Primeira Moto - Como perder o medo?

07 Ago 2012 18:43 #1 por André Ribeiro
Pessoal,

Alguém poderia me ajudar com dicas de como perder o medo e adquirir confiança mais rapidamente de moto?

Estou ficando burro velho e consequentemente mais cauteloso, tirei minha habilitação a 4 anos com objetivo de comprar uma moto só para lazer (viagem) ,,, devido a questões financeiras apenas à exatos 7 dias, 1 semana consegui realizar meu sonho de comprar minha primeira motoca,,,, uma V-Strom 650,,,, só que depois de tanto tempo e apenas aulas na moto escola, onde nunca trocamos a marcha e só andamos no mini circuito fechado, foi como se nunca tivesse andado de moto na vida!!!

Resultado, pedi a uma amigo para levar a moto da loja para casa e apenas a noite comecei a andar nela, fiquei andando um pouco na rua de casa e logo de cara já veio minha primeira decepção,,, deixei a moto morre e não consegui segurar ela,,,,, resultado 15 minutos de uso e ela já estava no chão, com um pisca quebrado e uns risquinhos na carenagem mas nada de mais. Levantei e continuei andando até começar a andar pelas ruas do bairro,,,,, mas duro que uma barra de ferro. Andei uns 20 minutos e voltei para garagem.

Sábado fiz minha segunda experiência,,, andei uns 40 minutos pelo bairro mas ainda sim com muito receio, me atrapalhando um pouco com mudança de marcha, principalmente a segunda e para andar em algumas ladeiras ,,,, no Domingo alguns amigos me chamaram para uma rápida viagem pela Castelo Branco mas apesar de ter comprado a moto com essa intenção na hora fiquei com receio e acabei não indo.

Resultado, já faz uma semana que estou com a motoca na garagem, andei duas vezes, uma queda e apesar de ficar namorando ela cada vez que saio e chego do trabalho, continuo com receio cada vez que monto nela.

Não sei se ficar andando apenas na rua do bairro, onde nunca ultrapasso 40 km/h é o mais correto, principalmente considerando o tamanho dela e objetivo que tenho. Por outro lado tenho receio de pegar avenidas e marginal sem dominar ela ainda.

Alguém já passou ou conhece quem já passou por isso?

Valeu!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 20:34 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Primeira Moto - Como perder o medo?
André seja bem vindo !
Parabéns por ter adquirido uma excelente moto, sonho de muitos mototuristas.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 20:49 - 07 Ago 2012 20:53 #3 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Primeira Moto - Como perder o medo?
Que bom que você tem medo e melhor que percebeu o peso de sua conquista, a V stron. Melhor antes que depois, Dessa forma percebes que é uma moto a ser conhecida e dominada. E isso só se faz andando.
Prefira iniciar em ruas pouco movimentadas e treinar as paradas nas esquinas, pois é ai que motos pesadas exigem atenção, pois é onde mais existem sujeiras, óleo e principalmente pedestres e motoristas distraídos. E uma moto pesada depois que passou de um determinado ângulo de inclinação, fica difícil segura-la. O pé mal apoiado pode escorregar, a roda dianteira pode escorregar na poça de óleo, etc. Observe o desnível para não ficar sem o apoio necessário. Resumindo; olhe bem onde vai parar, antes de parar.
Quando for estacionar, fuja de lugares que não sejam planos, pois sua moto não tem marcha ré e duvido que vc. seja um halterofilista c/ pernas de aço.
aqui há excelentes dicas que se possível leia e aplique:
comunidade.motonline.com.br/forum/segura...ente-%C3%BAteis.html

Continue tendo medo. Ele é o nosso grande aliado, ele existe para que continuemos vivos.

