MASTER BIKE 2008: qual a melhor moto?

19 Jul 2008 01:05 #1 por Verbeno
Pessoal, estou abrindo este tópico com o objetivo de trocarmos opiniões sobre o MASTER BIKE 2008, que elegeu a nova CBR 1000 a melhor moto dentro da categoria.
Assim, a primeira crítica que faço é em relação ao circuito em que o teste foi realizado, que foi o único parâmetro de pista utilizado na comparação. Acho que as motos deveriam ser testadas em mais pistas, variando a característica do traçado.

Srad 1000, e ponto!

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19 Jul 2008 06:53 #2 por transalp
Bem nao sei nem que faz o master bike, qual a revista, mas nada do que vem alem da Revista da MOTO! eu boto fe...
As revistas inglesas (a Inglaterra deve ser o unico pais do mundo onde a moto mais vendida eh uma esportiva 1000) testaram exaustivamente as motos, e sempre da CBR.
Mas por aqui, ao contrario, eles dao muito mais valor, a utilizacao diaria da moto, que eh o real uso do se faz.
Por isso a CBR sempre eh (e foi) eleita a melhor neste quesito.
Quanto a comparacao numa pista, Verbeno, tem razao, cada pista oferece uma caracteristica que favorece cada moto.
Mas pra mim, sao numeros irrelevantes, visto que em qualquer pista, a diferenca entre elas chega a um empate tecnico, sempre favorecendo uma ou outra.
E uma moto como a CBR nao eh nenhuma surpresa ganhar todos os comparativos.
Afinal eh a mais nova no grupo, com o projeto mais atual.

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19 Jul 2008 08:30 #3 por Douglas 00
Comparativos sempre são polêmicos...

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

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19 Jul 2008 09:36 #4 por transalp
Certeza Douglas, um comparativo nao se resume so a pista, depende muito da proposta da moto.
Como explicar a ZX-10, considerada a mais esportiva, que faz o menores tempos, com agilidade proxima a uma 250 de GP, perder feio no mundial de SBK?
E nao eh so o fator piloto...

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19 Jul 2008 10:34 #5 por Douglas 00
Com certeza, no WSBK além do piloto, o investimento conta muito.

A questão é que o pessoal fica chateado com os resultados dos comparativos. Vi isso pelo barulho que o comprativo da motociclismo, das 125 gerou.

O importante não é quem venceu, mas sim extrair informações utéis.

E muitas vezes a publicação se contradiz um pouco, ou com o passar do tempo, muda um pouco o discurso. O útimo exemplo foi da revista da moto, com o teste 24 h da Mt-03. Ali eles foram obrigados a dizer que o posicionamento do piloto é meio estranho, muito avançado e com o guidon largo.

Mas isso era fácil de se ver, por qualquer foto de internet...

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

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19 Jul 2008 11:24 #6 por HeryckDM
cara... o problema das 125 é que cada um estava defendendo muito mais a sua escolha pessoal do que a propria moto... =/
quem tme intruder defendeu intruder, quem tem Yes defendeus Yes e por ae se vai... ali foi lance pessoal... por mais que não queiram admitir...

quanto as grandonas no uso diário oq que conta é peso e agilidade... ninguém deveria enrolar cabo dentro de cidade....

Mossoró - RN

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19 Jul 2008 12:54 #7 por rjmartins

Douglas 00 escreveu: Com certeza, no WSBK além do piloto, o investimento conta muito.


fora isso, a HRC tem vários kits para a cbr, por isso, original ela não era a mais potente(até 2007) mas sempre vencia os campeonatos por ai, como por exemplo o gilson no brasileiro...

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20 Jul 2008 21:43 #8 por GuilhermeRS

rjmartins escreveu:

Douglas 00 escreveu: Com certeza, no WSBK além do piloto, o investimento conta muito.




fora isso, a HRC tem vários kits para a cbr, por isso, original ela não era a mais potente(até 2007) mas sempre vencia os campeonatos por ai, como por exemplo o gilson no brasileiro...



Bem observado...





