Amigos... Sou novo aqui no fórum, acabei de entrar pela
primeira vez e desejo uma ajuda. Tenho uma yes 125 e desejo
subir para uma moto 250. Minha preferência é por uma moto
alta, tenho quase 1,90m mas estou em dúvida.
lander?
lander x?
tornado?
tenere?
falcon? sei que é 400 mas não descarto.
obs. única que não pego é a xre 300.
mliberato escreveu: VLW...Meu grande problema é que não encontro xtz 250x para
comprar aqui na minha cidade. Campos dos Goytacazes-RJ
Pô meu fio, o Brasil é bem grandão, em algum lugar tem a XTZ que você quer, e daí é só ir buscar.
Veja neste tópico (
CLIQUE AQUI
) e veja a maratona que foi comprar a minha nova moto velha. Pelos sites tradicionais de motos você vai encontrar muita coisa boa e no final da história ainda vai ter o prazer de VOLTAR PARA CASA RODANDO COM ELA.
Vai precisar enforcar um dia de trabalho, mas será por uma boa causa.
Boa sorte na sua busca e se precisar de uma ajuda aqui pelas bandas de Curitiba, conte comigo.
Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.
Mário_Sérgio... Não foi minha intenção falar mal da sua
moto não. E aqui vejo poucas Saharas em bom estado de
conservação para comprar... e quem tem não vende.
Não vejo problema nas carburadas. O carburador continua sendo uma boa opção, ainda mais se você pensar na manutenção da motoca.
Já vi relatos de injeções eletrônicas pararem de funcionar sem mais nem menos. Desde gasolinas batizadas que detonaram uma injeção e obrigaram o dono a gastar um bom dinheiro na reposição (o carburador basta pagar uma mão-de-obra de limpeza) até "Osmar contato" deixando o cara na mão obrigando-o a procurar uma concessionária ou oficina especializada.
O carburador ainda permite a gente tentar um "jeitinho" até conseguir levar a motoca a uma oficina, que nem precisa ser lá muito especializada, rs. Imagine você, na estrada, e a injeção para? Postos de gasolina de rodovias são campeões em gasolinas de baixa qualidade.
Ok, reconheço que a injeção eletrônica é um grande avanço, mas daí a dizer que o carburador "é bicheira" já acho besteira.
O que me incomoda mesmo na Tornado e na Twister é que a Honda mudou o sistema de amortecimento para diminuir os custos na produção (só pode ser isso, rs), tornando a suspensão traseira nessas motos muito dura.
A suspensão traseira na Sahara, XLX 350, XLX 250 é do tipo Pro-Link, que prende a parte inferior do amortecedor em um braço oscilante e esse braço oscilante é que fica preso ao garfo traseiro (balança).
Já nas Twister/Tornado a parte inferior do amortecedor é fixado diretamente no garfo traseiro, tornando a moto muito dura e desconfortável em estradas com muitas oscilações. A suspensão continua monoamortecida, mas nem de longe se compara ao sistema pro-link criado pela Honda.
Faça um teste em uma Sahara e depois numa Tornado. Rapaz, eu digo que você vai se apaixonar pela Sahara, rs. Já andei na dupla XLX 350/Sahara, são motos deliciosas. Eu mesmo tive uma XLX 250 ano 90 e prefiro a XLona à Tornado. Por incrível que pareça ela é mais forte, mais confortável e mais econômica. A sua coluna quase não sente as pancadas do dia-a-dia e ela fazia incríveis 27 Km/l andando "tiozão". Já com o "cabo enrolado" ela fazia em torno de 22 Km/l. Inacreditável!
Já nas motos "contemporâneas" eu achei a Ténéré lindona! Nunca andei em uma para poder emitir um "parecer", mas digo que dá vontade, rs!
Eu gostei do estilo da XRE, mas ainda prefiro uma Falcon. Acho mais bonita e estilosa. Ainda não andei em nenhuma das duas, essa opinião é apenas "dos olhos".
Hoje eu tenho uma Twister 2002/03 e gosto da moto. O incômodo é a tal suspensão traseira dura. Rapaz, quando eu vejo um asfalto cheio de irregularidades dá até descrença, rs. Fora isso a moto é boa. Responde bem às acelerações, é razoavelmente econômica (hoje a minha faz em torno de 24 Km/l andando tranquilamente, mas já foi até mais econômica), as peças de reposição são baratas e abundantes inclusive com muita variedade no mercado paralelo para quem não se importa em não usar peças originais.
Outro problema na minha moto, parcialmente resolvido através de um estabilizador de bengalas, é o tal shimmy dianteiro. Em velocidades a partir de 100 Km/h a direção começa a oscilar de forma perigosa quando encontro irregularidades no asfalto.
Antes de instalar o estabilizador esse efeito começava nos 80 Km/h e com maior intensidade. Agora começa nos 100 Km/h e a intensidade é menor, mas ainda assim é melhor ficar esperto, rs. Dizem que esse problema foi resolvido nos modelos a partir de 2004.
Lembre-se apenas de cuidar bem da sua moto que será mais fácil revendê-la quando quiser trocar por outra.
No mais desejo boa sorte e que lhe apareça um bom negócio!
fabianofranco40662.8392708333
eu vejo da seguinte forma... a melhor moto, e akela que se enquadra no seu bolso, na sua proposta de uso, e seu gosto....
tipo... gosto de esportiva... gtr, ninja, cb300,cb500...
mas eu moro no sitio... entao... xr250 tornado, lander, falcon, xt660, ate uma mt03, broz...
e tenho so 10mil.... broz, tornado, falcon,lander...
Ainda assim, tem que ver o que tem por perto... loja pra abastecer vc de pecas....
Alem de que... opcoes... uma falcon 2001, so o caroco por 7 mil, ou uma tornado 2008 impecavel por 8mil??? claro, vai de tornado.
Se for como segunda moto (ou mesmo "titular", se tiver um mecânico de confiança), creio que vale a pena investir numa usada, ainda que bem mais antiga. Com até 5 mil, você pega uma Xiselona ou Sahara em bom estado. Claro que uma filézona, de ambos os modelos, costuma sair mais caro, as vezes acima do valor tabelado da Fipe.
Porém, sou da opinião de que vale a pena gastar mil reais acima do preço normal e ter uma máquina "usada quase zero" do que pagar pela tabela ou abaixo dela por uma que vai requerer uma série de reparos mecânicos e estéticos. No fim das contas, sairá beeeeem mais cara.
Já na faixa acima de 7 mil, a Toni, a Lander e a Falcon são boas opções também, mas com relação à Yamaha Lander, as Hondas apresentam o incoveniente de ainda serem mais visadas pra roubo, embora suas peças sejam mais em conta e mais fáceis de ser encontradas...
A Terezinha nova é muito bonita, entretanto eu aguardaria um pouco mais - um ano talvez - para ver como o modelo vai se adaptar ao mercado, pois bem sabemos que é pratica "yamaheira" tirar de linha repentinamente modelos "micados", deixando desamparados os compradores dessas motos. Além disso, modelos recém-chegados costumam apresentar falhas de projeto que demandam recalls, problemas estes que só serão sanados nos modelos futuros, assim que esgotar o estoque das antigas.
Enfim, espero ter contribuído de alguma maneira. Boa sorte na compra!
Abs
Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100