No mês passado andei em uma azul, 1945, precisando dar uma restaurada mas em bom estado, pertence a um amigo da cidade de Caraguatatuba, do motoclube Tamoios, um abraço !
" Bons meninos vão para o céu, motoqueiros vão a todos os lugares ! "
[font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Ela esta me parecendo uma Jawa Cz 250cc tipo 353 que foi fabricada entre 1954 e 1961; com 249cc, 12 hp a 4250 rpm, um peso a seco de 125 kg., alcançando a marca de 106 kph.[/font]
[font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Apesar de ser monociclindrica, notem a dupla saida de escape ... muito charmosa ![/font]
O Terra (onde as fotos estão hospedadas) costuma bloquear links direto de fotos, então se alguém não estiver vendo entre no site e confira, a JAWA está no passeio do dia 06/08, é a foto estre07.jpg.
Aproveitem e conversem comigo e com outros visitantes através do chat online icq/msn que eu coloquei lá ou deixem um recado no mural, ok?
Não consegui abrir o site com a foto da moto. Mas conheço muito bem a Jawa, ainda tem algums de 1959 rodando inteiras. No Rido Grande do Sul na policia Civil havia a Guarda de Trânsito uniformisada com farda igual ao da PoLícia Rodoviária Federal. só que ao ivés do mapa do BRASIL no quepe tinha um semáforo. Usavamos motos Jawa no policiamento e como batedores e foi nela que me iniciei como motociclista da Polícia em 1964. A GT foi extinta pelo governo militar em 1967 assim como todas as guardas civis do Brasil. Essa guarda era muito estimada pela população. Tinha uma turma de poliglotas que favam orientações aos turistas. Bem usavamos também as Czpel ambas de fabricação Tcheca e muito robustas e duráveis eram as cg da época. Havia de varios tamanhos pequenas de um pistão de 6.5 hp 9,5 hp, 11 hp e de dois pistões de 18 hp de 2 tempos. Mas a cilindrada era bem maior as motos atuais, por que naquele tempo a rotação era menor e ninguém queria uma moto de alta rotação, pois diziam que não durava.Mas os japoneses provaram o contrário. As motos eram chamadas de motocilclo e motocicleta as pequenas cilclomotores que necessitavam do auxilio do pedal na subida. tias como a Mobilte e Saxs . Uma época a fabrica de bicicletas Monark montou no Brasil a Jawa chamando-a de Monark/Jawa.
HAA esqueci de dizer que a Jawa para a época era moderna o pedal de arrranque era o mesmo que fazia as marchas, após fazer a moto pegar ele se voltava para om outro lado por uma mola e para voltar batia-se com o pé para dentro. A corrente podia-se regular com uma chave de fenda por um furo na parte da caixa, por um parafuso. Parece que na república Tcheca naquele tempo Tchecoslowaquia. ainda se fabrica a Jawa, mas não sei quanto a Qczpel.
João Tadeu39040,7952893519