Dúvidas sobre minha primeira moto

07 Ago 2014 00:12 - 07 Ago 2014 00:14 #1 por Eduardo Cavalcante
Boa noite amigos!

Gostaria de pedir a ajuda de vocês com a compra de minha primeira moto, pois realmente não tenho experiência alguma.

Tenho 25 anos e NUNCA pilotei uma moto (só andei como garupeiro). Neste mês de agosto pretendo ir na auto-escola fazer minha inclusão da carteira A e, se tu der certo, comprar minha moto em fevereiro de 2015. Pretendo usá-la principalmente para ir de casa para o trabalho e faculdade.

Minha situação é a seguinte: Tenho pesquisado sobre que tipos de moto seriam melhores pra mim, pois sou mais alto que a média dos brasileiros (tenho 1,90m), e o fato de eu ser um total iniciante me levou a crer que uma moto de baixa cilindrada seria a melhor opção (também não faço o tipo "amante da velocidade") e meu orçamento me permite gastar no máximo 11 mil reais com ela.

A partir de minhas pesquisas e de conversas com amigos, cheguei na NXR 150 Bros, pois me disseram que é uma moto alta, compatível com minha renda, e que a potência é a "ideal" pra inciantes. Pesquisando um pouco mais, por acaso encontrei a Yamaha Crosser 150 e simplesmente me apaixonei pela moto. Mas em todo canto que eu olhava tinha aquela discussão Honda x Yamaha, que uma você revende fácil e tem peças baratas, a outra tem peças e manutenção caras mas é mais tecnológica, e por aí vai...

Eu realmente gostei da Crosser, mas não sei se ela é alta o suficiente, também não sei qual moto deixaria uma pessoa da minha altura confortável, ou qual das duas seria a melhor opção ou ainda se existe uma terceira opção a se considerar.

É isso pessoal, me perdoem pelo texto longo, espero que possam me ajudar.
Boa noite à todos!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2014 09:21 #2 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Dúvidas sobre minha primeira moto
Salve, Eduardo,

Olha, realmente a discussão "Honda x Yamaha" é realmente uma constante, parece conversa sobre time de futebol. Você deve olhar mesmo é a sua necessidade. "Peças caras" de moto, você pode se surpreender, ainda mais nessas motos de baixa cilindrada; podem ser caras em relação a peças de motos utilitárias, mas ainda assim a manutenção é MUITO mais barata que a de qualquer carro (motos de maior cilindrada já é outra história...). Revenda nem sempre é fácil, independente de marca, ainda mais nesse estilo "trail".

Dependendo do quanto você pode gastar, considere as motos de cilindrada um pouco maior: Honda XRE 300 (não sei se foi resolvido, mas até há pouco tempo tinha problema crônico de vazamento de óleo no cabeçote), com 86 cm de altura do assento e motorização flex, e Yamaha XTZ 250 Teneré, com 86,5 cm de altura do assento; a Yamaha XTZ 250 Lander é ainda mais alta, com 87,5 cm. Faça o "teste de bunda" e veja o que mais lhe apetece.

Motorização flex é importante nos dias de hoje porque o governo com uma canetada altera a proporção de álcool, que é muito corrosivo, na gasolina; o motor flex é mais protegido contra a corrosão. Esta semana mesmo entrou em tramitação no Senado o aumento do percentual de álcool na gasolina de 25% para 27,5% .

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eduardo Cavalcante, Julio CD

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2014 10:22 - 07 Ago 2014 10:23 #3 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Dúvidas sobre minha primeira moto
11 mil? Vai de fazer 250 zero ou vá de Crosser e compre equipamento de segurança pra você. :)

Mas antes ande nas motos pra ver em qual se sente melhor.

Seja bem vindo. ;)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eduardo Cavalcante

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2014 10:29 #4 por krlos.eduardo lopes
Não é desmerecendo a Honda, mas a Bros ao lado da Crosser parece uma bicicleta hehe. E a fazer você não considera? Qualquer um se afasta nela, e tem uma ótima relação custo benefício. Apesar que por 11 contos já acha tenere em ótimas condições.

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eduardo Cavalcante

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2014 10:30 #5 por krlos.eduardo lopes
Afasta - adapta

Ex factor 125 k 11/11 72 mil km
Atual fazer 250 15/15

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2014 13:14 #6 por Eduardo Cavalcante
Boa tarde pessoal, obrigado a todos pelas respostas!

Em relação a Honda XRE 300, ela é mais do que posso pagar no momento. E tem mais gente contra essa minha idéia de comprar uma moto (que se tornou uma necessidade) do que a favor, e isso acabou me deixando com medo de ter uma moto mais potente, frear e sair voando.
Sobre a Fazer 250, eu não a considerei porque pra falar a verdade eu nem sabia da existência (realmente ainda não sei nada sobre motos) , mas nos meus planos eu também incluí um bom equipamento de segurança, e sendo assim eu iria precisar de mais dinheiro se adquirisse uma Fazer. De qualquer forma seguirei as dicas e farei um teste nela também. :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2014 14:03 #7 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Dúvidas sobre minha primeira moto
Não esqueça da carta hein? :)
Você poderia ver outras motos também, dê uma passeada no fórum, tem muitas opções e muitas dicas boas. :cheer:

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2014 15:51 #8 por henrique.rosa
Eduardo, boa tarde.


Seja praticamente bem-vindo as 2 rodas!


Eu também estou enfrentando dilema parecido com o seu, quero subir de cilindrada estou inclinado na Fazer 250 e surgiu uma outra possibilidade que é a Lander 250. Meu pai tem um perfil parecido com o seu praticamente 1,90 e tem uma Tenere 250 2011, e posso afirmar que a pilotagem é tranquila, pra uso cotidiano é ótima além de mega confortável (principalmente nas vias "craterosas" de SP), a mobilidade dela é fora de série pra uma moto deste porte, um pequeno ajuste nos retrovisores e manetes te deixa tranquilo nos corredores.

