Ninja 250R vs XT 660R

18 Dez 2010 21:49 #1 por Itachi
Ninja 250R vs XT 660R foi criado por Itachi
e ae galera, certinho?

Seguinte, pode parecer ridicula a comparação das motos, é
praticamente uma o oposto da outra, mas a questão é a
seguinte:

Amo moto esportiva, meu sonho de consumo é a CBR 600RR, e
gosto de uma pilotagem esportiva. Então no caso era
praticamente certo (vide minha assinatura) ano que vem
pegar uma Ninja.

A questão é que em agosto vou fazer uma viagem de 6000km
+/-, daqui do ES até Fortaleza, depois Brasilia. Por eu
ser baixinho, com 1,72 e 70kg, encaixei perfeitamente na
Ninja, inclusive ficando mais confortavel que minha atual
Twister.

Só que:

Hoje eu sofri (outra) queda com a Twister. A primeira eu
estava a uns 80, fui sumariamente fechado por um carro
numa situação completamente absurda. Freei, a traseira
travou, moto saiu pra esquerda, bati no meio fio do
canteiro central e capotei com ela, fomos parar na contra
mão eu e a moto. Apesar da queda, por ser magro, sai
"quicando", e tive uns raladinhos de leve. A moto só
afundou de leve o tanque e nada mais, tanto que caí,
levantei e sai andando com ela.

Agora esse de hoje, foi numa curva, a uns 50km/h, quando
estava no meio dela, tava cheio de areia na pista. Pra
não frear em cima e escorregar, soltei o acelerador e
"subi com ela", mas ao passar, freei com tudo pra para-
la, a traseira travou no asfalto e eu passei batido. Era
um morrinho de uns 2m, "rampei" com ela, e o resultado
foi chão. A carenagem do painel acabou toda, o farol
afundou todo.. Pneu dianteiro com uns 3 "calos"... Mas
levantei a moto e sai andando, também não empenou nada,
so estetico (e o painel que apagou de vez, pq "empenou
pra cima", dai desencaixou o plugue).

Ou seja, por mais que goste de moto esportiva, to cansado
dessas besteiras que acontecem no dia a dia, dar um
prejuizo fdp. Areia em curva, pode acontecer sempre, mas
se fosse com a XT, teria passado sussa? Ela teria
derrapado facil na areia no asfalto? No caso qe eu passei
direto, teria "rampado" de boa com ela ou teria caido
tambem?

Se fosse com a Ninja, com certeza daria mais de 10.000
brincando, que é o kit de carenagem frontal. Mais o
farol, retrovisores, etc. Provavel que daria mais que o
preço da moto.

A Twister por mais que saia de traseira, ficou bem claro
que é uma moto muito "bruta", afinal 2 tombos bem feios,
que esteticamente acabaram com a moto, mecanicamente
ficou intacta. A Ninja não sei como é, mas não inspira
nenhuma confiança em caso de tombo.

E a XT? é trator só pra andar, mas pra segurar asbarras
de uma curva em alta com areia, ou um buraco feio, ou
então uma "saida" de pista dando de cara num barranco?

Se for, compensa eu juntar uma grana e pegar uma, pois
acima de tudo, quero uma moto robusta, gosto de andar
bem, curvar, mas esses "vacilos" estão me desanimando de
pegar uma Ninja, e querer uma moto robusta.

Valeu!

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19 Dez 2010 11:29 #2 por Blender
Respondido por Blender no tópico Ninja 250R vs XT 660R
A resposta é Não a XT660 com certeza segura um buraco por exemplo bem melhor do que sua TW.

Mas óleo e areia em curva no asfalto derruba qualquer motocilista em qualquer moto, o que você pode fazer é treinar tecnicas de curva mais avançadas para tentar desviar do óleo ou da areia alguamas vezes ja escapei de um tombo fazendo um rapido contra-esterço ja dentro da curva para me livrar destas coisas.
diminuir a velocidade antes da curva ajuda bem tambem.

Quanto a sair da pista é muito relativo se você não perder o equilibrio não vai cair com a XT mas a experiencia me diz que quando se passa direto na curva é dificil não perder o equilibrio e em consequencia cair.


Blender40531.5654166667

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

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19 Dez 2010 11:47 #3 por Itachi
Respondido por Itachi no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Pois é cara, valeu pela resposta!

