Ôpa!
Tem muitas opiniões boas aqui e quero contribuir com a minha.
Eu gostei da observação do Hardman quanto ao uso diário da moto. Eu usava a minha CB500 para rodar entre Zona Oeste e Zona Sul de SP na média de 50km por dia. Vou dizer que não compensa. E nem é no quesito consumo, pois tive uma CB500 98 com 40.000 km rodados que fazia 20km/l na minha mão nesta cidade dos infernos. Tinha dono de 200cc que arregalava o olho quando eu falava isso. Na estrada a média ficava em 22km/l, andando entre 110 a 150km/h.
Voltando ao assunto moto x cidade, eu digo que a 500 não compensa p´ra andar muito no dia a dia pq qualquer tombinho são R$ 200 p´ra arrumar. O kit de junta O´ring de UM carburador ficava em R$ 160,00 na Remaza da General Osório. Peças paralelas não se encontram, a não ser cabos e filtros. É uma moto pesada e desengonçada para trânsito intenso e asfalto ruim, pois dá pancada seca e faz o piloto saculejar no banco. Juntando isso à posição de pilotagem dela, coleguinha, é pedir p´ra chegar em casa moído.
No seu caso LuizH, como perguntaram, deve-se levar em consideração quais são os lugares que vc vai rodar no dia a dia (se perigoso ou não), se vai deixar em estacionamento ou na rua, se o piso é bom e novo ou se é uma Fernão Dias da vida, etc. Juntando estes fatores mais a sua experiência com motos, mais o fator de viajar bastante de final de semana ou não, você consegue encontrar um custo x benefício interessante. Vou te falar que hoje eu prefiro a minha XLX 350 R ano 88 p´ra andar em SP do que uma 500 mais nova. É fácil andar com ela em lugares ruins, além de mais leve. Tem mais desenvoltura, esterça bem mais e aceita melhor pilotos inexperientes. O problema é quando chega na estrada... Tanto que parei de viajar sozinho. Mas um filtro de óleo custa R$ 6,00, pastilha de freio das boas custa R$ 20, consumo na casa dos 26km/l na cidade e na estrada, etc.
E digo que não deve pensar o quanto você vai rodar por dia, mas o quanto você vai rodar aproximadamente por mês, pois vai te ajudar a calcular o quanto e quando vai gastar com manutenção periódica. Como falaram, se a grana é curta uma 250cc vai te consumir 1,5 litro de óleo contra 3 litros numa 500cc. E já aviso que se for usar óleo motul numa 500, a troca tem que ser também com 1.500 km rodados. Mas se for usar óleo sintético (eu usava o Castrol Actevo), dá p´ra trocar tranquilamente com 4000 km (por teste troquei com 5000 uma vez e o óleo não estava tão sujo e nem tão fino).
Mas se por um acaso você optar mesmo por uma 500 ano 98, procure pesquisar bastante sobre a moto para conhecer melhor seus detalhes e trejeitos, além dos cuidados na hora da compra. Jamais leve em consideração somente a quilometragem. Ela deve ser vista junto com outros ítens que ajudam a dizer se a moto é realmente baixa de KM ou não. Procure olhar um número bom de motos para se acostumar com ela, caso não tenha um amigo p´ra ajudar. Se for o caso, pesquise um mecânico bom p´ra ajudar na empreitada. E mais importante: NÃO TENHA PRESSA NA COMPRA! E essa história de que moto com 10 anos de uso é uma bosta, p´ra mim é papo furado. Não existe moto ruim. Existe comprador inexperiente.
Uma GS500 ano 2002 está na minha meta para este ano ainda, mas pq não uso mais a moto no dia a dia e sinto muita falta de viajar sem destino com a patroa no fds. Aliás, ela é quem mais cobra isso! Por isso me casei com ela!
Fique atento e boa sorte!!!jijoe_7839596,005474537