Constantino escreveu: seria uma moto pra cidade e pequenas viagens...indenpendente do estilo, apenas uma moto com pouca manutenção e estilosa...
Constantino, dados os teus requisitos (R$ 16.000, cidade, pequenas viagens, pouca manutenção e estilosa), eu escolheria a Ninja 250, considerando que dá prá comprar uma zero, ou quase zero.
Agora... a decisão é sempre (muito) afetada pelo fator "t***o" (sentar na moto, segurar o guidão, ligar o motor...)
DuskTillDawn, você tem toda razao em relação ao fator dito, a gente tem que senta na moto e sentir esse prazer, mais tava pensando futuramente pra fazer um up, a que menos desvalorizara sera a cb 500 ou n ao? tipo daqui uns 3 anos? e qual delas me dara menos gasto tirando o fator queda é claro...
XT600...manutenção quase zero, resistência a toda prova, baixa desvalorização, e conseguira vender com certa facilidade...mas presumo que já tenha uma certa experiência com motos...
Para os objetivos e uso mencionados eu recomendaria fazer o famoso "butt teste" nos seguintes modelos:
1 - XTZ 250 Tenere = Moto de qualidade e preço bom. vai rodar bem na cidade e tem folego extra para as "viagens curtas". aceita bau e bagageiros sem problema. seu design é diferenciado dos muitos modelos street como a fazer e a cb300. Sua posição de pilotagem é melhor para passar periodos mais longos que é o caso de viagens.
2 - XRE 300 = Praticamente o mesmo caso da Tenere 250. Tem motor mais potente e até a opção de comprar com ABS.
3 - Kawazaki Ninja 250 = moto bem mais potente que as monocilindricas. é bem diferenciada. assim como a comet gtr ela pode ser meio ruim de usar na cidade no dia a dia caso você viva em uma cidade de transito muito "travado". Moto de estilo ergonomia diferente das trail. veja que motos mais esportivas não costumam ser boas pra quem vai na garupa. em geral o garupa sofre. é um fator a se pensar no caso de pretender levar namorada/noiva/esposa nas pequenas viagens.
4 - Kasisnki comet gtr 250 ou mirage 250 = são diferentes. chamam atenção. tem potencia e estão dentro da faixa. mas é o caso: a mirage 250 para uso na cidade é mais uma moto para passear. novamente no transito muito lento ou muito dinâmico ela pode acabar sendo um trambolho que tem deixa com a senção de estar pilotando um trator. A comet GTR é como a ninja. pode ser uma boa mas pode ser um chute na canela.
5 - Fazer/CB300 = Street pra viagem pode ser uma economia ou pode ser uma compra ruim. mas se você não gostar das trail....
6 - já pensou em modelos tipo o dafra citycom 300i ou aguardar a um pouco pela chegada de modelso já anunciados como a dafra roadwin, dafra next e honda cbr 250 ?
agora explicando porque não cito gs500, cb500 e xt600: motos usadas e já fora de linha. manutenção tende a ficar mais cara e complexa. mesmo com a manutenção preventiva e cuidado a chance de alguma coisa acontecer e te deixarem na mão em uma estrada é até alta. E o uso na cidade no dia a dia pode ser meio ruim com uma moto dessas. Se ainda assm quiser uma moto dessas considere uma Falcon também. Dizem que é boa pra viagens e bem duravel.
No final a emoção é um fator forte. Então se a despeito de tudo resolver comprar uma Bandit usada porque é oque seu coração pede e a unica maneira de satisfazer seu sonho eu digo logo: COMPRE!
Uma FZ 250 / CB300 novas ou ainda uma TN 250 ou XRE 300 novas, vai depender do gosto e estilo, a tocada delas é quase idêntica. Com o restante faria o seguro, compraria alguns equipamentos de segurança, bauleto e pé na estrada!
Todas suas pretensões são simpáticas e também que dispõem de peças para manutenção somente em concessionárias (exceto as corriqueiras), isso significa, que se não houve gambiarras no passado, as manutenções foram feitas com peças de qualidade, o que é muito bom.Em termos de durabilidade, pela pretensão do pr0jeto, a xt seria a ideal
Em termos de esportividade, cb, kawa e gsA xt vai bem em tudo, só não é veloz como as outras, no entanto...
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Das motos apresentadas na pagina anterior eu iria de gs500, ja que quer uma street e ela saiu de fabricação agora em 2009, mas encontra usadas com baixa km. Essa moto não quebra, fora com queda. Anda bem, 180km/h, economica , uns 22 km cidade e a 120km/h a mesma coisa, não da manutenção.