Acima 600cc - Primeira moto

09 Mar 2012 07:44 #1 por Mistergig
Primeira moto foi criado por Mistergig
Bom dia, pessoal...
Inicio esse tópico saudando a todos e informando que sou mais um "novato" do fórum e, principalmente no mundo fantástico das motos! Tenho certeza que vou poder compartilhar e aprender muito por aqui...
Mas vamos ao assunto principal! Ainda sou jovem, apenas 23 anos, e com habilitação para moto já tirada a pouco mais de um ano... Desde que eu fui "legalmente permitido", a idéia de comprar uma moto não me sai da cabeça, só que existiam fatores familiares que me impediam de o fazer. Nas ultimas duas semanas resolvi bater o pé, me virar e, agora, estou decidio a comprar minha primeira moto! Tenho pesquisado bastante nesses últimos dias para achar uma moto que pudesse aliar meu nível de pilotagem, qualidade e, é claro, estilo... mas a busca por informações quando não se entende tão bem assim do assunto pode requerir ajuda de um oessoalnmais experiente... Um dos motivos que me trouxe até aqui, por sinal! Sobre meu nível de pilotagem, creio que sou um aprendiz, pois, como puderam entender, nunca tive uma moto MINHA. Só pilotei a de outros e nunca eram super canhões.
Basicamente, gostaria de uma moto no valor entre 20 e 45 mil reais, e, sinceramente, gostaria de evitar as 125, 150 e 250 (deixo bem claro que nada tenho contra elas... é apenas uma questão pessoal). As que pesquisei e gostei nesta faixa de preço foram:

- BMW F800R
- BMW GS800
- HD Sportster Iron
- HD Blackline
- HD Fat Boy Special
- Kawasaki Ninja 650R
- Kawasaki ER6-N (embora eu curta muitooo mais a ER6-F que ouvi dizer por aí que tá chegando em Abril)
- Kawasaki Z750R
- Kawasaki Versys 
- Yamaha XJ6-N ou XJ6-F
- Ducati Monster 696

Obviamente também aceito sugestões de motos... Ah, aproveito para admitir que gosto muito das HD, mas sempre me disseram que eu poderia me incomodar com peças, posição de pilotagem e essas coisas que todos dizem.

Gostaria da opinião de vocês, pois já estou quase enlouquecendo com tantas opções e sei que isso me ajudará muito a tomar a decisão correta. Me desculpem se já existe um bilhão de tópicos similares a estes, ou se eu postei no lugar errada ("Dicas"), mas achei que era por aqui a coisa.
Aguardo ansiosamente por um feedback de vocês!

Grande abraço,

Giglio

Just starting a twowheeled life...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 11:51 #2 por n0vaes
Respondido por n0vaes no tópico Primeira moto
Cara, moto tem muito a ver com conforto. É igual a um sapato por exemplo. Em termos de qualidade, é indiscutível a tua lista,
porém você tem que se atentar com a posição de pilotagem e com o teu foco no uso da moto... se vai ser diário, se vai ser
viagem... e principalmente ver a que tu acha mais bacana, que visualmente te agrada mais.

Navegue pelas partes específicas de motos, e apesar do teu post ser diferente dos demais, sempre use o
procurar, já que tuas dúvidas num geral são respondidas da mesma forma nos outros posts, e acredite, o tópico 1a moto é
o que provavelmente tem mais tópicos criados.

No mais, bem vindo, e cuidado pois o vício por motos e pelo Motonline aumenta exponencialmente :D

Alan Novaes

Suzuki Yes 08/08 Preta



Não financio o crime, não compro peças de procedência duvidosa!

Quer levar? Pode levar, mas vai precisar de um guincho! :D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 12:18 #3 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Primeira moto
Olha amigo, até tem gente que compra moto grande de cara e deu tudo certo.

Mas ainda recomendo começar no máximo com uma 250(bom mesmo era uma 125/150).