Estou pesquisando as Landers e tive uma surpresa, como lançamento da Teneré elas diminuíram consideravelmente o preço achei ofertas boas entre 6,500 à 8,000. Agora pelo fato de ser a sua primeira moto a Crosser 150 seria uma ótima pedida, realmente o visual dela é apaixonante, fora que moto 0km é fantástico, você ficará muito mais tranquilo, principalmente pelo fato de ser "iniciante" e trará mais confiança. Unico ruim que achei foi preço, muito salgado, mas é comum a moto é lançamento.

Sobre a "desaprovação" das pessoas, aconselho a deixar de lado, as motos, motociclistas, motoqueiros e derivados são mau vistos e também mau interpretados. Com 21 anos, e tenho moto desde os 18, ainda sofro com a família e amigos criticando e desaprovando o fato de eu andar de moto todos os dias. Mas não se abale, essa aquisição, você pode ter certeza lhe trará muito mais prós do que contras, posso dizer que a minha vida é dividida em "antes" e "depois" que adquiri minha primeira moto. Pois a sua qualidade de vida será outra, o tempo que irá economizar, no meu caso, consigo dormi 1 hora a mais por dia de manhã e chegar uns 40 min mais cedo a noite. Finalizando vá em frente e a primeira moto é a mais dificil daí pra frente as outras são consequencia!

Abraços e boa sorte!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eduardo Cavalcante

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2014 19:20 #9 por MANDRUVADOIDAO
Eduardo e Henrique, sejam bem vindos.


Eduardo, no seu caso, eu iria de LANDER ou TÉNÉRÉ 250.
Ambas partilham da mesma mecânica e confiabilidade comprovada.
Não tem segredo começar com uma moto de 250cc quando se tem juízo.
Não aconselho pegar uma moto potente que ultrapasse os 150km/h, pois isso exige prática e experiência.
Quem fala que as peças da YAMAHA são cara é porque não possui moto desta marca.
Podem ser um pouco mais caras mas duram o dobro de outras.
No passado eu não compraria YAMAHA, hoje não compraria uma moto com asas n tanque, exceto a SHADOW.
Pronto, falei. :lol:

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eduardo Cavalcante

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2014 11:36 - 08 Ago 2014 11:37 #10 por diego.hudson
Vai de Crosser amigo, é moderna e linda, a Bros é antiga, péssimo farol, e deve sair de linha logo pq a Crosser ganha dela em tudo e a Onda vai querer mudar isso.
Quanto a custo de manutenção, isso tudo é lenda do passado, as coisas mudaram, yamaha e Onda hoje são iguais,
minha namorada mês passado teve um problema na Biz dela, demorou 1 mês pra chegar as peças e custou caríssimo.

Atual: Fazer 250 - Vermelha 13/14
Ex: CG Fan 150 - Preta 10/10
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eduardo Cavalcante

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2014 19:44 #11 por herbstercs
Sei que cada vez fico mais na dúvida, embora saiba que é preciso sabedoria.Iniciar numa 250 deve ser mais apropriado, já ti a cbr 250r, a twister, a dafra next 250 e um pouco mais acima a ninja 300r que é uma bela moto, mas como todos são as maiores que nos atraem. Na net tenho visto muita coisa sobre a CBR500r e CB500F e XJ6F e XJ6N, até fui na concessionária para ver todas, são lindas , montei em todas e estão ótimas para minha altura, já pro bolso nem tanto.

Sendo caros amigos reitero meu pedido de ajuda, estas CBs 500 e xjf 600 são demais para um iniciante, sendo que sou bem prudente e cuidadoso em tudo que faço, apenas neste aspecto estou um pouco ansioso e na dúvida :huh:

Falando das 250cc, também montei na dafra next 250, gostei muito, mas não tenho muitas informações sobre a moto o que vi na net informa que é uma moto de qualidade, com itens de série com uma qualidade melhor que honda e yahama para motos da mesma categoria, porém falta mais conhecimento do que é esta moto. Caso alguém se disponibilize , também gostaria de saber mais sobre eal.


OBRIGADO A TODOS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2014 14:48 #12 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Dúvidas sobre minha primeira moto
Como proprietário de uma ER-6n acredito que a categoria das 600 não é indicada pra iniciantes, pois são motos mais pesadas e de manutenção mais cara se ocorrer algum tombo, sem falar na potencia e velocidades que essas motos chegam!
O ideal eh iniciar nas 250 que tem uma boa força pra viajar e dá pra pegar uma boa experiencia. Das 250 a unanimidade é a Fazer 250!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2014 17:05 #13 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Dúvidas sobre minha primeira moto
Assino com o relator. Comecei com uma Fazer e agora estou em uma ER-6N, e posso dizer que a diferença de peso, potência, custos de manutenção e por aí vai é absurda. Qualquer tombinho besta, que em uma Fazer custa 20 reais de manete e 50 de carenagem, vai te custar 200 de manete e 300 de carenagem em uma moto maior; pneus, que duram 10.000 km, vão te custar mais de 1000 reais o par; gasolina, então... compare 32 km/l da Fazer com 18 km/l da ER-6N, e assim por diante. Pra começar, pra aprender, melhor as 250, que têm custos comparáveis às 125/150 e não são tão fracas.

A CB 500, se não fosse tão absurdamente cara, acredito que seria uma boa opção para uma primeira moto (boa potência, mas não excessiva, e relativamente econômica), mas os inevitáveis tombos de iniciante (inclusive deixar a moto cair parada) também devem acabar saindo caros com ela.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.160 segundos