Primeira moto

28 Dez 2012 19:35 #1 por tquadros
Primeira moto foi criado por tquadros
Boa noite pessoal,

No princípio de 2013 estarei iniciando minhas aulas para realizar um antigo sonho: dirigir uma moto. Hoje tenho 35 anos e carteira B desde os 18. Tenho uma boa vivência de trânsito, mas 0 de experiência na pilotagem de uma motocicleta. Assim, tenho pesquisado bastante o assunto na Internet (inclusive já dei uma passeada em alguns tópicos por aqui) e ficado muito atento a todas as dicas de direção, sugestões, conselhos,... etc.

Mas é claro que alimentando essa antiga paixão a dúvida mais óbvia é: qual deve ser a minha primeira moto?

A minha intenção é usar a moto para vir e voltar do trabalho e a distância é bem curta, mas são subidas e descidas íngrimes (viva Belo Horizonte!). Inicialmente não tenho intenção de viajar com a moto, mas certamente darei uns passeios no fim de semana (mas dentro da cidade).

Eu gosto mais de esportivas e estou particularmente apaixonado com o design da Ninja 300, apesar de achar que o preço é bem salgado e vai cair quando a 250 parar de vender. Mas para poder alinhar isso no meu orçamento mensal, queria ter uma noção de como seria o valor de seguro (não acho que dá pra ficar sem), IPVA e de manutenção da moto (fora combustível)... Alguém tem uma noção?

Outra questão é: uma Ninja 300 seria "moto d+" pra um iniciante (só comprarei a moto depois de tirar a carteira e não pretendo dirigir antes disso)? Seria melhor pegar uma Fazer 250 ou CB 300 primeiro? Ou o ideal é começar com uma usada (às vezes 125/150), ficar com ela uns 6 meses pra depois ir pra uma mais "definitiva"? (dados sobre seguro e manutenção das opções acima também seriam muito úteis)

Tendo a moto, a manutenção preventiva são apenas as revisões ou eu tenho que fazer algo semanalmente ou mensalmente para garantir o correto funcionamento? Qual é a periodicidade das revisões e o preço médio?

Agradeço desde já toda informação e despeço-me.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Dez 2012 21:17 #2 por Don Ribeiro
Respondido por Don Ribeiro no tópico Primeira moto
Estou quase na mesma que você camarada, vou pegar minha primeira moto e carteira A em janeiro. Tenho uns 10 anos de experiência com carro rodando todo dia mas 0 de moto. =\

Eu estava na dúvida entre a Suzuki 150GSR, YBR 125, Next 250 ou Fazer 250... =\

Bem a Suzuki 150 e a YBR seria perfeita pra mim "eu acho", mas assim que eu enjoasse iria me cansar de andar só até 100km, por que quando voltar a faculdade vou estar andado as 22 da noite em pista vazia e só até 100km. =(

A Fazer como moro no Grande Rio, a chance de ser roubado é grande, o povo aqui adora umas peças roubadas e baratas.

Sobrou a Next 250, que acho que vou arriscar, só estou com o "c* na mão" se der defeito, por que vai ser a moto para o dia a dia, vou deixar o carro de lado. =\

Acho que meu depoimento não ajuda em muito mas é só para não abrir um novo post de primeira moto. heheheh

[]'s

Suzuki GSR150i Prata 2012/2013 | com meus +12.000km rodados em 10 meses

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Dez 2012 13:13 #3 por tquadros
Respondido por tquadros no tópico Primeira moto
Don,

Também estou de olho na Next 250, mas com o mesmo receio que você... o medo de precisar de peças e não encontrar. Mas de fato, entre Fazer, CB e ela, a Next é a mais bonita na minha opinião.

Vamos aguardar o pessoal mais experiente vir aqui dar algumas opiniões.

Abraço,

Thiago

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Dez 2012 15:51 #4 por TARO
Respondido por TARO no tópico Primeira moto
Salve galera!

Estive na mesma duvida que voces.
Tive uma XTZ 125 e ibfelizmente ela foi pro brejo, literalmente.

Pesquisei varios modelos, na epoca nao tinha a Next, dai fiquei na duvida entre a Fazer 250, a CB 300 e a Comet GT .
Pelo preco, a comet era a mais em conta na epoca.
Mas ao subir nas motocas, acabei que me adaptando bem com a Fazer...
Confiavel e economico, no transito de Sao Paulo era muitoi boa. Dentro da cidade raramente uma CB andava na minha frente.
Claro que na estrada ela perde na velocidade final, mas esta nao era minha proposta.
No momento estou com 4000 km rodados, nenhum problema e so alegria.
A primeira revisao soh troca de oleo e filtro, coisa de 45 reais, acho...
Consumo excelente. Estah fazendo em torno de 30 a 32 km/l dependendo da tocada (a 120 na estrada fez 30).

No geral, se quiser custo beneficio va de Fazer sem medo.

Fazer YS 250 2011/12 Vermelha
Ex - XTZ 125 2006 Azul
Ex - XR 200 2001 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Dez 2012 23:56 #5 por trioschivitor
Respondido por trioschivitor no tópico Primeira moto
mas o que aconteceu com a xtz?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jan 2013 23:23 #6 por TARO
Respondido por TARO no tópico Primeira moto
trioschivitor...

Adivinhe...
Com 21k km rodados... Quebrou a biela....

Fazer YS 250 2011/12 Vermelha
Ex - XTZ 125 2006 Azul
Ex - XR 200 2001 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jan 2013 14:22 #7 por Thiiagoreis
Respondido por Thiiagoreis no tópico Primeira moto
Beleza galera!