No meu caso, estava fazendo a curva a uns 60 no máximo, esterçando, a areia estava no meio da
minha pista, entao deixei a moto em pé e freei forte, mas a traseira travou e sai lixando pra fora
da pista.

Se fosse uma "descida inclinada" eu talvez tivesse conseguido "parar em pé" lá embaixo.. mas era
um barranco oculto por mato, então se tinha 2m de largura de mato, menos de 1m era com terra, o
restante era "falso", tanto que tentei voltar, mas ai "cai" do barranco e deu no que deu.

Mas o que não curti na XT foi o painel de "CG", que só tem hodometro e velocimetro... Desculpem a
crítica, mas putz, não tem nem indicador de seta individual, que a minha Twister tem... conta-
giros, medidor de combustível, putz.

Mas não adianta ter isso tudo e derrapar na primeira areia que encontra. Então por isso minha
dúvida... É dificil "ter prejuizo" com uma XT? uma queda que nem a minha, ou o capote em
outubro... Iria capotar, levantar e sair andando com ela?

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19 Dez 2010 12:13 #4 por g.d.
Respondido por g.d. no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Cara, parta da lógica que a XT 660 é uma moto com
proposta para dois tipos de terreno, acidentado ou não, e
a Ninjinha não.

Talvez com a XT você não tivesse caído. Mas, pela
circunstância do ocorrido, até uma preparada pra
motocross poderia cair.

Agora, esse lance de não derrapar na primeira areia que
encontrar você não vai encontrar em nenhuma moto. Tive um
tombo parecido com o seu numa estrada sem nenhuma
iluminação, de noite, com a diferença de que eu acabei no
meio de uma bifurcação sem nenhuma sinalização.

E o culpado do tombo fui eu, porque não conhecia o lugar,
e devia estar mais devagar, mas a pressa pra querer
chegar logo no destino, visto que estava recuperando o
trajeto após duas horas perdido, me levou ao erro.
Felizmente nada de grave me aconteceu.

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19 Dez 2010 12:32 #5 por Itachi
Respondido por Itachi no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Estava partindo da ideia de que o pneu de uso misto da XT traria uma estabilidade maior com pisos
"irregulares", tal qual uma areia em curva.

Creio que no caso dessa minha queda, o diferencial seria que com a XT eu teria rampado e
provavelmente parado em pé, mas em compensação poderia ter passado direto e descido a ribanceira
mesmo

Na hora eu fiquei puto da vida com o "azar". No caso da velocidade, engraçado que não é uma
velocidade alta pra estrada, mas foi alta o suficiente pra atravessar a pista e ir pra ribanceira em
menos de 1 segundo

Não sei se foi o freio a tambor, ou o pneu (Maggion Sport Demon) traseir, que embora esta novo
(troquei 2 meses atras), tende a sair travando no asfalto. Mas eu fico assustado pois é tanta
besteira que te pode fazer ir pro chão... Pensei em uma moto mais "bruta" pra evitar cair com essas
besteiras, e não ter prejuizo caso caia, mas não sei se seria o caso da XT... É?

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19 Dez 2010 16:42 #6 por Blender
Respondido por Blender no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Na verdade o pneu deste tipo no asfalto é pior e muito pior do que o esportivo uma vez que por causa dos calos que dão aderencia na terra ela tem uma area de contato com o solo bem menor.

Ja a falta de equipamentos é caracteristica das trail justamente porque em caso de uma queda em of-road a moto tem menos coisas para quebrar todas são assim nas pequenas é pior ainda na XTZ 125 por exemplo só tem velocimetro e luzes espia.

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

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19 Dez 2010 20:00 #7 por Itachi
Respondido por Itachi no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Quanto ao pneu, faz sentido, então em tese numa curva com
uma moto esportiva e uma trail, se tiver areia, a trail
tem mais chance de "escorregar" do que a esportiva? Não
sabia disso... vivendo e aprendendo hehe

Quanto a falta de equipamentos, o f*d* é que a yamaha é
careira com suas coisas, e faz essa cagada. Desculpem aos
fãs, mas por exemplo, o painel da Twister é N vezes mais
completo que o da XT 660R, e na concessionária, o da
Twister sai por 600 reais (por alto), e no ML achei por
350 completo.... O da XT por alto no mercado livre, é 600
reais, imagina quanto é na yamaha mesmo? Se um adesivo de
tanque é 100 reais como falaram ai...