Ahh, eu tenho intruder, e não defendi ela, sei que é fraquinha e talz...

mas eleger a fan como a melhor 125 do momento tb é sacanagem né...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

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21 Jul 2008 04:50 #9 por Original_40
Bem... Voltando à falar de "motos" de verdade.
Neste comparativo vai muito do que se espera de cada moto.
Não precisa muita coisa para o "ser" humano criticar uma máquina que não se ajuste perfeitamente ao dono ou a finalidade de uso.
Estes comparativos são muitas vezes envoltos em "jabá" e determinados setores de mídia tem carinho por uns e desprezo por outros.
Vejam no caso da 600´s. Por 2 anos...diziam que a Triumph Daytona era a "grata" surpresa Britânica no segmento onde as "japas" mandavam e desmandavam. A estética é linda e trouxe um "plus" a categoria, mas... francamente... o barulho daquele motor...honestamente.."EU" não gostei.
Então se até um simples usuário de produto pode recriminar um produto sem ao menos...subir em cima... imagine alguém que vai gastar uma grana preta e vai poder criticar e dizer que o produto não se adequa ao seu perfil por não gostar, por exemplo, de vibração no guidão após 200 km/h, ou então não gostou da saida do escapamento porque ele defuma a roupa e o piloto, ou simplesmente porque não encontrou o ponto de ergonomia perfeita para seu corpo sobre a moto.???!?!

Neste finde, teve o "Campinas Moto Show" no Pq. Ecológico e todas as fábricas exporam suas motos, além de muitas pessoas possíveis compradores dos produtos e claro... ´"felizes" proprietários .
Na categoria 600, qual moto tinha mais???? BANDIT tinha aos montes, mesmo sendo a Hornet a "queridinha" dos Hondeiros e mídia. Então... a Hornet é pior que a Bandit só porque mais pessoas compraram Bandit??? Pode ser..
Segmento 1000...Ou Campineiro é louco por Fireblade ou TODAS as Fireblades da região estavam lá.! Eu achei até surpreendente a quantidade, pois a referência de 1000 no Brasil é R1 e pronto.
Ledo engano... para cada 10 R1´s tinha umas 3 Fireblades. E viu-se também algumas GSX Suzi´s das mais variadas cilindradas.

Enfim... depois do post longo... chego à conclusão que é muito relativo esta estória de dizer qual moto é melhor em determinada categoria/ e circuito, vale o que o proprietário quer do conjunto e a sua utilização e se ele esta contente com o que comprou...desde a POP até a Hayabusa...lhe atendem e...PRONTO!
Original_4039650,3290509259

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



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21 Jul 2008 05:53 #10 por JAL.
Respondido por JAL. no tópico MASTER BIKE 2008: qual a melhor moto?
Para mim esses comparativos so servem para referência em pistas...
Para o uso diário(ruas e estradas), os números são irrelevantes. Décimos de segundo apenas. Nenhum usuário "normal" sabe e/ou tem condições de acelerar uma moto com 180hp. Neste caso a minha opinião recai muito mais sobre a estética da moto do que em relação a seu desempenho, pois até mesmo uma GSX750(participante nos testes da Revista da Moto) já anda muito mais do que qq mortal necessita.
No quesito estética, continuo achando a R1 realmente linda... em desempenho, para mim, todas se equivalem.
Abs!!

CB1300SF

CBR600RR



Brasília - DF e Itaipava - RJ

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21 Jul 2008 07:01 #11 por arthurbonilha

HeryckDM escreveu: cara... o problema das 125 é que cada um estava defendendo muito mais a sua escolha pessoal do que a propria moto... =/
quem tme intruder defendeu intruder, quem tem Yes defendeus Yes e por ae se vai... ali foi lance pessoal... por mais que não queiram admitir...

quanto as grandonas no uso diário oq que conta é peso e agilidade... ninguém deveria enrolar cabo dentro de cidade....


Tenho uma Yes, e nao quero saber se ela é melhor ou pior que outras ... pra mim ela é a melhor moto do mundo, ela me leva pra onde eu quero, é economica, n da oficina, bonita.
Mas isso nao vem ao caso, oq revoltou a galera foram o parametros adotados e a moto que foi eleita a melhor, po, toda YES/YBR da um show em cima de qualquer FAN !!

Yamaha XTZ 250X - Sem palavras para descrever como é !!

"Para quem tem não é necessário explicar; Para quem não tem, nem adianta tentar explicar"

Osvaldo Cruz - SP

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21 Jul 2008 08:15 #12 por Douglas 00

JAL1300 escreveu: Para mim esses comparativos so servem para referência em pistas...
Para o uso diário(ruas e estradas), os números são irrelevantes. Décimos de segundo apenas. Nenhum usuário "normal" sabe e/ou tem condições de acelerar uma moto com 180hp. Neste caso a minha opinião recai muito mais sobre a estética da moto do que em relação a seu desempenho, pois até mesmo uma GSX750(participante nos testes da Revista da Moto) já anda muito mais do que qq mortal necessita.
No quesito estética, continuo achando a R1 realmente linda... em desempenho, para mim, todas se equivalem.
Abs!!


