Opa cara, valeu pelas dicas!
Mas a questão foi que nesse caso, eu sempre fiz assim.. reduzir antes de entrar na curva, e fazer a curva com giro alto. Exatamente como estava fazendo.
Realmente eu tenho o costume de "frear forte" com o traseiro, mas no caso diria que freio tudo com o dianteiro, e o traseiro pra acompanhar. Não sei se o freio traseiro meu está "regulado justamente", ou se o pneu da Maggion que está causando essa "lixagem" de pneu.
Meu tio colocou esse pneu, também estava comentando que a moto dele nunca tinha "lixado" antes, até trocar o pneu.
No geral, acho o pneu bem estável na rodovia, em curvas, etc. Mas creio que por ser "duro", ele lixa com facilidade.
Mas no caso eu, ao ver a areia, "deixei a moto em pé", e freei. Mas ao frear com os 2, fortes (afinal, só tinha a contra-mão, e o acostamento do outro lado estava com 2 dedos de areia, e depois era mato). O da frente reduziu a velocidade bastante, mas o traseiro travou, a moto saiu em linha reta "sem controle".
A outra vez, o carro me fechou, era no asfalto reto, porém a "pista da direita" era um pouco ondulada e tinha areia também. Freei firme, mais uma vez a frente ajudouu a diminuir bastante a velocidade, mas a traseira travou e saiu de lado, dando um High Side. Estercei a moto pra manter o controle, mas ela saiu na diagonal (como deveria ser, afinal isso é tecnica de curva) e bateu no canteiro central, me fazendo literalmente voar na contra-mão junto com a moto, que caiu em cima de mim, batendo com o tanque na queixeira (capacete CB 300R). No dia tava de blusa de manga comprida, bermuda e tenis. Mas acho que por ser leve (1,72 e 70kg), isso ajuda bastante, pois na primeira vez eu sai "quicando" no asfalto, so ralei bem de leve (coisa de 2cm² de ralado em cada cotovelo/joelho). Dessa vez com jaqueta e bota, foi uma po**ada só no chão, seguida de "lixagem" na estrada de terra. Ai arrebentou a parte que prende a viseira e a viseira, mas como tava de oculos de sol por baixo da viseira abaixada, so foi sujeira.
No mais, decidi mesmo pela XRE ABS. Por questões pessoais, não pago quase 10.000 pra trocar a Twister pela CB 300, se for pra gastar, que seja por um UP de verdade, e por outro segmento.
Queria mesmo fazer um curso de pilotagem, mas aqui no ES não tem nada disso
Vou encomendar um LS2 pra mim e a calça Zebra Twister, que "fecha o macacão" com a minha jaqueta (Zebra Race Track), só esperar fechar a fatura de janeiro
Estou rodando com a Bros da minha tia aqui, pois a Twister foi pro conserto. Realmente gostei muito do estilo "trail", mas to sentindo falta da potência que tinha na Twister hehe. Mas ai com a XRE em tese vai resolver isso. Não vejo a hora de fazer a viagem com ela, de quebra vou poder curtir umas praias hehehe deve ser uma coisa maravilhosa!