Miopia empresarial

06 Maio 2007 12:28 #1 por admin123
Miopia empresarial foi criado por admin123
Leia a coluna de estréia de Edson Lobo no Motonline. Edson é jornalista, profissional de Marketing e Comunicação, e motociclista há quase 40 anos. Miopia empresarial traça um quadro de como as montadoras têm tratado seus clientes fiéis.
motonline39208,6451967593

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2007 15:45 #2 por Maza
Respondido por Maza no tópico Miopia empresarial
Após ler sua coluna, fiquei pensando: Será que a Suzuki, Honda ou ainda a Yamaha estao dormindo mesmo ??
Será que empresas deste porte nao tem um departamento de marketing eficiente ?
Sinceramente nao acredito.... acredito sim em desrespeito e indiferenca ao consumidor, eles nao estao pecisando.... ao menos por enquanto.
Acredito que, como voce disse, com um concorrencia mais forte eles passem a dar valor aos seus consumidores e quem sabe aí eles acordem ? porem talvez seja tarde demais, pois a indiferenca pode estar do outro lado !

Procure o Bem nos outros !

Fazer YS250 - 10/11 - (Ruivinha)

Sao Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2007 16:07 #3 por Carlos Antonio
Respondido por Carlos Antonio no tópico Miopia empresarial
Talvez não haja miopia empresarial mas sim prudência nos investimentos para que eles se tornem aceitos e lucrativos. Tudo indica que virá muita novidade por aí e nosso mercado só tende a crescer.
Mas o que me deixa mais indignado, revoltado, é o valor do seguro obrigatório. R$184,00. Pra um dono de Hayabusa ou Harley-Davidson, tanto faz, mas para aquele coitado que comprou com sacrifício uma moto pequena como uma Honda Pop ou uma Hunter 90, esse valor de seguro pra pagar no licenciamento é um verdadeiro assalto! Muitas motos no interior do nosso país rodam clandestinamente por aí porque os seus donos não tem condições de pagar esse dinheiro e então o governo arrecada menos... Burrice pura!!!

Banabuiú - Ceará.

Fazer YS250 das primeiras...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2007 08:09 #4 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico Miopia empresarial
Eu tenho que a questão do mercado brasileiro de motocicletas esteja no patamar do erro crasso da relação OFERTA X PROCURA.


Depois da proibição da importação em 1976 ficamos com lacunas até o hoje abertas, e o que se produz, vende.


Falta a escalabilidade das faixas de cilindrada para uma curva consumista inteligente e as diferenças de preços são separadas por um verdadeiro abismo ... digo, quem sai de uma 250 vai comprar o que como seu novo degrau de ciclindrada ? ... uma 600 ?


Talvez com essa tão declarada invasão das "chinesas", os fabricantes locais comecem a acordar.


Perdemos o trem da história do governo Collor quando as montadoras automobilisticas pararam de fabricar "carroças".


Um abraço

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2007 15:46 #5 por ELobo
Respondido por ELobo no tópico Miopia empresarial
[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]Maza[/font]


[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]Não diria que as fabricas dormiram, somente que não deram a devida atenção ao crescimento avançado da industria como um todo.[/font]


[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]Tenho certeza que o calo vai apertar com a entrada de marcas chinesas e coreanas, um estímulo à maior atenção ao mercado e um pouco mais de atenção aos desejos dos consumidores.[/font]


[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]Não desanime, vamos dar um crédito a elas![/font]
[font="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif"]

Carlos Antonio


Trabalhei numa empresa americana que ficou um ano fazendo reuniões com seus executivos, pois uma concorrente americana, na época, iria abrir uma fábrica no Brasil e eles temiam a perda de executivos, know-how, tecnologia, etc.


A concorrente chegou, roubou executivos, ganhou espaço no mercado e na prateleira e a outra ficou chorando a perda de espaço, teve que tirar produto de linha, etc.


Por isso, no meio executivo, existe uma diferença sutil entre prudencia e bobeira.


O mercado de motos há muito anos vinha dando sinais de efervescencia latente mas as montadoras pouco fizeram para organizar e ajudar crescer o todo.


Voce pode ver que concessionarias, lojas, oficinas, encontros de motos, quase tudo ligado á moto ainda é, com raras exceções, amador. Quantas vezes você foi procurado para comprar uma moto?


Sim, precisamos profissionalizar o segmento.


Quanto ao IPVA, veja que colocamos novamento o artigo "A incógnita do Seguro Obrigatório" (já haviamos publicado no início do ano) porém nem o Governo fez qualquer menção de prestar conta como todos motociclistas pagaram quietinhos e não chiaram.