(2)

O Tio Tite escreveu algo bem interessante a respeito noi blog dele:



Um dos filmes que melhor retrata a angústia de uma decisão é "Escolha de Sofia", baseado no romance homônimo. A história se passa na Europa, durante a II Guerra Mundial, sob a dominação nazista. Uma mulher judia é obrigada a escolher qual dos filhos seria levado à câmara de gás e qual sobreviveria. Se ela se recusasse a escolher o oficial mataria os dois filhos.



Só quem tem mais de um filho pode sentir a profundidade dessa cena. A atriz Maryl Streep merecia todos os prêmios do mundo pela interpretação desse momento de crueldade.



Essa introdução é só pra refletir sobre a importância de uma escolha. Seja ela qual for. Da simples decisão entre comer uma paçoca ou tomar sorvete, até a escolha por qual filho será sacrificado para que outro sobreviva.



Imagine, então, escolher qual moto comprar!



Quando percebo o nível de desequilíbrio emocional presente em comunidades do Orkut ou fóruns da Internet sempre lembro do filme "A Escolha de Sofia". Pow, se um cara é capaz de ofensas desequilibradas para defender uma motocicleta, o que seria capaz de fazer para decidir qual filho morrerá?



Por isso evito responder à famosa pegunta "Que mot'eu compro"?



"Compre a que te fará mais feliz". Essa é a resposta certa.



E se há uma maneira de saber qual fará mais ou menos feliz: comprando, rodando, usando, pagando as despesas etc etc.



Por isso é tão difícil fazer testes comparativos, pois o simples fato de ser feito por este ou aquele jornalista já compromete a decisão. Posso escrever "A Twister é a melhor 250 do mercado, mas eu recomendo comprar a Fazer" e não há nada de errado nisso, porque o conceito de "MELHOR" é tão amplo e variado que pode levar um sujeito à loucura.



Quem leu o livro "Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas" pode lembrar que o personagem principal, professor de filosofia, elouquece tentando definir o conceito de "qualidade". Se esse conceito leva alguém à loucura, imagine tentar definir qual a melhor moto?



Por exemplo: melhor é a que vende mais?



Não, claro que não, senão os Rolls Royce seriam os piores carros do mundo. E o Fusca seria o melhor!



A mais econômica é a melhor?



Também não, porque a economia é obtida geralmente em sacrifício de outro elemento, como desempenho, retomada de velocidade etc.



Então a mais veloz é a melhor?



Não, porque ninguém em juízo perfeito usa uma moto 100% do tempo na velocidade máxima.



O mesmo vale para freios, estabilidade, estilo etc



A melhor moto é aquela que satisfaz AS SUAS NECESSIDADES.



Por exemplo, entre as big nakeds Suzuki Bandit 1250 e Honda CB 1300 eu acho a Honda melhor em vários aspectos. Mas não compraria, porque é um veículo perfeito para assaltos e isso a faz muito visada e ter uma taxa de seguro elevadíssima.



Já no caso das 250 que tanto polemizam, eu gosto mais do estilo da Twister, mas compraria a feiosa Fazer, porque tem um motor mais econômico e menos exposição ao roubo/furto. Pelo menos até agora!



Cabe ao futuro usuário decidir qual das qualidades da moto mais lhe agrada. Eu prefiro ter uma moto mais econômica e menos visada a ter uma outra mais bonita e com rendimento em tiquinho melhor.



Sou um especialista em moto, mas de carro eu sou apenas um usuário normal. Quando estou interessado em um carro novo leio alguma coisa, sempre levando em conta QUEM escreveu, vejo quais itens do teste são relevantes, faço uma média e só depois vou nas concessionários olhar, fuçar, testar e terminar de decidir. Se mesmo assim uma outra concessionária concorrente oferecer um pacote econômico mais vantojoso dou uma banana pra todas as "qualidades" vejo como melhorar o carro escolhido com o dinheiro que sobrou.



Nas motos é a mesma coisa. Por exemplo, se eu comprasse uma Fazer um dia, faria as alterações estéticas e mecânicas para deixá-la do MEU jeito. Pena que algumas coisas são imexíveis, como o painel horroroso e a falta da sexta-marcha.



Ah, minha Biz está quase chegando: a ES amarela e já estou pensando nas minha personalização titeana!



Motite

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

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21 Jul 2008 08:59 #13 por transalp
Infelizmente, Brasil ainda eh mercado de indio.
Eh so mostrar um espelho que ele pega na hora.
Num pais onde se paga 27 mil numa 600 mono, vai esperar o que?