Então se fosse tão completo quanto o da Twister (pelo
menos tem marcador de combustive, conta giros, setas
individuais, etc.

Só uma coisa que quero deixar claro, as vezes posto
reclamando da XT aqui, mas é uma moto que respeito pela
potencia, e tanto que estou vindo aqui pedir ajuda a
vocês que possuem e que entendem da moto, se seria a moto
ideal pro meu perfil

Grato a todos!

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25 Dez 2010 12:43 #8 por Blender
Respondido por Blender no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Bem Itachi espero que leia esta tópico por ser mais vazio e de facil visualização do que os outros, tenho observado os relatos sobre suas quedas de depois de observar com cuidado vi que as duas quedas que você descreve foram durante frenagens, o momento em que acionamos os freios é uma hora muito critica para quem pilota uma moto. e me parece que suas duas quedas foram ocasionadas pelo acionamento errado ou indevido dos freios....

Os freios da Twister são bons o que me leva a crer que você esta exagerando no uso do freio traseiro veja bem em pista reta o freio que para a moto é o dianteiro, a frenagem deve ser de cerca de 70% na frente e apenas 30% atras porque esta é a distribuição de peso na moto, em uma frenagem ,você é quem tem de dosar os freios, inclusive ha pessoas que tem dificuldade com isto e na reta abaixo de 40KM/h usam o freio da frente apenas porque se você freiar forte demais o traseiro a moto acaba derrapando, a maior prova que os freios dianteiros são muito mais importantes é que toda e qualquer moto moderna tem freios muito mais potentes na frente.

Na curva para quem não é piloto experiente ou profissional o certo é freiar Antes da curva e entrar nela a baixa velocidade e mantendo a moto acelerada sempre, existem tecnicas especificas que usam o freio de tras na curva para corrigir a tragetoria, mas são tecnicas avançadas que são aprendidas em geral em curso de pilotagem.

Veja bem o freios de uma moto não são como interruptores de uma lampada que tem só a função liga/desliga se você apertar o manete de freio da frente com a mão "cheia" o disco vai travar a roda, a moto vai dar um RL e você vai para o chão mas se usar só 2 dedos vera que a moto vai desacelerar muito melhor do que só com o freio de pé ou seja força demais trava a roda tanto na frente quanto atras.

Vi que esta interessado tambem em uma moto com ABS isto sem duvidas ajuda muito afinal o risco de queda diminue bastante mas entretanto você continuaria freiando errado, porque a moto continuaria a percorrer uma distancia muito maior do que realmente precisa para parar, o que em uma emergencia é muito perigoso.

O melhor conselho que posso lhe dar é se não tem alguem por ai que saiba realmente e possa encina-lo que você faça um curso de pilotagem é um conselho de amigo e não de critico.


Blender40537.7206134259

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25 Dez 2010 12:56 #9 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Complementando a ótima aula do Blender.

Você sabe frear?

Parte 2

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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26 Dez 2010 11:00 #10 por Itachi
Respondido por Itachi no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Opa cara, valeu pelas dicas!

Mas a questão foi que nesse caso, eu sempre fiz assim.. reduzir antes de entrar na curva, e fazer a curva com giro alto. Exatamente como estava fazendo.

Realmente eu tenho o costume de "frear forte" com o traseiro, mas no caso diria que freio tudo com o dianteiro, e o traseiro pra acompanhar. Não sei se o freio traseiro meu está "regulado justamente", ou se o pneu da Maggion que está causando essa "lixagem" de pneu.

Meu tio colocou esse pneu, também estava comentando que a moto dele nunca tinha "lixado" antes, até trocar o pneu.

No geral, acho o pneu bem estável na rodovia, em curvas, etc. Mas creio que por ser "duro", ele lixa com facilidade.

Mas no caso eu, ao ver a areia, "deixei a moto em pé", e freei. Mas ao frear com os 2, fortes (afinal, só tinha a contra-mão, e o acostamento do outro lado estava com 2 dedos de areia, e depois era mato). O da frente reduziu a velocidade bastante, mas o traseiro travou, a moto saiu em linha reta "sem controle".

