Sugestões para primeira compra de moto

26 Dez 2007 17:12 #1 por RodrigoRJ
Olá, Pessoal!

Bem, vocês devem estar cansados de responder a essas mesmas perguntas, mas temo que vou insistir nelas de novo :)

Eu dirigi uma XL Duty 125 por mtos anos. Ela era do meu pai e eu compartilhei o seu uso desde os 14 até os 23 anos. Ele vendeu a moto e agora, aos 32, quero comprar uma para mim. Fiquei esses 9 anos sem pilotar nenhuma moto.

Fora a preocupação inerente aos leigos, tenho algumas questões que sei que precisam serem levadas em conta, mas não me julgo suficientemente informado para fazê-las sozinho. Por isso, venho pedir a ajuda dos amigos :)

1. Tenho 1,95m e 130kg. Tenho tbm um problema de coluna, então conforto é um quesito importante.
2. Vou usar a moto inicialmente para ir trabalhar, mas costumo viajar nos fins de semana.
3. Tenho um amigo que pretende dividir combustível comigo na ida pro trabalho. Ele tem 1,75m e 70kg.
4. Pensei numa on-off road porque vou usá-la para ambiente urbano, estradas asfaltadas e muito eventualmente estrada de terra. Meu uso primário será locomoção e não aventura :)
5. Pretendo gastar em torno de 10 mil reais; com mta dor no peito, acho que chego a 15 mil, pq prefiro pagar um pouco mais e ter uma moto boa, confiável e apta ao uso que tenho em mente do que economizar aqui e quebrar as fuças mais tarde.

Esses são os fatores principais que tenho em mente para a escolha da moto. Dois outros seriam:

1. o uso de proteção nas manoplas: a XL Duty tinha uma barra de metal que me protegeu nas duas quedas que tive. Como vou dirigir no trânsito do Rio de Janeiro, gostaria de tê-las. Como posso consegui-las ?
2. dependendo das circunstâncias, pode ser que eu viaje com minha esposa e gostaria de colocar um bagageiro que desse algum encosto ao garupa, mas percebo que as motos atuais não têm mais isso. Isso é facilmente adaptável na moto ?

Muito obrigado pela atenção,
abraços,

Rodrigo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Dez 2007 17:20 #2 por redmaster
Rodrigo, dê preferência para as motos tipo trail/cros pois a posição de pilotagem é com a coluna reta (digo isso pois sofro do mesmo problema) e que possua um banco confortável.

Pelo valor disponível, você poderá escolher entre:
Bros (150cc),
Tornado (250cc),
Lander (250cc) e
Falcon (400cc).

Quanto ao peso (seu), fica Tornado, Lander e Falcon (essa é a melhor escolha).

Quanto ao conforto, só duas satisfazem: Bros e Falcon devido ao seu banco largo.

No mais, dá uma pesquisada no forum pois já foi tema de muitas discussões.redmaster39442,8071875



Bros 150 ESD - São Luis - Ma

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Dez 2007 17:46 #3 por Homem_Oculto
Pelo seu peso, e conforto.... Falcon


Agora a Lander tem um conforto maior, pelo banco ser mais largo que da Tornado.


Agora cabe vc fazer um teste drive nestas motos.....ou pleo menos sentar numa ......





Boa sorte..... depois posta as fotos da moto ....blz

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2007 09:09 #4 por junior.corazza
Realmente, a Falcon seria uma boa opção, mas voce gastaria um pouco mais um combustivel.
A Lander seria uma solução mais inteligente, pois com 11 mil voce compra uma zero km! Alem de ter uma economia mais de combustivel.





Falcon 2006 Preta "Ziza"



Bebedouro - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2007 14:00 #5 por RodrigoRJ
Olá, Pessoal.

Em primeiro lugar, amigos, mto obrigado pelas respostas :) vcs não imaginam como é ruim ficar diante de tantos números, estatísticas e comparações sem ter a vivência da experiência.

Redmaster:

"pois a posição de pilotagem é com a coluna reta"

nem me fale... dirigi uma Honda CB-alguma-coisa em 2004, de um amigo, e me senti extremamente desconfortável pela posição em que fiquei; sem contar a sensação de que eu sairia voando por cima do guidom na primeira freada forte :)

"No mais, dá uma pesquisada no forum pois já foi tema de muitas discussões."

é, eu andei lendo as discussões do pessoal. Mas como sou biotipicamente fora do padrão, preferi fazer uma pergunta mais direta aos amigos. :)

Homem_Oculto:

"Pelo seu peso, e conforto.... Falcon"
"Agora a Lander tem um conforto maior, pelo banco ser mais largo que da Tornado."

Eu fiquei em dúvida aqui numa coisa: vc diz que o conforto é Falcon, mas que a Lander tem um conforto maior. Vc estava comparando a Lander com a Tornado, né ? Pelo que entendi dos posts que li em outros tópicos, a Falcon é a mais confortável, seguida pela Lander, correto ?

"Agora cabe vc fazer um teste drive nestas motos.....ou pleo menos sentar numa ......"

Excelente dica! Vou fazer isso, sim. Eu vejo uma Falcon aqui na rua todo dia, de algum cidadão. Já tenho noção de como ela é. Tenho que achar uma Lander para ver. Mas com certeza nada é melhor que um test-drive. Só que ainda vou ter que atualizar minha carteira, ela venceu em 2002 :(

Junior.Corazza:

"Realmente, a Falcon seria uma boa opção, mas voce gastaria um pouco mais um combustivel.