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21 Jul 2008 11:36 #14 por Original_40

Douglas 00 escreveu: (2)

O Tio Tite escreveu algo bem interessante a respeito noi blog dele:

Um dos filmes que melhor retrata a angústia de uma decisão é "Escolha de Sofia", baseado no romance homônimo. A história se passa na Europa, durante a II Guerra Mundial, sob a dominação nazista. Uma mulher judia é obrigada a escolher qual dos filhos seria levado à câmara de gás e qual sobreviveria. Se ela se recusasse a escolher o oficial mataria os dois filhos.

Só quem tem mais de um filho pode sentir a profundidade dessa cena. A atriz Maryl Streep merecia todos os prêmios do mundo pela interpretação desse momento de crueldade.

Essa introdução é só pra refletir sobre a importância de uma escolha. Seja ela qual for. Da simples decisão entre comer uma paçoca ou tomar sorvete, até a escolha por qual filho será sacrificado para que outro sobreviva.

Imagine, então, escolher qual moto comprar!

Quando percebo o nível de desequilíbrio emocional presente em comunidades do Orkut ou fóruns da Internet sempre lembro do filme "A Escolha de Sofia". Pow, se um cara é capaz de ofensas desequilibradas para defender uma motocicleta, o que seria capaz de fazer para decidir qual filho morrerá?

Por isso evito responder à famosa pegunta "Que mot'eu compro"?

"Compre a que te fará mais feliz". Essa é a resposta certa.

E se há uma maneira de saber qual fará mais ou menos feliz: comprando, rodando, usando, pagando as despesas etc etc.

Por isso é tão difícil fazer testes comparativos, pois o simples fato de ser feito por este ou aquele jornalista já compromete a decisão. Posso escrever "A Twister é a melhor 250 do mercado, mas eu recomendo comprar a Fazer" e não há nada de errado nisso, porque o conceito de "MELHOR" é tão amplo e variado que pode levar um sujeito à loucura.

Quem leu o livro "Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas" pode lembrar que o personagem principal, professor de filosofia, elouquece tentando definir o conceito de "qualidade". Se esse conceito leva alguém à loucura, imagine tentar definir qual a melhor moto?

Por exemplo: melhor é a que vende mais?

Não, claro que não, senão os Rolls Royce seriam os piores carros do mundo. E o Fusca seria o melhor!

A mais econômica é a melhor?

Também não, porque a economia é obtida geralmente em sacrifício de outro elemento, como desempenho, retomada de velocidade etc.

Então a mais veloz é a melhor?

Não, porque ninguém em juízo perfeito usa uma moto 100% do tempo na velocidade máxima.

O mesmo vale para freios, estabilidade, estilo etc



A melhor moto é aquela que satisfaz AS SUAS NECESSIDADES.

Por exemplo, entre as big nakeds Suzuki Bandit 1250 e Honda CB 1300 eu acho a Honda melhor em vários aspectos. Mas não compraria, porque é um veículo perfeito para assaltos e isso a faz muito visada e ter uma taxa de seguro elevadíssima.

Já no caso das 250 que tanto polemizam, eu gosto mais do estilo da Twister, mas compraria a feiosa Fazer, porque tem um motor mais econômico e menos exposição ao roubo/furto. Pelo menos até agora!

Cabe ao futuro usuário decidir qual das qualidades da moto mais lhe agrada. Eu prefiro ter uma moto mais econômica e menos visada a ter uma outra mais bonita e com rendimento em tiquinho melhor.

Sou um especialista em moto, mas de carro eu sou apenas um usuário normal. Quando estou interessado em um carro novo leio alguma coisa, sempre levando em conta QUEM escreveu, vejo quais itens do teste são relevantes, faço uma média e só depois vou nas concessionários olhar, fuçar, testar e terminar de decidir. Se mesmo assim uma outra concessionária concorrente oferecer um pacote econômico mais vantojoso dou uma banana pra todas as "qualidades" vejo como melhorar o carro escolhido com o dinheiro que sobrou.

Nas motos é a mesma coisa. Por exemplo, se eu comprasse uma Fazer um dia, faria as alterações estéticas e mecânicas para deixá-la do MEU jeito. Pena que algumas coisas são imexíveis, como o painel horroroso e a falta da sexta-marcha.

Ah, minha Biz está quase chegando: a ES amarela e já estou pensando nas minha personalização titeana!



Motite


Veja só o Tite sendo direto... Éééé´.. depois que ele nos "abandonou"... ele esta mais direto do que nunca..

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



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21 Jul 2008 15:11 #15 por transalp

Original_40 escreveu: Veja só o Tite sendo direto... Éééé´.. depois que ele nos "abandonou"... ele esta mais direto do que nunca..

E quem ta acompanhando ele tem dado umas dicas de compra...

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