A outra vez, o carro me fechou, era no asfalto reto, porém a "pista da direita" era um pouco ondulada e tinha areia também. Freei firme, mais uma vez a frente ajudouu a diminuir bastante a velocidade, mas a traseira travou e saiu de lado, dando um High Side. Estercei a moto pra manter o controle, mas ela saiu na diagonal (como deveria ser, afinal isso é tecnica de curva) e bateu no canteiro central, me fazendo literalmente voar na contra-mão junto com a moto, que caiu em cima de mim, batendo com o tanque na queixeira (capacete CB 300R). No dia tava de blusa de manga comprida, bermuda e tenis. Mas acho que por ser leve (1,72 e 70kg), isso ajuda bastante, pois na primeira vez eu sai "quicando" no asfalto, so ralei bem de leve (coisa de 2cm² de ralado em cada cotovelo/joelho). Dessa vez com jaqueta e bota, foi uma po**ada só no chão, seguida de "lixagem" na estrada de terra. Ai arrebentou a parte que prende a viseira e a viseira, mas como tava de oculos de sol por baixo da viseira abaixada, so foi sujeira.

No mais, decidi mesmo pela XRE ABS. Por questões pessoais, não pago quase 10.000 pra trocar a Twister pela CB 300, se for pra gastar, que seja por um UP de verdade, e por outro segmento.

Queria mesmo fazer um curso de pilotagem, mas aqui no ES não tem nada disso Vou encomendar um LS2 pra mim e a calça Zebra Twister, que "fecha o macacão" com a minha jaqueta (Zebra Race Track), só esperar fechar a fatura de janeiro

Estou rodando com a Bros da minha tia aqui, pois a Twister foi pro conserto. Realmente gostei muito do estilo "trail", mas to sentindo falta da potência que tinha na Twister hehe. Mas ai com a XRE em tese vai resolver isso. Não vejo a hora de fazer a viagem com ela, de quebra vou poder curtir umas praias hehehe deve ser uma coisa maravilhosa!

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16 Fev 2011 18:22 #11 por ffcs
Respondido por ffcs no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Fala Itachi

tambem ia te recomendar um curso de pilotagem....andei
vendo um com um cara, chamado Carlos Amaral, que parece ser
bem util...eh coisa de meio dia de curso com um custo bem
em conta, em q ele aborda uns temas como frenagem (isso nao
eh propaganda do curso, soh to falando q andei lendo
:P)....
mas como vc mora no ES e falou q ai nao tem, entao
esquece...

a proposito, vou de ninjinha...mes que vem to pegando ela!

Fabio

Ninja 250R 2010 Special Edition

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17 Fev 2011 14:22 #12 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Ninja 250R vs XT 660R
O Patrão acaba de fazer o curso e parece ter gostado... a
ponto da foto dele na moto do curso estar como Avatar

.
O tópico é do mes passado e não sei se já decidiu pela
moto, mas a xt é boa opção, eu tenho 1,75m. e a piloto com
tranquilidade. Pode por a tensão da mola no mínimo e até
colocar um pneu de perfil menor para diminuir a altura. Mas
creio não ser necessário
Curvas com ela eu só faço no contra-esterço...muito gostoso
e seguro. Mas sempre dentro dos MEUS LIMITES

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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17 Fev 2011 17:05 #13 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Fábio vc já fez esse curso?

Gostei do curso sim soueu, valeu a pena. Patriarca40591.7965277778

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20 Fev 2011 23:14 #14 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Cara, acho que o ABS iria te ajudar muito...

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha

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28 Fev 2011 21:19 #15 por Bonzinho
Respondido por Bonzinho no tópico Ninja 250R vs XT 660R
Mas nem a Ninja e nem a XT possuem ABS...
Outro fator a considerar são as possíveis quedas bobas com uma XT que além de alta pra vc pesa 2,5 vezes mais que vc, aí além de cair talvez precise de ajuda pra levantá-la sem ter alguém por perto. Meu conselho é que vc não tenha a moto que não aguenta pra não pagar o mico de não conseguir levantar a moto depois de cair...
O preço das peças da XT são exorbitantes também, o custo de um tombo de XT pode ser maior do que todos os tombos que vc toma ao longo do ano com sua TW.
Se for pegar a Ninjinha, arranque a carenagem pra não ralar nos tombos, depois vc alinha e monta ela que fica Show!

Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
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