Tá cheio de tópicos com dúvidas semelhantes. Ali vc vai poder ler por que seria bom não ir com tanta sede ao pote.

Um abraço.

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 13:19 #4 por Mistergig
Respondido por Mistergig no tópico Primeira moto
n0vaes! Vlw pelas dicas...
A moto seria exclusivamente para passeios aos finais de semana e pequenas viagens (tipo 300-350km). Não tenho intenção nenhuma de ir trabalhar com ela ou algo assim, pois servira como lazer. Pra trabalho, uso meu carro.
Poisé, estou levando em conta a parte estética também, mas procuro conforto para esse passeios e viagens, e é aí que entra meu medo de comprar, por exemplo, uma Blackline ou Fatboy.

Douglas, obrigado pela tua opinião, mas eu realmente vou continuar com a teimosia de começar com uma moto maiorzinha hehe! Tenho a chance que esperei tanto de comprar una moto, e não tenho como não comprar um moto que, pelo menos não me agrade! Acho que tu compreende...

Obrigado pelas boas vindas e abraço.

Just starting a twowheeled life...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 17:56 #5 por Etoac
Respondido por Etoac no tópico Primeira moto
Fala garoto! hehehe Vi sua postagem no teste da F800. Já que não tem jeito, e você vai começar mesmo por uma moto grande, sugiro o seguinte: vai nas concessionárias e pede um test drive na XJ6, na ER6 e, se te agradar, numa Bandit 650. As outras, esquece. Essas motos são versáteis, fáceis de pilotar e são muito prazerosas e confortáveis. Sou suspeito pra falar, mas em termos de conforto a Bandit 650 dá show. O Chicolau recomendou a F800 GS, uma excelente moto, mas se estiver disposto a rodar com garupa, um amigo meu que tinha uma vendeu porque a garupa não aguentou o desconforto. Resumindo: experimenta essas motos. Só assim você vai conseguir decidir qual comprar. E não esquece de avisar qual foi a escolhida e de anunciar o fim da agonia. rsrsrs

Desacelera porque chegar é conseqüência.

2011 - Bandit 650S preta
2006/2011 - YS 250 FAZER preta
2005 - YBR 125 vermelha

Motoclubado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 22:05 #6 por Mistergig
Respondido por Mistergig no tópico Primeira moto
Fala Etoac! Mais um vez, agradeço o feedback... Já estou começando a ficar mais confortável com essa "vida de fórum", porque o pessoal tem se mostrado muito parceiro!
Vou tomar teu conselho e começar a ir atrás dos test drives... A Xj6F e a Er6N me interessam bastante, por serem bonitas e com um desempenho bacana. Acho que. Yamaha tem o "upper hand" por ser 4 cilindros e ter aquele ronco gostoso, mas a Er6N tem a opção ABS (o que me soa essencial para um novato hehe)!
Assim comp tu, sempre me falaram muito bem da BMW GS800, e como eu não pretendo levar caronas, me parece a ponta elite das opções (20 mil mais cara, mais tecnológica e bem equipada... apesar de ser feia!). Vou dar uma olhada nela também!
E me diz 2 coisas aí, se souber, por favor:
1) sabe quando chega a Kawasaki Er6F por aqui? É a versão carenada da Er6N...
2) qual a tua opinião sobre a Versys? Ela me parece também uma ótima opção. É bonita, com bom motor, ABS, econômica e ainda encara qualquer terreno!

Por última, antes de agradecer, te pergunto se tu tem alguma coisa (boa ou ruim) pra me falar das Harleys... A paixão por elas existe em mim, apesar de não ser algo incontornável.

Obrigado mais uma vez!
Boa noite e se cuidem todos.

Abraço!