Abraços e tenha certeza de que você será muito, muito feliz mesmo com sua moto. Ela foi feita para você e é um instrumento de liberdade, reflexão e felicidade.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 00:34 #4 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Primeira Moto - Como perder o medo?
Opa Andre,
Bem vindo ao forum, pode ter certeza que voce vai saciar varias duvidas por aqui :)

Eu peguei minha primeira moto faz mais ou menos uma semana tambem, so que sei
que a dificuldade que voce ta enfrentando eh maior, pelo peso e cilindrada da moto. So vi
a Vstrom na concessionaria mesmo, muito bonita, parabens pela aquisicao :P

Acho que o melhor a fazer eh o que o Soueu disse, treinar em lugares menos movimentados,
as marchas de inicio voce vai errar (as vezes colocar marcha baixa em velocidade maior, ou
ate no seu caso acho mais dificil, colocar marcha alta em baixa velocidade), mas com o tempo
voce vai sentir que hora voce tem que colocar cada uma, e vai evitar morrer ela. Eu costumo sempre
que faco alguma reducao grande de marcha (por exemplo, sair de uma estrada e entrar em uma rua
reduzindo de 80km/h a quase 40km/h), ir soltando a embreagem mais devagar, pra ver se a moto
vai pedir mais forca, se sentir ela engasgando, eu ja aperto de novo a embreagem, e jogo pra marcha
abaixo.
Sobre as paradas eu ja nao sei se saberia te dizer muito bem quando se trata de uma moto mais pesada.
A mais "gordinha" que ja andei foi a XRE :lol: . O melhor eh apoiar o pe no chao antes dela chegar nessa
inclinacao que dificulta segurar ela. Eu fiquei ate meio curioso se tem alguns macetes ai pras motos mais
pesadas :silly:

Muito bom voce querer ganhar mais experiencia na moto antes de se aventurar nas ruas :)

Boa sorte com sua moto nova, em breve voce ja vai estar curtindo uns bons passeios nela

Abracos

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 12:40 #5 por Patriarca
NOTA DA MODERAÇÃO
Este tópico foi movido para local mais apropriado !
Contamos com a compreensão de todos.
O Fórum MOTONLINE agradece ...

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 15:29 #6 por ggsjunior
Deveria comprar uma moto menor usada para treinar, como uma Bros ou uma XTZ, já que já comprou a VStrom mesmo, e agora não tem mais jeito. Fica mais barato que continuar a gastar para consertar a VStrom, e vai aproveitar muito mais. Depois vende.
Senão vai traumatizar tanto, que não vai aproveitar nada da moto, e corre o risco de até desistir de andar de moto.
Mas se for insistir assim mesmo, vai fazer um curso de pilotagem, ou arruma um colega que tenha muita sabedoria para ensinar você a dominar a enorme VSTrom.
Mas relaxa que você, de um jeito ou de outro, vai conseguir, tenho certeza. Não é tão difícil quanto parece. Você precisa superar só você mesmo.
Pois o problema está na sua cabeça, e não na moto, que é ótima, mas bem maior que o ideal para começar.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2012 10:36 - 09 Ago 2012 10:45 #7 por Douglas 00
é o que sempre falo... comece sempre numa pequena... moto grande precisa de "cancha".

Uma boa dica é fazer um curso de pilotagem. No seu caso acho muito importante.

Se vc tiver condições. recomendo comprar uma moto pequena e barata, como uma XTZ usada ou Bros: Vc vai aprender melhor, perder o "medo" e de quebra vai ter um veiculo prático pra ir fazer as pequenas tarefas do dia a dia...

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2012 11:04 - 09 Ago 2012 11:05 #8 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Primeira Moto - Como perder o medo?
Acho que o André Ribeiro se encantou tanto com a moto que acabou sumindo com ela e daqui também ! :lol:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2012 15:16 #9 por pchaves83
Sinceramente acho interessante fazer um curso de direção defensiva, praticar bastante, sair pelas ruas do bairro, treinar também em vias que permitem uma velocidade maior e que não sejam tão cheias... mas o mais principal de tudo, acho que seria ter a consciência que nunca pode perder o medo... acho que o medo faz a gente ser sempre cauteloso. Conhecer por completo sua moto e não abusar.

Como o Soueu mencionou...