A Lander seria uma solução mais inteligente, pois com 11 mil voce
compra uma zero km! Alem de ter uma economia mais de combustivel."

é, eu sei. Isso que me deixou em dúvida entre as duas. Nas palavras do Tite, a Falcon é 25% mais cara sem ser 25% melhor que a Lander. Eu conheço a Falcon 'de vista', quero ver uma Lander de perto, para avaliar o conforto.
Vou seguir o conselho do Homem_Oculto e testar as motos pessoalmente.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2007 14:42 #6 por junior.corazza
Cara se voce for na concessionaria e falar que quer uma pra test drive eles te arrumam na hora, pelo menos aki é assim!!

Se oce pegar a Lander, pede pro mecanico dar uma pressão a mais na mola, pra ela fikar de acordo com sua estura e pesojunior.corazza39443,6967592593





Falcon 2006 Preta "Ziza"



Bebedouro - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2007 14:54 #7 por Richbr2007
Cara vai de lander que não vai se arrepender, a falcon é muito beberrona, a tornado ja ta ultrapassada tecnologicamente, sendo mais viavel para quem quer fazer trilhas mais pesadas

Quem falha em planejar está planejando falhar...



Quer asinha, seja uma boa pessoa que quando morrer vc vai ganhar 2



Gsx650f "Black Dragon" Guarapari-ES

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2007 19:10 #8 por RodrigoRJ
Junior.Corazza:

vou ver nas concessionárias. Mas, para um test-drive, vou ter que renovar minha carteira. Como ela era provisória qdo expirou, creio que terei que repetir todo o delicioso processo de auto-escola. Ou estou errado ?

Richbr:

É, eu comparei a mecânica de ambas as motos. Eu vou ter mesmo que fazer o test-drive para decidir.

Pessoal:

estou com uma preocupação: lendo outros tópicos, vi que a Falcon é alvo prioritário de roubos. É tão bravo assim ? Porque moro no Rio e vou andar com ela de 8 da manhã às 23h (trabalho + faculdade). Estou receoso de virar estatística...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2007 21:15 #9 por Jo.Leal
Rodrigo: se não se importa de pegar uma usada, talvez uma XT600 fosse mais negócio, por volta de 12 a 13 mil acha uma 2001, 2002... ou mesmo uma Suzuki DR 650 (que deve ser boa, afinal, o Tite tem uma pra uso diário).

Ambas são mais fortes que a Falcon, gastam quase o mesmo de gasolina e são menos visadas para roubo.

Um abraço!

Jo Leal
Porto Alegre/RS
Ex Suzuki AN125 Burgman 06/07
Atual: Dafra/Sym Citycom 300i 12/12

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Dez 2007 07:32 #10 por redmaster
Se você não facilitar, tipo: Usar trava de disco, corrente na roda traseira, alarme. Os "donos" ficam mais receosos de furta-la. Agora se for até uma pop dando bobeira, "neguim" leva mesmo



Bros 150 ESD - São Luis - Ma

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Dez 2007 08:37 #11 por RodrigoRJ
Jo.Leal:

Salve!
Meu amigo, eu não tenho problema algum em usar uma moto usada, meu medo é o estado dela, entende ? Eu não entendo chongas de motos, nem conheço alguém de confiança. Vale a pena comprar motos de concessionárias ?

Redmaster:

alarme ? em moto, isto significa o q ? buzina e pisca incessantes ? eu usava um cadeado na coroa da roda traseira - mas um dia eu esqueci que estava com ele e liguei a moto: ela arrebentou o elo do cadeado em três partes, e era um cadeado de impôr respeito :)
desde esse dia, eu usei o cadeado mais por desencargo q outra coisa, pq sabia q minha moto podia parti-lo com facilidade.

Mas meu receio é a experiência que um amigo nosso relatou no fórum, de ter tido a Falcon dele levada a mão armada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Dez 2007 08:57 #12 por junior.corazza
Ai q cai bem o alarme, voce fika com o controle no bolso.. o cara leva a sua moto, voce aperta o botãozinho de panico no alarme que fikou com voce e depois de 1 minuto a moto para! A minha tem isso





Falcon 2006 Preta "Ziza"



Bebedouro - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Dez 2007 09:00 #13 por mantabodyboarde
Alarme é buzina, sirene e piscas, mas também corta corrente...

É só mais um dificultador, no lugar do cadeado mete uma corrente ou cabo de aço mesmo.

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Dez 2007 09:43 #14 por Nitta
Eu tenho tb um alarme na minha neguinha, mas como eu paro em estacionamentos e dificilmente na rua eu nem uso corrente ou cadeados....

Eu vi um dia um cara que tinha uma luz piscando no painel dele, tipo que nem alarme de carro... Eu perguntei pro cara se aquele alarme tinha isso mesmo... que nada, ele pegou um led, um relê e ligou na bateria soh pra ficar piscando, mas ele disse que nunca mexeram na moto dele...

PS: A XT600 é mais loca hein???

[]´s

Nitta XTZ 250 X (Vitória)

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Dez 2007 10:55 #15 por Richbr2007
Eu guardo o meu dispositivo de alarme dentro da sunga, bem em baixo da minha cobra

Quem falha em planejar está planejando falhar...



Quer asinha, seja uma boa pessoa que quando morrer vc vai ganhar 2



Gsx650f "Black Dragon" Guarapari-ES

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.178 segundos