Giglio

Just starting a twowheeled life...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 22:54 #7 por Shii
Respondido por Shii no tópico Primeira moto
o pai de uma ex namorada minha, tem uma oficina de moto aqui em bauru, ele só mexe com HDs, viragos, shadows etc. A unica moto pequena que ele mexia era a minha, por questões obvias.Ele tem pra uso dele, uma sahara, ele diz que satisfaz a necessidade dele, (tem a moto a 200 anos, deve ser amor ou sei la)Ele sempre me disse, SEMPRE que as HDs são os fuscas das motos. São fracas, barulhentas, tremem bastante e instaveis. Ele só mexe com motos nesse estilo na oficina dele. Sabado pela manhã eles sempre se juntam na oficina dele para sairem juntos e etc. Acho que essa é uma "dica" de um cara que só tem amigos com HDs e mexe com elas a MUITO tempo.O ponto positivo, é que a maioria delas usa correia ao invés das correntes ou cardãs, o que faz menos barulho que o cardã e também não tem perda de torque como as correntes.
Mas para dar o veredito, ande em todas, atualmente tenho uma comet 250 GT (sem carenagem) quando fui comprar, fui babando na carenada, peguei pra fazer o test-drive, andei 4 quarteiroes e não conseguia me mexer direito, uma dor nas costas terrivel. Aí optei pela naked, com guidão levemente mais alto, pés menos recuados etc.
Abração

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2012 06:58 #8 por BIG EAGLE
Respondido por BIG EAGLE no tópico Primeira moto
Caro amigo iniciante....
Assim como eu...rsss, nunca tive moto, andava de Yamaha TT 125 e depois Honda CBR450 88 nos anos 90(sem capacete e descalço) de lá pra cá,nunca mais andei de motono ano passado, comecei a ter a idéia de ter uma moto , e comecei minha pesquisa com um monte de opções, conversando muito com amigos motociclistas , sempre falavam começa de 125, depois 250 depois 300 e depois muda para uma maior, concordoque este é o caminho de muitos motociclistas, fui a várias lojas andei em XJ6, Bandit e Hornet, Fazer 250, XT250 e até Lead, tive a felicidade de ir na Kawasaki em Dezembro e andei de ER6n, parece brincadeira , moto dócil, fácil de pilotar, achei até menorque a Fazer, uma delícia, resultado: Está na garagem de casa, uso quase todo dia, trabalho casa, lazer, somente não viajei com ela ainda, por falta de tempo, apenas. Sabe o que concluo, TODAS são perigosas e ariscas, o que muda é a cabeça do motociclista, o cara torce o aceleradorda CG e quer virar igual o da Hornet, daí já viu... Moto é respeito: aos outros, a sua capacidade, a potência da máquinaenfim as suas limitações.Comprei todo o equip de segurança, jaqueta, luvas , calça e botas, ando com tranquilidade e aprendo a cada curva.Recomendo a ER6N. Apesar de estar pensando muito em uma F800r..(Está vendo já peguei o vírus....)
Big Eagle - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2012 14:39 #9 por Etoac
Respondido por Etoac no tópico Primeira moto
Fala Mister!! Rapaz, vamos como Jack, o Estripador. Vamos por partes:

a) se não me engano a ER6-F é a atual Ninja 650R. Pelo menos a configuração é a mesma da ER6-N, inclusive o motor, com o diferencial da carenagem. Excelente moto, com apelo visual e conforto, na minha opinião, superiores às ER6-F, que também é uma moto muito boa.
b) a Versys, como já te disse antes, acho que seria a moto mais indicada pra você, até por causa de todos as qualidades que você já citou. Além de ser mais alta também. Ela só não encara "qualquer terreno". Ela encara sim um off-road leve com mais facilidade do que as customs e as nakeds, mas não dá pra exagerar. É só observar os pneus street que ela calça e a distância deles pro paralamas.
c) falar de Harley é criar polêmica. Harley Davidson é lenda, quase religião. Mas o problema é exatamente esse: Harley Davidson é lenda. Não recomendaria. É uma dificuldade pra se conseguir peças; as motos não são tão robustas quanto parecem; são desconfortáveis; vibram demais. Harley, pra mim, só Ultra Electra Glide Classic, e olhe lá, que tendo dinheiro pra comprar uma, eu iria de Goldwing ou de K 1600 GT. Resumindo: Harley, não!!
d) a F800 GS é uma moto sem comparação. É um filhote da R 1200 GS. Só perde em conforto e força no motor. Mas acho ela um pouco brava pra quem tá iniciando. As arrancadas dela são bem contundentes, sem contar que ela anda muito bem. Essa sim não escolhe caminho. Mas é preciso um pouco mais de experiência pra domar essa fera.

