A Análise do Macacoloco foi excelente e o testemunho dele sobre a MT-03 é muito relevante pois
apesar dele gostar da moto ele não doura a pílula. Relata as características de forma muito
isenta. Parabens.
Bom, já que ele falou sobre a MT-03 eu vou falar sobre a XTzona. É meio que chover no molhado, eu
sei, pois a XTzona é um clássico e muito já foi escrito/falado/televisado sobre ela.
Eu a uso no dia-a-dia e de vez em quando eu faço umas viagens. Nada muito radical em termos de
distância (por enquanto) mas com estradas, estradinhas e de vez em quando até trilhas.
A moto está comigo desde janeiro de 2009 e não deu problema algum. O consumo oscila entre 16km/l a
20km/l. No começo tive problemas com o ajuste da injeção. Ou fica morrendo no meio do trânsito, ou
ficava farrapando, ou ficava soltando uns peidos bizarros. Depois de muito mexer no software e no
parafuso da marcha lenta, tudo resolvido.
Na estrada a moto tem um desempenho excelente. Acelera facilmente mesmo estando lá pelos 120km/h.
Fazer ultrapassagens é rápido e seguro. A moto chega a 150km/h se acelerar mesmo. O problema aqui
é o vento. Como ela nào tem bolha, o vento é no meio dos peitos e em pouco tempo cansa. Estou
pensando seriamente colocar uma bolha maior para ver se resolve o problema. Nas estradinhas de
terra a moto é uma delícia só que aí o problema são os pneus. Se no asfalto os pneus são
perfeitos, na estradinha os pneus deixam a desejar. Se tiver lama, cuidado. Vira um sabão.
Um dia eu fiz uma trilha com a XTzona só para experimentar e coloquei as fotos
aqui
. As conclusões que cheguei
sobre trilhas com a XTzona são as seguintes :
- Em trilhas abertas, estradão, subidas e descidas, tudo bem. A XTzona dá show
- Em
trilhas médias, dá para encarar na boa mas tem que ter cuidado.
- Trilhas fechadas,
travadas, só se vc conhecer com antecedência. Se errar o caminho e tiver que manobrar puxando-a, é
problema porque o peso é enorme e as vezes precisa de ajuda
- Se pegar um trecho de lama,
lascou. Os pneus originais são totalmente inadequados. Tenho curiosidade em ter um jogo de penus
mais off-road para experimentar
- No areião da praia a moto saiu-se bem. Os pneus fizeram
falta mas sobra motor. O truque aí é não parar. Se parar, atola e aí só no muque (de uns 3 peões
de obra) para desatolar
No uso urbano, indo e voltando para o trabalho, a motona se comporta muito bem, é fácil de
pilotar, é ágil. Dá para andar com as 125 nos labirintos dos engarrafamentos na boa. Vantagem para
o guidão alto. Acelera bem de modo que dá para escapar dos nós cegos do trânsito. A suspensão
perdoa os buracos e bueiros e valas. Subir uma calçada é moleza, descer então vc nem sente.
Uma característica chatinha da xtzona é que ela vibra um bocado. A solução para esse problema é
você se acostumar. Para se acostumar é simples: use só a xtzona e não pilote em hipótese alguma
uma moto de 4 cilindros. Quando voltar para a XTzona vc pode ter uma úlcera de tanta raiva com a
vibraçào. Mas passa.
Em suma eu diria que a XTzona é muito versátil, anda bem em baixa velocidades, anda muito bem em
altas velocidades. Anda com motos pequenas no trânsito travado, anda com moto maior na estradona.
Na verdade, as características dessa moto permitem uma pilotagem muito mais radical do que a
maioria dos pilotos normais é capaz. O que quero dizer é que para um outro modelo de moto com
alguma suposta vantagem sobre a XTzona mostrar essa vantagem é preciso um piloto muito experiente
numa situação muito extrema. Nas situações normais do dia-a-dia a XTzona dá show.