Continue tendo medo. Ele é o nosso grande aliado, ele existe para que continuemos vivos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2012 17:56 #10 por André Ribeiro
heheh

Soueu

o sumiço é só pelo excesso de trabalho mesmo.....

Obrigado pelo apoi e pelas dicas!!!!

Realmente uma moto menor seria uma boa opção mas estou sem $$$ agora,,,, em relação ao curso de direção defensiva alguém poderia me indicar alguma referêcia?

Por hora vou continuar pilotando pianinho pelo bairro e instalar um protetor de motor para reduzir qualquer problema!!! vou tentar combinar com algum amigo para pegar umas dicas.

Alguma idéia de + ou - quantos km em média o pessoal precisa rodar para começar a pilotar beleza, sossegado?

Amanhã vou fazer minha 3 experiência,,,, espero progredir um pouco mais!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2012 18:00 #11 por André Ribeiro
Em relação ao protetor de motor estou vendo muita opção de um modelo da givi, alguém conhece? é bom mesmo? conhecem algum outro?

Existe algum tipo de proteção que pode ser instalado para proteger a parte de traz da moto?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2012 14:32 #12 por Douglas 00
Existem alguns protetores motores. Os givi em tese são bons, são "de marca". Se não me engano, tem protetor para V-strom na parte de trás sim, mas não posso dizer o certo.

Sobre os cursos, eu não sei onde vc mora. Tente pesquisar na Internet ou então veja com o pessoal dos motogrupos.

Sobre a km para aprender, vai de cada um. Para se sentir a vontade até que não são muitos... mas para ficar experiente, se vão anos...

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2012 21:09 #13 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Primeira Moto - Como perder o medo?
Já já estará curtindo numa boa por todos os caminhos.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Ribeiro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Ago 2012 10:08 #14 por rogerio1971
Caro André, como sempre falamos com outros motonliners que estão começando ou querendo ter moto grande a dica sempre é,
comece com moto pequena---- Mas..... cada cabeça uma sentença, ehehehe. Ditado de nossa avós não?! Bom como já pegou uma grandona, pq a V-Stron além de mais pesada ela tbm tem altura maior o que dificulta as coisas no começo, agora é treino, treino, treino!!! Como disse o Soueu, pegue ruas com pouco movimento, procure locais onde vc possa praticar curvas de baixa velocidade assim vc treina as reduções de marcha e equilíbrio. Quanto ao medo, faça a seguinte pergunta a vc mesmo. Por que estou com medo? Pode parecer ridículo isso q estou falando, mas ajuda a ter um pouco mais de confiança. Use o medo ao seu favor, mas não deixe que ele o domine, senão vc não vai encontrar a principal razão de uma moto dessa, que é o prazer em pilotar! Coloque sim protetor de motor, para pequenos tombos ajuda também a vc não se machucar tbm, pois minimiza a possibilidade de a moto cair em cima de sua perna e também economiza nos estragos. Por fim, DIVIRTA-SE.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2012 19:01 #15 por EvTiNeLLi
Cara, a repetição é o melhor jeito de aprender. Não tenha vergonha de repetir um "exercício" com ela nas ruas do seu bairro, por exemplo, se vc tá com dificuldade de parar, vá pra uma rua com pouco movimento arranque, engate 2º, reduza e pare, faça isso durante uma meia hora que vc vai ficar craque nesse fundamento. Quando eu comprei minha 1ª moto (uma Titan) fiquei fazendo esse tipo de exercício até ter a auto-confiança de pegar um trânsito mais pesado ou alcançar velocidades mais altas.
O mais importante é você respeitar seu próprio tempo (gostei que vc não foi com seus amigos pra rodovia), continue assim q daqui a pouco estará fazendo tudo que essa máquina maravilhosa pode te oferecer com muito prazer e segurança.
Abraço e sucesso!

"A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso manter-se em movimento!"
(Albert Einstein)

Atualmente sem moto...
2008-2012-> Hunter 100 07/08
2001-2005-> Titan 125 ES 01/01
___
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: LeandroReis

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.185 segundos