Tem outra coisa. O que o Big Eagle disse é muito certo. Não se esqueça de escolher bem o equipamento pra curtir sua motoca com segurança e conforto.

Assim que fizer os tests drives, posta as impressões que teve sobre cada uma. Acho que vai ser interessante até pra quem está com as mesmas dúvidas que você. Abraço.

Desacelera porque chegar é conseqüência.

2011 - Bandit 650S preta
2006/2011 - YS 250 FAZER preta
2005 - YBR 125 vermelha

Motoclubado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2012 16:07 #10 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Primeira moto
eu escolheria uma com abs ,

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2012 14:21 #11 por Mistergig
Respondido por Mistergig no tópico Primeira moto
Fale, pessoal!
Obrigado pelos conselhos de vocês! De fato, a melhor opção é testar as motos antes de comprar uma... Vou dedicar este próximos dia procurando test drives da Er6N, Versys, Xj6F e, quem sabe, da super GS800. Como eu não tenho tanto tempo assim durante a semana pra ficar aproveitando agradáveis passeios de moto, provavelmente vou demorar um pouco pra postar a minha "resposta definitiva". Mas ao testar de cada moto, vou escrevendo sobre minha experiência com cada uma, na esperança de ajudar alguém com a mesma dúvida e manter a todos que têm acompanhado essa novela informados.
Sobre a Er6F, pelo que eu entendi, a 2012 é diferente da Ninja 650R, como pode ser visto nesse vídeo aqui: m.youtube.com/index?desktop_uri=%2F&gl=BR#/watch?v=YgKcEMTWINw
Reparem na mudança do estilo da carnagem e novo painel! Diz a lenda que vem em Abril pra cá! Me parece uma opção bastante interessante!

Abraço a todos!

GiglioMistergig2012-03-11 17:23:17

Just starting a twowheeled life...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Mar 2012 14:07 #12 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Primeira moto

Mistergig escreveu: n0vaes! Vlw pelas dicas...
A moto seria exclusivamente para passeios aos finais de semana e pequenas viagens (tipo 300-350km). Não tenho intenção nenhuma de ir trabalhar com ela ou algo assim, pois servira como lazer. Pra trabalho, uso meu carro.
Poisé, estou levando em conta a parte estética também, mas procuro conforto para esse passeios e viagens, e é aí que entra meu medo de comprar, por exemplo, uma Blackline ou Fatboy.

Douglas, obrigado pela tua opinião, mas eu realmente vou continuar com a teimosia de começar com uma moto maiorzinha hehe! Tenho a chance que esperei tanto de comprar una moto, e não tenho como não comprar um moto que, pelo menos não me agrade! Acho que tu compreende...

Obrigado pelas boas vindas e abraço.


Então a saída é fazer alguns cursos de pilotagem, pois queira ou não, vc está queimando etapas.

Claro, pelo fato de vc utilizar ela mais em passeios, facilita um pouco por um lado, mas como sempre falo: Uma moto grande é exigente e os pequenos erros que uma 125/250 perdoa, uma 600 não vai perdoar.

Em suma, até dá pra começar em mto grande, mas é preciso se esmerar muito na segurança e pilotagem.

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.122 segundos