No meu caso é qual a primeira 04 cilindros a comprar!
Ando de moto a 05 anos, 125C, 150C, 300C e já andei alguns metros em uma 600CC (moto de amigo)... nesse momento estou somente com um carro, pretendo comprar a tão desejada 04 cilindros em Janeiro de 2014!

No seu caso tquadros sugiro comprar com uma CB300, otimo para ir e vir do trabalho e alguns "roles" de final de semana, apos aprender a lidar com o transito com uma moto, a Hornet seria uma otima compra, logico, pensando primeiro em sua questão financeira, pois manter uma 4 cilindros é um pouco salgado!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2013 22:10 - 07 Jan 2013 22:11 #8 por tquadros
Respondido por tquadros no tópico Primeira moto
Estou achando que em função da diferença de preço e do seguro da CB300 vale mais a pena pegar a Next, que tem 6 marchas, é refrigerada a líquido, tem lanterna traseira em led e piscas transparentes, além de ser mais bonita...
Mas ainda assim estou com receio por causa da Dafra, que parece já ter dado muita dor de cabeça em outros modelos...

De qualquer maneira, valeu a resposta Tiago.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2013 08:31 #9 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Primeira moto
Primeira moto?

Iria de Fazer 250. (Semi nova)

Tenho uma e é bem melhor que uma 125 na cidade e na estrada não faz feio.

Manutenção barata e super econômica.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2013 08:22 #10 por Rafa_Speed
Respondido por Rafa_Speed no tópico Primeira moto
Primeira moto?
Eu estava passando por isso alguns dias atrás, mas vamos ver se consigo te ajudar.
Tenho 26 anos, 5 anos de transito com carro todos os dias mas 0 de experiência em moto. Estou tirando a minha carta e acho que no começo de Fevereiro já estarei com ela. Sábado passado (05/01/2013) comprei minha moto 0km, ela ainda não chegou, mas está prevista para chegar antes do dia 22 de janeiro.

Eu estava com algumas dúvidas, gosto muito de motos no estilo esportiva, por isso ia comprar a Ninja 300 (R$ 20.000,00), mas tenho um primo que tem uma BMW 1100cc, ele tem moto a 10 anos e me ajudou na minha escolha. Primeiro você precisa conhecer qual é o seu estilo de moto e quais serão os fins de uso e também se pretende andar com garupa. No meu caso descartei a Ninja por alguns motivos, eu vou usar a moto para trabalhar +/- 50km por dia, pretendo e vou fazer viajens com minha noiva então preciso de conforto para ela também.
Como sou inexperiente a Ninja não serve para ir trabalhar todo dia pois não tenho muita malícia para desviar de buracos e etc, e a Ninja é uma moto baixa demais para buracos, e também não é nem um pouco confortável para o garupa para viajens de 3 a 5 horas como pretendo fazer. Por isso, esquece a Ninja.
Comecei a pesquisar e me decidi pela XTZ 250 TÉNÉRÉ, além de ser uma moto um tanto quanto robusta e bonita, também é alta, sobe calçada, passa em buraco, valeta e outros sem problema algum. É uma moto 250 com o motor basicamente da Fazer, e a posição de pilotagem é mto confortável para piloto e garupa, nela eu posso usar Bauletos traseiros e laterais para as viajens. Por estes motivos escolhi a TÉNÉRÉ 250, minha próxima vai ser uma BMW com certeza.
Mas vai uma dica, eu pesquisei muito em umas 15 concessionárias, negociei muito e consegui pagar R$ 12.650,00 enquanto no site da Yamaha está por R$ 13.450,00. A moto é 0km 12/13 Azul. Está pra chegar e não vejo a hora de tê-la em meus braços. :P

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2013 14:06 #11 por tquadros
Respondido por tquadros no tópico Primeira moto
Rafa, obrigado pela resposta.

A minha vontade mesmo era pega a Ninja, mas agora não dou conta de pagar 20K na moto e 4K no seguro (que é o valor que eu cotei na seguradora). Como primeira moto ia ficar me borrando de medo de cair e pagar uma nota preta pra trocar as peças que quebraram... Outro "sonho" é a Honda CB500F que vai lançar por aqui e é simplesmente maravilhosa... Mas de qualquer forma, seja uma ou outra, são planos pra daqui a 2 ou 3 anos.

Minha opções agora são a Next (que eu já estava de olho) ou a Fazer (que entrou na briga com força)... eu não achava a Fazer tão bonita, mas olhando de perto eu acabei gostando muito da moto...

E o lance da negociação é super importante... Realmente dá pra ganhar bem se você insistir e pesquisar.

Um abraço,

t.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2013 14:09 #12 por tquadros
Respondido por tquadros no tópico Primeira moto
Obrigado pela resposta tbm Matusa e Taro.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jan 2013 11:27 #13 por Don Ribeiro
Respondido por Don Ribeiro no tópico Primeira moto
Pessoal,

Eu acabei decidindo pela GSR150i mesmo, peguei ela na quarta-feira passada e já estou com 350KM rodado =D

Bem como é minha primeira moto não posso fazer comparação com outras, mas até o momento estou satisfeito com ela, só não pude testar o motor a toda por que ele ainda está amaciando.

abs.

Suzuki GSR150i Prata 2012/2013 | com meus +12.000km rodados em 10 meses

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2013 11:15 - 14 Jan 2013 11:16 #14 por tquadros
Respondido por tquadros no tópico Primeira moto
Parabéns pela compra Don. Espero que seja feliz com sua moto!

Outra coisa: eu já li alguns comentários citando o "amaciamento" do motor.
Como ele deve ser feito e por quanto tempo/km?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2013 11:39 #15 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Primeira moto
Siga as recomendações do manual, principalmente nos primeiros 1000 kms.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.178 segundos