles montam a motinha na calçada, coloquei aqui no motonline as fotos.

Com 2 ou 3 mecanicos pr loja não vao montar as motos, testar e ainda dar manutenção nas outras.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.205 segundos