Tire cópia do artigo ou faça um e-mail e repasse a toda sua listagem, vamos fazer esse protesto para ver se ´conseguimos reduzir ao menos esse Imposto indecente.


Um abraço
[/font]João Tadeu39209,8503240741

"Fazer certo da primeira vez"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2007 16:25 #6 por Maza
Respondido por Maza no tópico Miopia empresarial
ELOBO.. tudo em paz ???
Foi justamente o que eu disse... eu nao acredito que elas dormiram, mas o que esta acontecendo é o que o Joao Tadeu disse...( O que produz consome), entao para que dar atencao as necessidades do consumidor...
Se uma nova "cilindrada" depende de muito estudo ... tudo bem, nao discordo, mas que ao menos deveriam dar mais atencao aos consumidores das que eles hoje produzem, sem dúvida, isso teriam a obrigacao de fazer.
Nao digo que tudo que o consumidor diz deva ser colocado em pratica, mas ao menos ser levado em conta e a sério, fazer um estudo...entende?
Nao estou desanimado nao, vou ser sempre apaixonado por motos, talvez, dependendo do mercado, nao pelas hondas, yamahas ou suzukis... talvez por aquela que me leve a sério como consumidor ! Esta marca sim terá todo o meu respeito e admiracao!!!, seja ela qual for !

Procure o Bem nos outros !

Fazer YS250 - 10/11 - (Ruivinha)

Sao Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2007 18:25 #7 por Paulo Ceará
Respondido por Paulo Ceará no tópico Miopia empresarial
E ainda tem a questão do preço do produto,uma twister(no Brasil) custa o preço de uma Suzuki 500(nos USA)ou,de uma similar Kawasaki.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2007 19:09 #8 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Miopia empresarial
A questão mercadologica no brasil é bastante complicada. Nosso mercado é bastante diferente do dos países como a china e cia ltda.
Nossas motos tem um conceito de qualidade e durabilidade superior as "chinesas", pois aqui existe a visão da moto como "patrimônio". Por isso, nossas motos são inquebráveis e não descartáveis como as chinesas. Porém temos que atentar para a Sundown, que começa a praticar o comércio de motos com uma certa qualidade. Quem soube se aproveitar disso foi a Honda, que virou sinônimo de durabilidade com a Cg.
Porém também nos distanciamos dos europeus, pois lá eles gostam de motos completas, com estilo. Há uma "cultura motociclistica" que não existe por aqui. O pessoal tem medo do freio a disco por que vaí capotar, se botar naftalina no tanque vai andar mais, etc e tal. A galera só quer saber de rodar, rodar e não gastar NADA com manutenção. Ai foi o fracsso dos 2t Yamaha no Brasil. A maioria compmpra uma Cg e depois troca por um carrinho...
Mas ainda existem mais variáveis. O caso Pop é um bom exemplo. A moto tinha todas as condições para emplacar, pois aqui importa em quantas vezes dá pra pagar, igual às casa bahia. Porém a estratégia foi falha nem um ponto fundamental: A estética da moto. Por mais simples que uma moto possa ser, ela serve também como "ferramenta" para gerar Status. É Facíl ver isso na quantidade motos que são tunadas nas ruas. É visível aqui mesmo no forúm manisfestações contrárias a Pop, a maior parte se refere a estética.

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jun 2007 13:13 #9 por pcalbani
Respondido por pcalbani no tópico Miopia empresarial
Com a atual cotação do dólar, será que não compensa apelar para a importação independente??? Talvez para as motos mais caras??? Será que alguem sabe responder(tio tite)????

GUAÇUI ES - CBX 750F, INTRUDER 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2007 05:32 #10 por Harada
Respondido por Harada no tópico Miopia empresarial
Quando uma marca/empresa vem do exterior ao País investir, deseja alguma proteção, pois está inserindo tecnologia, investimento, emprego e impostos. A questão da fronteira é tema para definir investimentos, isto em qualquer país do mundo.

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Set 2007 19:23 #11 por Edson Lobo
Respondido por Edson Lobo no tópico Miopia empresarial
Complementando o Harada, já tivemos importadores independentes e, salvo pouquissimas exceções, se deram mal. E quem comprou as motos também.


Até pela existencia do Codigo de Defesa do Consumidor e por algumas leis mais rigidas que regem o mercado, para voce vender, precisa ter à disposição as peças de reposição.


Mas, em alguns casos, até empresas oficializadas não conseguem atender a esse requisito....!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.207 segundos